sexta-feira, 19 de maio de 2023

[Novel] Transmigração de Mian - Capítulo 162

 




Capítulo 162 - O desfecho de Lei Xiangren e Zhao shi

 

 

 

ALERTA DE GATILHO: esse capítulo começa fofo, mas depois o foco sai do nosso núcleo familiar perfeito e vai focar na fossa séptica da Vila Qingshan. A partir daí fica meio… pesado.

 

Contém menções a vômito, urina, aborto e violência com crueldade. Todos esses assuntos mais pesados serão separados do restante do texto por 🚧⤵ e 🚧⤴, que marcam respectivamente o começo e o final dos trechos mais sensíveis. Se desejar, sinta-se livre para pulá-los.

 

Mas tudo o que vem depois da frase “Em meio à agitação, o nono mês chegou” é puro poço de urânio, fica difícil até de filtrar o que é mais ou menos sensível. O que esperar de Zhao shi e Lei Xiangren, né? Então se você não quiser ler, pode pular pro final que eu vou fazer um resumo filtrado do que aconteceu nas minhas notas.

 

 

Lei Tie leu em voz alta: “Há um total de 30 galinhas e patos em um viveiro. Cada galinha custa 4 wen e cada pato custa 2 wen. Se você vender todas as galinhas e patos, receberá 80 wen. Quantas galinhas e patos há?”

 

Yuanyuan e Manman mexeram os dedos para contar, mas descobriram que não havia por onde começar.

 

Qin Mian relaxou e recostou-se na cadeira, sorrindo e olhando para Lei Tie: “Yuanyuan e Manman, seu laodie é incrível! Se vocês não entenderem, podem perguntar a ele.” Era uma equação de primeiro grau com duas incógnitas. Ele não acreditava que Lei Tie pudesse resolver.

 

O canto da boca de Lei Tie se contraiu quase imperceptivelmente e seus olhos ferventes o fitaram. A aparência arrogante de seu xifu era muito sedutora.

 

Como esperado, Manman pediu ajuda a Lei Tie: “Laodie?”

 

Lei Tie abaixou a cabeça e olhou para o garotinho confiante. Ele permaneceu em silêncio enquanto a base de suas orelhas ficava vermelha.

 

Qin Mian inclinou a cabeça e escondeu a boca com a manga para rir. Seus ombros tremiam incessantemente. Depois de rir o suficiente, ele se virou e incitou: “A-Tie, os nossos erzi estão perguntando para você, ajude-os rapidamente. Você é o mais mais incrível!”

 

Lei Tie suspirou silenciosamente. Seu erzi o elogiou apenas uma vez como o “mais mais incrível”. Por quanto tempo seu xifu ainda ia se lembrar disso?

 

“Laodie?” Yuanyuan também perguntou.

 

“A-Tie, você é o laodie mais mais incrível deles.” Qin Mian se levantou, foi até Lei Tie, ficou em frente a ele, e se apoiou em seu ombro enquanto olhava para ele com um sorriso.

 

Lei Tie de repente abraçou a cintura dele, ficou de costas para para Yuanyuan e Manman e implacavelmente o beijou: “Xifu, você é mais incrível do que eu.”

 

Qin Mian sorriu satisfeito, e se agachou na frente de Yuanyuan e Manman: “Querem que diedie ajude?”

 

Os dois xiaojiahuo assentiram.

 

Qin Mian anunciou a resposta sorrindo: “São 10 galinhas e 20 patos. A conta está certa ou errada?”

 

Yuanyuan disse: “10 galinhas e 20 patos são 30 no total.”

 

Manman calculou muito rápido: “Cada galinha é 4 wen, 10 galinhas valem dez ‘4’, então o total é 40. Não é verdade, diedie?”

 

“Cada pato é 2 wen, 20 patos são vinte ‘2’, também é 40.” Yuanyuan afirmou: “40 mais 40 é igual a 80.”

 

Qin Mian elogiou concordando com a cabeça: “Correto.”

 

“Diedie, como você calculou?” Yuanyuan tinha uma forte sede de conhecimento.

 

Qin Mian esfregou a cabeça dele: “Quando vocês estiverem um pouco maiores, diedie vai ensinar vocês.” Depois de terminar de dizer isso, ele ainda não se esqueceu de perguntar: “Quem é mais incrível, laodie ou diedie?”

 

Yuanyuan e Manman entenderam por que ele estava agindo assim hoje. Eles riram e disseram em coro: “Diedie é mais incrível.”

 

“Hahaha! Isso mesmo.” Qin Mian finalmente ergueu as sobrancelhas e exalou o ressentimento331, e satisfeito consigo mesmo, olhou para Lei Tie.

 

“Xifu, como você calculou isso?” Lei Tie estava muito curioso. Ele intuiu que devia haver algum método para obter o resultado.

 

Ele queria aprender, e Qin Mian naturalmente estava disposto a ensinar. Eles combinavam os métodos antigos com os modernos na educação de Yuanyuan e Manman, e se Lei Tie aprendesse, poderia ajudar a ensinar Yuanyuan e Manman. Ele puxou Lei Tie de volta para a mesa, e escreveu para ele ver: “Vamos usar um círculo e um triângulo para substituir as galinhas e os patos. Veja, círculo mais triângulo é igual a 30, círculo é igual a 30 menos triângulo… depois, assim… entendeu?” Lei Tie entendeu claramente e assentiu.

 

Yuanyuan disse com o semblante sério: “En, o mar de aprendizado é infinito332.”

 

Qin Mian foi incapaz de conter o riso. Graças à vantagem da Transmigração, ele escapou do problema com sucesso.

 

A Oficina de furu foi construída em meio mês, e inaugurada oficialmente depois de um mês.

 

Qin Mian também teve a visão de lançar produtos de uso diário. Ele gastou cerca de um mês no Espaço fazendo sabonete perfumado, pasta de dentes e detergente para lavar roupas. Quando ele teve sucesso, finalmente saiu. Ele encontrou Nie Heng, e eles fizeram uma sociedade. Ele entrou com a tecnologia, e Nie Heng com o dinheiro. Ele ficou com quarenta por cento dos lucros e Nie Heng com sessenta por cento.

 

Em meio à agitação, o nono mês chegou.

 

Após um período de silêncio, Zhao shi começou novamente a andar ricamente ornamentada, e diariamente levava Zhu'er para andar pela vila.

 

“Ah, Lei laoer xifu, o estilo de suas roupas é muito novo. Fica muito bonito em você.” Fang Hongliu invejava as roupas no corpo de Zhao shi, e estendeu a mão para tocá-las.

 

Zhao shi fingiu acidentalmente parar a mão dela, e disse orgulhosa de si mesma: “Claro. Ele foi feito sob medida quando meu dangjiade me levou para a Cidade do Condado. Diz-se que é um novo estilo da Capital.”

 

Fang Hongliu torceu a boca e baixou a mão: “Deve custar muito, né?”

 

Uma jovem xifu olhou com cobiça.

 

“O que você acha? Este vestido custou dois taéis de prata!” Zhao shi sorriu feliz: “Mas esse dinheiro gasto valeu a pena. Este material é muito confortável de se vestir.”

 

Fang Hongliu olhou com desdém. Ela piscou e lançou um olhar como um sinal para Zhou Cuihua, que sempre teve um bom relacionamento com ela. Por mais bonito que fosse o vestido, parecia trapos no corpo de cintura de barril de Zhao shi.

 

Zhou Cuihua cobriu a boca e riu.

 

🚧⤵

 

Zhu’er, que estava parada atrás de Zhao shi, de repente emitiu um som de enjoo. Ela correu para o lado e se apoiou em uma árvore enquanto vomitava.

 

“Aiyo, qual o problema, Zhu'er?” Zhang sao estava profundamente preocupada.

 

Outra furen disse: “Alguma comida ruim deixou o estômago dela doente?”

 

Zhu’er nem teve tempo de responder, e vomitou novamente.

 

🚧⤴

 

Fang Hongliu notou que o rosto dela estava pálido, e os olhos um pouco confusos. Ela disse meio brincando: “Só eu vejo como isso se parece?”

 

Zhao shi raramente ficava atenta; ela examinou cuidadosamente a expressão de Zhu'er, que passava por uma explosão de nervosismo e constrangimento. Ela agarrou a orelha de Zhu'er e perguntou ferozmente: “Zhu'er, diga você! Isso é verdade?” Se fosse verdade, a única pessoa que teria a chance de colocar as mãos em Zhu'er seria Lei Xiangren.

 

“Não, não, nubi333 apenas ficou doente por causa de comida ruim...” Zhu'er estava em pânico ao tentar se defender, mas sua mão direita a traiu, ao cobrir involuntariamente seu abdômen.

 

🚧⤵

 

Zhao shi gritou, e implacavelmente, deu um tapa no rosto dela.

 

Zhu'er caiu no chão, gritou e cobriu a barriga: “Isso dói. Minha barriga dói…”

 

Ao ver o vestido de cor clara dela tingido de vermelho, Zhou Cuihua gritou, alarmada: “Ela está sangrando!”

 

Isso ainda não estava óbvio?

 

🚧⤴

 

A fúria de Zhao shi queimava, e ao invés de cuidar de Zhu’er, ela se virou e correu para casa, gritando e, chorando: “Lei Xiangren, seu shaqiandao, laoniang vai te matar!”

 

As furen que ficaram no local tiveram medo que a queda fosse fatal. Então, primeiro levaram Zhu’er para a casa de Zhangsao que era próxima, depois chamaram o daifu da vila. Esse assunto se espalhou rapidamente, e quando chegou aos ouvidos de Qin Mian, ele apenas ignorou. No entanto, o que ele não esperava era que a agitação da família de Lei Xiangren ainda não tivesse acabado.

 

Dois dias depois, um homem muito bem vestido de trinta e poucos anos chegou à Vila Qingshan com um grupo de dashou334. Sem dizerem uma palavra, a porta da casa de Lei Xiangren foi arrombada.

 

“Quem são vocês? O que vocês querem?” perguntou Lei Xiangren com cautela.

 

O homem bem vestido sorriu indiferente: “Eu sou Liu Baofu. Lei Xiangren, o meu nome não deve ser estranho para você.”

 

Lei Xiangren ficou chocado. Liu Baofu!

 

Originalmente, apenas Lei Xiangren, Lei Xiangyi e Lei Xiangli sabiam os detalhes da fórmula de queima de carvão. Lei Daqiang estava dedicado de corpo e alma a Wei shi e não mostrou interesse. Lei Xiangzhi estava ocupado estudando, e também não se envolveu. Antes de a fórmula ser vendida, Lei Xiangren trabalhava menos, mas dividia o dinheiro igualmente com Lei Xiangyi e Lei Xiangli. A razão pela qual Lei Xiangzhi defendeu a venda da fórmula foi porque o que ele viu não era agradável aos seus olhos, pois Lei Xiangyi e Lei Xiangli estavam sendo injustiçados por Lei Xiangren. Ao vender a receita de carvão, a preocupação era que após a venda, Lei Xiangren ainda pudesse dar trabalho. Então Lei Xiangzhi pegou o contrato e intencionalmente leu para Lei Xiangren, Lei Xiangyi e Lei Xiangli, depois pediu aos três que carimbassem suas impressões digitais. No documento havia uma cláusula, que dizia que caso a fórmula vazasse, apenas a pessoa responsável pelo vazamento seria investigada, não havendo responsabilidade conjunta. Isto era na verdade para proteger Lei Xiangyi e Lei Xiangli. A preocupação de Lei Xiangzhi não era sem fundamento: para obter dinheiro, Lei Xiangren, como esperado, fez uma loucura.

 

Lei Xiangren tinha alguma perspicácia. Ele se acalmou muito rápido e perguntou como se nada tivesse acontecido: “Então você é o Liu ye335. O que traz Liu ye até aqui?”

 

Liu Baofu não tinha pressa nem raiva: “Então me trata como ye? Pois bem, este ye vai lhe explicar claramente. Recentemente, há uma carvoaria no Condado de Wanliu336 que produz o mesmo carvão sem fumaça que a minha oficina Liu. Você vendeu a fórmula de queima de carvão para ele.”

 

“Como poderia ser?” Lei Xiangren imediatamente negou: “Absolutamente não fui eu! Liu ye, você deve saber que não era só eu que conhecia a fórmula, mas também meu sandi e sidi. Não poderiam ter sido ser eles?”

 

Liu Baofu estava extremamente furioso, mas sorriu: “Ouvi boatos de que Lei Xiangren, da Vila Qingshan, não tinha pele nem face337. Hoje, este ye viu que era verdade. Lei Xiangren, você acredita que este ye viria bater na grama para assustar a cobra338, sem fazer uma investigação clara? Você quer que este ye vá buscar para você todas as pessoas que te viram no Condado de Wanliu? En?” Ele deu um chute em Lei Xiangren.

 

Lei Xiangren sentiu tanta dor que seu rosto ficou branco, e ele ficou incapaz de falar por muito tempo.

 

“Estava escrito no contrato de forma clara e direta que, no caso da fórmula vazar, ou o comprador seria compensado por dez mil taéis de prata, ou o responsável iria para a prisão pelo resto da vida. Lei erye, qual caminho você pretende escolher?’ Liu Baofu perguntou com a voz fria.

 

Lei Xiangren era como um pato morto com a boca dura339: Liu ye, realmente não fui eu...”

 

“Prendam ele!” Liu Baofu não estava disposto a estender-se mais.

 

Dois dashou imediatamente ergueram Lei Xiangren como se fosse um franguinho.

 

“Não, vocês não podem me prender! Meu wudi é um Oficial da Capital e meu meifu é o Xianling do Condado de Chong'en!”

 

Liu Baofu achou divertido, riu tanto que realmente se curvou como se fosse um ye; seus dashou também se curvaram de tanto rir.

 

Um dos dashou, com os olhos cheios de lágrimas de tanto rir, gentilmente lembrou a Lei Xiangren, que tinha ficado estupefato com as risadas deles: “Seu wudi é apenas um oficial de baixa patente de sétima categoria, e seu meifu é o huangdi do cume de uma montanha distante. O biaoshu de nosso jiaye340 é um alto oficial de quarta categoria da Capital! Que pessoa imprudente. Pei341!”

 

🚧⤵

 

As pernas de Lei Xiangren tremeram, e em uma fração de segundo, uma explosão de cheiro de urina veio do corpo dele.

 

🚧⤴

 

Zhao shi retornava de fora, e ainda não sabia o que tinha acontecido. Ao ver pessoas querendo prender Lei Xiangren, imediatamente correu para protegê-lo: “O que vocês pensam que estão fazendo? Não há uma lei nessa terra de paz e prosperidade?”

 

Liu Baofu perdeu completamente a paciência: “Levem ele!”

 

“Alguém venha, ah! Socorro, ah!” Zhao shi gritou muito alto.

 

🚧⤵

 

Um dashou segurou ela e a empurrou. Zhao shi caiu sentada, e sentiu uma dor aguda no abdômen. Quando ela olhou para baixo, seu vestido verde claro estava tingido com sangue vermelho. Ela ficou um tempo olhando, pasma, antes de ter qualquer reação. Com raiva e ressentida, ela gritou amargamente: “Vocês mataram o meu haizi, meu haizi…”

 

🚧⤴

 

Liu Baofu olhou friamente para ela, e então sacudiu a manga: “Vamos!”

 

Dois dashou seguraram os braços de Lei Xiangren mas viraram o rosto, franzindo a testa por causa do cheiro de urina.

 

Lei Xiangren pensou rápido: “Você, prendam ela. Foi ela que me mandou vender a fórmula a outras pessoas!”

 

Liu Baofu e seu grupo pararam, e olharam para Lei Xiangren como se estivessem vendo uma pilha de merda de cachorro, cheios de desprezo e desdém.

 

Lei Xiangren ainda tinha a esperança de persuadi-los, e sorriu tentando acalmá-los: “Prendam ela, prendam ela. É tudo culpa daquela poniang irritante.”

 

Sem conseguir acreditar, Zhao shi abriu bem os olhos e olhou para Lei Xiangren. Os olhos dela não se moveram, mas os músculos de seu rosto estavam completamente retorcidos, feroz e terrível.

 

Vários dashou continuaram a arrastar Lei Xiangren.

 

“Liu ye, eu te imploro, me solte. Eu não quero ficar anos…” As lágrimas de Lei Xiangren fluíam junto com o muco de seu nariz, e ao mesmo tempo em que um ardil dava errado, outro surgia: “Espera, espera! Eu vou pagar, eu vou pagar! Vocês conhecem o meu dage, Lei Tie? Ele é o dono do Shuang Xiang Lou. Ele é rico!”

 

Os aldeões se aglomeravam para assistir o show.342

 

“Oh?” Liu Baofu olhou para ele com dúvidas: “Este ye investigou a condição das famílias de vocês. Você e seu dage não têm um bom relacionamento.”

 

Lei Xiangren disse, confiante: “Não importa, ele e eu somos xiongdi de sangue, ele ousaria não cuidar de mim?”

 

O que ele ainda não sabia, é que quando os seus vizinhos ouviram a conversa, correram imediatamente para a Yourantianju, para contar para Fu shu. Fu shu também foi contar o caso para Lei Tie. Quando estavam no meio do caminho, Lei Tie apareceu, com um rosto inexpressivo, parado no meio da estrada.

 

“Dage, me ajude!” Foi a primeira vez que Lei Xiangren usou sentimentos verdadeiros ao dizer ‘dage’.

 

Infelizmente, Lei Tie nem olhou para ele. Ele olhou para Liu Baofu e disse: “Eu e ele não temos relações. Você não deve levá-lo para a Yourantianju para incomodar meu xifu e meus erzi.”

 

“Gexia é o Lei laoban do Shuang Xiang Lou?” Liu Baofu era um empresário astuto. Ele não tinha a intenção de criar um inimigo e foi muito educado: “Há muito tempo que espero conhecê-lo.”

 

“Prazer em conhecê-lo.” Lei Tie assentiu levemente e saltou para longe, exibindo seu qinggong perfeito. Liu Baofu ficou feliz por ter feito a escolha certa.

 

Lei Xiangren olhou com desespero para a direção que Lei Tie partiu. Seus olhos se reviraram e ele desmaiou. Nenhum dos aldeões que estavam assistindo simpatizava com ele, seus corações estavam há muito tempo do lado de Qin Mian e Lei Tie.

 

No mesmo dia, à noite, os sons do choro de Dabao e de Erbao foram ouvidos. Os vizinhos descobriram que Zhao shi estava com tanta raiva em seu coração, que morreu sentada.

 

 

 

 

 

 

 

Notas sobre os nomes dos personagens:

 

Liu Baofu (刘宝富 Liúbǎofù): Liu = massacrar; bao = tesouro; fu = rico

 

 

 

 

 

 

 

Resumo para quem não leu as partes marcadas ou o final do capítulo:

 

Um belo dia, Zhao shi voltou a ostentar roupas caras. Enquanto ela passeava pela vila para se exibir, descobriu que a criada Zhu'er estava grávida. Nesse mundo, apenas uma pessoa poderia ter encostado nela: Lei Xiangren.

 

Alguns dias depois, um homem veio com um grupo de oficiais, ordenando que Lei Xiangren fosse preso. Havia uma cláusula no contrato da fórmula de venda de carvão que dizia que caso a fórmula vazasse, apenas a pessoa responsável pelo vazamento seria incriminada, tendo de pagar dez mil taéis de prata ou ficar o resto da vida na cadeia. O homem era o dono atual da fórmula, e descobriu que Lei Xiangren a vendeu para uma outra pessoa.

 

Não querendo ficar o resto da vida preso, o traste ainda tentou incriminar Zhao shi, dizendo que era culpa dela, e tentou pegar o dinheiro com Lei Tie, mas Lei Tie nem olhou na cara dele. Ele foi preso. Na mesma noite, Zhao shi morreu de desgosto.

 

 

 

 

 

 

Espaço da Graci:

 

Hahahahaha guardar ressentimento? Imagina se Qin Mian poderia ser capaz disso? Nunca chame outra pessoa de “mais mais incrível” perto dele, isso pode causar um plano de vingança! Ah, Lei Tie envergonhado com as orelhas vermelhas é tão fofo!

 

 

Lei Xiangren e Zhao shi plantaram o que colheram, e agora deixam dois filhos. Veremos adiante o que vai acontecer com as crianças.

 

 

 



331 erguer as sobrancelhas e exalar o ressentimento: é uma expressão idiomática, 扬眉吐气 yángméitǔqì, que descreve como você fica feliz depois de se livrar de um estado de estresse de longa duração.
332 o mar de aprendizado é infinito: é uma expressão idiomática, 学海无涯 Xué hǎi wú yá, literalmente ‘mar de conhecimento, sem horizonte’. Significa que não há limites para o que se pode aprender.
333 nubi (奴婢 núbì): serva escrava
334 dashou (打手 dǎshǒu): oficiais executores. Nos tempos antigos, os executores eram oficiais que garantiam a execução de uma determinada pena, mas diferente do carrasco, o executor muitas vezes não é um ‘oficial da morte’, sendo responsável apenas por impor punições ordinárias.
335 ye (爷 yé): vovô, normalmente, uma forma de tratamento destinada a pessoas mais velhas, da mesma geração de seu avô! Mas o homem em questão aparenta ser mais novo que o pai de Lei Xiangren, então no máximo, ele deveria ser um “tio” (叔 shū). Tratar como ye alguém que deveria ser tratado como shu é o mesmo que dizer que esta pessoa está velha e acabada!
336 Wanliu (万柳 Wàn liǔ): dez mil salgueiros, ou ‘incontáveis salgueiros’.
337 não tinha pele nem face (没皮没脸 méi pí méiliǎn): expressão idiomática que significa ‘não ter vergonha’, ou no bom português, ser descarado.
338 bater na grama para assustar a cobra (打草惊蛇 dǎcǎojīngshé): é uma expressão idiomática. No contexto, quer dizer mais ou menos vir alertar e assustar aleatoriamente, sem ter um alvo fixo, para que o verdadeiro culpado fique assustado e se revele.
339 pato morto com a boca dura (死鸭子嘴硬 sǐ yāzi zuǐyìng): costuma ser usado como metáfora para uma pessoa teimosa, relutante em admitir os erros sob qualquer circunstância.
340 jiaye (家爷 jiā yé): uma forma de servos se referirem ao seu mestre
341 Pei! (呸 Pēi): uma interjeição que, nesse contexto, indica repreensão, rejeição ou mesmo nojo, imitando o som de uma cuspida.
342 nota: Na raw em mandarim, há um parênteses indicando que talvez falte uma parte do texto original nesse trecho, pois parece que a frase ficou um pouco solta. Ela foi eliminada da tradução em inglês mais conhecida. Mas como eu acredito que foi possível traduzi-la de forma coerente, eu a mantive, para mostrar que toda essa cena está tendo testemunhas, uma vez que eles já não estão mais na casa de Lei Xiangren, eles o estavam arrastando

 

anterioríndicepróximo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~