Capítulo 169 - Yipin Furen28
Qin Mian se levantou para responder: “Respondendo a Huangshang, sim.”
Lei Tie também se levantou, e ficou ao lado de Qin Mian. Yuanyuan e Manman os seguiram, se levantando também.
Xiaohui di olhou atentamente para Lei Tie por um momento, com olhos enigmáticos. Mais uma vez, Qin Mian comandava grande parte de seu coração. Ele disse, com um tom de voz leve: “Todos devem responder sentados. Não precisam ficar nervosos, agora estamos tendo uma conversa como pessoas comuns.”
Qin Mian e os demais se sentaram novamente.
Xiaohui di bebeu um gole de chá, e falou devagar: “Nos últimos dias, Zhen está sempre sentindo algum cansaço. Seria possível para Qin gongzi diagnosticar Zhen?”
A expressão do eunuco Li mudou, e ele disse baixinho: “Huangshang?”
Para sentir o pulso era necessário se aproximar do corpo, e se Huangshang deixasse uma pessoa ainda desconhecida se aproximar dele, seria um risco enorme.
Xiaohui di olhou para ele com olhos frios e rigorosos, e o eunuco Li abaixou a cabeça em reverência, sem dizer mais nada.
Lei Tie pareceu não ter percebido, e disse a Qin Mian: “Xifu, eu estou longe de Huangshang a muitos anos, e também estou preocupado com seu Corpo Imperial. Não seria bom se você pudesse sentir o pulso de Huangshang pendurando um fio?”
Quando os dois se entreolharam, suas intenções se cruzaram. Era preciso ter em mente que o melhor ataque é a defesa. Quando eles entraram no Palácio, eles já pisaram nas águas profundas da Capital. Mostrar adequadamente seus talentos superiores era uma forma melhor de proteger sua família, pois se escondessem sua força, invariavelmente iam pensar que eles eram fracos e fáceis de intimidar.
“Qin gongzi pode até mesmo sentir o pulso pendurando um fio?” O semblante de Xiaohui di era de espanto, seus olhos sombrios demonstravam ceticismo: “Zhen ouviu dizer que realmente, há muitos anos, haviam daifu com habilidades superiores, que podiam fazer isso. Mas, hoje em dia, até mesmo no Hospital Imperial de Zhen, quase nenhum Taiyi tem essa habilidade.”
Qin Mian não discutiu. Seu sorriso respeitoso emitia uma expressão confiante e alegre: “Seria melhor para Huangshang primeiro chamar um servo doente, e permitir que caomin o examine.”
O Xiaohui di lançou um olhar para o eunuco Li.
O eunuco Li chamou rapidamente um jovem eunuco do palácio. Xiaohui di pediu a ele que escrevesse o que estava sentindo em um papel. Ele percebeu que Yuanyuan e Manman pareciam cansados e desanimados. Quando ele se lembrou que os dois estavam na estrada há mais de dez dias, sentiu compaixão por eles. Ele pediu ao eunuco Li trazer alguns dianxin, frutas e bebidas, que os haizi gostam. Os sucos de frutas e outras bebidas já se espalharam pela Capital, mas provavelmente seu sabor não seria tão bom quanto o da Yourantianju.
Dois servos internos silenciosamente trouxeram uma pequena mesa redonda. As criadas colocaram dianxin, frutas e suco de frutas sobre a mesa. Yuanyuan e Manman se levantaram e fizeram uma reverência com as mãos juntas, mostrando a Xiaohui di um sorriso sincero: “Obrigado, Huangshang bobo.”
Qin Mian ficou assustado, e discretamente olhou para o Xiaohui di. A respiração de Lei Tie demonstrou um pouco de apreensão.
Após ser pêgo de surpresa, Xiaohui di riu de forma clara. Ele se levantou e acenou com a mão para eles: “Ao ser chamado assim por Yuanyuan e Manman, Zhen de repente se sente dez anos mais jovem! Yuanyuan, Manman, se vocês gostarem do que estão comendo, Zhen pedirá à cozinha imperial para fazer mais, para vocês levarem para casa.”
“Muito obrigado, Huangshang bobo.” Depois de agradecerem novamente, Yuanyuan e Manman pegaram, cada um, um gaodian para darem a Qin Mian e Lei Tie.
Qin Mian sorriu de leve, e disse suavemente: “Comam vocês. Eu e seu laodie não estamos com fome.”
Yuanyuan e Manman comeram sozinhos.
Xiaohui di olhou para os quatro, e nenhum deles tinha a menor desconfiança de que houvesse algum problema com os dianxin. O sorriso em seus olhos se tornou mais genuíno. Depois do jovem eunuco parar de escrever, o eunuco Li pegou um fio de seda fina, e amarrou no pulso dele, entregando a outra ponta para Qin Mian. Xiaohui di e o eunuco Li olharam fixamente para Qin Mian. Qin Mian pegou o fio fino e o esticou, colocando o dedo sobre ele. O semblante de Lei Tie não estava nem um pouco preocupado. Yuanyuan e Manman comiam os dianxin calmamente.
Qin Mian sentiu profundamente por um tempo, e disse com confiança: “Reportando à Huangshang, este jovem eunuco deve ter ficado exposto ao vento anteontem à noite, e pegou um resfriado. Agora, ele sente todo o corpo fraco, a cabeça pesada e não está sentindo o sabor das coisas. Além disso, ele sente um pouco de náusea. Mas ele só precisa tomar duas doses de remédio para se recuperar completamente.”
Xiaohui di pegou o papel que estava sobre a mesa para examinar cuidadosamente, e praticamente tudo estava lá. Ele disse, elogiando: “Bom! Parece que aqueles laojiahuo do Hospital Imperial precisam passar por uma boa reavaliação de si mesmos.”
Ele não pediu novamente que Qin Mian sentisse seu pulso. Um Imperador não permitiria tão facilmente que uma pessoa em quem não confiasse soubesse de sua condição física. Qin Mian naturalmente também foi discreto e não perguntou.
Xiaohui di deixou de lado o seu interesse por Qin Mian e acenou para Yuanyuan e Manman: “Yuanyuan, Manman, venham até o Huangshang bobo.”
Quando Yuanyuan e Manman receberam o consentimento de seu laodie, subiram os degraus um a um e pararam diante do Trono do Dragão.
Xiaohui di envolveu um em cada braço, e lhes perguntou com um sorriso no rosto quantos anos eles tinham, se sabiam ler, o que eles gostavam de fazer, o que eles gostavam de comer e assim por diante. Vendo que os dois não tinham medo dele como as outras pessoas, ele ficou genuinamente feliz e gostou ainda mais dos dois. Yuanyuan e Manman respondiam de forma sincera e simples, natural, e também eram naturalmente inteligentes. Ocasionalmente, soltavam algumas palavras de criança travessa, fazendo Xiaohui di cair na gargalhada.
Xiaohui di tinha uma balança em seu coração. Qin Mian e Lei Tie não tinham como saber com antecedência que perguntas ele faria, era impossível terem ensinado com antecedência Yuanyuan e Manman como responder. As respostas de Yuanyuan e Manman só podiam vir do coração deles. Portanto, ele acreditava cada vez mais que eles eram sinceros e amáveis. Qin Mian e Lei Tie foram relegados a papéis de coadjuvantes.
O eunuco Li abaixou os olhos, surpreso. Era a primeira vez que ele via Huangshang assim tão perto de crianças. Mais uma vez ele teve certeza em seu coração, de que Zhenguo gong era digno de seu nome29 como novo nobre em ascensão na Capital.
Depois de dois ou três ke, Xiaohui di pediu calmamente que Qin Mian se ajoelhasse: “Zhenguo gong, Zhenguo gong furen, depois de tomarem seu tempo para cuidar de Yuanyuan e Manman, voltem ao Palácio para ver Zhen. Yuanyuan, Manman, vocês estão de acordo?
Yuanyuan não falou nada, apenas assentiu com a cabeça. Manman disse, todo sorridente: “Eu e gege também vamos trazer dianxin para o Huangshang bobo comer.”
Qin Mian suava por dentro.
“Ha ha ha, certo!” Xiaohui di riu alto: “Vocês, se ajoelhem30. Zhenguo gong acabou de retornar à Capital, Zhen dará a você três dias de folga.”
“Muito obrigado, Huangshang. Chen pede autorização para se retirar.”
O eunuco Li pediu para um jovem eunuco acompanhar toda a família de Qin Mian até o portão do Palácio Imperial. Na carruagem, Qin Mian deu uma olhada rápida em Yuanyuan e Manman, preocupado do fundo de seu coração. Como diz o provérbio, acompanhar o soberano pode ser como acompanhar um tigre31.
Mas ele não podia perguntar diretamente para Yuanyuan e Manman se eles gostavam ou não de Huangshang, nem podia pedir para eles tomarem cuidado com Huangshang. Caso os dois haizi demonstrassem posteriormente alguma cautela diante de Xiaohui di, que originalmente não estava lá, certamente haveriam problemas.
Lei Tie segurou a mão dele e transmitiu a voz em sua mente: “Xifu, não se preocupe. Yuanyuan e Manman podem sentir quem é sincero e bom com eles. Eles são mais espertos do que a gente pensa.”
Qin Mian pensou na palavra “consciência”, e sorriu aliviado. Ele e Lei Tie foram diretos e positivos na educação de Yuanyuan e Manman. Ele devia acreditar que Yuanyuan e Manman jamais iriam proferir palavras ofensivas sem motivo. Era melhor deixar a natureza seguir seu rumo. Mesmo se algo acontecesse, ele e Lei Tie seriam capazes de segurar um pedaço do céu32 por causa dos dois haizi.
“Eu entendo.”
Lei Tie beijou suavemente o espaço entre suas sobrancelhas. Sua voz tranquila e calma continha uma força reconfortante: “Você e os haizi devem fazer coisas que lhes deixem felizes. O resto, deixem comigo”
“Certo.” Qin Mian levantou a cabeça, exibindo um sorriso confiante: “Nós vamos lidar com os dias em que estivermos na Capital com a mesma alegria e conforto da Vila Qingshan!”
Enquanto os dois conversavam por transmissão de voz33, os dois xiaojiahuo, alheios a isso, haviam adormecido com o balanço da carruagem.
A carruagem parou em frente ao portão da Mansão do Zhenguo gong. Fu shu e Chen Fu vieram juntos para dar as boas vindas. Apesar de Chen Fu ter vindo apenas para ajudar temporariamente, ainda exibia um genuíno ar atencioso de mordomo. É claro, isso era por causa das ordens dadas por seu zhuzi. Qin Mian fez uma anotação em seu coração, sobre a camaradagem34 de Chen Mufeng. Chen Fu conduziu eles para o pátio interno da residência. Lei Tie colocou Yuanyuan e Manman, completamente adormecidos, na cama, e foi puxado por Qin Mian, pedindo a Chen Fu e Fu shen mostrasse a eles o seu novo lar.
A Mansão do Zhenguo gong estava posicionada na direção norte-sul, e ocupava uma área de cerca de 100 mu. Todo o complexo era cheio de pavilhões e terraços, ricamente ornamentado, interessante e atraente.
A partir do portão, havia um pátio da frente. O escritório para discutir assuntos oficiais, um salão de estar para receber visitas, a despensa e o estábulo, todos estavam localizados no pátio da frente.
O pátio central tinha um pequeno jardim e uma grande área para a prática de exercícios e artes marciais. Dos dois lados da entrada, havia a residência do porteiro e as residências dos servos. Além da área de treinamento, havia um portão decorado com padrões. O portão decorado era a única passagem entre a residência interna e o pátio externo.
Ao entrar pelo portão decorado, tem-se acesso à residência interna. Os corredores dos três lados circundavam três pátios: o pátio principal, o pátio leste e o pátio oeste. O pátio principal ocupava a maior área, e dentro dele havia um jardim e uma pequena área de treinamento. Não se sabia se Xiaohui di tinha considerado o status de Lei Tie como líder militar para dar essa casa a ele, mas considerando o tamanho da família de Qin Mian, esta residência tinha o tamanho adequado. Considerando os três pátios, o pátio principal seria a residência de Qin Mian e Lei Tie. Quando Yuanyuan e Manman crescessem, eles poderiam viver nos pátios leste e oeste.
O mais digno de elogios era que a casa estava completamente mobiliada, e Qin Mian praticamente não precisaria se preocupar com isso. Se ele considerasse algo inadequado, simplesmente o trocaria.
Atrás da residência interna, havia ainda um pequeno pátio, com uma fileira de casas dos fundos35. O espaço aberto nesse pátio não era pequeno.
Qin Mian arrastou Lei Tie pela Mansão do Zhenguo gong, cheio de entusiasmo. Quando ele contou seu novo plano de remodelar a Mansão do Zhenguo gong e abrir uma horta no terceiro pátio, a expressão de Lei Tie não mudou, e ele consentiu com a cabeça, mas Chen Fu tropeçou. No momento em que ele ia perguntar para Chen Fu a origem de todos aqueles servos, um jovem servo veio anunciar que um Édito Imperial havia chegado. As pessoas voltaram rapidamente para o pátio da frente, e Chen Fu ordenou a um servo que providenciasse rapidamente uma mesa de incenso.
Qin Mian se perguntou o que Xiaohui di estava tramando. Em menos de um mês, deu a eles três Éditos Imperiais. Ele temia que em certos lugares da Capital, grandes ondas se formassem. Ele percebeu que Lei Tie parecia pensativo, e então perguntou: “A-Tie, você sabe o que está acontecendo?”
Lei Tie perguntou: “Xifu, você sabe que a muqin ou a furen dos oficiais da Primeira até a Quinta Categoria, se não houver nenhum incidente, recebem um título?
Qin Mian parou de andar, e o canto da sua boca se contorceu: “Você acha que o Édito Imperial é para me nomear ‘Yipin Gaoming Furen36’?”
Se for este o caso, ele teria de reavaliar Xiaohui di.
Lei Tie assentiu. Os dois não tiveram tempo de dizer mais nada, pois a pessoa encarregada de transmitir o Édito Imperial já havia entrado. Realmente, o Édito Imperial era para conferir a Qin Mian o título de Yipin Gaoming Furen. Junto com o Édito Imperial, havia um pergaminho de jade vermelho com o título de Gaoming, e também um conjunto de vestimenta e adornos de Yipin Gaoming Furen.
Espaço da Graci:
Graci: ah pronto. Esse Imperador aí quer mesmo ver o circo pegando fogo! Por outro lado, parece que ele gostou mesmo dos nossos pequenos rabanetes. Afinal, quem não se apaixona por eles?
Quando os dois pequenos chamaram ele de Huangshang bobo eu tremi por dentro junto com o Qin Mian. Lembrando, 伯 bó é tio, forma respeitosa de se referir a um homem mais velho que seu pai, mas ainda da geração dele. Nas relações familiares, bo é o irmão mais velho do seu pai, ou seja, seu tio mais velho. Ainda bem que, por mais que possa ser uma pessoa questionável, Xiaohui di ainda é um tio babão por dentro.
28 Yipin Furen (一品夫人 Yīpǐn fūrén): Furen de Primeira Categoria, o título mais alto que a mãe ou esposa de um alto oficial poderia receber. É um documento especial dado pelo Imperador aos oficiais. As esposas ou mães de oficiais podiam receber esse título, sendo sempre da mesma categoria que o cargo do oficial. Além da remuneração, o cargo não dá nenhum poder real.↩
29 digno de seu nome: é usada uma expressão idiomática, 名副其实 míngfùqíshí, significa que a pessoa faz jus à sua fama ou ao seu cargo, não sendo apenas aparências.↩
30 ajoelhar (跪安 guì ān): é uma etiqueta praticada no Palácio Imperial. Ao final de um encontro com o Imperador (ou outros membros de alto escalão da Família Imperial), ele pede que as pessoas se ajoelhem, o que significa que elas devem partir. Então as pessoas se ajoelham antes de levantar e partir.↩
31 acompanhar o soberano pode ser como acompanhar um tigre: o provérbio é 伴君如伴虎 bàn jūn rú bàn hǔ e fala por si mesmo.↩
32 segurar um pedaço do céu (撑起一片天空 chēng qǐ yīpiàn tiānkōng): ser capaz de proteger a si mesmo e aos outros↩
33 transmissão de voz (传音 chuán yīn): poder onde um Cultivador pode transmitir diretamente a sua voz para a mente de outra pessoa. O mesmo que ‘transmitir a voz em segredo (传音入密 chuán yīn rù mì)’.↩
34 camaradagem (情谊 qíngyì): sentimento de preocupação mútua, amor, cuidado e ajuda entre pessoas e países.↩
35 casas dos fundos (后罩房 hòu zhào fáng): casas dos fundos referem-se a uma fileira de casas paralelas à casa principal, atrás da casa principal no pátio com mais de duas entradas. Está localizada no final do pátio e é relativamente secreta, geralmente é o local onde as filhas e empregadas moram.↩
36 Yipin Gaoming Furen (一品诰命夫人 yīpǐn gàomìng fūrén): este é o nome completo do cargo que aparece no título do capítulo. Gaoming, que pode ser traduzido como Dama Mandatária, é um título honorário dado por decreto à mãe ou esposa de um alto funcionário. O termo ‘gaoming’ se refere especificamente a mulheres com título de nobreza.↩
⋘ anterior ☯ índice ☯ próximo ⋙
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~