sexta-feira, 19 de maio de 2023

[Novel] Transmigração de Mian - Capítulo 168

 




Capítulo 168 - Entrando na Capital

 

 

 

Este assunto foi resolvido. Huangshang enviou o eunuco Li para acompanhar toda a família de Lei Tie até a Capital. Era claro que isso era uma maneira de evitar que Lei Tie deixasse a sua família na Vila Qingshan. Com isso em mente, Qin Mian e Lei Tie não tinham tempo a perder. Eles mandaram chamar os encarregados de todas as lojas e oficinas em sua casa.

 

Este local era o quartel general de Qin Mian e Lei Tie. Eles não tinham a intenção de renunciar a isso. A loja de gaodian, o restaurante e o Shuang Xiang Lou permaneceram sob responsabilidade dos encarregados atuais. Para estimular os três encarregados a trabalharem com diligência ainda maior, Qin Mian e Lei Tie conversaram e decidiram dar a eles dez por cento dos lucros.

 

A Yourantianju e a Qilin Bishushangzhuang foram entregues aos cuidados de Quan shu. Quan shu foi então promovido a guanjia de suas propriedades, e ficou responsável por cuidar de tudo. A vinícola ficou aos cuidados de Lei Dahe14, a oficina de fentiao ficou aos cuidados de Lei Dashan, e a oficina de furu ficou aos cuidados de Lei Dashu. O salário mensal de Quan shu subiu para 5 taéis de prata, enquanto os salários mensais de Lei Dahe, Lei Dashan e Lei Dashu subiram para 1 tael de prata. Para o restante dos servos, o salário dos de terceira categoria foi aumentado em 50 wen, o dos de segunda categoria foi aumentado em 100 wen, e o dos de primeira categoria foi aumentado em 150 wen.

 

Qin Mian e Lei Tie queriam levar Fu shu, Fu shen, Leiqin Le, a jiade de Leiqin Le, bem como os nove Jia Jiang para a Capital. Ao ir para a Capital, afinal, eles precisariam de pessoas de confiança ao seu lado. Os demais servos foram todos deixados na Vila Qingshan. Após cinco dias, Qin Mian e Lei Tie já tinham resolvido todos os assuntos pendentes de sua casa.

 

Na hora de partir, toda a família estava muito relutante. A Yourantianju foi toda criada pelas mãos de Qin Mian e Lei Tie. Cada lugar tinha a marca deles, e estava impregnada das memórias dos dois. Yuanyuan e Manman também estavam um pouco relutantes em partir. A casa da Capital certamente não teria árvores frutíferas e flores em toda parte, e não teria um parque de diversões único, como a casa da Vila Qingshan.

 

A família de quatro pessoas deu um último passeio pela Yourantianju. Lei Tie confiou os cuidados da casa a Lei Xiangyi, Lei Xiangli e Lizheng, e então a família embarcou na carruagem, e começou a sua jornada para a Capital. Pelo fato deles estarem levando muitos produtos locais, eram sete carruagens ao todo. Quase todas as pessoas da vila vieram se despedir deles. Eles viram as carruagens subirem a montanha ao longo da estrada da aldeia e desaparecerem por trás da encosta da montanha.

 

Era impossível que Jin Mao e Yidian Bai gostassem e se acostumassem com a vida na Capital. Qin Mian, Yuanyuan e Manman foram obrigados a, relutantemente, deixá-los para trás. Yidian Bai e Jin Mao pareciam saber que iam se separar de seus quatro zhuren por um longo tempo, e tinham expressões tristes. Eles acompanharam continuamente a carruagem em direção à cidade, mas foram enxotados por Qin Mian.

 

Quando, debruçados na janela, Yuanyuan e Manman viram as silhuetas de Yidian Bai e Jin Mao desaparecerem gradualmente, eles gritaram e choraram tanto que quase ficaram sem poder respirar, enquanto as lágrimas rolavam por seus rostos: “Jin Mao, Yidian Bai…”

 

Qin Mian e Lei Tie consolaram eles por um longo tempo, sem sucesso. Os dois xiaojiahuo choraram até se cansarem e caírem no sono.

 

No dia seguinte, Lei Xiangzhi veio até a carruagem deles para contar sobre a situação da Capital, em especial relacionadas ao poder dos Círculos Oficiais15. Entretanto, atualmente Lei Xiangzhi era apenas de Sexta Categoria, e como não era qualificado a comparecer à Corte Imperial, ele tinha apenas uma ideia geral do que acontecia lá.

 

Um dia antes de chegarem à Capital, o eunuco Li trouxe o seu cavalo para o lado da carruagem, para conversar com Qin Mian e Lei Tie. Só então Qin Mian e Lei Tie tiveram um entendimento geral dos assuntos relacionados à Corte Imperial.

 

Após entrar na Capital, haviam tantas novidades, que Yuanyuan e Manman empurraram temporariamente para o fundo de seus corações a falta que sentiam de Yidian Bai e Jin Mao.

 

O eunuco Li veio até o lado da carruagem: “Zhenguo gong, a Mansão do Zhenguo gong fica na rua Chong’en16, à frente. Esta é a rua em que vivem quase todos os nobres de primeira categoria, e fica próxima ao Palácio Imperial, sendo conveniente para o Zhenguo gong comparecer à Corte Imperial no futuro. Zajia irá primeiro com os senhores para a Mansão para se lavarem, e depois para o Palácio Imperial para ver Sheng17.”

 

“Obrigado pelo bom trabalho, eunuco Li.” Lei Tie assentiu com a cabeça.

 

“Zhenguo gong é muito formal.”

 

A rua Chong’en era limpa e larga. Quatro ou cinco carruagens poderiam passar lado a lado. A carruagem andou por dois ke antes de parar.

 

Lei Tie desceu primeiro, e então tirou Yuanyuan e Manman da carruagem. Qin Mian desceu por último.

 

À frente da rica residência de pátio composto18, acima da porta de entrada em cor vermelha cinabre, estava pendurada uma impressionante placa que dizia ‘鎮國公府’, Mansão do Zhenguo gong. A porta estava completamente aberta, e um homem baixo com barba curta veio de dentro a passos rápidos, e mantendo um sorriso no rosto, fez uma reverência com as mãos juntas para Lei Tie e Qin Mian: “O servo Chen Fu foi enviado por Mu Jun Wang19 para cuidar da Mansão do Zhenguo gong. O servo cumprimenta Zhenguo gong e furen.”

 

O semblante de Qin Mian permaneceu inalterado. Ele já havia sido chamado de ‘xifu’ e ‘dasao’ por tantos anos, que ser chamado de ‘furen’ não era nada sério.

 

“Você não precisa ser tão formal. Quem é Mu Jun Wang?” Qin Mian pensou em Mu Chen. O nome da Casa Imperial era Chen. E se Mu Chen fosse realmente o Mu Jun Wang, o nome e o xing verdadeiros de Mu Chen poderiam ser Chen Mufeng20. E realmente, Chen Fu disse com naturalidade:

 

“Respondendo a Zhenguo gong furen, o nome respeitoso do Jun Wang de nossa casa é Chen Mufeng. Jun Wang disse que quando Zhenguo gong e Zhenguo gong furen se acomodarem, ele vai convidar os dois para uma refeição como pedido de desculpas.”

 

“Mu Jun Wang é atencioso,” Lei Tie disse: “Outro dia, eu e neizi vamos visitá-lo.”

 

“Sim, este servo irá comunicar Jun Wang.”

 

O eunuco Li ainda estava esperando, então eles não conversaram muito. Chen Fu os conduziu para dentro. Haviam muitos servos no pátio, e não se sabia a procedência deles. Alguns varriam o chão, alguns plantavam flores, outros regavam as plantas… Chen Fu os conduziu até a sala de banho e saiu. Toda a família de quatro pessoas tomou banho e vestiu roupas limpas.

 

Lei Tie reassumiu seu cargo, e para ter uma audiência com Huangdi, tinha de usar o uniforme de oficial. Ele vestiu o uniforme de Zhenguo Dajiangjun, totalmente negro da cabeça aos pés, pois essa era a cor do traje marcial, que o tornava ainda mais alto, majestoso e imponente. Qin Mian vestiu uma duanshang preta, um cinto azul claro na cintura, e um colete da mesma cor. Na parte de baixo, ele vestia calças justas na cor preta, e botas castanho-claras. Seus longos cabelos soltos ao vento tornavam sua aparência valente e formidável, belo e imponente.

 

Os dois se entreolharam, e inconscientemente, de alguma forma, ficaram boquiabertos. Os cabelos de Yuanyuan e Manman já alcançavam os ombros. No topo das suas cabeças, haviam tranças de chifre de carneiro21. Eles vestiam changpao lilazes, do lado esquerdo do cinto traziam delicadas bolsinhas bordadas e do lado direito, um pingente de jade branco - um belo par de elegantes meninos de ouro22. Os dois olharam para Lei Tie, e seus olhos infantis se encheram de admiração.

 

O eunuco Li tossiu discretamente, e os quatro voltaram a si. O eunuco Li deu a eles uma grande dose de etiqueta fundamental ao ter uma audiência com Sheng. Ele não sabia que em casa, Lei Tie ensinara Qin Mian, Yuanyuan e Manman. Não julgue Lei Tie só porque ele não fala muito. Ele era muito cuidadoso, e silenciosamente, protegia as pessoas aos seus cuidados do seu jeito.

 

As quatro pessoas subiram na carruagem. A carruagem foi, suave e rapidamente, na direção do Palácio Imperial, e parou em frente ao portão principal do Palácio, ou seja, a entrada do Portão Sul.

 

Haviam três passagens no Portão Sul: a entrada principal e duas laterais. As quatro pessoas desceram da carruagem e acompanharam o Eunuco Li e entraram pela entrada a leste, caminhando por um longo tempo por um corredor sinuoso, até chegar no Palácio da Pureza Brilhante, onde Huangdi residia.

 

O eunuco Li sorriu e disse: “Zhenguo gong e Zhenguo gong furen, vocês caminharam por muito tempo, os dois xiao gongzi devem estar cansados. Os senhores podem ir ali para descansar um pouco, zajia irá primeiro se reportar a Huangshang.”

 

Qin Mian e Lei Tie estavam bem cientes que o eunuco Li devia primeiro relatar a Huangdi tudo o que havia visto e ouvido em toda a viagem.

 

“Por favor, fique à vontade, eunuco Li.”

 

Lei Tie colocou Yuanyuan e Manman no chão, e Qin Mian ajeitou as roupas deles. Na verdade, ele ainda estava preocupado que os dois ficassem com medo, mas ao ver como eles ficaram em pé, firmes e eretos, com os olhos brilhantes e calmos, e expressões curiosas, ele deixou de lado esse temor. Eles provavam serem filhos de Lei Tie. Lei Tie segurou a mão de Qin Mian, e olhou para ele preocupado. Qin Mian olhou de volta com um sorriso, para mostrar que estava tudo bem.

 

O eunuco Li entrou cautelosamente no salão do Palácio. Xiaohui di estava sentado atrás da mesa Imperial, lendo memorandos.

 

“Nucai presta respeito a Huangshang.”

 

Xiaohui di olhou rapidamente para ele, e rapidamente voltou a escrever algumas palavras antes de largar o Pincel Imperial, fechar o memorando, e colocá-lo na pilha à direita: “Você retornou rápido. Levante-se.”

 

“Muito obrigado, Huangshang.”

 

Xiaohui di perguntou: “E quanto a Zhenguo gong?”

 

O Eunuco Li narrou tudo desde o momento em que viu Lei Tie, sem omitir nenhum detalhe.

 

Xiaohui di perguntou com interesse: “Vila Qingshan, Yourantianju, Qilin Bishushangzhuang, realmente parecem um paraíso na terra? Nesse caso, não seriam melhores que o Palácio Imperial de Zhen23?” Esta última frase poderia até ter sido dita em tom acusatório, mas o Eunuco Li não ficou nem um pouco abalado. Ele estava ao lado de Xiaohui di por muitos anos, e sabia muito bem quando era a hora de contar uma mentira, e quando podia falar a verdade.

 

“Não se compara ao Palácio Imperial de Huangshang. A Vila Qingshan, a Yourantianju e a Qilin Bishushangzhuang não possuem espírito nobre, mas se destacam no cenário natural e na sensação de novidade. Com três passos, pode-se colher flores, com cinco passos, pode-se levantar a cabeça e colher frutas. Além disso, há uma grande extensão de campos verdejantes de grãos. A primavera é evidente em todos os lugares, é realmente interessante.”

 

Xiaohui di de fato não ficou com raiva. Ele assentiu levemente, e disse em tom suave: “Ao ouvir você, um servo, dizer isso, Zhen realmente sente vontade de ir dar uma olhada.”

 

O eunuco Li sorriu e disse: "Reportando à Huangshang, faziam três anos que Lei xiao daren não voltava à sua terra natal. Ao chegar à Vila Qingshan ele ficou muito comovido. Ainda na estrada, este nucai soube que ele estava pintando uma paisagem da primavera dos pessegueiros24. Agora, ela está pela metade.”

 

Xiaohui di assentiu e disse satisfeito: “Quando ele terminar a pintura, diga a ele para vir apresentá-la25.”

 

“Sim.”

 

Xiaohui di falou novamente: “Mande eles entrarem. Zhen quer dar uma olhada em que tipo de pessoa é capaz de subjugar o Dajiangjun de Zhen.”

 

O salão do palácio era profundo e silencioso. A ordem de Huangshang foi repassada para os Atendentes Imperiais até a entrada do Palácio da Pureza Brilhante, onde o servo que ficava na porta do Palácio chamou: “Declaro a audiência com Huangshang, concedida ao Zhenguo gong e sua família…”

 

Lei Tie e Qin Mian trouxeram Yuanyuan e Manman para dentro do salão do Palácio. Seus olhos permaneceram baixos enquanto eles andavam sem pressa.

 

Sentado no Trono do Dragão, Xiaohui di olhou para as quatro pessoas que se aproximavam. Seus olhos varreram Lei Tie, e quando ele viu a cicatriz em seu rosto, um traço de desconforto passou rapidamente por seus olhos, antes de desaparecer.

 

Em seguida, seus olhos caíram no jovem que estava ao lado de Lei Tie. Seus olhos afiados de repente pareceram pensativos. No uniforme oficial, Lei Tie parecia ainda mais imponente, vigoroso, potente e austero, como se fosse gelo grosso. Mas Qin Mian, um homem comum vindo de uma área rural, estava em pé ao seu lado e não havia sido nem um pouco afetado por seu ar imponente. Além disso, a forma como ele se vestia combinava com Lei Tie, e vistas do alto, as figuras das duas pessoas eram harmoniosas e profundamente conectadas. Podia se ver claramente que este jovem não era simples. Não era à toa que, inesperadamente, ele pudesse se unir ao homem severo e de semblante frio, que era o Dajiangjun.

 

O olhar de Xiaohui di então caiu nos dois xiaojiahuo, e nos detalhes de suas características faciais. Ele sem querer sorriu para os dois pares de olhos grandes e curiosos, e recebeu dois sorrisos adoráveis em troca. Seu sorriso tornou-se mais profundo. Toda a família de Qin Mian parou a cinco ou seis passos dos degraus, e juntos se ajoelharam:

 

Weichen26 / Caomin27 presta respeito à Huangshang. Huangshang wansui, wansui, wanwansui!”

 

“Levantem-se”

 

“Obrigado, Huangshang.”

 

Xiaohui di disse novamente: “Li Fushou, traga cadeiras para Zhenguo gong e sua família se sentarem.”

 

“Sim.”

 

Já que vieram, era melhor ficar à vontade. Qin Mian e Lei Tie se sentaram nas cadeiras de braço trazidas pelos servos. Yuanyuan e Manman receberam banquinhos de brocado. Ao ver seus fuqin sentados, os dois também se sentaram calmamente.

 

O fundo dos olhos de Xiaohui di esboçou a sombra de um sorriso, e ele olhou para Lei Tie:

 

“Zhenguo gong, como tem estado? Está tudo bem responder sentado.”

 

Lei Tie fez uma reverência com as mãos juntas e disse: “Vivi nas montanhas e campos por muito tempo, despreocupado e satisfeito. E Huangshang, está bem?”

 

Xiaohui di ficou feliz com a segunda frase, e não tentou descobrir se a frase anterior tinha ou não um significado oculto. Seus olhos mostravam alguma culpa: “Seu rosto ... Zhen vai ordenar que o Hospital Imperial prescreva alguns bons remédios para você.”

 

Lei Tie disse: “Obrigado pela preocupação de Huangshang, mas weichen deseja manter esta cicatriz.”

 

“Oh?” Xiaohui di sorriu fracamente. O motivo era profundo demais para ser compreendido: “Por que isso?”

 

Lei Tie disse, indiferente: “Esta cicatriz pode evitar muitos inconvenientes.”

 

Xiaohui di lançou-lhe um olhar profundo, e deu uma olhada rápida na direção de Qin Mian: “Ouvi dizer que Qin gongzi é bom em medicina. Daquela vez, o incidente do envenenamento do didi do Zhenguo gong foi resolvido por Qin gongzi.”

 

“Qin gongzi?” Havia uma névoa flutuando no fundo dos olhos de Lei Tie.

 

 

 

 

 

 

Notas sobre os nomes dos personagens:

 

Lei Dashan (雷 大山 Léi Dàshān): da = grande; shan = montanha (este foi o servo que acompanhou eles anteriormente à Capital, sendo que na ocasião, foi chamado apenas de Dashan);

 

Lei Dahe (雷 大河 Léi dà hé): da = grande; he = rio;

 

Lei Dashu (雷大树 Léi dà shù): da = grande; shu = árvore;

 

Os três são servos, e portanto compartilham o xing “Lei”, de Lei Tie.

 

Chen Fu (陳福 Chén fú): Chen = mostrar, explica, exibirr; fu = sorte

 

Chen Mufeng (Mu Chen) (陈沐风 Chén mù fēng): Chen = exibir; mu = receber; feng = vento.

 

Li Fushou (nome do Eunuco Li) (李福寿 Lǐ fúshòu): Li = ameixa; fushou = felicidade e longevidade

 

 

 

 

 

 

Espaço da Graci:

 

Graci: AAAAAAAAAAAAAA ·´¯`(>▂<)´¯`·. que dó, quem chorei com a despedida dos meninos a Yidian Bai e Jin Mao? Não se tira os animais de estimação de duas crianças…ヽ(*。>Д<)o゜ ainda mais quando eles são tão especiais (;´༎ຶД༎ຶ`)

 

Bom, agora as coisas ficam complicadas. Qual será a relação entre Huangshang e a cicatriz de Lei Tie? Será que vai ficar tudo bem com a nossa família preferida dentro da Corte Imperial?

 

E se Lei Tie pudesse, ele agredia o Imperador folgado por tratar Qin Mian como “Qin gongzi” e não “Zheng gongguo furen”, eu senti a pressão daqui.

 

 



14 Lei (雷 Léi): enquanto os Jia jiang receberam o xing Leiqin, os servos comuns receberam o xing ‘Lei’
15 Círculos Oficiais (官场 guānchǎng): basicamente, a burocracia do governo na China Antiga
16 Chong’en (崇恩 Chóng ēn): literalmente, graça sublime.
17 Sheng (圣 Shèng): uma palavra que significa entre outras coisas, sábio, mestre, santo. É uma das formas de se referir ao Imperador, como ‘O antigo rei do mundo’, a denominação mais extrema dada ao Imperador.
18 residência de pátio composto (大院 dà yuàn): É um tipo de residência onde as construções estão por todos os lados e o pátio está no meio. O pátio composto é uma residência grande, composta por vários pátios quadrangulares com várias casas que compartilham os pátios centrais.
19 Jun Wang ((郡王 Jùn wáng): Literalmente, Príncipe da Comandaria. Inicialmente, Wang significava rei, mas a partir de certo momento histórico, o Imperador ‘rebaixou’ os reis sob seu comando a ‘Príncipes’, a fim de deixar claro que ele era superior, e os Príncipes, seus súditos. A Comandaria é uma divisão administrativa maior, que engloba vários Condados.O cargo de Jun Wang, Príncipe da Comandaria normalmente era dado apenas a parentes da casa imperial.
20 Chen (陈 Chén) significa exibir, mostrar, e é um caractere diferente do nome de Mu Chen (沐晨 Mù chén, que significa receber manhã); o Mu, entretanto, é o mesmo: 沐; 陈沐风 Chén mùfēng significa receber o vento. 国风·陈风 Guó fēng·chén fēng (estilo nacional - mostrar o vento) é um dos quinze estilos nacionais do Livro das Canções, a mais antiga coleção de poesias chinesa. Então, os dois nomes vêm do trocadilho com esse estilo de poesia, adicionado ao Mu. Foi provavelmente com esse tipo de raciocínio que Qin Mian intuiu o nome de Mu Jun Wang.
21 tranças de chifre de carneiro (羊角辫 yángjiǎo biàn): tranças (ou rabinhos de cavalo, se o cabelo for muito curto para trançar) bem altas na cabeça, muito usado por crianças.
22 meninos de ouro (金童 jīn tóng): menino de ouro e menina de jade são servos dos imortais que desceram para o mundo dos mortais para ajudar as pessoas. Diz-se que eles continuam renascendo vida após vida como mortais. O termo menino de ouro é um elogio a meninos inocentes e animados, inteligentes e corretos.
23 Zhen (朕 Zhèn): zhen é um pronome pessoal e significa 'eu / meu', mas é de uso exclusivo do Imperador.
24 primavera dos pessegueiros (桃源 táoyuán): uma metáfora para uma paisagem paradisíaca, uma terra escondida de paz e prosperidade.
25 apresentá-la (呈 chéng): apresentar a um superior, no caso o Imperador.
26 Weichen (微臣 Wēi chén): ‘Este humilde oficial’, uma forma humilde de um Oficial se apresentar.
27 Caomin (草民 Cǎomín): ‘Este plebeu’, literalmente, as raízes da grama, algo como ‘pessoa do campo’, uma forma humilde de se referir a si mesmo, com origem nas palavras de Confúcio.

 

anterioríndicepróximo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~