Livro 5 - 男以为情 - A forma masculina de lidar com os sentimentos1
Capítulo 207 - Retornar para casa em glória
Foi dito para liderarem o caminho, mas naturalmente, Qin Mian e Lei Tie não podiam andar na frente de Xiaohui di. Depois de entrarem no Condado, Xiaohui di ficou na frente deles, enquanto Qin Mian e Lei Tie seguiram imediatamente atrás. O arranjo ordenado das casas, a abundância de verde nos campos cultivados, o lago azul claro como o céu. Xiaohui di viu tudo, com um semblante satisfeito no rosto, assentindo com a cabeça de tempos em tempos. No campo ao longe, um fazendeiro com a enxada no ombro conversava animadamente com o fazendeiro do campo ao lado. Sua face estava diretamente voltada para o sol, e seu sorriso refletia a satisfação de estar vivo, tocando o coração das pessoas. Sob os salgueiros, haitong2 de diferentes idades brincavam de perseguir de forma ruidosa. Suas vozes infantis nítidas e claras transbordavam de alegria. De vez em quando, a furen que lavava suas roupas na laje de calcário à beira do lago erguia a voz para os repreender. Apesar de estar brigando com eles, sua voz estava definitivamente cheia de carinho pelos haizi.
Qin Mian e Lei Tie não usaram palavras bonitas para contar a Xiaohui di quanta energia física e mental eles gastaram na reconstrução do Condado de Kui. A expressão deles era calma, parecendo não se importar com os ganhos ou perdas.
O Eunuco Li viu e entendeu claramente, e não pode deixar de lamentar por Huangshang, que estava prestes a perder os dois, seu subordinado e Dajiang.
Contagiado pela atmosfera tranquila e pacífica do Condado, Xiaohui di se esqueceu temporariamente que Qin Mian e Lei Tie estavam prestes a renunciar, e riu com vontade. “Bom, bom. Sigam Zhen até adiante para dar uma olhada.”
Xiaohui di os liderou até os campos, e todos prontamente o seguiram.
Os camponeses que estavam capinando a terra finalmente notaram uma grande procissão à distância. Eles sabiam que só o Huangdi podia vestir amarelo brilhante, e depois de ficarem chocados, rapidamente entenderam a identidade do homem. Pálidos de medo, e com a mente em branco, eles se ajoelharam no chão.
Xiaohui di avançou prontamente, e cordialmente disse ao laozhe mais próximo: “Laorenjia, rápido, rápido, se levante.”
O laohan3 se sentiu lisonjeado e suas pernas enfraqueceram. Ele demorou muito tempo para se levantar.
Xiaohui di gentilmente chamou os camponeses próximos e perguntou a idade deles, quais as lavouras plantadas nos campos, quantas pessoas havia na família deles, e assim por diante.
Os poucos jovens eram mais ousados. Eles criaram coragem e responderam. Vários laoren foram incentivados a entrar na conversa.
Quando Xiaohui di era amável, era muito difícil não gostar dele. Por um momento, uma pessoa com identidade celestial, e várias pessoas mundanas conversaram animadamente.
Um xiaozi de oito anos correu do pessegueiro até ele, com um grande pêssego vermelho. A expressão do Eunuco Li mudou um pouco. Ele estava prestes a avançar, quando Xiaohui di o parou.
Xiaohui di acreditava que Qin Mian e Lei Tie tinham um alto controle sobre o Condado de Kui, então ele pessoalmente descascou o pêssego e o mordeu. “En, doce.”
Isso era natural. O padrão de vida das pessoas que moravam na montanha era mais baixo que o das pessoas que moravam na planície. Qin Mian deliberadamente os ajudou. Quando ele plantou essas árvores, ele usou Água da Nascente Espiritual para transformá-las. Portanto, todas as frutas do Condado de Kui eram muito doces.
“Muito obrigado pela hospitalidade, xiaojiahuo.” Xiaohui di, de forma benevolente, esfregou a cabeça dele.
O xiaohai voltou com um sorriso sincero, e um semblante confuso. O fuqin do xiaohai ficou tão emocionado que suas mãos tremiam, e ele quase desmaiou.
Qin Mian se esforçou para segurar o riso, temendo que o fuqin do xiaohai o impedisse de lavar o cabelo por mais de dez dias, até meio mês.
Depois de caminhar pelas terras agrícolas, Qin Mian e Lei Tie levaram Xiaohui di novamente para a cidade. Xiaohui di escolheu algumas casas para visitar, e ficou muito satisfeito.
Neste momento, Xiaohui di também estava um pouco cansado. Ele pediu a Qin Mian e Lei Tie que o levassem para sua casa.
Lei Tie instruiu a Guarda Imperial para ir na frente e organizar a defesa. Quando Qin Mian, Lei Tie e Xiaohui di chegaram, a casa de Qin Mian estava tão protegida quanto um barril de ferro. Qin Mian providenciou para que Xiaohui di descansasse no quarto principal, acompanhado pelo Eunuco Li.
Qin Mian perguntou aos dois Yuchu que vieram com o Xiaohui di, que ingredientes eles precisavam, e foi comprar pessoalmente todo tipo de carne; depois foi à horta colher alguns vegetais.
Depois que Xiaohui di descansou por quase um shichen, pediu que Qin Mian e Lei Tie o acompanhassem no almoço.
À tarde, Qin Mian e Lei Tie levaram Xiaohui di à escola, e às várias salas de treinamento de habilidades técnicas do Condado. Xiaohui di elogiou muito as ações de Qin Mian.
Embora entre ‘Acadêmicos, fazendeiros, artesãos e comerciantes4’, ‘comerciantes’ seja o último, Xiaohui di nunca pensou que os comerciantes eram menos importantes. Por exemplo, na guerra contra Tuluo, só o dinheiro doado pelos comerciantes totalizou mais de dez milhões. Além disso, os impostos pagos pelos comerciantes à Corte Imperial eram uma fonte significativa de recursos.
Como Xiaohui di tinha vindo de muito longe, era impossível ir embora logo após a inspeção local. No dia seguinte, pela manhã, Qin Mian e Lei Tie o levaram para experimentar por si mesmo o prazer de colher frutas e vegetais pessoalmente.
Quando viu que alguém estava arando o campo, Xiaohui di foi experimentar. Quando ele segurou o arado, o semblante de vários Guan que o acompanhavam mudou para uma expressão de pavor, por medo de que de repente o boi enlouquecesse e ferisse Xiaohui di.
Xiaohui di sabia que Qin Mian e Lei Tie o protegeriam do perigo, então ele estava muito calmo, e se divertiu completamente.
Após ver Xiaohui di, muitas pessoas que estavam assistindo gostaram ainda mais dele. O Huangdi sempre teve um lugar de destaque em seus corações. Quem poderia imaginar que eles poderiam não apenas ver Huangdi pessoalmente, mas também o ensinar a arar o campo?
Depois de ficar quatro dias no Condado de Kui, em breve Xiaohui di partiria de volta à Capital.
Quando veio desta vez, Xiaohui di trouxe um novo Xianling para o Condado de Kui com ele, e pediu diretamente para ele ficar. Xiaohui di pediu a Qin Mian e Lei Tie que retornassem à Capital junto com ele, para a renúncia formal.
Xiaohui di tinha uma boa intenção. Se Qin Mian e Lei Tie fossem diretamente do Condado de Kui para a Vila Qingshan, ele temia que os as pessoas da Corte Imperial pensassem que Xiaohui di os tivesse “colocado no palácio frio5”, e mais tarde, apenas no caso de que Qin Mian e Lei Tie se encontrassem com eles, algum Guan inconveniente quisesse intimidá-los. Se eles retornassem à Capital junto com Xiaohui di seria diferente, pois mostraria que Xiaohui di ainda dava valor a eles.
Qin Mian e Lei Tie não eram tolos, e naturalmente já haviam pensado sobre isso. Eles aceitaram o favor de Xiaohui di.
No dia da partida, os moradores souberam que Qin Mian e Lei Tie iam deixar o Condado de Kui, e todos ficaram tão chocados, que se ajoelharam em lágrimas, de coração partido por terem de se separar deles.
Qin Mian era indiscutivelmente um bom Xianling, e Lei Tie, apesar de não falar muito, e também ser um pouco frio, se esforçou muito para construir o Condado de Kui. As pessoas do Condado não eram cegas, todos tinham visto isso.
“Qin daren, Lei Jiangjun, nós não podemos suportar ficar longe de vocês!”
“Qin daren, Lei Jiangjun, tenham uma boa viagem!”
“Qin daren, Lei Jiangjun, vocês são bons Guan, ah!”
“...”
Xiaohui di ficou surpreso com uma multidão se ajoelhando na grande ocasião da despedida, e não pôde evitar de suspirar e dizer: “Se todos os Guan da minha Da Xia fossem como Lei aiqing e Qin aiqing, Da Xia precisaria se preocupar em não ser poderosa?”
Todos os Guan que o acompanhavam abaixaram a cabeça em concordância.
Su daren, o novo Xianling, viu o povo do Condado acompanhar Qin Mian e Lei Tie li após li em despedida. De repente o sangue em seu peito ferveu, e ele cerrou os punhos com força. Se algum dia, ele conseguisse fazer com que as pessoas fizessem isso por ele, ele pensou, poderia morrer sem arrependimentos.
Nada digno de nota aconteceu no caminho de volta à Capital.
Depois de voltar à Capital, Qin Mian e Lei Tie apresentaram formalmente seus pedidos de renúncia. Xiaohui di removeu Lei Tie do cargo de Zhenguo Dajiangjun, e Qin Mian do cargo de Xianling do Condado de Kui, mas manteve o título de Zhenguo gong de Lei Tie, e o de Gaoming Furen de Qin Mian. Qin Ruiqi manteve o título de Zhenguo gong shizi, e Lei Ruilin manteve o título de Anping gong. Não apenas isso, mas ele também ordenou pessoalmente que a Guarda Imperial escoltasse a família de volta ao seu lar, o que era realmente uma honra e favorecimento extremos.
Chen Mufeng, Zhangsun He e Lei Xiangzhi vieram todos se despedir na torre sobre os portões da cidade.
“Não sei porque, mas eu sinto que depois que eles forem embora, a Capital vai ficar mais chata.” Chen Mufeng segurava no colo um bebê de seis a sete meses, cuja aparência rechonchuda era adorável.
Gentilmente, Zhangsun He cutucou a bochecha do Chen xiaodi: “E daí? Se ficar muito chato, nós podemos ir nos divertir no Condado de Zhaoyang.”
“Então está resolvido.” Chen Mufeng disse.
Lei Xiangzhi sorriu levemente, enquanto observava a família de Qin Mian gradualmente se afastar. Ele desejava que dage e dasao pudessem ser cada vez mais prósperos no futuro. No ano passado, ele foi promovido a Shi du xuexi6 de Quarta Categoria a serviço do gabinete, e acreditava que também poderia ser cada vez mais próspero no futuro.
Depois de deixar a Capital, Qin Mian, Lei Tie, Qin Ruiqi e Lei Ruilin estavam totalmente relaxados, e dentro da espaçosa carruagem, jogavam o jogo de cartas pao de kuai7, ‘inventado’ por Qin Mian. Pao de kuai, como o nome sugeria, tinha como vencedor quem terminasse primeiro com as suas cartas. Qin Mian, Qin Ruiqi e Lei Ruilin agiram em conjunto, então a testa de Lei Tie estava cheia de tiras de papel coladas8. De vez em quando, os três fuzi riam alto, orgulhosos de si mesmos.
Ao ouvirem as risadas do lado de fora da carruagem, os Jia Jiang eram incapazes de conter o sorriso. Yidian Bai estava deitado ao lado da perna de Qin Mian, com a cabeça inclinada para olhar para as cartas. Às vezes suas orelhas se erguiam, às vezes se abaixavam, e de tempos em tempos ele erguia a cabeça, parecendo entender claramente.
A jindiao estava em pé no teto da carruagem, batendo as asas à vontade. Às vezes ela voava, e dava algumas voltas em espiral pelos céus. Às vezes ela pousava, e ficava preguiçosamente olhando em volta. O corpo de Jin Mao era enorme demais, e ele estava em outra carruagem.
Eles não tiveram pressa para voltar, a família se divertiu na estrada. Eles demoraram mais de um mês para entrar no Condado de Zaoyang.
Seu velho amigo Nie Heng tinha recebido as notícias previamente, e veio até a entrada da estrada para dar as boas vindas a eles.
Depois de almoçar na casa de Nie Heng, a comitiva seguiu viagem, e chegou na Vila Qingshan no final da tarde.
Os dias de verão eram longos e os aldeões, que ainda não haviam descansado, se reuniam sob as grandes árvores na entrada da vila para aproveitar a brisa fresca. Alguns reforçavam as solas dos sapatos, alguns faziam uma refeição, alguns jogavam qi, e outros conversavam.
Wu Di tinha olhos afiados e avistou uma carruagem familiar se aproximando. Ele se levantou abruptamente e disse surpreso: “Não é a família de Tiezi?”
“Oh, é verdade!”
“Há até soldados escoltando eles, né? Este é um verdadeiro retorno ao lar em glória9, ah!”
Enquanto comentavam, um a um eles se aproximavam para das as boas vindas cordialmente:
“Xifu de Tiezi, vocês voltaram, ah?”
“A viagem foi muito cansativa?”
“Vocês voltaram! Todo mundo sentiu tanto a falta de vocês.”
Algumas crianças perguntaram impacientes: “Qin shushu10, Yuanyan e Manman estão de volta?”
“Yuanyuan, Manman…”
“Também Jin Mao e Yidian Bai!”
Espaço da Graci:
AAAAAA finalmente de volta em casa! E eu tenho a impressão que esse Chen xiaodi vai ser a pessoa mais amada desse mundo. Certamente Chen Mufeng e Zhangsun He vão cuidar dele como o filho que eles não podem ter juntos, e Zhangsun Hong vai ganhar um irmãozinho postiço. Boa sorte pro melhor casal secundário na sua vida de casados! E bem vindos de volta à Vila Qingshan, melhor família do mundo.
1 A forma masculina de lidar com os sentimentos: esse título foi bem difícil de traduzir. LNMX, como nos demais, pegou uma expressão idiomática e trocou o nan de difícil pelo nan de masculino. A expressão original é 难以为情 Nán yǐ wéi qíng, que pode ser traduzido como ‘O relacionamento humano-humano é difícil de lidar’ ou como ‘Incapaz de evitar de se sentir envergonhado’. Mas LXNM trocou difícil por masculino, ficando 男以为情 nán yǐwéi qíng. Em uma tradução literal, yiwei é pensar, mas não caberia bem no conteúdo do volume 5, e como o título vem de uma expressão idiomática já existente, optei por separar as palavras yi e wei, pois na expressão a palavra é ‘nanyi’, difícil de. Yi sozinho significa ‘por meio de; assim, portanto; considere como; em ordem de’. Se eu juntar ‘男以’, ficaria algo como ‘meios masculinos; forma de agir masculina’; wei é ‘como, por causa de, agir como’. Portanto, acabei colocando como título: ‘A forma masculina de lidar com os sentimentos’↩
2 haitong (孩童 háitóng): criança↩
3 laohan (老汉 lǎohàn): homem velho, velhote↩
4 Acadêmicos, fazendeiros, artesãos e comerciantes (士农工商 shìnónggōngshāng): ‘as quatro classes sociais’ da China antiga, em ordem de importância e status.↩
5 colocado no palácio frio (打入了冷宫 dǎ rùle lěnggōng): uma expressão que significa que as pessoas foram colocadas de lado ou descartadas. Vem do fato de que os antigos imperadores colocavam concubinas desfavorecidas em prisão domiciliar em palácios frios. É similar à nossa expressão ‘colocado na geladeira’↩
6 Shi du xuexi (侍读学士 shì dú xuéshì): Bacharel em atendimento. Esta posição oficial é atribuída principalmente ao Gabinete ou à Academia Hanlin, e suas tarefas são compor, editar e revisar literatura e história. Acima dela está o Mestre da Academia.↩
7 pao de kuai (跑得快 Pǎo dé kuài): um jogo de cartas com baralho comum, popular principalmente em Jiangsu e Zhejiang, e também é muito popular nos campi universitários. As regras do jogo determinam que os jogadores precisam jogar o maior número possível de cartas o mais rápido possível, e o jogador que terminar de jogar as cartas primeiro vence. O jogador perdedor é calculado de acordo com o número de cartas restantes na mão, quanto mais cartas sobrarem, mais pontos serão deduzidos. Existem regras que delimitam que carta ou cartas poderão ser jogadas, dependendo de uma ordem, referente às cartas jogadas pelo jogador anterior. Essas regras são parecidas com poker.↩
8 é um costume chinês, especialmente entre as crianças, de colar tiras de papel na testa dos perdedores de pao de kuai.↩
9 retorno ao lar em glória: é usada uma expressão idiomática, 衣锦还乡 Yījǐnhuánxiāng, literalmente ‘retornar ao lar vestido em brocado’. Essa expressão refere-se ao retorno à cidade natal com roupas esplêndidas depois de se tornar rico e nobre, e tem também o significado pejorativo de retornar à cidade natal para se exibir (dependendo da forma como é falado).↩
10 shushu (叔叔 shūshu): tio que é irmão mais novo de seu pai. Refere-se a um homem da mesma geração de seu pai, mas mais novo que ele. Há uma sutileza aqui: se o considerassem a figura ‘materna’ do casal, as crianças provavelmente chamariam Qin Mian, de um modo natural, de jiujiu (舅舅 jiùjiu), tio do lado materno. Mas eles entendem que apesar de ‘xifu’, esposa, Qin Mian não representa uma figura feminina. Eu amo essa história por causa de detalhes sutis como esse.↩
⋘ anterior ☯ índice ☯ próximo ⋙
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~