Capítulo 145 - A família de quatro pessoas vai viajar
Antes de partir, havia muitas coisas para organizar. A maioria dos funcionários da oficina de fentiao e da vinícola eram da vila. Além de enfatizarem para eles manterem o sigilo, não havia necessidade de atenção especial. O Restaurante Chi de Xiang e a loja de gaodian foram organizadas como sempre. O Shuang Xiang Lou era o ponto chave do planejamento de Qin Mian.
Nos últimos três anos, o Shuang Xiang Lou quase não desenvolveu nenhum prato novo, mas quase todo mês realizava algum tipo de atividade, como concurso de poemas, sorteio de loteria, prêmios para todos os tipos de cartão de sócio, concurso de contação de histórias e competição de colheita de frutas. Todo tipo de atividade divertida surgia uma após a outra. Os negócios do Shuang Xiang Lou não deterioraram em nada, pelo contrário, ele se tornou cada vez mais próspero.
Esta viagem levaria pelo menos dois meses, então, caso houvesse algum contratempo nos negócios, não havia ninguém da família que pudesse assumir o comando. Portanto, Qin Mian orientou Sun zhanggui que, enquanto ele e Lei Tie estivessem fora, o Shuang Xiang Lou não realizaria nenhuma dessas atividades, para manter a segurança.
Lei Tie planejava levar apenas Leiqin Le, Leiqin Zhong e Leiqin Shun. Quanto aos sete Jia Jiang restantes, ele organizou para que dois ficassem na Yourantianju e cinco no Shuang Xiang Lou.
A notícia da viagem da família de Qin Mian à capital logo se espalhou. Lei Xiangzhi e Huo Sirui vieram assim que souberam.
No terceiro mês, os pessegueiros estavam em plena floração. As flores de pêssego agruparam-se, cobrindo as árvores com uma nuvem rosa. Era um dia ensolarado e tranquilo e a brisa da primavera era suave. Lei Tie estava levando Yuanyuan e Manman para praticar artes marciais sob o pessegueiro, com Yidian Bai e Jin Mao os seguindo, para se juntar à diversão.
Uma mesa redonda, duas poltronas grandes e duas poltronas pequenas foram colocadas sob o pessegueiro não muito longe. Sobre a mesa havia um jogo de chá, uma cesta de maçãs e dois pratos de dianxin. Qin Mian estava inclinado para a frente na mesa, escrevendo e desenhando.
Ao lado da mesa redonda, havia um tapete e alguns brinquedos espalhados. Não se sabe quando, uma grande maçã vermelha havia caído no chão.
Enquanto a brisa da primavera soprava, algumas pétalas de pêssego caíam suavemente.
“Mão esquerda fechada, empurre para frente.” Lei Tie descreveu o movimento, enquanto o demonstrava.
Yuanyuan e Manman pareciam muito sérios. Suas pernas esquerdas estavam esticadas enquanto as direitas se agacharam em uma postura de cavalo, os braços foram levantados e as pequenas mãos cerradas em punhos, que de repente avançaram com um grito juvenil que saiu de suas bocas.
“Levante, mude para o punho direito. Gire o corpo e ataque novamente.”
“Fique ereto, mude para o punho direito. Gire e ataque novamente.”
Qin Mian tinha um sorriso no rosto enquanto observava o grande e os dois pequenos. Só depois de um bom tempo ele parou de olhar e continuou a escrever o seu planejamento no livro.
Quando Lei Xiangzhi e Huo Sirui olharam para a cena calorosa e animada da família de quatro pessoas se dando tão bem, eles mal conseguiram se aproximar e perturbar a família. Um servo veio avisar Qin Mian: “Reportando ao xiaoye, wugongzi e guye166 vieram”.
Qin Mian acenou para Lei Xiangzhi e Huo Sirui.
“Vocês vieram.”
Agora, a identidade de Huo Sirui não era mais de colega de Lei Xiangzhi, mas de meifu167 de Lei Tie. Ele veio até Qin Mian e fez uma reverência com as mãos juntas: “Sirui saúda dasao.”
“Dasao.” Lei Xiangzhi também o cumprimentou.
Lei Tie veio com Yuanyuan e Manman.
Lei Xiangzhi e Huo Sirui saudaram novamente: “Dage.”
Os dois xiaojiahuo, com suor nos rostos, juntaram os punhos e se curvaram solenemente para saudar: “Yuanyuan / Manman saúda wushu e gufu168!”
Lei Xiangzhi e Huo Sirui acharam divertido, e ambos riram. Qin Mian pegou um lenço e enxugou o suor de Yuanyuan e Manman.
“Yuanyuan e Manman são realmente espertos.” Huo Sirui tirou do bolso da manga duas pedras coloridas redondas do tamanho de laranjas e as entregou a Yuanyuan e Manman: “Essas são as pedras que gufu pegou quando passeava na margem do rio. Elas não valem nada, mas são interessantes. Vou dar para vocês dois.”
Yuanyuan e Manman olharam para Lei Tie. Lei Tie concordou com a cabeça ao perceber que as pedras eram de fato comuns.
“Obrigado, gufu!” Yuanyuan e Manman tiraram os sapatos e foram brincar no tapete ao lado.
Yidian Bai esfregou as solas dos pés e pulou no tapete, rolando as pedras com o focinho enquanto brincava com eles.
Jin Mao veio vagarosamente para o lado; ele bufou e respirou fundo, soprando para longe as pétalas que caíam na frente dele.
Depois de trazer mais duas xícaras de chá e duas cadeiras, o servo recuou para o lado.
Qin Mian casualmente acenou para Lei Xiangzhi e Huo Sirui se sentarem, serviu as duas xícaras de chá, e perguntou a Huo Sirui: “É raro você vir aqui, por que você não trouxe xiaomei também?”
Depois que Lei Chuntao se casou com Huo Sirui, ela deu à luz uma nu’er, cujo nome de infância era Dangdang. Huo Sirui não se importou, mas o Huo yuanzhang e Huo furen ficaram desapontados. Huo yuanzhang sempre sonhou em ter um xiao sunzi a quem pudesse ensinar; quanto a Huo furen, ela também queria muito um sunzi. No entanto, talvez seja porque Lei Chuntao viu muitos conflitos entre poxi em sua casa antes de se casar, ela sutilmente aprendeu muito. Depois de um tempo, ela se deu bem com Huo furen como se fossem munu169 biológicas. Até Huo yuanzhang também mudou de atitude em relação a ela. Devido a Lei Chuntao cuidar bem de seus gongpo170, Huo Sirui naturalmente a amava mais. Agora, toda a família vivia em um relacionamento alegre e harmonioso. Na Vila Qingshan, os moradores que sabiam disso invejavam secretamente o casamento de Lei Chuntao.
Huo Sirui e Lei Xiangzhi se entreolharam, e ele disse: “Dasao, dage, na verdade, wudi e eu viemos aqui para pedir algo, então não trouxemos nossas niangzi.”
"Oh?" Lembrando do Chunwei171 que se aproximava, Qin Mian vagamente adivinhou o que era.
Como esperado, Lei Xiangzhi disse: “Dasao, Sirui e eu participaremos do Chunwei no quarto mês deste ano. No entanto, a Capital está muito longe. Talvez demore quase vinte dias para chegar de carruagem. Nós dois somos estudiosos fracos e estamos muito preocupados em encontrar contratempos no caminho.”
“E se perdermos o Exame por causa de algum incidente, os dez anos de estudo árduo serão desperdiçados no momento final.” Huo Sirui se sentia envergonhado ao dizer: “Ouvimos dizer que dage e dasao pretendem levar Yuanyuan e Manman para um passeio na Capital. Então pensamos em perguntar a dasao se é possível mudar para uma data anterior, para ir junto conosco. Dage e a dasao são ambos altamente proficientes em artes marciais, se pudéssemos ter a companhia de dage e dasao, nos sentiríamos muito seguros.”
Lei Tie olhou para Qin Mian em silêncio.
Qin Mian estava em um dilema. Se eles tivessem que se apressar para a data do Exame, eles deveriam partir no final do terceiro mês. No terceiro mês chovia muito e, para ser sincero, era um prazer viajar de vez em quando em dias de chuva. Mas a intenção original dele e de Lei Tie era trazer Yuanyuan e Manman para ‘se divertir’ na viagem. Se eles ficassem confinados na carruagem durante todo o caminho, onde estava a diversão? Além disso, se partissem com antecedência, Yuanyuan e Manman não poderiam comemorar seus aniversários em casa.
Lei Xiangzhi e Huo Sirui não sabiam que Yuanyuan e Manman carregavam um Instrumento Espiritual que poderia aquecer o corpo do usuário; eles pensaram que Qin Mian estava preocupado com a saúde de Yuanyuan e Manman. A primavera do terceiro mês era fria e as crianças adoeciam facilmente em viagens de longa distância. Os dois homens não ousaram insistir e esperaram em silêncio pela decisão de Qin Mian. Ambos sabiam que estavam forçando a outra parte, mas estavam realmente com medo de contratempos na estrada. Se os dez anos de estudo árduo fossem destruídos na última etapa, como alguém poderia se conformar?
Qin Mian pensou um pouco e se colocou na situação de Lei Xiangzhi e Huo Sirui, e simpatizou com eles. Então, ele assentiu levemente para Lei Tie.
Lei Tie percebeu o erro de suposição de Lei Xiangzhi e Huo Sirui. Ele beliscou o ombro de Qin Mian e murmurou após um momento: “Vamos partir o mais rápido possível. Caso o tempo esteja muito frio, podemos parar em uma hospedagem por alguns dias.”
Qin Mian ficou um pouco confuso. Depois de pensar sobre isso, ele entendeu porque Lei Tie disse isso. Assentiu com um sorriso: “Tudo bem.”
Os semblantes de Lei Xiangzhi e Huo Sirui revelaram sua alegria. Sem combinar, eles se levantaram ao mesmo tempo e fizeram uma reverência com as mãos juntas para ele e Lei Tie, muito encabulados.
“Tornamos as coisas difíceis para dage e dasao. Não apenas isso, ainda vamos prejudicar Yuanyuan e Manman, os dois xiaojiahuo não poderão passar o aniversário em casa. Nós realmente nos sentimos muito mal por isso.”
Yuanyuan e Manman pensaram que eles estavam os chamando, então eles viraram suas cabeças para olhar, mas não obtiveram resposta. Como pequenos adultos, eles encolheram os ombros e continuaram a brincar.
Qin Mian acenou com a mão e disse: “Não importa. O local onde se comemora o aniversário não faz diferença.”
Lei Tie falou, indiferente: “Retornem para se preparar. É possível partir em cinco dias?”
“Sem problemas.” Lei Xiangzhi olhou para Huo Sirui.
Huo Sirui respondeu: “Eu também não tenho nenhum problema.”
Qin Mian aproveitou para dizer: “Se vocês tem amigos que também vão à Capital para prestar o Exame, podem convidá-los para ir junto. Mas é melhor não ter muitas pessoas. Eu e A-Tie não gostamos de muito barulho.”
Lei Xiangzhi e Huo Sirui ficaram muito felizes quando ouviram isso e apressadamente agradeceram.
“Dasao pode ficar tranquilo. São apenas mais três pessoas: Qu Zongwen, Bu Qingyun e Zhao Tianhe. Você e dage conhecem eles.”
Qin Mian assentiu.
“Dage, dasao, então estamos indo.”
Depois que Lei Xiangzhi e Huo Sirui saíram, Qin Mian e Lei Tie também ficaram ocupados. Qin Mian foi cuidar dos negócios da família; Lei Tie foi cuidar das roupas e objetos pessoais das quatro pessoas da família. Muitas coisas poderiam ser colocadas no Espaço, mas publicamente, tudo o que precisa ser levado não poderia faltar, para que não despertasse suspeitas.
Lei Xiangzhi e Huo Sirui foram muito atenciosos. No dia seguinte, Huo Sirui mandou entregar casacos acolchoados de algodão novos para Yuanyuan e Manman. A qizi de Lei Xiangzhi, Li shi, deu a Yuanyuan e Manman chapéus macios, nos quais havia um pequeno animal que afastava os espíritos malignos, bordado pela própria Li shi. Dava para ver que ela empregou seu coração nesse trabalho.
Quatro dias depois, o céu estava claro e o dia primaveril estava quente. Duas carruagens saíram da Yourantianju. Na frente, havia uma carruagem conduzida por Leiqin Le. Qin Mian, Lei Tie, Yuanyuan, Manman e até Yidian Bai, estavam todos à bordo dela. O corpo do pobre Jin Mao era muito grande para esta viagem à Capital, ele teve que ficar para trás cuidando da casa. Leiqin Zhong e Leiqin Shun cavalgavam, e atrás deles estava outra carruagem conduzida por um servo, carregando a bagagem da comitiva e outros itens.
As carruagens pararam no portão da velha casa. Depois que Lei Xiangzhi se despediu de seus qier172 e fumu, ele embarcou na primeira carruagem com a sua bagagem nas costas. A família de Huo Sirui tinha uma carruagem. Quando chegassem à Capital do Condado, ele iria para a carruagem de Huo Sirui.
Os aldeões que se preocupavam com Lei Xiangzhi pararam na entrada da vila e ficaram olhando as carruagens partirem.
Yuanyuan e Manman gostavam muito de andar de carruagem. Eles se inclinaram na janela para observar a vila se distanciando gradualmente. Lei Tie segurou cada um dos meninos em um de seus braços poderosos.
Com seu laodie os segurando, Yuanyuan e Manman se sentiram muito seguros e sem medo algum. De vez em quando, suas mãos e cabeças se estendiam para fora da janela. Os dois xiaojiahuo estavam obviamente animados enquanto conversavam o tempo todo:
“Gege, olhe, há tantos passarinhos na árvore.”
“En.”
☯
Notas sobre os nomes dos personagens:
Dangdang (当当 Dāngdāng): ding dong (onomatopéia: som de sinos)
Espaço da Graci:
Como não há muito para se comentar nesse capítulo além da fofura de sempre, vou aproveitar para falar sobre os servos. A partir do momento em que Fu shu e Leiqin Le assumiram novas responsabilidades e a família cresceu, Qin Mian e Lei Tie colocaram mais servos trabalhando na Yourantianju. Assim, quando forem citados servos sem dar nomes, é um desses. Mas fica claro que esses novos servos são tão bem tratados quanto os primeiros e os Jia Jiang, uma vez que o servo não nomeado se referiu a Hui Sirui como guye, reforçando a noção de família.
166 guye (姑爷 gūyé): esse é um termo formal usado para o ‘tio’ que é marido de uma tia paterna. Perceba que os servos usam tratamentos respeitosos para se referir aos parentes de Lei Tie, como se o seu senhor, Lei Tie, fosse o seu pai.↩
167 meifu (妹夫 mèifū): marido da irmã mais nova↩
168 gufu (姑父 gūfu): tio, que é marido de uma tia paterna (姑姑 gūgū)↩
169 munu (母女 mǔ nǚ): se ‘poxi’ é sogra e nora, munu é mãe e filha↩
170 gongpo (公婆 gōngpó): pai e mãe do marido, sogros↩
171 Chunwei (春闱 chūnwéi): literalmente, Exame de Primavera; outro nome para o Huishi (会试 Huì shì), anteriormente citado↩
172 qier (妻儿 qī ér): esposa e filhos↩
⋘ anterior ☯ índice ☯ próximo ⋙
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~