segunda-feira, 22 de maio de 2023

[Novel] Transmigração de Mian - Capítulo 200

 




Capítulo 200 - Chegando ao final de uma fase

 

 

 

Qin Mian e Lei Tie ouviram o plano sinistro que Lei Ruilin teve para dar uma lição em Chen Bodong, e a frase que Qin Ruiqi usou para convencê-lo do contrário: “Não é necessário se rebaixar ao nível de um cachorro perdido342.” Por isso, eles não interferiram na conversa entre os dois xiongdi.

 

A neve ainda estava caindo. Os flocos de neve pareciam sementes de dentes de leão, flutuando lentamente até o chão, e desaparecendo sem deixar vestígios ao se aproximar da fogueira.

 

“Xifu, está com fome?” Lei Tie levantou a mão para retirar os flocos de neve dos cílios de seu xifu.

 

“Um pouco.”

 

Lei Tie olhou para os quatro faisões que estavam assando, retirou uma coxa já assada, e entregou para ele.

 

Qin Mian pegou a coxa e ofereceu um lado para ele, para que ele mordesse antes dele comê-la, e então assentiu com a cabeça enquanto comia: “O sabor é muito bom. Seria tão bom se eu pudesse beber um pouco de vinho.”

 

Originalmente, o plano dele era que apenas a família de quatro fosse caçar em um dia de neve. Quando pegassem alguma presa, voltassem juntos para lidar com ela. Bebessem um pouco de vinho, comessem churrasco com carne assada, cogumelos, batata, peixe, esse tipo de coisa. Certamente seria divertido. Ele não esperava que seu plano fosse arruinado por Xiaohui di, e com tantas pessoas em volta, se sentia um pouco desconfortável.

 

Lei Tie entendeu perfeitamente o ponto de seu xifu, e o consolou: “Vamos ter outra oportunidade mais tarde.”

 

“En.” Qin Mian comeu a coxa até o osso ficar completamente limpo. A culinária de seu homem era realmente boa. A carne se separava facilmente do osso, e não apenas era suave e perfumada, também não enroscava nos dentes.

 

“Laodie.” Ao ver que seu pai já havia comido, Lei Ruilin se aproximou e aguardou ansiosamente.

 

Lei Tie arrancou mais duas coxas de faisão e entregou aos dois erzi.

 

O Eunuco Li saiu da tenda de Xiaohui di carregando uma bandeja com quatro tigelas de sopa fumegantes. Ele olhou ao redor e quando viu a família de Qin Mian, se aproximou com um sorriso no rosto: “Zhenguo gong, Zhenguo gong furen, xiao Shizi, Anping Xian gong, Huangshang pediu que zajia trouxesse essa sopa para vocês. Esta é a sopa reforçada que o Yuchu acabou de preparar. Está quente. Huangshang isenta vocês de agradecer o favor.”

 

Lei Tie se virou para a tenda de Xiaohui di e fez uma reverência com as mãos juntas: “Muito obrigado pelo presente, Huangshang.”

 

Qin Mian pegou a bandeja.

 

Todo sorridente, Lei Ruilin pegou mais uma coxa de faisão e entregou ao Eunuco Li: “Eunuco Li, coma por favor. Laodie que fez, é delicioso.”

 

O Eunuco Li aceitou com os olhos sorridentes: “Ai, muito obrigado, Anping Xian gong.”

 

Qin Mian experimentou a sopa. Ela continha carne e vegetais, e era realmente deliciosa, além de muito nutritiva. Lei Tie e os dois erzi também tomaram a sopa.

 

Embora eles tenham ficado deliberadamente em um local isolado, ainda chamavam a atenção de muitos Dachen. A palavra ‘inveja’ não era suficiente para descrever seu estado de espírito.

 

“Isso é o que realmente chamamos de ‘viver a vida’.” Um Laochen343 suspirou enquanto falava, e muitas pessoas ao seu redor concordaram.

 

Durante os três dias de caçada, a família de quatro pessoas de Qin Mian ficou extremamente feliz. Como prometeram, Qin Ruiqi e Lei Ruilin deram a Xiaohui di uma parte de suas presas, o que fez Xiaohui di rir com vontade.

 

Muitos Dachen não entendiam porque Xiaohui di gostava tanto dos gêmeos. Em termos de aparência, haviam muitas crianças mais adoráveis do que Qin Ruiqi e Lei Ruilin, e em termos de inteligência, haviam muitas crianças mais espertas que os dois xiao xiongdi. Será que a razão pela qual o Xiaohui di preferia ficar próximo desses dois xiao erzi? Mas eles não sabiam que este assunto não era tão complicado. Xiaohui di simplesmente gostava de ser tratado como um “bobo” comum por Qin Ruiqi e Lei Ruilin, e somente na frente desses dois xiao erzi, ele podia ficar relaxado e agir como uma pessoa comum.

 

Depois de retornar da caçada, Qin Mian ficou ocupado com as preparações para o Ano Novo. Embora houvessem servos na casa, alguns pratos para o Ano Novo ainda tinham de ser preparados pessoalmente para que a celebração de Ano Novo possa ser agradável como a dos anos anteriores. Por exemplo, preparar os mesmos dianxin que eles comiam em sua casa.

 

Na manhã do dia vinte e nove do décimo segundo mês, as famílias de Lei Xiangyi e Lei Xiangli chegaram à Capital. Lei Xiangzhi enviou uma pessoa à Mansão do Zhenguo gong para avisá-los.

 

A família de Qin Mian se arrumou, e foi de carruagem até a casa de Lei Xiangzhi.

 

A família de Lei Xiangyi era composta por Lei Xiangyi, Qian shi, sua nuer Lei Xinxin e o erzi Niuniu. A família de Lei Xiangli era composta de Lei Xiangli, Sun shi, e seu erzi Zhuantou. Eram ao todo sete pessoas, e somando a bagagem, vieram com três carruagens. Quando a família de Qin Mian chegou, eles já estavam limpos e arrumados. O salão principal estava muito animado.

 

Lei Xiangzhi e Wei shi estavam o tempo todo se precavendo contra Lei Daqiang, falando apenas só depois de pensar bem.

 

Não se sabia se Lei Daqiang estava começando a entender as coisas, ou se tinha outros planos, mas sua atitude em relação à família de Qin Mian foi inesperadamente normal, nem indiferente nem íntimo. Qin Mian deu um suspiro de alívio.

 

O almoço realizado na casa de Lei Xiangzhi transcorreu sem problemas.

 

Em um piscar de olhos, o Ano Novo chegou. A família de Qin Mian estava tão ocupada quanto antes. Qin Mian teve muitas ideias excêntricas. O programa de entretenimento da família era rico e divertido.

 

No primeiro dia do ano novo, os Dachen civis e militares e Gaoming Furen entraram no Palácio para prestar o bainiang. Qin Ruiqi e Lei Ruilin ganharam muitos presentes bons.

 

A partir do terceiro dia, e de acordo com o relacionamento entre parentes e amigos, as pessoas foram às casas deles, uma a uma, para festejar o ano novo. Era inevitável receber e dar presentes.

 

Neste terceiro dia, os três xiongdi Lei foram à casa de Qin Mian prestar o bainiang. Generosamente, Qin Mian deu a todos os xiaobei344 uma fechadura de longevidade no valor de cinco taéis de prata, e um hongbao com vinte taéis de prata. Também foi uma compensação por não poder receber bem as famílias de Lei Xiangyi e Lei Xiangli na Capital.

 

No quarto dia, Qin Mian e Lei Tie foram visitar Lei Xiangzhi. Temendo que as coisas se tornassem desagradáveis, eles não levaram Qin Ruiqi e Lei Ruilin.

 

O que aconteceu mais tarde fez Qin Mian admirar sua capacidade de previsão.

 

Como esperado, Lei Daqiang não foi capaz de se colocar no seu devido lugar. Desde quando Lei Tie se tornou o Zhenguo gong, ele ficou com isso na cabeça. Quando Lei Tie e Qin Mian voltaram do campo de batalha, até mesmo Qin Ruiqi e Lei Ruilin receberam Títulos. Em comparação, a posição deles era muito superior à de Lei Xiangzhi. Como Lei Daqiang poderia ficar à vontade com isso?

 

No início, todos se sentaram ao redor da mesa para comer, beber, conversar e rir. A atmosfera era bastante agradável. De repente, Lei Daqiang abriu a boca para exigir que Lei Tie e Qin Mian usassem suas conexões para subir a Categoria de Lei Xiangzhi. Não seria difícil para Qin Mian e Lei Tie fazerem isso com seu status, mas como Lei Xiangzhi poderia suportar as palavras de Lei Daqiang? Parecia que Lei Xiangzhi era incapaz de ser promovido sem se utilizar de contatos.

 

Mas o fato é que Lei Xiangzhi era uma pessoa talentosa e que trabalhava duro. Além disso, mesmo que Lei Tie e Qin Mian não tomassem a iniciativa de usar suas conexões, os outros Guan já o viam como didi do Zhenguo gong, dando a ele menos obstáculos e mais oportunidades. Era apenas uma questão de tempo até ele ser promovido.

 

Assim que Lei Daqiang falou, o semblante de Lei Xiangzhi ficou mortalmente pálido. Raiva, humilhação, vergonha e ressentimento, todo tipo de emoções complicadas, se misturava em seus olhos. Mas a razão falou mais alto e ele conseguiu esconder.

 

Esta era a primeira vez que Qin Mian o viu com uma expressão tão feia, o que mostrava que este jovem sempre tão gentil e refinado tinha ficado realmente zangado.

 

Para evitar constrangimentos e não se envolver, Qin Mian encontrou rapidamente um pretexto e puxou Lei Tie para fora.

 

No campo de treinamento de Artes Marciais, Lei Ruilin competia com seu gege, quando perguntou a Qin Mian com o semblante intrigado: “Diedie, o que você345 está fazendo, né? Por que você está se esgueirando?”

 

“Lei Ruilin, é assim que você fala com seu diedie?” O semblante de Lei Tie estava sério.

 

Lei Ruilin rapidamente controlou sua expressão . Ele fez uma reverência com as mãos juntas, e mortalmente sério, perguntou novamente: “Diedie, ouso perguntar, o que o laorenjia346 está fazendo? De onde está vindo, que parece estar correndo para salvar sua vida?”

 

Qin Mian ergueu a mão e deu um peteleco na testa dele: “Xiaozi terrível! Este seu die apenas gosta de andar assim. Não pode?”

 

Lei Ruilin parecia miserável quando cobriu a testa: “Pode…”

 

 

No quinto dia, Qin Wencai veio visitar a Mansão do Zhenguo gong, e contou a Qin Mian e Lei Tie a história por trás do desaparecimento de Qin Mian, e o destino de Qin Jian. Qin Jian estava na Prisão Celestial347 nas montanhas, de onde não poderia sair nesta vida. A fim de prestar contas com Qin Mian, Qin Wencai riscou o nome de Qin Jian do registro familiar, ou seja, o expulsou da família Qin.

 

Qin Wencai pediu a Qin Mian que ele reconhecesse os ancestrais e retornasse ao clã, mas Qin Mian delicadamente recusou. Ele não sabia o que Qin Wencai pensava a respeito, mas inesperadamente ele não insistiu. Só disse que estava tudo bem, desde que Qin Mian estivesse feliz. Depois de conversar a sós com Lei Tie por quase meio shichen, ele se despediu e foi embora.

 

Qin Mian perguntou a Lei Tie sobre o que eles conversaram.

 

Lei Tie não escondeu nada. Ele apenas se desculpou por Qin Mian, e contou coisas sobre o Qin Mian antes dele completar doze anos. Além disso, ele advertiu Lei Tie, dizendo que se ele não fosse bom com Qin Mian, a família Qin tiraria Qin Mian dele.

 

Podia-se ver que Qin Wencai realmente amava muito o dizi. Qin Mian sentiu ainda mais que recusar reconhecer a família foi a escolha certa. Se no futuro a familia Qin tivesse dificuldades, ele e Lei Tie os ajudariam. Isso poderia ser considerado uma retribuição pelo favor de usar o corpo do proprietário original.

 

No sexto dia do primeiro mês, Huangdi começou a escrever sua obra, e as sessões da Corte Imperial foram restabelecidas. O primeiro assunto a ser tratado foi a questão do Da Huangzi, Chen Chuang.

 

A questão do Da Huangzi envolvia a face da Família Imperial, portanto ao tratar do assunto, foi dito apenas que o Da Huangzi havia cometido um grande crime de traição, sem mencionar que ele conspirou junto com o inimigo. No final, Chen Chuang foi proibido de sair da Mansão do Da Huangzi pelo restante de sua vida, e foi obrigado a permanecer sob vigilância dia e noite.

 

O segundo assunto importante a ser discutido foi como Da Xia poderia obter os maiores benefícios na negociação com Tuluo. No mais tardar até o quarto mês, o início do degelo e começo da primavera, o governo de Tuluo enviaria uma delegação de emissários para Da Xia.

 

Qin Mian e Lei Tie já haviam decidido anteriormente aguardar até o final das negociações com Tuluo para renunciar seus cargos oficiais. Entretanto, isso poderia ser muito difícil.

 

As famílias de Lei Xiangyi e Lei Xiangli voltaram para casa depois de passar o Festival das Lanternas na Capital. Qin Mian preparou quatro carruagens lotadas de produtos da Capital, para eles e para os aldeões que tinham um bom relacionamento com eles. Inesperadamente, Lei Daqiang e Wei shi retornaram com eles para a Vila Qingshan.

 

Qin Mian ficou muito surpreso, e perguntou a Lei Xiangli. Ele descobriu que Lei Xiangzhi e Lei Daqiang discutiram, e tiveram um desentendimento completo. Lei Xiangzhi deixou claro para Lei Daqiang que se ele estivesse disposto a ficar quieto na Vila Qingshan, a cada ano ele daria para ele uma pensão de cem taéis de prata. Se Lei Daqiang quisesse permanecer na Capital, ele daria apenas dois taéis de prata por mês de agora em diante, e nenhuma moeda de cobre a mais.

 

Lei Daqiang se recusou a escolher qualquer uma das opções. Então, Lei Xiangzhi criou uma situação onde forçou Lei Daqiang a cometer uma infração. Ele foi preso pelos oficiais da patrulha e jogado na prisão.

 

Só então, Lei Daqiang entendeu que já havia esfriado o coração de seu xiao erzi, e foi convencido por Wei shi a, sem uma alternativa melhor, escolher a primeira opção.

 

Agora, Wei shi estava completamente arrependida de se casar com Lei Daqiang. Não era um problema que Lei Daqiang fosse um glutão ou preguiçoso. O problema é que ele era estúpido demais, e empurrou cada vez mais para longe de si seus dois erzi mais promissores. Se Lei Daqiang soubesse como conquistar esses dois erzi, as coisas não chegariam nesse ponto.

 

Nas palavras de Qin Mian, é preferível ter um deus como oponente, que suportar um porco como companheiro de equipe348.

 

Não se haviam passado nem três dias que Lei Daqiang tinha partido, eles retornaram em estado lamentável. Inesperadamente, eles encontraram bandidos no caminho, e Lei Daqiang ficou tão aterrorizado, que ficou catatônico. Lei Xiangyi e Lei Xiangli não tiveram escolha além de mandá-lo de volta, junto com Wei shi e seus dois erzi.

 

Lei Xiangzhi encontrou um mingyi para diagnosticar e tratar Lei Daqiang, e descobriu que Lei Daqiang realmente ficou estúpido349, e tinha apenas metade das chances de se recuperar no futuro. Lei Xiangzhi mal conseguia acreditar e, depois de um momento atônito, finalmente respirou aliviado. Nos quatro anos em que esteve na Capital, ele estava mais cansado do que nos dez anos em que ficava acordado até tarde para estudar. Agora, ele podia se sentir libertado.

 

Wei shi também parecia ter se livrado de um fardo de mil jin. A catatonia de Lei Daqiang era o melhor resultado para ela. Se ela conseguisse manter um bom relacionamento com Lei Xiangzhi, mais tarde encontraria uma forma de consertar o relacionamento com a família de Lei Tie, e o futuro de seu erzi e sua nuer seria bom. Daqui para a frente, Lei Daqiang era apenas um bebê crescido, e não podia mais causar aborrecimentos a ninguém.

 

Qin Mian não sentiu um pingo de simpatia por ele, apenas suspirou e disse uma frase: “Como esperado, um flagelo dura milhares de anos.350

 

 

 

 

 

 

Notas sobre os nomes dos personagens:

 

Zhuantou (砖头 Zhuāntóu): Zhuan = tijolo; tou = cabeça

 

 

 

 

 

 

Espaço da Graci:

 

AAAA, não dá pra acreditar que o velho era tão mesquinho, mas tão mesquinho, que teve um AVC de medo de perder seus cem taéis de prata! É, gente ruim merece um final ruim como esse. Tô com o maior orgulho do Lei Xiangzhi, que seguindo os passos do irmão mais velho, fez o velho ir pra cadeia pra ele aprender uma lição. É pena que gente assim não aprende! Bom, agora finalmente essa família vai ter um pouco de paz nesse mundo.

 

 



342 cachorro perdido (丧家犬 sàngjiā quǎn): também traduzido como cão enlutado, diz respeito a um cachorro que perdeu seu dono e não tem casa. Geralmente é uma metáfora para aqueles que não têm para onde ir, correm e ficam sem-teto. Geralmente usado em termos depreciativos.
343 Laochen (老臣 Lǎochén): velho oficial
344 xiaobei (小辈 xiǎobèi): a geração mais nova
345 você: é usado o 您 nín, uma forma respeitosa e formal de você.
346 laorenjia (老人家 lǎorénjiā): senhor; é um honorífico para idosos
347 Prisão Celestial (天牢 tiān láo): Prisão celestial, muitas vezes se refere à prisão montada na Capital e diretamente sob o controle da corte imperial. Diferente do calabouço (a cela abaixo do solo), refere-se à cela acima do solo, local onde são mantidos os presos severos. Diz respeito a um lugar cercado por montanhas e íngreme, onde é fácil entrar e difícil sair.
348 é preferível ter um deus como oponente, que suportar um porco como companheiro de equipe: é uma expressão idiomática, 不怕神一样的对手,就怕猪一样的队友 Bùpà shén yīyàng de duìshǒu, jiù pà zhū yīyàng de duìyǒu, que significa que um companheiro de equipe cabeça-dura pode te fazer mais mal do que o oponente mais formidável.
349 estúpido (痴傻 chī shǎ): estúpido aqui é dito dentro de um contexto de doença mental, numa época onde não havia diagnóstico correto para esse tipo de enfermidade. Tem relação com estupor (estado de inconsciência profunda de origem orgânica, com desaparecimento da sensibilidade ao meio ambiente e da faculdade de exibir reações motoras)
350 um flagelo dura milhares de anos: há um provérbio chinês que diz: 好人不长命,祸害遗千年 Hǎorén bù cháng mìng, huòhài yí qiānnián, ou seja: ‘As pessoas boas duram pouco, mas os flagelos duram milhares de anos.’ É um pouco mais forte que o nosso ‘vaso ruim não quebra’, porque quer dizer que mesmo após a morte, o impacto das pessoas ruins é duradouro, transcende seu tempo de vida.

 

anterioríndicepróximo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~