Capítulo 138 - Manyue Jiu (2)
Lei Tie reagiu quase da mesma forma que Qin Mian: ele segurou as fechaduras da longevidade em sua mão, a fim de evitar o desconforto de seu erzi. Mais uma vez, Qin Mian convidou: “Entrem e se sentem.”
Na sala de estar, os dois maridos colocaram Yuanyuan e Manman de volta no berço. Os dois xiaojiahuo pareciam relutantes em deixar os braços dos dois diedie; dois pares de olhos redondos olharam para Qin Mian e Lei Tie. Seus braços se moviam, as pernas pedalavam e as bocas emitiam sons infantis de significado desconhecido.
“Yuanyuan e Manman, os diedie voltarão daqui a pouco.” Qin Mian apressadamente deu um tapinha nos ombros deles enquanto os confortava em um tom suave.
Lei Tie empurrou o sino de vento pendurado no berço. O tilintar atraiu a atenção dos dois wawa; seus globos oculares moviam-se ao longo do sininho de vento oscilante. Qin Mian e Lei Tie aproveitaram a chance para se afastar.
Mu Chen elogiou secretamente que Lei Tie, de rosto tão frio, também tivesse um lado tão “gentil”. Isso o fez pensar espontaneamente em começar uma família, e seria melhor se tivesse também um adorável erzi.
Enquanto Qin Mian servia chá e Lei Tie preparava os dianxin, Nie Heng e Mu Chen olharam para a sala de estar; eles invejavam ainda mais Qin Mian e Lei Tie. Esta sala não parecia nem um pouco luxuosa e extravagante, e ela nem mesmo era organizada. No entanto, a decoração das paredes e a mobília interior, como os sofás, as almofadas, o tapete... tudo parecia feito de forma consciente, revelando um ambiente descontraído e confortável, que acabou por trazer um ambiente acolhedor que era difícil de renunciar, ao contrário das casas de suas famílias influentes, onde a única coisa que fazia as pessoas se sentirem mais profundas era a atmosfera gelada.
Qin Mian colocou duas xícaras de chá na frente de Nie Heng e Mu Chen antes de se sentar no único sofá. “Eu não esperava que vocês dois viessem, então não há Longjing de Xihe nem Pu'er de Yunnan, apenas chá de cinco flores108 caseiro. Eu e a-Tie achamos que o sabor não é ruim, experimentem.”
Depois de colocar os dianxin na mesa, Lei Tie sentou-se em um banquinho redondo ao lado do berço e gentilmente empurrou o berço para frente e para trás para fazer o sino do vento produzir um som melodioso e bonito.
Sentindo-se um pouco estranho, Nie Heng ergueu a xícara de chá: “Por que você acha que Mu Chen e eu somos pessoas tão exigentes?”
Qin Mian encolheu os ombros: “Isso ainda não está claro.”
Mu Chen olhou para as pétalas e as folhas de chá flutuantes, e não achou que fosse nada especial. Depois de tomar um gole, contudo, ele achou esplêndido: “Este chá tem um sabor doce e delicado, um aroma sereno e elegante, bebê-lo levanta o ânimo. Não é diferente daqueles chás de nomes famosos.” Ele subconscientemente quis perguntar como era feito e pensou em qual poderia ser a receita secreta, mas calou a boca a tempo.
“Deve ser extraordinário receber tantos elogios de Mu gongzi.” Nie Heng lançou-lhe um olhar curioso, provou o chá, saboreou e admirou: “É muito bom.” Ele perguntou meio que brincando: “Qin laoban, você está interessado em vender sua receita?”
Ele realmente pensava em ganhar dinheiro o tempo todo. Qin Mian olhou para ele admirado: “Obrigado, não estamos com falta de dinheiro.” Este chá foi feito com três tipos de flores e dois tipos de folhas de chá colhidos no Espaço. O sabor era realmente extraordinário.
“Nesse caso, eu lamento muitíssimo”. Nie Heng estendeu as mãos.
Enquanto os três conversavam, Nie Heng mencionou a compra das frutas da Yourantianju. As cerejas e os pêssegos pareciam estar amadurecendo novamente. Ele e Mu Chen fixaram sua atenção nisso antes.
Qin Mian olhou para Lei Tie e hesitou: “Este assunto…”
Nie Heng largou a xícara de chá e disse surpreso: “Não me diga que você se arrependeu e não quer vender suas frutas.”
Qin Mian acenou com a mão: “Isso não é verdade. Recentemente, tive uma ideia nova, mas ainda não a considerei completamente. Bem, vou falar com vocês dois depois de discutir com A-Tie. Em resumo, já que prometi vender as frutas, não vou voltar atrás. E, claro, como meus amigos, vocês têm prioridade.”
Só então Nie Heng e Mu Chen deixaram de lado suas preocupações.
Qin Mian olhou para o céu: “É quase o shangwu. A-Tie e eu temos que sair com nossos haizi. Não acho que vocês dois estejam acostumados a comer com estranhos. Se vocês dois não se importam, esperem um pouco mais. Eu cozinharei pessoalmente para vocês dois.”
“Certamente eu não ligo.” Nie Heng se levantou: “Iremos com vocês apreciar a paisagem rústica do campo.”
Mu Chen inesperadamente seria a única pessoa na sala, então ele também se levantou: “Vamos.”
Qin Mian pegou Yuanyuan. O pequeno braço sobre seu ombro era macio, macio.
Manman também gostava muito de ser carregado por seu laodie; ele saltou nos braços de Lei Tie. Ele pode ter acabado de fazer um mês de idade, mas tinha uma grande força. Uma pequena mão acenou, enquanto a outra agarrou as roupas de Lei Tie, com medo de cair. Lei Tie gentilmente segurou sua mãozinha e o deixou segurar um de seus dedos.
O casal tirou as quatro fechaduras da longevidade e ajeitou os chapéus na cabeça dos baobao, antes de carregá-los para fora de casa.
Seguindo atrás, Mu Chen fez caretas para Yuanyuan e Manman. Yuanyuan olhou para ele sem expressão e virou a cabeça; Manman, entretanto, riu tanto que sua pequena boca se abriu.
Nie Heng olhou para Mu Chen e explodiu em gargalhadas. Ele pensou que Mu Chen era desprezado por Yuanyuan. No entanto, a razão lhe disse que ele pensava demais; um haizi de um mês não poderia ter emoções tão complexas.
Quase todos os parentes e aldeões já tinham chegado no campo de secagem de grãos ao sol. Centenas de pessoas haviam vindo, tudo estava muito animado.
Vendo Qin Mian e Lei Tie aparecerem com os haizi nos braços, todos se aproximaram e os cumprimentaram com palavras auspiciosas. Eles olharam para os rostos dos dois haizi e satisfizeram sua curiosidade. Então, os elogios vieram um após o outro.
Deng laoyezi, Deng laotaitai, Deng dajiu, Deng erjiu, estavam todos lá. Talvez Deng laoyezi tenha dito algo aos demais, que não vieram.
“Lei xiongdi, Qin xiongdi, parabéns pelo nascimento de seus guizi!” Zhang Dashuan estava realmente feliz por Lei Tie e Qin Mian. Ele pendurou uma fechadura da longevidade de prata no pescoço de cada wawa, custando juntas um tael.
Zhangsao entregou a Qin Mian o embrulho em suas mãos e disse com um sorriso: “Estas são algumas roupas pequenas que fiz para os dois haizi. Esperamos que vocês não as ignorem.”
Qin Mian recebeu rapidamente: “Como poderíamos? Não podemos agradecer o suficiente. Muito obrigado, Zhangsao.”
Wu Di se espremeu entre a multidão e veio colocar pulseiras de prata nos bracinhos dos dois baobao, todo sorridente: “Estes são um pouco dos sentimentos meu e da minha xifu.” Ali, inclinado sobre a mesa, Leiqin Li anotava rapidamente os presentes enviados por todos, o que era conveniente para retribuí-los no futuro.
Lei Daqiang, Du shi e Wei shi não apareceram.
Lei Xiangren, surpreendentemente, deu para cada um deles uma fechadura da longevidade de prata. Contudo, quem estivesse atento, não se surpreenderia com isso. Esta não era a cerimônia do banho, onde os presentes “adicionados à bacia” não seriam devolvidos. Não importava quão pouco ele desse, Lei Tie iria retribuir no futuro109.
Depois que a fórmula de queima de carvão foi vendida, Lei Xiangyi e Lei Xiangli tinham algum dinheiro em mãos, para que pudessem gastar em presentes apresentáveis; os dois deram fechaduras da longevidade no valor de um tael e também trouxeram um pergaminho com um poema de congratulações que Lei Xiangzhi pediu que eles entregassem. Até Lei Chuntao mandou presentes. Como ela tinha menos oportunidades de sair de casa, ela apenas distribuiu um tael em dois hongbao.
Em pouco tempo, Yuanyuan e Manman receberam uma grande quantidade de presentes. O menor de todos foram seis moedas de cobre amarradas em fio vermelho. Embora não fosse muito, representava a gentileza dos aldeões. Num clima tão festivo, ninguém teve a falta de discrição de perguntar a identidade da mãe dos haizi.
Depois que Qin Mian e Lei Tie disseram algumas palavras, eles disseram aos dachu para começarem o banquete e deixarem todos comerem e beberem bem; havia comida e bebidas suficientes.
Carregando os haizi nos braços, eles foram até os membros da família Deng.
Lei Tie disse: “Waigong, waipo, dajiu, erjiu, acabamos negligenciando todos vocês”.
“Está tudo bem. Nós sabíamos que vocês dois estariam muito ocupados hoje.” Deng laoyezi estava muito sorridente, e definitivamente não se importava.
“Aqui, estes são para os dois xiaobaobei.” Deng laotaitai tirou dois hongbao do bolso da manga com um sorriso. Como originalmente ela tinha dado hongbao para todos os seus zengsun110, seria impróprio favorecer um e discriminar o outro. Então ela também deu hongbao.
Tanto Deng dajiu quanto Deng erjiu deram fechaduras de longevidade feitas de prata.
Deng dajiu disse: “De agora em diante, viva bem.” O xianghuo111 do seu waisheng112 ia continuar, e sua atitude era bem melhor do que antes.
Neste momento, Qin Mian compreendeu vagamente que Deng dajiu não gostava dele antes, principalmente porque ele não podia dar a luz a haizi, han113. Mas, de qualquer forma, foi uma coisa boa Deng dajiu tê-los aceitado.
Qin Mian disse: “Waigong, waipo, Deng dajiu, Deng erjiu, venham para casa conosco.”
Deng laoyezi acenou com a mão em recusa. Ele tinha visto Nie Heng e Mu Chen antes. Quando viu as roupas e modos dos dois homens, soube que suas identidades não eram comuns. Ele estimou que Qin Mian e Lei Tie iriam receber os convidados em casa sozinhos. Portanto, ele temia que ambos os lados ficassem desconfortáveis se eles fossem.
“Não é necessário, vamos comer aqui. É mais animado e acolhedor. Continue com as coisas com as quais você está ocupado.” Deng laotaitai e Deng dajiu assentiram.
Deng erjiu disse: “Vá, vá, seus parentes não vão criticar sua festa”.
Sem opção, Qin Mian desculpou-se com um sorriso: “Bem, então A-Tie e eu nos despedimos. Venham mais tarde para que possamos compensar os quatro zhangbei.”
Os servos foram instruídos a tratar bem os criados e o cocheiro trazidos por Nie Heng e Mu Chen e dar aos convidados que iam embora dois ovos vermelhos por pessoa depois da refeição. Qin Mian e Lei Tie levaram Nie Heng e Mu Chen de volta para casa.
O que Qin Mian não sabia é que, assim que partiram, Lei Daqiang e Du shi apareceram de uma maneira arrogante, sem trazer nenhum presente.
“Nie Heng e Mu Chen, sentem-se e fiquem à vontade. Eu e A-Tie vamos cozinhar. Os ingredientes foram preparados com antecedência, por isso a refeição estará pronta em breve.” Qin Mian estava prestes a colocar Yuanyuan no berço.
O coração de Mu Chen estava coçando desde antes. Ele estendeu as mãos: “Eu vou segurá-lo.”
Lei Tie se inclinou de lado, ficando entre ele e o bebê. Ele perguntou, sério: “Você tem erzi?”
Nie Heng deu uma grande risada: “Hahaha…”
Mu Chen enrijeceu e os cantos de sua boca se contraíram: “É surpreendente que você tenha erzi, ah?”
Qin Mian conteve o sorriso e explicou: “Mu Chen, não se ofenda. Ele não fez por mal.”
Mu Chen, desamparado, sentou-se no sofá e se encolheu: “Eu sei, ele tem medo que eu não saiba segurar um haizi e machuque seus baobei, não é? Tudo bem, tudo bem. Vá cozinhar.”
Lei Tie não proferiu uma palavra.
Nie Heng ainda estava rindo: “Lei Tie, você pode ficar tranquilo. Vou vigiá-lo e certamente não vou deixá-lo pegar os dois haizi no colo.”
Mu Chen olhou torto para ele. Só então Lei Tie colocou Manman no berço.
Os dois maridos serviram chá, água, dianxin e frutas, e se ocuparam na cozinha. Assim que os dois homens se afastaram, Mu Chen correu para o lado do berço, sacudindo os brinquedos pendurados acima: “Xiaobaobao, olhem aqui, olhem aqui.”
Imperturbável, Nie Heng permaneceu sentado, pensando que o outro era muito infantil. Depois de um tempo, ao ouvir os bebês rindo, ele não pôde deixar de correr e ficar ao lado do berço, juntando-se às brincadeiras.
A chegada de Nie Heng e Mu Chen foi inesperada. Qin Mian planejava receber a família Deng ao meio-dia, então o arroz foi cozido pela manhã e só precisava ser reaquecido, enquanto os ingredientes já tinham sido lavados e cortados. Com Lei Tie ajudando a vigiar o fogo do fogão, ele rapidamente fez oito pratos.
Nie Heng e Mu Chen acabaram com os oito pratos até ficarem limpos. Cobrindo o estômago com movimentos deselegantes, reclinaram-se no sofá.
Depois de se sentarem por um tempo, eles foram embora. Antes de partir, eles lembraram Qin Mian de não esquecer o que ele havia prometido.
Qin Mian e Lei Tie convidaram a família Deng para jantar em casa, para compensá-los pela negligência.
No campo de secagem de grãos ao sol, todos jantaram suntuosamente e ganharam dois ovos vermelhos da sorte. Todos foram embora alegres e satisfeitos. A cerimônia do Manyue de Yuanyuan e Manman terminou sem problemas. Fu shu liderou os servos para lidar com as coisas lá.
Depois que Qin Mian e Lei Tie deram o “jantar” para seus dois filhos, deitaram preguiçosamente no kang.
“A-Tie, me ajude com ideias.” Qin Mian estava um pouco ansioso.
Era muito raro que seu xifu ficasse indeciso. Lei Tie o puxou para seus braços e perguntou: “Sobre?”
“Agora é o período em que nossos haizi mais precisam de nós. Pelo menos até os três anos, não podemos mantê-los longe de nossas mãos. Eu me pergunto se a nova loja não deve ser aberta por enquanto ou se devemos apenas cooperar com Nie Heng e Mu Chen - lançamos receitas de gaodian e eles ficam no comando da operação, e o lucro é dividido igualmente. Dessa forma, só precisamos cuidar de nossos assuntos familiares, bem como do Shuang Xiang Lou e do Restaurante Chi de Xiang.”
Lei Tie ponderou por um momento antes de dizer: “Com haizi agora, não podemos abrir outra loja. Se você não quer abrir mão das receitas, pode abrir a loja de gaodian daqui três anos.” A razão para isso foi que Qin Mian teria que ensinar como fazer muitos dos gaodian da loja.
Espaço da Graci:
Mu Chen e Nie Heng, os dois a 80 km/h: qual dos dois é o mais babão?
E sobre esse negócio de adoração aos ancestrais, os chineses realmente levavam isso muito à sério. Já vimos várias vezes na novel, e sempre que possível eu reforço: tirando um ou outro ignorante que tem preconceito pelo fato de dois homens estarem juntos, Da Xia representa bem a mentalidade da China de Antigamente, onde não há uma homofobia como hoje, que considera errado dois homens estando juntos por si só (e mesmo entre esses, a maioria só acha errado porque não tem como dois homens deixarem um descendente para a adoração aos ancestrais). Existem inclusive estudos mostrando que durante a Dinastia Han (206 a.C. a 220 d.C.), a norma social era a bissexualidade. É dessa dinastia que vem a história do Imperador que cortou a manga de sua roupa para não acordar seu amado, gerando o termo “corta-mangas”, muitas vezes visto de forma pejorativa. O termo só se tornou pejorativo muito mais tarde, quando a China, já contaminada com a homofobia ocidental, se tornou também um país homofóbico. https://daily.jstor.org/in-han-dynasty-china-bisexuality-was-the-norm/
Se houvesse um descendente para queimar incenso aos ancestrais (e os ancestrais aceitavam um filho adotivo que viesse da mesma linhagem), não havia perante os céus ou a terra nenhum impedimento para dois homens juntos.
108 chá de cinco flores (五花茶 wǔ huāchá): O chá de cinco flores é uma bebida tradicional chinesa. Não há fórmulas fixas na farmacopéia tradicional chinesa. A maioria das lojas usa as cinco flores: 忍冬 rěndōng (madressilva, Lonicera japonica), 菊花 júhuā (crisântemo, Chrysanthemum × morifolium), 槐 huái (gafanhoto, Styphnolobium japonicum), 木棉 mùmián (Paineira-vermelha-da-índia, Bombax ceiba) e 缅栀花 miǎn zhī huā (jasmim-manga, Plumeria rubra). Às vezes, podem ser usadas flores de 款冬 kuǎndōng (Tussilago farfara), 玫瑰 méiguī (rosa ramanas, Rosa rugosa) ou 辛夷 xīnyí (magnólia púrpura, Magnolia liliiflora)↩
109 retribuir presentes: Os chineses dão muito valor para presentes e agradecem seus presentes com outros presentes. Fica meio que implícito que você receberá alguma coisa em retribuição ao que deu.↩
110 zhengsun (曾孙 zēngsūn): bisneto↩
111 xianghuo (香火 xiānghuǒ): queima de incenso em adoração aos ancestrais; cortar o xianghuo significa que não haverá descendência. Continuar o xianghuo significa que há descendentes.↩
112 waisheng (外甥 wàishēng): sobrinho, que é filho de uma irmã.↩
113 han (汗 hàn): é uma gíria da internet usada como interjeição, e significa ‘vergonha’ ou ‘estar sem palavras’, embora o significado original da palavra seja ‘suor’ ou ‘transpiração’. É a versão chinesa do emoji de ‘gota’↩
⋘ anterior ☯ índice ☯ próximo ⋙
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~