sábado, 13 de maio de 2023

[Novel] Transmigração de Mian - Capítulo 150

 




Capítulo 150 - O primeiro dia na Capital

 

 

 

Yuan Anshi tinha cerca de quarenta anos e não tinha nenhum ar de Oficial. Muito gentilmente, ele recebeu Qin Mian e os demais viajantes. Provavelmente, Huo yuanzhang contou a ele a situação da família de Qin Mian, pois ao ver a família de quatro pessoas, ele não exibiu nenhuma alteração em sua expressão.

 

Em nome de si mesmo e de Lei Xiangzhi, Qu Zongwen, Bu Qingyun e Zhao Tianhe, Huo Sirui entregou um presente. Qin Mian acenou para Leiqin Le oferecer os presentes a ele.

 

Huo Sirui sorriu e disse: “Yuan bobo, você provavelmente ainda não sabe, né? O vinho de uva e o furu da família de meu dage são excelentes, e muito bem conhecidos em toda a Capital Qintian. Este furu não é considerado cheiroso, mas a textura é exótica e o sabor é perfumado e elegante. Pode-se dizer que é adequado para todas as idades209.”

 

Yuan Anshi riu gentilmente: “Como posso não saber? Aqui na Capital há um jiulou familiar que tem furu. Há um boato de que ele é comprado na Capital Qintian. Um prato com apenas um pedaço custa um tael de prata. Laofu não esperava ser capaz, hoje mesmo, de comê-lo até ficar satisfeito. Qin gongzi e Lei da gongzi210 são extremamente educados.”

 

Qin Mian disse: “É apenas um pequeno gesto de boa vontade, incapaz de mostrar todo o nosso respeito. A Capital agora está cheia de acadêmicos, então quase todas as pousadas estão lotadas. Se não fosse pela ajuda de daren211, receio que nosso grupo perderia muito tempo tentando encontrar um lugar para ficar na Capital, e não seria nada fácil. Se Yuan daren achar que o vinho e o furu são bons, pode pedir a Sirui para enviar uma mensagem a um certo Qin a qualquer momento, que um certo Qin pode pedir para alguém trazer mais alguns.”

 

“Bem, então laofu agradece antecipadamente.” Yuan Anshi assentiu com um sorriso.

 

Depois de ficarem por um tempo na Mansão Yuan, o grupo se levantou e se despediu.

 

Yuan furen saiu do quarto e veio andando, intrigada com a visão de seu zhangfu bebendo chá: “Laoye, eu não entendo. É bom você ser tão educado com Huo gongzi e seus amigos, afinal, ele e o jovem gongzi de xing Lei são os candidatos populares para o Chunwei deste ano. Mas por que você é tão educado com o de xing Qin e o de xing Lei? Eles são...” Yuan furen franziu a testa com um olhar de desdém.

 

Yuan Anshi olhou para ela, largou a xícara de chá, sacudiu a manga e saiu: “ Opinião de mulher212!”

 

 

Assim que eles saíram do portão da Mansão Yuan, Bu Qingyun bradou, se vangloriando: “Dage e dasao, vocês dois são realmente incríveis, seu furu é conhecido em toda a Capital! Por que vocês não abrem uma loja aqui? Tenho certeza que vocês podem ganhar muito dinheiro!”

 

Qu Zongwen olhou torto para ele: “Suas maneiras se parecem com a de um acadêmico?”

 

Bu Qingyun cruzou os braços: “Por acaso é importante com o que eu me pareço? Eu realmente quero dizer isso.”

 

Qin Mian disse de forma ambígua: “Talvez um dia, quem sabe, né?”

 

Lei Xiangzhi perguntou: “Dasao, nós vamos voltar para a pousada para estudar. Vocês vão voltar ou ainda vão dar um passeio?”

 

Qin Mian olhou para Manman em seus braços: “Os dois xiaojiahuo ainda têm muita energia, então vamos levá-los para dar um passeio antes de retornar. Vocês todos também não deviam ficar estudando cegamente, que mal há em encontrar outros estudiosos para aprender uns com os outros? É possível obter uma compreensão maior.”

 

Lei Xiangzhi, Huo Sirui e Qu Zongwen pareceram pensativos.

 

“Muito obrigado pelo apontamento, dasao.”

 

As pessoas seguiram caminhos diferentes. Qin Mian pediu a Leiqin Le que levasse a carruagem de volta à pousada.

 

Manman pediu a Qin Mian: “Diedie, vamos passear.”

 

“Vamos, vamos.”

 

Esta rua era a área de residências de famílias ricas e influentes. A família de quatro pessoas saiu lentamente dessa rua e seguiu o fluxo de pessoas para outra rua próspera. De longe, assim que avistaram as muitas barracas na calçada e um fluxo interminável de pedestres, eles souberam que tinham chegado em uma ‘rua comercial’.

 

A multidão se aglomerava e empurrava. Qin Mian e Lei Tie protegiam cuidadosamente os dois xiaojiahuo em seus braços. Com Yidian Bai ao seu lado, ninguém ousou espremê-los.

 

“Batata-doce assada! Batata-doce assada saborosa e adocicada!”

 

“Venha, venha, venha ver. Tecidos exclusivos da mais alta qualidade!”

 

“Figuras de argila, se não for parecida, você não paga!”

 

“Saboroso shaobing coberto de açúcar caramelizado e gergelim, não há outro igual a este!”

 

“Compre pipas, belas pipas.”

 

“Divertidos nijiaojiao213 e bolanggu214!”

 

 

Os olhos brilhantes e arregalados de Yuanyuan e Manman miravam tudo à sua volta, e eles sentiam que seus olhos eram insuficientes para ver tudo.

 

Muitas pessoas aproveitavam a multidão confusa indo e vindo para causar problemas. Não muito longe dali, Qin Mian viu dois pequenos ladrões tropeçarem em dois transeuntes, e aproveitarem a oportunidade para, sorrateiramente, cortarem suas bolsas de dinheiro. Os dois transeuntes perguntaram aos pequenos ladrões se eles estavam feridos, sem saber que eles tinham tido um encontro muito ruim.

 

Lei Tie perguntou: “Xifu, Yuanyuan e Manman, o que vocês querem comprar?”

 

Qin Mian ficou surpreso com a pergunta dele e zombou: “Yuanyuan, Manman, rápido, vejam se o sol está indo se por a leste hoje. O laodie de vocês inesperadamente aprendeu a perguntar o que nós queremos.”

 

Por mais inteligentes que Yuanyuan e Manman fossem, eles não eram capazes de entender ironia. Eles honestamente olharam para o sol e balançaram a cabeça. Os dois ge disseram ao mesmo tempo: “Diedie ensinou que o sol nasce no leste, sobe e se põe no oeste.”

 

Lei Tie calmamente colocou os braços em volta do ombro de Qin Mian: “Antes de entrar na cidade, você não me pediu para convidar a todos para comer algo delicioso?”

 

O canto dos lábios de Qin Mian se ergueu, e ele assentiu, impassível: “É bom que você não tenha esquecido. Yuanyuan, Manman, o que vocês querem comer?”

 

Manman ergueu um dedo e franziu as pequenas sobrancelhas, um olhar muito confuso; Yuanyuan olhou para a esquerda e para a direita, igualmente incapaz de se decidir.

 

Um jovem entre treze e quatorze anos ficou cara a cara com Qin Mian. De repente, ele tropeçou e caiu sobre Qin Mian.

 

Qin Mian ergueu as sobrancelhas e sorriu com grande interesse. No instante em que o pequeno ladrão se lançou sobre ele e agarrou a sua bolsa de dinheiro, ele agarrou o pulso do ladrão tão rápido quanto um raio.

 

“Ai!”

 

Manman suspeitou e olhou para baixo, e então aplaudiu com suas pequenas mãos: “Oh! Ladrão!”

 

Todos os transeuntes ao redor olharam, e assim que viram o jovem segurando a bolsa de Qin Mian, entenderam imediatamente o que havia acontecido. Eles o amaldiçoaram e o condenaram e, ao mesmo tempo, verificaram rapidamente se suas bolsas ou bolsinhas de dinheiro ainda estavam no lugar.

 

O jovem tinha pensado que poderia tirar vantagem deles enquanto conversavam, e não esperava ser impedido no início. Ele olhou para Qin Mian com vergonha e raiva: “Você, você ... Me solta!”

 

Qin Mian sorriu indiferente e exerceu força. Só quando o jovem gritou de dor ele afrouxou um pouco a mão, entregando Manman a Lei Tie.

 

“A-Tie, espere por mim aqui. Eu vou levar o ladrão para as autoridades locais.”

 

“Não…” O jovem horrorizado arregalou os olhos, e se calou finalmente, quando seu pescoço de repente ficou dormente.

 

Manman, curioso, perguntou: “Diedie, por que você tem que levá-lo para as autoridades locais?”

 

Yuanyuan disse, inabalável: “Didi, ele é uma pessoa má. Se você fizer algo ruim, você deve ser punido.”

 

Manman entendeu e concordou com a cabeça.

 

O ladrão abaixou a cabeça.

 

Qin Mian agarrou o ombro do ladrão, entrou em um beco não muito longe e parou. Ele liberou o acuponto, desfazendo a mudez do jovem, e soltou sua mão.

 

Sabendo que se encontrava em uma situação difícil, mesmo livre o jovem não ousou fugir. Encolhido, ele disse: “Você ... o que você quer?”

 

Qin Mian colocou as mãos nas costas e disse: “Por causa da sua tenra idade, hoje eu vou te deixar ir. Mas você não terá tanta sorte se eu te encontrar uma próxima vez.”

 

O jovem não conseguia acreditar no que estava ouvindo: “Você realmente vai me deixar ir? Então por que você ...” me trouxe até aqui para me soltar.

 

“Porque não pretendo desencaminhar meus erzi.” Qin Mian tirou um fragmento de prata do bolso da manga e colocou na mão do jovem. Sem dizer uma palavra, ele se virou e saiu.

 

O jovem olhou para as costas dele e inconscientemente o seguiu por alguns passos, vendo ele caminhar de volta para o homem vestido de negro. Aquele adorável wawa sorriu abertamente e estendeu os braços para ele.

 

Ele de repente havia se lembrado que o Qin Mian anterior tinha essa idade quando vagou desamparado até a Vila Qingshan. Portanto, agora mesmo, ele fez a sua boa ação do dia. Nesse momento, ele não pensava que a boa ação não intencional pudesse lhe trazer um bom carma. Mas o velho ditado “ A virtude tem suas recompensas215” ainda fazia muito sentido.

 

Voltando ao ponto principal216, a família de quatro pessoas não deu importância a esse pequeno incidente, e provou uma grande variedade de petiscos. Eles compraram alguns brinquedos para Yuanyuan e Manman, e voltaram para a pousada.

 

Ainda não era hora da refeição, e no salão não havia ninguém comendo. Quase todas as mesas estavam ocupadas por acadêmicos, que se juntavam para aprender coisas, fazer competição de poesias, e até mesmo discutir quais eram os candidatos quentes para o Chunwei desse ano. Era muito barulhento. A atitude do gerente da pousada foi muito boa. Ele não apenas não ficou zangado, mas também lhes ofereceu chá. Não era necessário pensar muito para entender. Se o Zhuangyuan, Bangyan ou Tanhua viessem dessa pousada, sua pousada se tornaria famosa. Qin Mian viu um mural no canto da escada, com vários papéis vermelhos pendurados. Haviam alguns nomes escritos nos papéis vermelhos. Surpreendentemente, os nomes de Lei Xiangzhi e Huo Sirui estavam lá. Haviam números escritos embaixo de cada nome.

 

“O que é tudo isso?” Qin Mian não entendeu e perguntou.

 

Lei Tie disse: “As chances dos candidatos populares do Chunwei.”

 

Qin Mian arregalou os olhos, surpreso: “É possivel apostar quem será os três primeiros?”

 

Lei Tie assentiu.

 

Qin Mian balançou a cabeça: “Eu realmente admiro esses jogadores. Eles podem apostar sobre qualquer coisa.”

 

Yuanyuan perguntou, curioso: “Diedie, o que é ‘apostar’?”

 

“Ah, ah, meu estômago ficou com fome de novo tão rápido. Vamos voltar para o nosso quarto.” Qin Mian subiu as escadas com Yuanyuan nos braços. Lei Tie deu um sorriso gentil. Ele e Manman os seguiram sem pressa.

 

O grupo de cinco pessoas de Lei Xiangzhi e Huo Sirui estava fora, e só retornaria à noite. Qin Mian soube que eles também tinham ouvido falar sobre vários candidatos populares no Chunwei. À tarde, quando eles se comunicaram com alguns acadêmicos que tinham vindo de outras Províncias, eles inesperadamente encontraram um dos candidatos mais fortes para o Zhuangyuan - Gu Youran da Província de Xishan. As chances de Gu Youran eram menores do que as de Lei Xiangzhi e Huo Sirui. Os três tiveram uma boa conversa e até marcaram um encontro para irem juntos ao Bai Huayuan217, famoso na Capital, para participar de um encontro de acadêmicos.

 

Pensando que as despesas de Lei Xianghi e Huo Sirui teriam para fazer novos amigos não seriam pequenas, Qin Mian deu a cada um deles cinquenta taéis de prata.

 

Lei Xiangzhi e Huo Sirui não recusaram; eles realmente precisavam deste dinheiro, pois era conveniente ter dinheiro à mão para facilitar as coisas. Eles silenciosamente anotaram a gentileza de seu dage e seu dasao. No futuro, eles os retribuiriam.

 

O grupo de quatro biaoshi de Zhang Biao não podia ficar na Capital esperando até o final do Chunwei. Eles deixaram a Capital no dia seguinte. Qin Mian e Bu Qingyun os acompanharam até o portão da cidade.

 

Nos dias seguintes, Lei Xiangzhi e seus amigos saíram cedo e voltaram tarde, ocupados em interagir e trocar informações com os outros candidatos.

 

A família de Qin Mian estava ocupada se divertindo. Na manhã do primeiro dia, Lei Tie levou seu xifu e erzi para visitar o Palácio Imperial. Claro, eles só ficaram do lado de fora, cerca de meio li de distância das paredes do Palácio. Os civis não podiam chegar muito perto do Palácio, caso contrário, seriam tratados como assassinos.

 

Qin Mian estava muito curioso sobre o Palácio Imperial, incluindo a aparência do Imperador, se os servos do Imperador eram eunucos, se o Imperador realmente tinha três palácios e seis pátios218 e se as houfei219 eram todas bonitas... Ele sussurrou para Lei Tie: “Quando meu Cultivo ficar mais alto, eu quero entrar escondido para dar uma olhada.”

 

Lei Tie disse no ouvido dele: “Vou levar você à noite.”

 

Os olhos de Qin Mian brilharam. Como ele pôde esquecer que o grande ‘sem expressão’ de sua família esteve na Corte Imperial por dois anos? Ele deve estar muito familiarizado com o Palácio Imperial!

 

Manman deu uma piscadinha, aproximou-se do ouvido de Yuanyuan e disse baixinho: “Gege, eu vi laodie beijar a orelha de diedie escondido de novo.”

 

“Shh!” Yuanyuan disse em tom neutro: “Não diga isso. Laodie disse que diedie fica com vergonha, então, mesmo que a gente veja, tem de fingir que não viu.”

 

Qin Mian: “...”

 

Lei Tie, imperturbável, pegou os dois erzi no colo e afastou-se rapidamente: “Xifu, vamos levar eles para empinar pipa.”

 

Ele ainda não havia dado dois passos quando ouviu, vindo de trás dele, um ranger de dentes e um rugido baixo:

 

“Lei, Tie!”

 

Manman gargalhou: “Laodie, corra rápido! Diedie está chegando perto!”

 

Lei Tie segurou bem firme os dois xiaojiahuo e correu muito rápido. Qin Mian o perseguiu implacavelmente, se recusando a se afastar: “Pare!”

 

Yuanyuan também estava rindo: “Diedie, jiayou220!”

 

“Awoo!” Yidian Bai os seguia vigorosamente.

 

A alegria e vivacidade da família de quatro pessoas e um lobo contagiava os transeuntes, que mostravam uma expressão sorridente no rosto.

 

 

 

 

 

 

Notas sobre os nomes dos personagens:

 

Gu Youran (古 悠然 Gǔ yōurán): Gu = ancestral; youran = sem pressa

 

 

 

 

 

 

Espaço da Graci:

 

A coisa que eu mais amo na vida é ver como a Lei Tie está feliz. Ele se solta e brinca, tem uma atitude completamente diferente do Lei Tie deprimido do começo. Ele merece ter tudo de bom!

 

 



209 adequado para todas as idades: é usada uma expressão idiomática, 老少咸宜 lǎoshào xián yí, literalmente adequado para o velho e o jovem.
210 Lei da gongzi: como há mais de um Lei gongzi presente, é necessário diferenciar os dois. O caractere 大 dà indica ‘o mais velho’ (como em 大哥 dàgē, o mais velho entre os irmãos de uma família).
211 daren (大人 dàrén): um título de respeito para pessoas de classe superior, usado pelas pessoas comuns para se dirigir a um Oficial do governo ou um nobre. Entre Oficiais civis ou militares, daren é usado por alguém de uma Categoria inferior para se dirigir respeitosamente a alguém de Categoria superior. É equivalente a 'Sua Excelência', e pode ser usado ainda para se referir a uma pessoa com alto caráter moral e aspirações elevadas, ou de forma respeitosa a um ancião ou lorde. Quando se escrevem cartas para os pais pode-se referir a eles como daren, mas não é costumeiramente usado na forma falada para se dirigir aos pais.
212 Opinião de mulher: é uma expressão idiomática, 妇人之见 fùrén zhī jiàn. Já que as mulheres eram menosprezadas nos velhos tempos, era usado como uma metáfora para opiniões medíocres.
213 nijiaojiao (泥叫叫 ní jiào jiào): é um apito de cerâmica no formato de passarinho, peixe, porquinho, etc. A maioria é muito colorido.
214 bolanggu (拨浪鼓 bōlanggǔ): chocalho de tambor, um brinquedo tradicional chinês na forma de um tamborzinho com uma haste, e duas bolinhas penduradas uma de cada lado. Ele é tocado girando a haste.
215 a virtude tem suas recompensas: expressão idiomática, 善有善报 shàn yǒu shàn bào, que significa que um favor se paga com outro.
216 Voltando ao ponto principal: expressão idiomática, 言归正传 yánguīzhèngzhuàn, significando retornar ao tópico. É uma fórmula comumente usada em romances chineses antigos para trazer de volta o assunto ao tópico central. É um recurso usado para dar um ar de ‘texto antigo’ à novel.
217 Bai Huayuan (百花园 Bǎi huāyuán): jardim de muitas flores.
218 três palácios e seis pátios: é uma expressão idiomática, 三宫六院 sān gōng liù yuàn. Os três palácios se referem ao palácio onde vivia o imperador, ao palácio da imperatriz, e ao palácio que existia entre esses dois, e os seis pátios, que na verdade eram doze, representam os pátios onde viviam suas concubinas. A expressão idiomática se refere às muitas esposas e concubinas do Imperador, necessárias para que o Imperador tivesse filhos suficientes, e a garantia de candidatos suficientes para escolher um capaz de sucedê-lo.
219 houfei (后妃 hòufēi): esposas e concubinas imperiais.
220 jiayou (加油 jiāyóu): o significado literal é ‘adicionar óleo’, mas essa é uma expressão de torcida e encorajamento, como o nosso ‘Vamos lá!’, ou ‘Força!’

 

anterioríndicepróximo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~