Capítulo 85 - Vendendo receitas
Intencionalmente, Qin Mian disse a Lei Xiangyi e Lei Xiangli que pensassem em maneiras de ter uma grande variedade de hortaliças. Ele não deixaria que seus parentes se envolvessem no jiulou, e só poderia ajudar Lei Xiangyi e Lei Xiangli dessa forma. Se eles contariam isso a Du Shi ou não, ele não se importava.
Construir um jiulou exigia alguém para comprar os materiais de construção, alguém para vigiar os materiais, alguém para supervisionar o trabalho, alguém responsável pela alimentação dos trabalhadores - certamente era um grande projeto. Qin Mian descobriu quais pessoas da vila poderia empregar, e fez uma lista de nomes com trinta pessoas, distribuindo o trabalho de acordo com as habilidades e o nível de cada um. Zhao Wenzhong, o Zhao bo, não apenas tinha estudado, mas também tinha um negócio há quase dez anos. Qin Mian o convidou especialmente para fazer a contabilidade e ficar responsável pelas despesas diárias. Os operários responsáveis pela construção eram artesãos profissionais contratados por Lei Tie na Cidade do Condado.
Desta vez, havia muita urgência em terminar o projeto. Ele precisava ser concluído antes da época de colheita do trigo. Quando a época de colheita chegasse, haveria escassez de mão-de-obra.
Depois que todo o trabalho foi organizado, Qin Mian e Lei Tie ficaram responsáveis apenas por supervisionar o trabalho. Vendo o dinheiro em suas mãos diminuir dia após dia, e o jiulou mudando pouco a pouco, ambos ficaram muito satisfeitos. Mesmo que estivessem muito cansados todos os dias, sentiam que estava valendo a pena.
Na estrada que ligava o Condado de Zhaoyang à cidade de Liushui, uma carruagem luxuosa viajava tranquilamente, se aproximando cada vez mais da cidade de Liushui.
Perto da entrada da cidade, uma mão afastou a cortina. O dono da mão deu uma olhada para fora, e viu um canteiro de obras avançando freneticamente. Ele não ligou muito, mas quando estava prestes a parar de olhar, de repente reconheceu duas figuras familiares.
Ele prontamente instruiu a pessoa que conduzia a carroça: “Chun Sheng, leve a carruagem imediatamente até aquela obra.”
“Sim, gongzi.” Mesmo respeitando o pedido, Chun Sheng não tinha entendido o motivo. Mas ao ver as duas pessoas que conversavam no canteiro de obras, ele compreendeu.
“O céu está cooperando180.” Qin Mian celebrou, com um sorriso brilhante no rosto. “Não choveu esses dias, o que atrapalharia o progresso da obra.”
Lei Tie segurou a mão dele: “Não precisa ter tanta pressa. Mesmo que se estenda até a temporada de colheita, nós ainda podemos contratar pessoas. É só uma questão de gastar um pouco mais de dinheiro.”
Qin Mian bufou de leve: “Falar é fácil, quero ver fazer181. Quem não administra a casa não sabe quanto a lenha e o arroz custam!”
Lei Tie lhe entregou o tubo de bambu pendurado em seu braço, que continha sopa de acelga com yin’er182. “En. Agradeço a xifu pelo trabalho duro.”
Qin Mian apertou as orelhas quentes, pegou o tubo e bebeu a sopa.
Nie Heng desceu da carruagem, olhou para as botas curtas de brocado de nuvem branco em seus pés, e hesitou por um momento. Seguiu em frente, evitando cuidadosamente os tijolos e o cascalho no chão, e parou na frente de Qin Mian e Lei Tie. Fez uma saudação com as mãos juntas, com um sorriso no rosto: “Qin laoban, Lei laoban, espero que tenham estado bem desde a última vez que nos encontramos.”
Qin Mian usou um lenço para limpar a sopa do canto da boca, e olhou intrigado para o nobre gongzi em frente a ele. Definitivamente, ele não o conhecia. Deu uma olhada para Lei Tie, e a expressão de Lei Tie também era de quem não o conhecia.
Qin Mian estava um pouco envergonhado, mas não expressava nenhum sinal disso em seu semblante. Perguntou polidamente: “Posso perguntar quem seria gexia?”
Nie Heng não teve escolha a não ser se apresentar novamente: “Este humilde é Nie Heng. No ano passado, expressei a Qin laoban o meu desejo de comprar a receita do Restaurante Chi de Xiang.”
Qin Mian se lembrou, entregou o tubo de bambu a Lei Tie, fez uma reverência com as mãos juntas e disse: “Nie gongzi, desculpe minha falta de modos.”
Lei Tie assentiu em concordância.
“Qin laoban e Lei laoban são pessoas nobres que tendem a esquecer as coisas183.” Nie Heng sorriu de leve. “Mas um certo Nie se lembra do que Qin laoban havia dito, que tinha intenção de vender a receita depois do ano novo. Então, este é o motivo de um certo Nie ter vindo hoje. Qin laoban e Lei laoban têm tempo para conversar?”
Qin Mian foi até um canto reservado: “Nie gongzi, nós podemos conversar aqui.”
“Isso…” Nie Heng olhou para o ambiente barulhento.
Qin Mian foi direto ao assunto: “Não há nada para discutir, eu serei direto. O tempero de nossa casa tem dezoito ingredientes. Eu pretendo vender a receita com dezesseis. Se Nie gongzi estiver interessado, me pague quinhentos taéis, e eu escreverei imediatamente a receita para você.”
Nie Heng ficou chocado. Ele acreditava que seriam necessárias muitas conversas para persuadir a outra parte a vender a receita.
“Por que apenas dezesseis ingredientes?”
“O décimo sétimo ingrediente é muito difícil de encontrar. Mesmo se eu te diga o nome, você não saberá o que é." Qin Mian disse.
Nie Heng duvidou: “Oh? Posso perguntar o que é, então?”
Qin Mian disse sem rodeios: “Pimenta Sichuan, um tipo de fruta preta e pequena.”
Nie Heng nunca ouviu falar nisso, e se convenceu de que não estava sendo enganado.
Qin Mian disse diretamente: “Não vou esconder de gongzi. No ano que vem, nós planejamos plantar uma grande área desse ingrediente. Vejo que Nie gongzi é um grande homem de negócios. Se no futuro houver interesse, nós ficaremos felizes em colaborar com Nie gongzi.
Nie Heng olhou para ele abismado. Ele havia subestimado este jovem. Ao conversar com ele sobre negócios, o jovem não se esqueceu de citar um outro negócio.
Ao invés de se pronunciar imediatamente, ele perguntou: “E sobre o décimo oitavo ingrediente? Se os dois ingredientes são tão raros, sem os dois o sabor do tempero não seria muito diferente dos temperos dos restaurantes caros.” Nie Heng provava que era um empresário, apontando de forma contundente.
Qin Mian calmamente balançou a cabeça: “As palavras de Nie gongzi estão incorretas. Se fosse assim, meu humilde restaurante não precisaria usar tantos ingredientes na base da sopa. Por que não usar apenas esses dois últimos ingredientes?”
O que Qin Mian disse também fazia sentido. Nie Heng ficou em silêncio por um momento, refletindo consigo mesmo.
Qin Mian não o apressou: “Recentemente, algumas pessoas têm tentado incessantemente causar problemas no nosso restaurante. Somos fracos e vulneráveis, e a situação está insustentável. Não podemos continuar segurando a receita do tempero. Quando o nosso jiulou abrir, nós iremos anunciar a venda da receita. Se você quiser comprá-la agora, terá de gastar apenas quinhentos taéis. Vamos vender apenas mais vinte cópias. Nie gongzi pode pensar com cuidado, mas deve saber que quanto mais tarde comprar, menos vantagens terá.”
O semblante de Nie Heng mudou levemente. Ele franziu a testa e disse: “Qin laoban, agir assim não é errado? Este humilde acreditava que você venderia a receita por quinhentos taéis apenas para este humilde. Se todo mundo tiver essa receita, qual a diferença entre ter ou não ter?”
Qin Mian refutou: “Nie gongzi sabe qual a renda líquida de nosso minúsculo restaurante? Não é menor que duzentos taéis. Nie gongzi não parece proprietário de um pequeno negócio. Até onde eu sei, o lucro mensal de um grande jiulou da Cidade do Condado não é menor do que mil taéis. Com a receita de nossa casa, isso pode ser multiplicado em cinco vezes no mínimo. Mesmo que Nie gongzi só tenha esse lucro no primeiro mês após comprar a receita, ainda poderia obter cinco mil taéis. Não vale a pena gastar quinhentos taéis? Nie gongzi, pense sobre isso com calma, não tenha pressa. Nós ainda temos coisas a fazer. Com licença.”
Após dizer isso, ele e Lei Tie partiram juntos.
Com o semblante calmo, Nie Heng ficou olhando para eles. Como um aproveitador184, ele não pôde evitar de amaldiçoá-los internamente: “Aproveitadores.”
“Gongzi, eles são muito abusados.” Chun Sheng disse, sem conseguir se conter.
Nie Heng balançou a cabeça. De fato, realmente valia a pena gastar quinhentos taéis para comprar esta receita, e o motivo era maior do que aquele xiaolaoban tinha dito. Aquele xiaolaoban era muito astuto, e ele temia que aquele xiaolaoban também pudesse ver o que ele via. Era muito difícil barganhar com ele.
“Chun Sheng.”
Chun Sheng suspirou em silêncio, e rapidamente correu até Qin Mian. Era a primeira vez que ele via o seu gongzi em situação desfavorável ao negociar com alguém.
“Certo, apenas trate isso como fazer um amigo.” Nie Heng disse para si mesmo, a fim de se confortar. Seu semblante voltou ao normal, e ele viu Qin Mian e Lei Tie retornando juntos.
Nie gongzi indicou a Chun Sheng que pegasse quinhentos taéis de prata e desse a Qin Mian, e ponderou: “Este humilde agora deseja que o progresso da obra de seu jiulou seja um pouco lento.”
Qin Mian pegou a nota de prata, e respondeu a ele com um “hehe”, antes de dá-la a Lei Tie para que ele a inspecionasse.
Lei Tie olhou a nota de prata e assentiu, devolvendo para ele.
Nie Heng os observou, e ficou ciente de que estes dois provavelmente eram um casal genuíno.
Qin Mian pegou a nota de prata e perguntou: “Nie gongzi tem papel e pincel?”
Nie Heng disse: "Sim".
Sem precisar ser instruído, Chun Sheng foi até a carruagem e trouxe os quatro tesouros do estudo.
Qin Mian não era muito bom em escrever com o pincel, e o entregou a Lei Tie.
Chun Sheng se curvou para servir de mesa.
Cauteloso, Nie Heng se certificou que não havia outras pessoas por perto.
Qin Mian falava, e Lei Tie escrevia: “Casca de laranja, um; cinamomo, dois; erva doce, um…”
Os olhos de Nie Heng brilharam. Havia muitas especiarias e ervas medicinais entre os ingredientes! Não admira que o dachu185 que ele trouxe da última vez não pudesse descobrir todos os ingredientes da base da sopa do restaurante Chi de Xiang.
Qin Mian explicou detalhadamente: “Para cada jin de casca de laranja, coloque dois jin de cinamomo… em resumo, a proporção não pode ser mudada, ou haverá discrepância no sabor. En… já que Nie gongzi não usou nenhum método desonesto conosco desde que partiu da Cidade Liushui, eu vou dar mais duas receitas a Nie gongzi.”
Nie Heng estava um pouco mais aliviado. “Neste caso, muito obrigado. Estou certo que o presente dado por Qin laoban deve ter algo especial.” Ele ousou dizer, para evitar que Qin Mian passasse receitas muito comuns.
Lei Tie olhou para ele, indiferente.
Com um sorriso forçado no rosto, Qin Mian olhou para Nie Heng. Use o coração de um vilão para medir o coração de um cavalheiro186. Se eu realmente quisesse te enganar, porque me daria ao trabalho de mencionar que daria receitas adicionais?
“A-Tie, escreva. A primeira receita é guaiwei ji187. Salteie as sementes de gergelim até ficarem amarelas, e triture até formar uma farinha grossa… O segundo prato é qingdun xiefen shizi tou188. Lave a cebolinha e o gengibre, envolva a cebolinha em um pano e esprema para remover o excesso de água e reserve…”
Nie Heng permaneceu em silêncio, mas seus olhos ficaram cada vez mais brilhantes. O modo de fazer essas duas receitas era realmente especial. Por si só, esses dois novos pratos poderiam atrair muitos clientes para o seu jiulou. Dessa vez, ele agradeceu com muita sinceridade: “Muito obrigado, Qin laoban e Lei laoban.”
“Não precisa agradecer. É um prazer cooperar.” Qin Mian sorriu e disse.
Ao terminar de escrever, Lei Tie deu o papel para Nie Heng.
“Ainda temos algo a fazer. Com licença.” Lei Tie saiu puxando Qin Mian.
A primeira coisa que Nie Heng notou foi a caligrafia de Lei Tie, e ficou surpreso. Um estilo de escrita tão confiante e desenfreado não podia vir da mão de um jovem camponês.
Ele secou a tinta ao ar, dobrou o papel, e cuidadosamente colocou no bolso interno do peito.
“Chun Sheng, vamos.”
Enquanto Chun Sheng conduzia a carruagem, disse: “Gongzi, este humilde tem uma dúvida.”
“Pergunte.” Nie Heng estava de bom humor, e com vontade de conversar com seu jovem servo.
☯
Espaço da Graci:
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA O nobre Nie Heng foi sumariamente apagado da memória, não apenas por Qin Mian, mas também por Lei Tie. Quem diria que esse gongzi espalhafatoso poderia ser tão insignificante? Toma! Mas no final das contas ele conseguiu o que queria, e saiu não apenas com a receita do tempero da sopa, mas também com duas receitas novas pro jiulou dele. Qin Mian sabe fazer amigos! A propósito, se você nunca experimentou pimenta sichuan, eu recomendo! É mais saborosa do que picante, e dá uma sensação muito leve de dormência nos lábios. Eu queria tanto experimentar o tempero do Qin Mian! O mais perto que eu já cheguei foi o Hala, um tempero em pó chinês de treze especiairas, e ele é maravilhoso, mas não é picante. Eu coloco em meus salteados e até no yakisoba, fica divino!
180 O céu está cooperando: é uma expressão idiomática, 天公作美 tiāngōng zuò měi, que significa ‘o senhor dos céus (deus) faz as coisas boas se tornarem realidade’. É uma forma de dizer que o clima está bom, ou que coisas boas estão acontecendo graças à vontade de deus.↩
181 falar é fácil, quero ver fazer: é uma expressão idiomática, 站着 说话 不 腰疼 zhàn zhe shuō huà bù yāo ting, literalmente: ‘ficar de pé falando não dá dores nas costas’, usado para criticar pessoas que acham que tudo é muito fácil↩
182 yin’er (银耳 yín'ěr): literalmente, orelha de prata, um cogumelo comestível da espécie Tremella fuciformis, que produz corpos de frutificação frondosos e gelatinosos de cor branca, que crescem nos galhos mortos das árvores. É um dos fungos mais populares na culinária chinesa.↩
183 pessoas nobres tendem a esquecer as coisas: é uma expressão idiomática, 贵人多忘事 guìrén duō wàng shì. Originalmente se referia à atitude arrogante de altos funcionários não se lembrando de velhos amigos, mais tarde foi usado para satirizar o esquecimento das pessoas. Nie Heng está brincando com eles.↩
184 aproveitador: a palavra usada aqui é 奸商 jiānshāng, literalmente ‘comerciante vil’, usado especificamente para homens de negócios inescrupulosos, que se aproveitam dos outros. Por extensão, é usado para descrever aproveitadores de um modo geral.↩
185 dachu (大厨 dà chú): chef de cozinha↩
186 Use o coração de um vilão para medir o coração de um cavalheiro: é uma expressão chinesa, 以小人之心度君子之腹 Yǐ xiǎo rén zhī xīn dù jūnzǐ zhī fù, literalmente: use o coração de uma pessoa vil para pesar a barriga de um cavalheiro. Significa usar pensamentos desprezíveis para especular sobre a mente de uma pessoa decente.↩
187 quaiwei ji (怪味鸡 guài wèi jī): literalmente, frango com sabor estranho. É um frango preparado com muitos temperos diferentes, de sabor picante e azedo com pasta de gergelim, com a adição de gema de ovo salgada.↩
188 qingdun xiefen shizi tou (清炖蟹粉狮子头 Qīngdùn xièfěn shīzi tóu), literalmente caranguejo cozido com cabeça de leão. Cabeça de leão é um tipo de almôndega de carne de porco grande cozida em um caldo. Carne de caranguejo se refere a carnes e ovas de caranguejo removidas da casca depois que o caranguejo é cozido no vapor. Nesse prato, a ‘cabeça de leão’ é uma almôndega de carne de porco e de caranguejo moídas, condimentada com gengibre e outros temperos, mas sem molho de soja nem pimenta.↩
⋘ anterior ☯ índice ☯ próximo ⋙
Bom, eu sempre gostei de comida asiática, mas foi essa novel que despertou minha curiosidade com comida chinesa. Agora, se eu passo uma semana inteira sem cozinhar pelo menos um prato chinês sinto falta XD
ResponderExcluir