Capítulo 86 - Shuang Xiang Lou189
Chun Sheng disse: “Você190 não acha que Qin laoban e Lei laoban são tolos, ah? Se eles não conseguiram encontrar um lugar adequado para abrir um jiulou na cidade pequena, por que eles não foram para a Cidade do Condado? Quantos clientes uma cidade tão pequena pode ter? Por que eles gastam tanto esforço na construção de um jiulou nessa cidadezinha? Este humilde realmente não consegue entender.”
Nie Heng se reclinou relaxadamente na carruagem e ponderou: “Isso é realmente estranho. A terra natal deles é uma vila na Cidade Liushui. Talvez eles simplesmente não queiram ir para muito longe de casa.”
Qin Mian pensa em negócios de uma maneira tão simples? Por enquanto, era impossível saber.
Um mês e meio depois, o jiulou estava construído, faltando apenas a conclusão de detalhes do projeto.
Qin Mian mandou espalhar a notícia de que venderia a receita, mas deixou claro que seriam apenas vinte cópias. Quando ouviram a notícia, os laoban de jiulou mais poderosos economicamente das cidades vizinhas, e até mesmo da Cidade do Condado, vieram. Os vinte primeiros laoban que chegaram compraram a receita com dezesseis ingredientes a quinhentos taéis de prata.
Só com a venda da receita, Qin Mian conseguiu levantar dez mil e quinhentos taéis de prata.
Depois disso, a temporada de colheita começou como planejado. A família de Qin Mian tinha poucas terras, e haviam três servos. Demorou apenas três dias para colher, debulhar, secar e colocar o trigo no armazém.
Aproveitando esta oportunidade, Qin Mian comprou 10 mu de campos da mais alta qualidade na vila. Eles estavam todos conectados. O cultivo e o transplante de mudas de arroz foram deixados sob a responsabilidade de Xile, Fu shu e Fu shen. Ainda havia muito trabalho para ele e Lei Tie no jiulou.
No dia 20 do quinto mês, o jiulou foi concluído. Qin Mian o chamou de “Shuang Xiang Lou”, e Lei Tie escreveu pessoalmente a placa. A palavra ‘xiang’ significava ao mesmo tempo ‘um banquete para entreter os convidados’ e ‘desfrutar’. Este nome poderia ser descrito como engenhoso.
Por falar nisso, a Cidade Liushui recebeu esse nome porque há um rio que passa pela cidade. O novo jiulou fica exatamente nas duas margens desse rio, na periferia da Cidade Liushui. Um dos edifícios, que fica na margem voltada para a Cidade Liushui, é onde funciona o jiulou, e se chama Binzi. O outro prédio, localizado na margem leste, é um hotel, e se chama Rugui191.
Ambos os edifícios foram construídos com paredes externas semicirculares, tendo as margens do rio como linha de base e o rio como eixo de simetria, sendo simétricos entre si. Os dois são conectados por uma ponte em arco sobre o rio. A ponte foi construída muito alta, para impedir que alguém a utilizasse para invadir o Shuang Xiang Lou.
Os dois edifícios têm três andares, sendo que o segundo e o terceiro andares são conectados por uma ponte pênsil. Qin Mian deixou deliberadamente apenas uma entrada no Shuang Xiang Lou, o portão do pátio do Edifício Binzhi. Em outras palavras, se alguém quiser ir ao Edifício Rugui, só poderá entrar pelo Edifício Binzhi.
O saguão do Edifício Binzi no primeiro andar foi dividido em duas partes. À esquerda estão mesas comuns de restaurante, para duas, quatro ou oito pessoas, bem como mesas de jantar retangulares com bancos para clientes individuais.
À direita há uma plataforma de jantar de aparência estranha, que era a característica distintiva do Shuang Xiang Lou - um buffet giratório. Foi inspirado no sushi de esteira192. No segundo andar, há doze salas privadas com caligrafias e pinturas contendo poemas de vários lugares. O terceiro andar é a ala de convidados de honra, com apenas quatro salas no total, onde não apenas se pode ver a paisagem, mas também há interessantes instalações recreativas. Acima do terceiro andar, há um terraço com um grande toldo. Este lugar é usado para entreter apenas um grupo de convidados por vez. É um lugar único e incomparável.
Atrás do Edifício Binzhi encontram-se quatro elegantes ambientes. Os quatro pavilhões também podem ser utilizados para banquetes, e são separados uns dos outros por jardins ornamentais, espinheiros, flores e videiras.
As pessoas podem respirar ar fresco e apreciar a bela paisagem ao mesmo tempo. Também dá às pessoas uma sensação agradável de desfrutar de um espaço privado.
No primeiro andar do Edifício Rugui ficam os quartos de hóspedes comuns, que se dividem em quartos individuais e quartos duplos, com mobília completa. O segundo andar abriga quatro suítes luxuosas que podem acomodar vários membros da família e amigos. Cada suíte tem seus móveis exclusivos com caligrafia e pinturas exclusivas. Há quatro quartos de hóspedes de honra no terceiro andar, três dos quais abertos ao público. O outro quarto é propriedade privada de Qin Mian e Lei Tie, e pode ser alcançado pelas escadas privadas no segundo andar para evitar encontrar os convidados no terceiro andar. Há uma grande banheira no último andar. Na temporada de primavera e outono, é um prazer especial mergulhar em um banho quente e aproveitar o sol enquanto se bebe vinho.
Há uma pequena porta lateral no pátio atrás do Edifício Rugui, que serve apenas para o uso do pessoal interno, para transporte de lixo, mantimentos e lenha, e assim por diante.
Há também um jardim, pomar, estábulos e alojamentos para funcionários que não precisam ser descritos em detalhes.
No dia 27 do quinto mês, o jiulou estava totalmente equipado com funcionários. Em um jiulou tão grande, era impossível para Qin Mian ser pessoalmente o cozinheiro. Ele teve que entregar as receitas aos dachu em lotes. Quatro dachu foram recrutados por Lei Tie na distante Capital Qingtian e todos eles assinaram o título de propriedade irrevogável. Quatro trabalhadoras em seus quarenta anos eram responsáveis pelo processamento dos ingredientes e pela limpeza da cozinha. Oito garçons, dois jardineiros, oito faxineiros, quatro compradores, dois cuidadores para o estábulo e oito serviçais gerais, aptos para qualquer tipo de trabalho, assinaram o título de propriedade irrevogável para que eles ficassem mais tranquilos. O jiulou era um pouco grande, então Qin Mian também forneceu ao zhanggui193 um assistente para ele dar ordens.
A propósito, como Zheng Liu, Wang Shun, Chen Si e Shi Tou do Restaurante Chi de Xiang eram mais experientes, Qin Mian os transferiu para o jiulou para serem garçons e mandou quatro novos funcionários para o restaurante.
O restaurante Chi de Xiang foi alugado por apenas um ano, e fecharia no prazo devido.
Qin Mian nunca tinha feito negócios em sua vida anterior, e um grande jiulou não era tão fácil de administrar quanto um pequeno restaurante. Se houvesse pontos insatisfatórios, ele seria obrigado a rever mais tarde.
Antes do jiulou abrir, Qin Mian realizou uma reunião de equipe e implementou um sistema rígido de recompensas e punições, além de um sistema de relatórios.
Os quatro dachu formaram uma equipe, e um líder de equipe foi selecionado. As quatro trabalhadoras eram uma equipe, e uma líder também foi selecionada. Os oito garçons eram uma equipe, responsável por receber os clientes… os oito seguranças eram uma equipe. O zhanggui ficou diretamente responsável pelos compradores.
O salário mensal do líder da equipe era 25% superior ao dos demais, como um incentivo. No entanto, a posição de líder da equipe não era fixa. Se o trabalho não fosse bem feito, a posição seria removida. Apenas uma pessoa capaz poderia ocupar essa posição.
Todos os funcionários podem supervisionar uns aos outros. Se for descoberto que um funcionário falhou no trabalho, outro funcionário pode relatar isso anonimamente na caixa de denúncias. Após investigação, haverá recompensas de acordo com o peso da contribuição. Aquele que cometer uma falha menor receberá uma advertência oral na primeira vez, será multado na segunda vez e demitido na terceira vez. Se cometer um grande erro, será demitido diretamente, e se a circunstância for grave, será mandado para a prisão.
Assim que essas regulamentações estritas e meticulosas foram emitidas, todos os funcionários ficaram internamente assustados e surpresos com o fato deste xiaolaoban, que não parecia ter nada de especial, ter sido capaz de emiti-las, e determinados a não serem descuidados no futuro.
Qin Mian uniu severidade e bondade: “Além disso, todos os funcionários têm direito a uma folga na primeira semana, uma na segunda semana, e uma na terceira semana do mês. Como o jiulou não pode suspender a sua operação, vamos realizar o sistema de rodízio de folgas...”
“O quê? Há folgas todos os meses?” Todos ficaram maravilhados. É claro, eles nunca haviam ouvido falar nisso!
“Quietos. Primeiro ouçam eu falar tudo.” Qin Mian ergueu a mão para pará-los. “Dos quatro dachu, apenas um pode tirar folga por vez, e o mesmo vale para as quatro assistentes de cozinha. Já para os oito garçons, dois podem tirar folga de uma vez. O zhanggui também terá seu dia de folga, e nesse caso, eu e dalaoban ficaremos no lugar dele.”
“Muito obrigado, dalaoban e xiaolaoban.” Sun Maosheng, o zhanggui do jiulou, disse com gratidão: “Seguir os dois zhuzi é uma grande honra para este humilde.”
“Quando o jiulou estiver muito cheio, se vocês estiverem dispostos a abrir mão de sua folga para ficar ajudando no jiulou, poderão obter o dobro do pagamento do dia na forma de horas extras. Por exemplo, o pagamento mensal de um garçom é de duzentos wen, o que dá aproximadamente sete wen por dia. Nesse caso, ele poderá receber quatorze wen pelo dia de trabalho. Se desistir de todas as suas três folgas, pode conseguir mais quarenta e dois wen em um mês.”
O semblante de todos ficou cada vez mais feliz. Não dava para subestimar esses quarenta e dois wen, era dinheiro suficiente para comprar sal por vários meses.
"A-Tie, você quer acrescentar algo?" Qin Mian olhou para Lei Tie sentado à sua esquerda.
Lei Tie terminou de beber o chá que estava em sua xícara. Seu par de olhos penetrantes percorreu lentamente todos os rostos, e ele disse em um tom monótono: “Para trabalhar conosco, o mais importante é a lealdade. Se alguém vazar informações de nosso jiulou…”
Com um som de ‘crec’, a xícara em sua mão se tornou uma pilha de fragmentos.
Chocados, todos ficaram parados, sem se atrever a se mover. Eles não se atreviam nem a respirar mais forte.
Qin Mian expôs um sorriso amigável para eles, e disse gentilmente: “Desde que vocês não cometam erros, nada vai acontecer, não é mesmo? Certo, tudo já foi dito. Usem esses dois dias para se familiarizar muito bem com o ambiente do jiulou. Vamos abrir no dia trinta do quinto mês, e todos ficarão muito ocupados.”
“Sim!”
“Sun zhanggui, vou deixar tudo com você.” Qin Mian olhou para Sun Maosheng.
Sun Maosheng fez uma reverência com as mãos juntas e disse: “Pode ficar tranquilo, xiaolaoban.”
Qin Mian e Lei Tie cavalgaram de volta para casa. Xile tinha acabado de limpar o estábulo, e ao ver os dois zhuzi retornarem, foi correndo recepcioná-los e conduzir os cavalos. Havia um sorriso peculiar em seu rosto.
“Xiaoshaoye, há uma briga acontecendo na velha casa hoje.”
Apesar de Xile estar se controlando, Qin Mian ainda podia perceber a excitação em sua voz. Embora Xile falasse muito, ele sabia segurar sua boca, e era improvável que ele deixasse vazar coisas da Tianju. Por isso, quando ele descobriu que Xile tinha este passatempo, ou seja, ele adorava perguntar as coisas por aí, ele manteve o tempo todo um olho aberto e um fechado194. Ele estava bastante interessado no que Xile tinha dito, e imediatamente perguntou: “O que está acontecendo?”
Xile contou de forma muito ordenada e clara: “Ergongzi disse a Du laotaitai que estava pensando em colocar Lei Dabao na escola para ser ensinado, e Du laotaitai acreditou ser muito cedo, e recusou. Ergongzi não aceitou, e colocou sua xifu para confrontar laotaitai e laoyezi, fazendo um monte de barulho195. Sangongzi aproveitou a oportunidade para mencionar a divisão da família, e sigongzi imediatamente concordou com ele. Du laotaitai ficou muito infeliz. Enquanto Wei laotaitai instigava a desarmonia, ergongzi e sua xifu a seguiram, criando a maior confusão. A paciência de Du laotaitai acabou, e ela deu uma tapa na cara da xifu de ergongzi.”
Qin Mian perguntou: “O que aconteceu depois?”
“Eles discutiram por quase meio shichen, e então foram suprimidos pelo laoyezi. O assunto da instrução de Lei Dabao falhou, e o da separação da família também.” Xile falou com clareza. Ele já havia notado há muito tempo que seus zhuzi e as pessoas da velha casa não se davam bem, e por isso, ele prestava especial atenção ao lado de lá.
“En.” Qin Mian ficou muito satisfeito com as informações trazidas por ele, e deu a ele algum dinheiro.
“Muito obrigado, xiaoshaoye.” Xile aceitou o dinheiro com alegria.
Qin Mian e Lei Tie caminharam na direção da ponte de madeira.
“A-Tie, me diga. Caso eles separem a família, será benéfico ou prejudicial para nós?” Qin Mian perguntou.
Lei Tie foi direto ao ponto: “Quer eles se separem ou não, Du shi e Wei shi não vão se separar.”
Qin Mian disse com prazer: “Exato. Então vamos deixar que eles criem problemas.”
“Ao, ao…” Yidian Bai saiu correndo do bosque, ergueu o corpo, colocou as duas patas no peito de Qin Mian, e esfregou a cabeça nele. Qin Mian acariciou a cabeça dele, e ele obedientemente colocou as patas de volta no chão, e ficou correndo ao redor de Qin Mian e Lei Tie.
Duas pessoas e um lobo deram uma volta no pomar. As frutas iam muito bem, grandes e cheias de vida. Alguns pêssegos já estavam ficando um pouco avermelhados, e amadureceriam daqui alguns dias. As cerejas já estavam maduras. As cerejas vermelhas penduradas nos galhos eram como ágatas. Qin Mian e Lei Tie as provaram. Estavam muito doces.
Fang daye ouviu os passos deles e se aproximou. Alerta, deu uma olhada para Yidian Bai. Yidian Bai já havia crescido, e com as quatro patas encostadas no chão, suas costas ultrapassavam o joelho de um homem adulto. Era claramente diferente de um cachorro. Todos os aldeões já sabiam que Yidian Bai não era um cachorro e sim um lobo, e normalmente o evitavam, ficando longe dele. Fang daye não era exceção.
Ele olhou para as cerejeiras à sua frente e os alertou: "Lei Tie, xifu de Lei Tie, essas cerejas devem ser colhidas, ou podem se estragar.”
Qin Mian olhou para a árvore repleta de ágatas, e um sentimento de dever cumprido preencheu seu peito: “É hora de colher. Nós usaremos essas cerejas para fazer geléia de cereja e vinho de cereja, mas nos últimos dias nós estivemos muito ocupados. Primeiro, vou pensar como fazer.”
“Geléia de cereja e vinho de cereja?” Fang daye perguntou: “O que é geléia de cereja? Cereja pode ser usada para fazer vinho?”
Qin Mian sorriu e não respondeu: “Esses dias, Fang daye tem trabalhado duro. Quando estiver pronto, eu darei um pouco a você196 para experimentar.”
☯
Notas sobre os nomes dos personagens:
Sun Maosheng (孙茂生 Sūn màoshēng): Sun = descendente; mao = luxuriante; sheng = nascido
☯
Espaço da Graci:
Qin Mian, levando as formas de trabalho modernas para a China Antiga XD
Ah, uma nota de tradução especial: no final desse capítulo, é citado Jiang daye ao invés de Fang daye. Mas no seguinte, a conversa continua citando Fang daye, que faz mais sentido estar no pomar, e ainda por cima, trabalhando. Assim, vamos considerar Fang daye como o correto!
189 Shuang Xiang Lou (双飨楼, shuāng xiǎng lóu): é um termo difícil de traduzir. Shuang significa dois ou duplo, ou seja, um par. Xiang é um termo que significa: 1) oferecer alimentos e bebidas; 2) entreter, oferecer entretenimento. Lou é um edifício ou construção com mais de um pavimento. Shuang aqui significa o fato de que o local tem 2 prédios. Lou diz respeito ao fato dos edifícios terem mais de um andar. Uma tradução literal poderia ser ‘Casa de pavimentos dupla de comida e entretenimento’↩
190 você: é usada a forma polida, 您 nín.↩
191 Binzi e Rugui: Os nomes dos dois edifícios vem de uma expressão idiomática, 宾至如归, bīn zhì rú guī, que significa ‘os hóspedes se sentem em casa’ (em um hotel, pousada etc.) ou ‘um lar longe de casa’↩
192 sushi de esteira: algumas casas modernas de sushi tem uma plataforma com esteira rotativa, que fica passando ao lado das mesas (como a esteira de malas de um aeroporto), para que os clientes peguem os seus pedidos.↩
193 zhanggui (掌柜 zhǎngguì): gerente↩
194 manter um olho aberto e um fechado (睁一只眼闭一只眼 zhēng yī zhī yǎn bì yī zhī yǎn): fazer vista grossa. Fingir que não notou, mas estar bastante ciente.↩
195 fazer um monte de barulho: expressão idiomática, 又吵又闹 yòu chǎo yòu nào. Chaonao significa fazer barulho no sentido de gritar, e you é ambos, enfatizando a quantidade de barulho. Dá pra ter uma ideia do barraco↩
196 você: é usada a forma polida, 您 nín.↩
⋘ anterior ☯ índice ☯ próximo ⋙
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~