sexta-feira, 3 de março de 2023

[Novel] Transmigração de Mian - Capítulo 082

 




Capítulo 82 - Lei Xiangzhi vai participar do Fushi

 

 

 

“Alguns dos meus colegas planejam passear bastante antes do Fushi para relaxar, e ouviram dizer em algum lugar que o zhuren da Yourantianju é dage, então eles querem vir ver o jardim. Pediram para que eu viesse perguntar o que vocês acham.”

 

Qin Mian olhou para Lei Tie.

 

As sobrancelhas de Lei Tie se franziram levemente: “Cada planta e cada árvore140 do jardim não podem ser movidas”.

 

Lei Xiangzhi rapidamente disse: “Naturalmente. Dage e dasao podem ficar tranquilos. Os alunos com quem eu fiz amizade são todos pessoas bem educadas.”

 

Lei Tie assentiu de leve para Qin Mian.

 

Qin Mian não tinha intenção de se opor. O relacionamento entre Lei Xiangzhi e eles era bom, e eles não poderiam recusar, para que Lei Xiangzhi não perdesse face.

 

Ele comeu as suas últimas porções de macarrão na tigela, e levantou uma questão: “Nosso jardim é um pouco mais bonito do que o das pessoas comuns, mas comparado com os das casas de famílias ricas, está muito longe dos jardins maravilhosos deles. Por que eles estão interessados em vir?”

 

Lei Xiangzhi abaixou a xícara de chá, e balançou a cabeça: “Talvez eles estejam vindo atrás dessas flores.”

 

Qin Mian não tinha nenhum talento para os estudos. Na verdade, sua matrícula na universidade foi na segunda chamada. Ele não aguentava aqueles estudiosos talentosos e elegantes, que ficavam o dia inteiro de ‘zhihuzheye141’, e queria evitá-los, por isso perguntou como quem não quer nada: “Quando ele virão?”

 

Lei Xiangzhi disse: “Amanhã.”

 

Lei Tie pensava o mesmo que Qin Mian: “Amanhã, nós vamos à cidade. Fu shu e Fu shen estarão aqui para te ajudar.”

 

“Muito obrigado, dage.” Lei Xiangzhi agradeceu de forma autêntica.

 

Qin Mian perguntou: “Daqui quantos dias será o Fushi?”

 

Lei Xiangzhi disse: “Partiremos de viagem em dois dias.”

 

No dia seguinte, de manhã cedo, Qin Mian, Lei Tie e Xile foram juntos para a cidade.

 

Oito ou nove colegas de Lei Xiangzhi vieram juntos à casa dele.

 

Com tantos jovens talentos juntos, Du Shi foi complacente, e os cumprimentou com um sorriso no rosto, intencionalmente ou não empurrando Wei shi para o lado.

 

Depois de sentarem um pouco, Lei Xiangzhi levou os colegas à Yourantianju. Generosamente, Du Shi deu a ele dois sacos de amendoins e sementes de melão que haviam sobrado do ano novo, e além disso, dianxin e frutas secas que ela havia comprado especialmente para dar aos ilustres visitantes, permitindo que os visitantes fossem bem recebidos. Originalmente, ela também queria ir para a Tianju, mas foi convencida do contrário pelas palavras gentis de Lei Xiangzhi.

 

Todos os acadêmicos pareciam gostar de vestir roupas brancas, que favoreciam a pele branca de seus rostos e os deixavam mais elegantes. Os aldeões estavam acostumados a ver muitos jovens do campo com a pele bronzeada por causa do sol, e nunca tinham visto tantos jovens com lábios vermelhos e dentes brancos142 juntos, então todos olharam curiosos. Mais audaciosas, algumas guniang se esconderam ao longe, e ficaram olhando com os rostos vermelhos.

 

“Wu gongzi.” Fu shu e Fu shen foram instruídos mais cedo por Qin Mian, e estavam parados no grande portão para recepcioná-los.

 

Lei Xiangzhi disse: “Fu shu, Fu shen, eu primeiro vou dar uma volta com eles. Vou incomodá-los para servir o chá ao lado do canteiro de flores.”

 

“Sim.” Lei Xiangzhi havia sido gentil e educado, e Fu shu teve uma boa impressão dele.

 

Ao entrarem, todos foram atraídos pelas flores de pessegueiro, parecendo nuvens em frente a eles, e ficaram maravilhados.

 

“A paisagem aqui é realmente maravilhosa.” Qu Zhongwen tomou a iniciativa e elogiou.

 

Os demais concordaram, assentindo com a cabeça, seus olhares de admiração percorrendo todo o local.

 

Lei Xiangzhi fez uma reverência com as mãos juntas, e sorrindo disse: “Cada planta e cada árvore dessa fazenda são muito queridos pelos meus dage e dasao. Peço a todos que apenas deleitem seus olhos, sem esticar suas mãos. Xiangzhi agradece desde já.”

 

Qu Zhongwen e os demais sorriram, e responderam que não se atreveriam.

 

“Hehe…” Ling Qiyun, o único acadêmico que não havia dito nada, olhou em volta: “Por nossa intromissão, deveríamos primeiro encontrar os zhuren e nos desculpar. Lei xiong143, onde estão lingxiong e lingsao144?

 

Lei Xiangzhi franziu de leve a testa. Agora mesmo, quando estavam em sua casa, ele havia explicado que dage e dasao não estariam presentes.

 

Qu Zhongwen deu uma olhada para Ling Qiyun, e balançou de leve o seu leque dobrável, exibindo totalmente a sua erudição juvenil: “Agora mesmo, Lei xiong nos disse que seu xiongzhang e dasao foram à cidade especialmente para deixar o local apenas para nós. Ling xiong não ouviu?”

 

Ling Qiyun se desculpou com um sorriso: “De fato, eu estava distraído e não ouvi Lei xiong dizer. Mas se não puder prestar respeito a zhuren, Qiyun ficará muito desconfortável.” Hoje, ele havia vindo em primeiro lugar para ver as flores, e em segundo lugar, para dar uma olhada no casal masculino que todos estavam comentando na cidade, e ver como eles eram. Não importa quão bons os conhecimentos de Lei Xiangzhi fossem, não era para ser motivo de piada seu próprio dage ter se casado com um xifu masculino? Mas ele se atrevia apenas a pensar sobre isso, e não a falar sobre. Dentre os presentes, todos eram ou bons nos estudos, ou de boas famílias, e ele não desejava ser rejeitado por este círculo.

 

Com a mão, Qu Zhongwen abria e fechava o leque, fazendo barulho. Com um sorriso falso no rosto, ele disse: “Ling xiong, se você está realmente desconfortável, por que deveria nos seguir?”

 

Lei Xiangzhi deu tapinhas no ombro dele, e sorriu de leve para Ling Qiyun: “O motivo pelo qual dage e dasao não estão presentes foi justamente evitar que nós ficássemos apreensivos. Se Ling xiong não ficar à vontade, estará contrariando as boas intenções de jiaxiong e jiasao145. Vamos, eu vou guiar vocês.”

 

“Sim.” Bu Qingyun, de sobrancelhas grossas e olhos grandes146, foi o primeiro a concordar, casualmente se enganchando no ombro de Lei Xiangzhi e seguindo em frente.

 

Os demais os seguiram, eram um grupo de pessoas falantes e sorridentes. Ling Qiyun ajustou seu humor, e também os seguiu a passos rápidos.

 

Qu Zongwen admirou as flores de pessegueiro do outro lado da ponte, com um lampejo de surpresa em seus olhos: “Lei xiong, parece que os seus xiongsao são realmente especialistas no cuidado das árvores frutíferas.”

 

“Por que diz isso?” Lei Xiangzhi não sabia por que, de repente, ele tinha chegado a essa conclusão.

 

Qi Zhongwen apontou para um galho de pessegueiro que se inclinava à sua frente: “Minha casa também tem alguns pessegueiros. Este ano, as flores também abriram esplêndidas, mas não da mesma forma que as de lingxiong jiade. Vejam essas flores de pêssego, as pétalas são delicadas, cheias de vitalidade. Se apertadas, sairia água. Dá para ver que estão cheias de líquido. Eu me atrevo a dizer que os pêssegos produzidos serão muito doces.”

 

Os demais tinham a mesma impressão, e concordaram assentindo com a cabeça.

 

“Não são apenas as flores de pêssego.” Um estudante com aparência mais erudita apontou para longe: “Ali, as ameixeiras e as pereiras também estão assim, extremamente ricas em vitalidade. Só de vê-las, meu humor melhora.”

 

Lei Xiangzhi não sabia qual era o segredo - Qin Mian adicionou secretamente Água da Nascente Espiritual na lagoa, e as árvores frutíferas da Tianju, flores e hortaliças eram irrigadas com água da lagoa. Essas árvores frutíferas eram naturalmente cheias de vida.

 

Ele apenas sorriu e disse: “Um daye de nossa vila ajuda a cuidar das árvores frutíferas daqui.”

 

Qu Zongwen disse a Lei Xiangzhi: “Nossa laotaitai gosta mais de comer pêssegos. Quando for época, vou precisar vir aqui comprá-los.”

 

Lei Xiangzhi balançou a cabeça levemente: “Ainda não posso dizer ao certo, mas eu ouvi meu dasao dizer uma vez que estas frutas teriam outra finalidade. Mas eu vou mencionar isso a ele por você.”

 

“Agradeço por isso.” Qu Zhongwen sorriu e disse.

 

“Por que estamos falando de frutas, não há sombra delas! Veja as flores, veja as flores.” Bu Qingyun estava ao lado do canteiro de flores e pediu: “Venham logo. Estas flores são realmente belas.”

 

Outro estudante se aproximou a passos rápidos. “Eu disse a vocês, esse lugar é extremamente belo. Não podemos desperdiçar esse cenário primaveril, ah. Que tal fazer uma competição de poesia?”

 

Ignorando os acadêmicos que viam as flores e faziam competição de poesia, Qin Mian e Lei Tie começaram a planejar o manejo de seus quinze mu de terras recentemente comprados. Assim como na Tianju, eles usaram estacas de madeira para marcar a separação de diversas áreas. Apenas quando os materiais de construção fossem comprados, é que os trabalhos poderiam iniciar. Depois de terminar a marcação, os dois foram ao restaurante, deram uma volta, e só depois voltaram para casa.

 

Qin Mian quis voltar cavalgando. Lei Tie rapidamente saltou no cavalo, e se sentou atrás dele.

 

Xile, que estava conduzindo a carroça vazia atrás deles, ficou completamente sem palavras. Os dois zhuzi o levaram apenas para que ele conduzisse a ‘carroça vazia’?

 

Na entrada da Vila Qingshan, duas carruagens estavam paradas na beira da estrada. Ao lado das carruagens, havia algumas pessoas.

 

Lei Xiangzhi estava prestes a se despedir de seus colegas.

 

Ao ouvirem sons de cascos de cavalos se aproximando, todos olharam para trás, curiosos.

 

O cavalo zaino galopou até eles, e Qin Mian parou habilmente o cavalo a um zhang de distância. “Oh! Wudi.”

 

Lei Xiangzhi avançou e cumprimentou: “Dasao, vocês voltaram.”

 

Qin Mian sorriu e assentiu: “En.”

 

Lei Tie, indiferente, passou os olhos em todos. Segurou as mãos de Qin Mian e sacudiu as rédeas. O cavalo zaino partiu em disparada na direção da Tianju.

 

Xile os seguiu sem demora.

 

No semblante de Qu Zhongwen ainda havia um pouco de surpresa. Ele virou a cabeça para Lei Xiangzhi e disse: “Lei xiong, seu dage e dasao não parecem pessoas do campo.” Especialmente aquele homem na garupa, com maneiras tão imponentes, olhar indiferente, feroz e dominador, parecendo um general que já lutou em um campo de batalha.

 

Bu Qingyun olhou boquiaberto para a direção em que eles seguiram, deu um tapa no ombro de Lei Xiangzhi, e disse baixinho: “Ai, aquele homem na garupa é seu dage? É realmente seu dage de sangue?” Ele também sentia que os temperamentos de Lei Tie e Lei Xiangzhi eram tão diferentes que nem pareciam ser da mesma família.

 

Lei Xiangzhi disse, desamparado: “É claro que é meu dage de sangue.”

 

Na entrada da Tianju, Fu shu ouviu os sons de cascos de cavalos, e imediatamente abriu o portão.

 

Qin Mian saltou do cavalo habilmente. “Fu shu, como foram as coisas hoje?”

 

Fu shu sorriu e disse: “Reportando a xiaoshaoye, wu gongzi os controlou muito bem. Eles olharam as flores, compuseram poesia, e ainda jogaram qi. Não jogaram cascas de melões e amendoins por aí.”

 

“Isso é bom.”

 

Depois de voltar para a casa, se limpar e sentar um pouco, eles estimaram que os visitantes da velha casa já haviam ido embora. Qin Mian e Lei Tie foram juntos para lá.

 

Lei Chuntao estava sozinha no pátio, fazendo beicinho, segurando uma flor e parecendo zangada. Qin Mian foi até ela, curioso.

 

“O que foi, xiaomei?”

 

“Dasao, vocês vieram. Não é nada.” O beicinho de Lei Chuntao estava ainda maior, e suas belas sobrancelhas estavam franzidas. Ela estava extremamente ressentida.

 

Qin Mian entrou na casa, e ao ver que a expressão de Lei Xiangzhi também era de desamparo, ficou ainda mais confuso.

 

Du shi bateu na mesa, e disse furiosa: “Eu não estou fazendo isso para o bem dela?”

 

“O que aconteceu?” Qin Mian perguntou a Lei Xiangli em voz baixa.

 

Lei Xiangli disse eufemisticamente: “Todos os colegas de wudi tem boa aparência. Dois deles têm conhecimentos excelentes, e também vêm de boas famílias.”

 

Não precisava dizer mais nada, Qin Mian já havia entendido. Du Shi estava tentando encontrar um nuxu147 entre esses estudantes.

 

“Jiejie, é claro que nós sabemos que você quer o bem de Chuntao, mas os dois gongzi disseram que suas famílias farão os arranjos de casamento deles. Você não poderia prejudicar Chuntao ao interferir? A reputação de uma guniang de família é sua salvaguarda. Se ela acabar como um ovo na cara148, a vida dela será arruinada. Xianggong, o que você diz?” Wei shi bebeu um gole de chá, e disse lentamente. Depois de um período em silêncio, o poder de fogo de Wei shi tinha aumentado.

 

Inicialmente, Lei Daqiang estava um pouco tentado, mas ao ouvir isso, sua expressão mudou, e ele imediatamente mudou de ideia: “O que Wei’er disse está correto, não podemos fazer isso.”

 

Du shi disse com a voz cheia de sarcasmo: “Agora, você só tem olhos para ela. É claro que ela vai dizer isso, Chuntao é minha guniang, não dela. É claro que ela não quer o bem de Chuntao!”

 

Wei shi ficou pálida e seus lábios tremeram. Ela mordeu o lábio e olhou para Lei Daqiang. “Xianggong, eu não faria…”

 

Então, ela imediatamente se voltou para Lei Xiangzhi, e disse em tom urgente: “Laowu, você é uma pessoa esclarecida. O que eu disse agora é para o bem de Chuntao.”

 

O semblante de Du shi mudou drasticamente. Boa, Wei shi. Tentando puxar meu erzi para o seu lado!

 

Qin Mian suspirou internamente. Não era bom provocar nenhuma delas.

 

Não era bom ficar por muito tempo em um lugar onde poderia encontrar problemas. Ele interrompeu sem demora: “Hai hai149. Daqui dois dias wudi vai para a Capital da Província150 participar do exame. Todas as coisas a serem levadas já estão empacotadas?”

 

Du shi relaxou um pouco: “Está tudo pronto.”

 

Qin Mian disse: “Daqui até a Capital da Província, Qingtian151, são três dias de viagem. É longe, e temos medo que algumas pessoas mal intencionadas aproveitem a oportunidade para agir. Eu e a-Tie conversamos, e planejamos levar wudi pessoalmente até a Capital da Província.

 

Wei shi deu uma olhada para Qin Mian e Lei Tie, e abaixou o olhar. A família de Laoda tem muito apreço por seu didi.

 

Nos rostos de Lei Daqiang e Du shi, surgiram sorrisos surpresos.

 

“Muito bom, muito bom.” Lei Daqiang olhou para Lei Tie com aprovação. Seus olhos continham gratidão, e um pouco de compaixão paterna. “Laoda, vocês fazem bem. Laowu é o seu didi mais novo, você e seu xifu devem agir exatamente assim.”

 

 

 

 

 

 

Notas sobre os nomes dos personagens:

 

Qu Zongwen (曲纵文 Qū zòng wén): qu = música; zong = libertar; wen = cultura

 

Ling Qiyun (凌启运 Líng qǐyùn): ling = se aproximar; qiyun = enviar mercadorias

 

Bu Qingyun (步青云 Bù qīngyún): o nome vem da expressão idiomática "平步青云, píng bù qīng yún", que significa subir rapidamente no mundo, ou seja, ascensão meteórica na carreira

 

 

 

 

 

 

 

Espaço da Graci:

 

Aiai, Du shi não perde uma oportunidade. Ela nem sabe se esses colegas do Xiangzhi são mesmo promissores ou mesmo se prestam, e já tá querendo empurrar Chuntao pra um deles. Ninguém merece uma mãe dessas… 

 

 



140 cada planta e cada árvore: é uma expressão idiomática, 一草一木 yī cǎo yī mù, que figurativamente representa coisas pequenas e comuns. É o mesmo que dizer que nada deve ser mexido.
141 zhihuzheye (之乎者也 zhīhūzhěyě): são as quatro palavras auxiliares comumente usadas no chinês clássico. Portanto, zhihuzheye também se refere às habilidades básicas que os estudiosos devem possuir. Mais tarde, começou a ser usado para ridicularizar os estudiosos que só sabem mastigar palavras, mas não conseguem resolver problemas práticos
142 lábios vermelhos e dentes brancos: é uma expressão idiomática, 唇红齿白 chúnhóngchǐbái, que se refere a pessoas bonitas.
143 xiong (兄 xiōng): significa irmão. É usado após o nome de família com amigos da mesma geração e idade semelhante, equivalente a ‘irmão Lei.’
144 lingxiong e lingsao (令兄令嫂 lìng xiōng lìng sǎo): são formas de tratamento educado. Lingxiong é ‘seu estimado irmão mais velho’ e lingsao é ‘a estimada esposa de seu irmão mais velho’
145 jiaxiong e jiasao (家兄家嫂 jiāxiōng jiā sǎo): uma forma polida de dizer ‘meu irmão mais velho’ e ‘minha cunhada mais velha’
146 sobrancelhas grossas e olhos grandes: é uma expressão idiomática, 浓眉大眼 nóngméidàyǎn, descreve uma pessoa com aparência piedosa.
147 nuxu (女婿 nǚxù): marido da filha; genro.
148 acabar como um ovo na cara: é uma expressão idiomática, 弄巧成拙 nòngqiǎochéngzhuō, que significa fazer uma coisa aparentemente inteligente que acaba se revelando uma tolice.
149 hai hai (咳 咳 hāi hāi): uma onomatopéia usada para interromper, demonstrando constrangimento, semelhante a um ‘cof cof’ ou ‘aham’
150 Capital da Província (州府 zhōu fǔ): como dito no capítulo 26, província é a unidade administrativa acima de Condado, e reúne diversos Condados.
151 Qingtian (青天 qīngtiān): significa “céu claro” ou “céu azul”. É a capital da Província. Recapitulando, eles moram na Vila Qingshan, um subúrbio da Cidade Liushui. A cidade Liushui está no Condado cuja capital é a Cidade do Condado de Zhaoyang (onde foi feita a primeira etapa do exame). Tudo isso faz parte da Província cuja capital é Qintian, onde será feita a segunda etapa do exame.

 

anterioríndicepróximo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~