quinta-feira, 20 de abril de 2023

[Novel] Transmigração de Mian - Capítulo 122

 




Capítulo 122 - A opinião de Lei Xiangzhi sobre a separação da família

 

 

 

“Certamente está disposto.” Lei Tie assentiu e olhou para o urso pardo enquanto pensava: ‘ainda que ele não queira, vou pensar em um método para fazê-lo querer’. As costas do urso pardo inexplicavelmente tremeram um pouco.

 

Yidian Bai assentiu em aprovação: “Awoouu.”

 

Lei Tie observou Qin Mian brincar com ele por um tempo e pensou que seria melhor se as mãos de seu xifu o tocassem ao invés do urso.

 

“Xifu, estou com fome.”

 

Qin Mian se levantou e deu um beijo forte nos lábios de Lei Tie. Em seguida, ele olhou para Lei Tie de forma insinuante: “Que tal isso?”

 

Lei Tie não entendeu.

 

“Como diz o ditado, ‘quando você está apaixonado, beber água pode te deixar satisfeito’. Você está satisfeito?” Qin Mian abraçou os ombros do homem e olhou para ele com um sorriso.

 

Lei Tie assentiu e retribuiu o beijo. Desta vez, o beijo foi um pouco mais longo. Qin Mian abraçou sua cintura com doçura em seu coração.

 

Embora Lei Tie tenha usado a Água da Nascente Espiritual e seu zhenyuan para ajudar o urso a lidar com o ferimento, como o urso estava gravemente ferido e perdeu muito sangue, demoraria alguns dias para se recuperar.

 

Qin Mian capturou algumas galinhas no Espaço para o urso comer, e temporariamente o deixou no Espaço com Yidian Bai.

 

Fora do Espaço, Lei Tie perguntou a Qin Mian: “Xifu, o que cozinhar esta noite?”

 

“Quero comer frango kung pao428.” Qin Mian virou a cesta para ver as coisas: “Você primeiro limpa o faisão, remove a carne dos ossos e a corta em cubos. Em seguida, escolha as folhas de decai limpas e pique para fazer o recheio de jiaozi amanhã.”

 

“Certo.” Lei Tie trouxe um banquinho para perto do poço, para limpar o faisão.

 

Qin Mian foi para a cozinha para primeiro umedecer o amendoim.

 

 

Dois dias depois, a velha casa ofereceu um banquete para seus convidados.

 

Vários cômodos foram construídos no pátio da antiga casa, e o salão central e o pátio não podiam acomodar muitas pessoas. Devido ao grande número de convidados, mais de um dachu foi contratado, e o único fogão na velha casa não era suficiente, então tiveram que construir outro fogão. O campo de secagem de grãos ao sol era espaçoso o suficiente, e Lei Daqiang providenciou o local para dar o banquete.

 

O sol não apareceu e o céu estava nublado. Felizmente, não havia sinal de chuva.

 

Depois do café da manhã, os aldeões que concordaram em vir ajudar transportaram lenha, tijolos, ingredientes para os alimentos, mesas, cadeiras, bancos, tigelas e woks para o campo de secagem de grãos ao sol. Uma viagem após a outra, o campo de secagem de grãos ao sol logo ficou animado. Lei Xiangren, Lei Xiangyi e Lei Xiangli construíram um fogão simples com toras de madeira e tijolos.

 

Por volta do chenshi, os dachu especialmente contratados na vila vizinha para cozinharem para o banquete chegaram com ajudantes para lidar com todo tipo de alimentos.

 

Em pouco tempo, houve uma explosão de aromas no campo de secagem de grãos ao sol. O aroma de ossos cozidos, bolinhos fritos, carne assada e outros ingredientes se espalhou, atraindo as crianças. Elas ficavam dando voltas em torno do fogão e não queriam sair. Alguns mais audaciosos correram para tentar roubar bolinhos, mas foram pegos por Zhao shi, que xingou e expulsou eles. Assim que ela se virou, ela própria estendeu a mão para roubar um bolinho do cesto. Os dachu a acharam muito sem vergonha.

 

Qin Mian enviou Fu shen e Quan shen para ajudar, sugerindo que elas encontrassem alguma desculpa para ir embora se alguma das pessoas na velha casa demonstrasse qualquer comportamento excessivo.

 

Neste momento, três carruagens vieram de fora da vila e pararam no portão da velha casa. Lei Xiangzhi desceu da carruagem com Huo yuanzhang, Gong fuzi e Liu fuzi, bem como vários colegas de escola que tinham um bom relacionamento com ele. Lei Daqiang, Du shi e Wei shi deram as boas-vindas aos convidados na casa de maneira educada e calorosa. Depois de um tempo, Lei Xiangli apareceu com Lizheng e também entrou na casa. Com tantas pessoas de prestígio em casa, finalmente Lei Daqiang e Du shi não cometeram nenhum ato vergonhoso.

 

Qin Mian e Lei Tie ainda estavam em casa. Qin Mian estava ocupado cultivando sentimentos com o urso pardo. Ele carregava água e o alimentava, trabalhando muito para mantê-lo, enquanto Lei Tie observava seu xifu e o urso cultivarem sentimentos.

 

Perto do meio-dia, quando o banquete estava para começar, os dois homens foram juntos para o campo de secagem de grãos ao sol.

 

Havia mais de dez mesas de banquete na área onde os grãos ficavam expostos; parecia bastante espetacular. Todos os parentes compareceram, do mais velho ao mais novo, e nenhum faltou. Por um lado, eles vieram comer no banquete. Por outro lado, eles aproveitaram a oportunidade para se tornarem amigos dos Xiucai e seus fuzi. Os aldeões chegaram um pouco depois. Nenhum deles estava de mãos vazias. Alguns carregavam um punhado de hortaliças, enquanto outros carregavam alguns ovos... Todos eles eram pessoas do campo, que cavavam a própria comida para ter o que comer, então eles se ajudaram, para que todos pudessem retribuir adequadamente pelo banquete.

 

Não fazia muito tempo que Qin Mian e Lei Tie haviam se sentado, quando a carruagem enviada pelo Shuang Xiang Lou chegou. Uma após a outra, a equipe tirou várias caixas de alimentos de várias camadas da carruagem e colocou os pratos fumegantes de classe alta nas mesas de jantar. Ao mesmo tempo, os servos de Qin Mian apareceram com vinte potes de vinho.

 

Olhando para o ‘Yixian Tiantang’ nos potes de vinho, todos entenderam que essa era a ‘manifestação’ do dage e do dasao de Lei Xiangzhi. Enquanto invejavam Lei Xiangzhi, eles também estavam um pouco entusiasmados - quem não sabia que o vinho Yixian Tiantang era bom e caro? Hoje eles teriam uma rara oportunidade.

 

Depois de descarregar as coisas, os garçons e os servos foram até Qin Mian e Lei Tie e os saudaram ordenadamente antes de partir.

 

Em pouco tempo, Lei Daqiang conduziu Huo yuanzhang, Lizheng e os outros até o campo de secagem ao sol. Com um sorriso de orelha a orelha e sendo agradavelmente evasivo429, organizou todos em seus lugares.

 

Com um olhar, Huo yuanzhang e os demais sabiam que os pratos de classe alta eram do Shuang Xiang Lou. Eles incluíam quatro pratos frios de carne, quatro dianxin e oito pratos quentes; um total de dezesseis pratos. No Shuang Xiang Lou, isso custava pelo menos 15 taéis de prata.

 

Qin Mian e Lei Tie tinham várias associações com Huo yuanzhang, Liu fuzi e Gong fuzi, então os dois foram cumprimentá-los.

 

Huo yuanzhang tinha uma impressão muito boa deles e disse alegremente: “Não há necessidade de ser formal.”

 

Lei Daqiang olhou em volta, bastante zangado. Ele enviou uma carta especialmente para a família Deng, mas nenhum deles apareceu. Ele não se importou quando os parentes de Deng shi não vieram no passado, mas agora seu filho se tornou um Xiucai, e eles ainda não vieram. Era claro que eles não davam importância a ele430. Pensando nisso, ele não pôde deixar de encarar Lei Tie secretamente e ficou ainda mais insatisfeito com aquele filho. Quem era Lei Tie afinal?

 

Lei Tie percebeu imediatamente o olhar sobre si, e o encarou com indiferença e calma. Lei Daqiang ficou em uma situação difícil e rapidamente desviou o olhar.

 

Qin Mian e Lei Tie estavam sentados na classe média. Na mesma mesa estavam Lei Dagang e seu erzi, bem como o xianggong e o erzi de Lei Xiaoyun. O xianggong e o erzi de Lei Xiaoyun queriam se aproximar de Lei Xiangzhi, mas eram muito frios com Qin Mian e Lei Tie. Qin Mian e Lei Tie também não tinham interesse neles eles. Depois de brindarem com uma taça de vinho como gesto de boa vontade, comeram em silêncio.

 

As habilidades culinárias dos dachu não eram ruins; os pratos tinham sabores únicos. Qin Mian e Lei Tie ficaram muito aliviados ao comer. Depois de comer, os dois voltaram para casa, e à noite, retornaram para jantar.

 

Quando foram se despedir após comer, Lei Xiangzhi lançou discretamente a Lei Tie um sinal com o olhar. Lei Tie assentiu para mostrar que tinha entendido, e partiu com Qin Mian.

 

Depois de se despedir de todos os convidados, as pessoas da velha casa se apressaram para colocar tudo em ordem. Lavaram a grande pilha de tigelas e kuaizi, devolveram as mesas, cadeiras e bancos emprestados das casas de outras pessoas, um por um... Eles acenderam uma fogueira e passaram mais de um shichen antes de terminar de limpar o campo de secagem de grãos ao sol.

 

No dia seguinte, após o café da manhã, Lei Xiangzhi encontrou uma desculpa para chamar Lei Daqiang e Du shi em seu quarto. A separação da família sempre foi uma decisão dos mais velhos, então Lei Xiangzhi pretendia convencer Lei Daqiang e Du shi primeiro.

 

“Laowu, que tanto mistério é esse?” Du shi olhou para o filho mais novo com ternura.

 

Lei Xiangzhi pediu-lhes que se sentassem: “Die, niang, o que eu quero dizer é uma coisa muito importante. Espero que vocês dois não fiquem muito surpresos a ponto de alarmar o resto da família.”

 

Quando Lei Daqiang o ouviu dizer tão sério, ele endireitou a postura: “Diga. O que é?”

 

Du shi também balançou a cabeça repetidamente e perguntou nervosamente: “O que é?”

 

Lei Xiangzhi foi direto ao ponto: “Die, niang, quero separar a família.”

 

“O quê?!” Infelizmente, Du shi não conseguiu controlar seu humor, mas rapidamente percebeu e abaixou a voz enquanto perguntava ansiosamente: “Laowu, por que você deseja isso?”

 

Lei Daqiang não queria separar a família, mas também não queria irritar seu xiaoerzi. Ele disse enquanto suprimia sua raiva: “Primeiro, diga-me seu motivo.”

 

Lei Xiangzhi disse: “Estou pensando em separar erge, sange, sige e eu. Die, niang, xiaoniang e xiaomei ficam comigo.”

 

A última frase fez Lei Daqiang e Du shi revelarem uma expressão sorridente nos olhos, sabendo que xiaoerzi era o mais íntimo deles.

 

“Tenho vários motivos para querer me separar. Die e niang, ouçam primeiro. Se vocês acharem que o que seu erzi diz não é razoável, vamos discutir isso.” Lei Xiangzhi sabia muito bem como persuadir seus fumu, então conduzia o assunto com calma.

 

Lei Daqiang acenou com a cabeça: “En, então fale.”

 

Lei Xiangzhi disse: “Primeiro, o número de pessoas em nossa família está aumentando; a casa obviamente não é espaçosa o suficiente para se morar. Nossa família está prosperando. Die e niang terão muitos netos no futuro. Não podemos estar sempre aglomerados nesta casa. Há pessoas morando dos dois lados da nossa casa, então não há lugar para expandir, mesmo se quisermos.”

 

Lei Daqiang não tinha opção a não ser admitir esse ponto.

 

“Segundo, die e niang estão envelhecendo. É hora de viver com tranquilidade e conforto. Após a separação, die e niang ficam comigo e se preocupam apenas comigo. Não é muito mais tranquilo do que agora? Niang, você não acha?” Lei Xiangzhi pegou o braço de Du shi e disse com um sorriso: “Niang ficará menos cansada e parecerá mais jovem. Seu erzi ainda espera que niang acompanhe este erzi o tempo todo, né. Die sempre foi a espinha dorsal deste erzi, este erzi quer que die more com ele.”

 

Du shi sorriu de orelha a orelha e deu tapinhas no braço dele: “Você fala de forma tão doce.”

 

Lei Daqiang estava muito feliz e já estava comovido.

 

Lei Xiangzhi deu outra dose de um remédio forte: “Seu erzi será um importante Oficial do Governo no futuro. Die e niang vão me seguir. Talvez, eu até tenha que me mudar para a cidade. Alguém certamente teria que cuidar de nossa velha casa aqui. Quem está apto para cuidar da casa quando acontecer? É melhor separar agora.”

 

A essa altura, Lei Daqiang e Du shi estavam completamente convencidos. Ambos estavam pensando na aparência de seu filho após se tornar um Oficial, de sobrancelhas erguidas, ricamente vestido. Mas os dois ainda tinham algumas preocupações.

 

“Seu erge e sua ersao definitivamente não estão dispostos a se separar de você.” Du shi franziu a testa, e pela primeira vez na vida, percebeu que seu daerzi era irritante.

 

Lei Daqiang expressou sua preocupação: “Sempre enfatizamos ‘não separar a família enquanto os mais velhos ainda estão vivos’. Além disso, é comum que, quando separados, os velhos fiquem com o zhangzi. Se eu, sua niang e sua xiaoniang vivermos com você em vez de seu erge, os aldeões não vão zombar de nós?”

 

Quando ele disse ‘zhangzi’ e ‘erge’, isso mostrou claramente que ele desconsiderava Lei Tie como seu filho. Se Qin Mian estivesse aqui, ele certamente cuspiria em seu rosto sem se conter. Quanto a ‘zombar’, havia menos fofoca na vila sobre Lei Daqiang, Du shi, Lei Xiangren e Zhao shi?

 

Lei Xiangzhi também sabia que seus die e niang tinham má reputação na vila, mas, de qualquer forma, seus fumu não lhe deviam nada. Além disso, o filho não falaria da culpa do pai.

 

“Niang não precisa se preocupar. Eu tenho uma solução para meus erge e ersao.” Lei Xiangzhi disse, olhando para Lei Daqiang: “Quanto à preocupação de nie, você também não precisa se preocupar com isso. Eu sou o mais novo e ainda estou na escola agora. Vou apenas dizer a todos que meus erlao estão preocupados comigo.”

 

O motivo era justificável. Lei Daqiang e Du shi pensaram por um momento e ambos concordaram.

 

Zhao shi e Lei Xiangren haviam se escondido do lado de fora da porta com as orelhas pressionadas contra a porta. Eles ouviram vozes fracas, mas não conseguiram ouvir nenhuma palavra com clareza, então só puderam sair com ressentimento.

 

Lei Xiangzhi continuou: “Die e niang, não há momento melhor que agora, vamos separar nossa família hoje. Erge, sange e sige não têm onde morar agora, então deixe-os viver aqui por enquanto. O resto do que deve ser dividido tem que ser dividido. Depois disso, não comeremos e nem trabalharemos mais juntos.”

 

Du shi ainda estava um pouco desapontada. Depois de separar a família, ela teria que trabalhar muito sozinha. Mas ao pensar nas belas imagens de seu erzi se tornando um Oficial e ela podendo usar ouro e prata, a decepção imediatamente se dissipou um pouco.

 

Lei Daqiang discutiu com Lei Xiangzhi: “Laowu, nossa família tem doze mu de arrozais e oito mu de terras cultivadas, e você, seu erge, sange e sige. Já que eu, sua niang e sua xiaoniang ainda somos jovens, também devemos participar. Isso não é fácil de dividir.”

 

Lei Xiangzhi sabia que a mesquinhez de seu die voltaria novamente. Ele o confortou: “Eu economizei parte do dinheiro que die e niang geralmente me davam e comprei alguns pedaços de terra”. Na verdade, ele agradecia ao dage e dasao por ajudá-lo financeiramente tantas vezes, mas não diria isso a seus pais, pois isso apenas traria problemas para seus dage e dasao.

 

Ao ouvir isso, Lei Daqiang e Du shi ficaram profundamente angustiados por seu xiaoerzi. Geralmente eles não davam muito dinheiro a Lei Xiangzhi. No entanto, agora eles também não estavam dispostos a dar ao seu xiaoerzi o dinheiro usado para comprar as terras. Se fizessem, isso não significaria que eles compraram os campos?

 

Portanto, nenhum dos dois disse nada.

 

 

 

 

 

 

Espaço da Graci:

 

Ah, então Du shi e Lei Daqiang sabem ser agradáveis quando lhes convém? Que coisa né?

 

E eu gosto cada vez mais do Lei Xiangzhi, esse menino tem futuro. Conseguiu pegar os véio pela ganância deles.

 

 



428 frango kung pao (宫保鸡丁 Gōng bǎo jī dīng): é o prato que deu origem ao frango xadrez, sendo mais apimentado e com algumas diferenças no preparo.
429 agradavelmente evasivo: foi usada a expressão idiomática 八面玲珑 bāmiànlínglóng, que significa ser agradável e escorregadio no trato social com as pessoas.
430 não dar importância: é usada a expressão idiomática 放在眼里 fàng zài yǎn lǐ, que significa ‘colocar os olhos nele’, no sentido de prestar atenção, considerar. A expressão é precedida de uma partícula de negação.

 

anterioríndicepróximo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~