Capítulo 113 - Preocupação com os ladrões
O nome do Pátio de Produção passou a ser “Pátio de Produção Yixian Tiantang”. O fentiao e o vinho produzidos no Pátio de Produção estavam todos marcados com o logotipo da ‘lua mordida’. O logotipo foi desenhado pelo próprio Qin Mian. As palavras “Yixian Tiantang” estavam impressas nas embalagens de fentiao. Qin Mian também assinou um contrato com uma oficina de queima de cerâmica para produzir muitos potes de vinho com o logotipo e a marca.
As ameixas amadureceram um pouco depois dos pêssegos. Qin Mian transformou as ameixas em ameixas secas e geléia de ameixa. Algumas delas foram deixadas no Espaço para uso no outono e no inverno, enquanto o restante foi enviado para o Shuang Xiang Lou. Muitos clientes gostaram do sabor das ameixas secas e da geléia de ameixa, doce e azeda. Cada vez que vinham fazer uma refeição no Shuang Xiang Lou, compravam mais para levar para casa para suas famílias comerem.
Em termos de sabor, a comida, as frutas e as geleias do Shuang Xiang Lou eram melhores do que as de outros lugares. Os clientes já haviam entendido esse fato. Até mesmo os concorrentes do Shuang Xiang Lou compravam em grandes quantidades e revendiam. Em qualquer caso, Qin Mian e Lei Tie ganhavam dinheiro.
À medida que a produção da oficina de fentiao aumentava, era mais do que suficiente para atender à demanda do Shuang Xiang Lou. Qin Mian simplesmente expandiu a produção novamente e vendeu fentiao de batata-doce e de batata por cem wen o jin. Além disso, assim como o macarrão, ele também produziu fentiao verde, fentiao vermelho e fentiao roxo, todos por cento e cinquenta wen por jin. No primeiro mês de vendas para fora, a oficina de fentiao teve um lucro líquido de mais de setecentos taéis de prata.
O funcionamento da vinícola também estava no caminho certo. Independentemente do vinho branco ou do vinho de frutas, o vinho Yixian Tiantang tinha aroma mais rico e suave quando comparado a outros vinhos, de forma que o bebedor poderia saborear melhor o prazer da leve embriaguez. Portanto, noventa por cento das pessoas que gostavam de beber o vinho Yixian Tiantang acreditavam que, mesmo sendo mais caro, tinha uma boa relação custo-benefício.
Além disso, Qin Mian e Lei Tie consideraram as circunstâncias. Como o leite era necessário para fazer muitos bolos, Qin Mian pediu para Lei Tie comprar cinco vacas leiteiras na capital.
Em meados do oitavo mês, os pessegueiros pararam de frutificar. Qin Mian parou de fornecer pêssegos para o Shuang Xiang Lou. No último lote de pêssegos, ele enviou vinte jin para a vila dos Deng, vinte jin para a velha casa, deu dois para cada um de seus servos, e o resto foi vendido ao preço de cem Wen por jin, obtendo assim outro lucro.
A essa altura, as uvas e os pêssegos amarelos379 começaram a amadurecer.
Havia apenas duas videiras, e as uvas eram suficientes para Qin Mian e Lei Tie comerem sozinhos.
Pêssegos amarelos não resistiam ao armazenamento, mas eram muito adequados para fazer compota. O sabor era muito doce. Até Qin Mian, que não gostava de nada doce, gostava muito. Ele e Lei Tie foram à Cidade do Condado para encomendar mil pequenos potes de barro com capacidade de cerca de um sheng e meio380, para fazer compota de pêssegos amarelos. Claro, eles usaram o mesmo nome de marca.
Os dois contrataram um grupo de mulheres hábeis na vila e colheram os pêssegos amarelos maduros. Depois de lavar os pêssegos amarelos, eles descascaram, cortaram ao meio, retiraram os caroços e depois cortaram a polpa em pedaços. Uma panela com água foi levada para ferver e foi adicionado açúcar. Quando o açúcar se dissolveu, a polpa dos pêssegos amarelos foi despejada. Depois de começar a ferver, foi levado ao fogo baixo e cozido até a polpa ficar macia e firme. Por último, a polpa foi colocada no frasco limpo e enchida até oito décimos antes de ser selada.
Depois que mil potes de compota de pêssegos amarelos estavam prontos, Qin Mian usou a desculpa de enviá-los para o depósito de gelo na cidade, mas na verdade armazenou tudo no Espaço. No outono e no inverno, quando ele os vendesse ao preço de um tael de prata por pote, ele poderia ter um lucro líquido de 1000 taéis de prata!
O resto do pêssego amarelo foi fornecido principalmente para o Shuang Xiang Lou.
Os clientes do Shuang Xiang Lou haviam notado que, depois de comer as frutas da Yourantianju por um longo tempo, sua condição física obviamente havia melhorado. Especialmente para as mulheres, eles descobriram que as manchas e rugas em seus rostos eram muito mais suaves e sua pele mais clara. Esse argumento fez com que as frutas, sucos, geléias e doces do Shuang Xiang Lou vendessem ainda mais.
O pomar da Yourantianju não só trouxe riqueza para Qin Mian e Lei Tie, mas também deu aos moradores a oportunidade de fazer bicos, colhendo, lavando, cortando e transportando frutas. Se alguém trabalhasse por um dia, poderia ganhar pelo menos 10 wen! Para as mulheres que passam dois dias bordando uma bolsa antes de vendê-la, para ganhar apenas de 1 a 2 wen, era como se esse dinheiro aparecesse do nada para ser pêgo! A vida dos aldeões tornou-se muito melhor do que nos anos anteriores. Portanto, eles foram mais gentis com Qin Mian e Lei Tie.
No entanto, fortuna e infortúnio sempre caminhavam juntos. Nesse ínterim, a Yourantianju também atraiu a atenção de novas pessoas.
No meio da noite, Qin Mian dormia profundamente. Depois de ouvir o latido feroz dos cães vindo do Pátio de Produção, Qin Mian acordou assustado. No escuro, ele se levantou e quase caiu da cama, mas foi pego por Lei Tie.
“A-Tie, há um ladrão?”
“Volte a dormir. Vou dar uma olhada.” Lei Tie vestiu-se rapidamente. Sua figura desapareceu em um instante depois de pular da janela.
Lá fora, o luar e a luz das estrelas se misturavam, enquanto os sons das rãs e dos insetos de verão permaneciam nos ouvidos, mas ainda não conseguiam encobrir o latido dos cães.
Qin Mian sentou-se na cama e bocejou, não totalmente acordado. Ele não estava muito preocupado. Haviam dois servos de plantão todas as noites no Pátio de Produção, e os seis cães no Pátio de Produção não eram comuns; dois deles eram cães-lobo e os outros quatro eram cães ferozes do campo. Os seis cães eram muito ferozes. A maioria das pessoas não ousava se aproximar deles. Depois que Qin Mian os alimentou com Água da Nascente Espiritual, eles se tornaram mais inteligentes e extraordinariamente perspicazes. Quando o trabalho terminava à noite, os servos de plantão desatavam as cordas. Mesmo que os ladrões entrassem com sucesso, eles seriam pegos pelos cães.
Qin Mian vestiu suas roupas, carregou uma lanterna e entrou no Pátio de Produção pelo portão lateral. Vendo a tocha e as sombras oscilantes à distância, Qin Mian acelerou o passo e gritou: “A-Tie, você está bem?”
“Estou bem.”
Dois ladrões estavam firmemente presos com as mãos nas costas por Leiqin Li e Leiqin Jian. Havia também um homem pressionado por um cão-lobo, deitado no chão, tremendo e com medo de se mover. Em volta, haviam cinco outros cães com a boca aberta.
Na parede não muito longe, havia uma longa escada de madeira. Olhando mais de perto, descobriu-se que duas escadas de madeira estavam conectadas com cordas. Havia outra escada de madeira do lado de fora do muro.
Qin Mian trouxe a lanterna para perto dos três ladrões e ficou surpreso: “Zhou Erhao, Zhao Sifa e Li Sanlai?”
Zhou Erhao olhou furtivamente para a boca do cachorro, que estava a apenas três cun de distância dele, virou a cabeça e implorou por misericórdia. Sua voz tremia: “Qin, Qin xiongdi, por favor, me poupe desta vez. Fui instigado por aqueles dois!” Interiormente, ele suspirou em seu infortúnio. Ele não esperava que esses cães estivessem tão alertas. Pouco depois de os três escalarem o muro e entrarem, os cães os descobriram. No entanto, eles estavam preparados e jogaram alguns baozi recheados com drogas nocauteadoras, visando incapacitá-los. No entanto, esses cães não comeram os baozi, nem mesmo os cheiraram.
Como ele poderia saber que aqueles cães estavam tão saciados depois de comer três refeições muito fartas por dia? Além disso, eles eram inteligentes. Tendo simplesmente sido treinado por Lei Tie, eles não comiam comida dada por estranhos.
“Foda-se a sua mãe!” Li Sanlai começou a praguejar: “Você que teve a ideia de colocar drogas nocauteadoras nos baozi!”
“Isso mesmo!” Zhao Sifa acrescentou: “Foi Zhou Erhao que incentivou a mim e a Li Sanlai!”
“Porra, foram vocês dois que me encorajaram!” Zhou Erhao olhou ferozmente para eles, “Qin xiongdi, acredite em mim. Zhao Sifa sempre odiou você por contratar outras pessoas para trabalhar, mas Li Sanlai é ainda mais detestável porque ele quer roubar sua receita de fentiao.”
“Não, é ele quem quer roubar a receita!” Li Sanlai ergueu o pé para chutar Zhou Erhao, mas Leiqin Jian exerceu força, fazendo-o gritar de dor e não se atrever a se mover novamente. Ele ficou chocado com o fato do menino, que era apenas um adolescente, ter uma força tão grande.
“Cale-se!” Qin Mian os parou e disse com uma voz fria: “Pensei que os ladrões fossem de outras vilas. Sinceramente, não esperava que fossem vocês três. Zhao Sifa, se bem me lembro, sua xifu está trabalhando na oficina de fentiao, correto?”
Zhao Sifa abaixou a cabeça sem dizer nada.
“Dashaoye, xiaoshaoye, seria melhor enviá-los para ver um oficial!” Leiqin Jian disse, indignado: “Felizmente, nossos cães são inteligentes, caso contrário, eles teriam sucesso.”
Qin Mian franziu a testa. Roubar pode ser uma questão grande ou pequena. Em qualquer caso, todos eram da mesma vila. Se fossem enviados ao oficial, as famílias deles certamente os odiariam, o que poderia causar mais problemas. Mas se eles não lidassem com eles, essas pessoas iriam considerá-lo e a Lei Tie como o tipo de pessoa facilmente intimidada.
Ele perguntou a Lei Tie: “A-Tie, o que devemos fazer?”
Lei Tie disse indiferentemente: “Vou ver o Lizheng amanhã de manhã.”
“Não!” Zhou Erhao e os outros dois empalideceram ao mesmo tempo. Os camponeses eram simples, desprezavam os que recorriam à malandragem. Assim que fossem enviados para ver o Lizheng, sua reputação ficaria completamente arruinada.
“Qin xiongdi, Lei xiong...”
Lei Tie disse friamente: “Leve-os embora.”
Depois de amanhecer, Qin Mian e Lei Tie foram para a casa do Lizheng com Leiqin Li, Leiqin Jian e Leiqin Zhong escoltando Zhou Erhao e seus outros dois cúmplices.
Vendo esta situação, os aldeões imediatamente adivinharam que algo havia acontecido na noite anterior, e todos seguiram atrás para assistir.
As xifu de Zhou Erhao, Li Sanlai e Zhao Sifa descobriram que seus xianggong haviam desaparecido no meio da noite de ontem. Nesse momento, elas perceberam que seus xianggong haviam sido pegos por Qin Mian e Lei Tie. Elas correram para encontrar pessoas e perguntaram o que havia acontecido.
Zhou Erhao e seus dois cúmplices gritaram suas queixas.
“Qin xiongdi, houve algum mal-entendido?” A jiade de Zhou Erhao estava ansiosa e preocupada, além de um pouco cautelosa.
Qin Mian disse: “Se é ou não um mal-entendido, ficará claro depois de encontrarmos o Lizheng.”
A procissão foi ficando cada vez maior. Alguns moradores especularam se as três pessoas foram ao Pátio de Produção para roubar coisas na noite passada. Eles não sabiam que era o palpite certo.
O Lizheng viu o grupo e pediu a todos que entrassem no pátio. O pátio da casa do Lizheng era bastante grande, e servia para reuniões de discussão quando aconteciam grandes eventos na vila.
“Lei Tie, xifu de Lei Tie, digam-me o que se passa? O que há de errado com os três?” Quando o Lizheng viu as três pessoas imprestáveis da vila juntas, ele imediatamente adivinhou que o assunto era muito difícil de resolver.
Uma vez que Qin Mian foi quem ‘se casou’, aos olhos dos moradores, Lei Tie era o dangjia da Yourantianju e do Pátio de Produção. Assim, Qin Mian sinalizou para Lei Tie falar.
Lei Tie fez uma reverência com as mãos juntas e disse: “Lizheng, obrigado por sua hospitalidade. Neste assunto, Leiqin Li e Leiqin Jian sabem melhor do que eu, então é melhor você ouvi-los.”
Depois de fazer uma reverência respeitosa, Leiqin Li disse: “Gostaria de relatar ao Lizheng que, na noite passada, essas três pessoas escalaram o muro para entrar no Pátio de Produção e tentaram roubar coisas. Eles foram pegos por Leiqin Jian e por mim. Neste momento, certamente existem escadas de madeira e baozi recheados com drogas nocauteadoras como prova”. A explicação foi concisa e abrangente, direta ao ponto.
Assim que os aldeões ouviram isso, seus olhos desdenhosos pousaram em Zhou Erhao, Li Sanlai e Zhao Sifa. Principalmente Zhao Sifa, cuja xifu era diligente e ainda trabalhava na oficina de fentiao no Pátio de Produção.
Notas sobre os nomes dos personagens:
Li Sanlai (李三赖 Lǐ sān lài): Li = ameixa; san = o número 3; lai = mau, malandro
Espaço da Graci:
Ah, mas tava demorando pro aterro sanitário da cidade vir querer feder pra esses lados. Tenho pena das xifu desses aí! Esse Li Sanlai é tão “Zé Ninguém” que eu nem lembro dele ter aparecido antes. Não constava nem na minha planilha de personagens. Lizheng, dá um jeito, nunca te pedi nada.
379 pêssego amarelo (黄桃 huáng táo) é uma variedade com polpa e casca bem amarela. É mais firme que o pêssego comum, e bom para fazer pêssego em calda.↩
380 um sheng e meio: o 升 shēng é uma medida de volume atualmente equivalente a 1 litro. Entretanto, ele variou muito ao longo do tempo, de 200ml a 1 litro! Como a Dinastia Da Xia provavelmente é a que existiu no século XIV, é mais provável que 1 litro seja a medida de 1 sheng.↩
⋘ anterior ☯ índice ☯ próximo ⋙
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~