Capítulo 11 - Vou ganhar muito dinheiro, e deixar você usar quanto óleo quiser
Quando o galo cantou pela primeira vez, Lei Tie abriu os olhos. A luz fraca e a brisa entravam ao mesmo tempo pelas frestas da casa de palha. Ele despertou muito rápido, e olhou para a coisa quente em seus braços. O jovem em seus braços dormia profundamente. Ao sentir frio no meio da noite, ele tinha inconscientemente se aninhado nele, e enfiado a cabeça sob a sua axila direita.
Ele levantou o braço, cobriu bem o jovem com o cobertor, se vestiu em silêncio, foi ao pátio lavar o rosto com a água gelada do poço, voltou para a casa de palha, para colocar a presa, o arco e as flechas nas costas, e saiu entre os primeiros raios de sol tênues da manhã. Aqui não era perto da cidade, ia demorar mais de meio shichen para atravessar a montanha. Saindo tão cedo, era possível chegar na hora de abertura do mercado, o período mais movimentado, e também o momento em que as pessoas responsáveis pelas compras das famílias mais ricas apareciam. Assim, poderia vender a presa mais rápido.
Ele não tinha ido muito longe, quando outras pessoas da aldeia que também iam ao mercado vieram de outras direções. Cada um deles carregava uma vara de transporte, recurvada pelo peso da carga.
“Tiezi.” Zhang Dashuan estava entre essas pessoas.
“Zhangge.” Lei Tie o cumprimentou, e não disse mais nenhuma palavra.
Zhang Dashuan conhecia o jeito dele, e não se importou. Sorriu e assentiu.
Um homem de aproximadamente trinta anos veio para o lado de Lei Tie: “Tiezi, como você se sente como recém-casado, ah? Seu pequeno xifu é bom de abraçar?”
“Dashan!” O semblante de Zhang Dashuan mudou um pouco. Ele franziu a testa, olhando para ele.
“É errado perguntar?” Um outro, mais jovem, aparentando vinte e cinco anos, riu e bateu sua vara de transporte na vara de Zhang Dashuan: “Zhangge, você não está curioso? Shange também está. O xifu de Tiezi não pode ser tocado por você, então porque se incomodar com a pergunta?”
Irritado, Zhang Dashuan impediu que ele continuasse a falar: “Qiangzhu!”
Lei Tie parou de andar. Seus olhos negros completamente inexpressivos se fixaram em Song Qiangzhu. Parecia que até mesmo o ar tinha esfriado.
Yao Dashan se assustou, e ficou um pouco arrependido. Lei Tie não parecia ser uma pessoa que deveria ser provocada, então ele não deveria provocá-lo. Se ele ficasse irritado, não era impossível que ele desse uma flechada na pessoa que o irritou.
Song Qiangzhu sentiu suas costas ficarem geladas, mas ele não queria perder face na frente de outras pessoas. Então, com um sorriso sarcástico, disse: “O que foi? Se você se atreve a casar com um homem como esposa, eu também me atrevo a falar!”
Lei Tie reprimiu a luz fria em seus olhos, se virou, e disse para Zhang Dashuan, com um tom de voz inexpressivo: “Zhangge, eu vou na frente.”
“Certo, certo.” Zhang Dashuan temia que ele se desentendesse com os outros dois, e assentiu prontamente.
Assim que a silhueta de Lei Tie desapareceu na sombra da montanha Qingshan116, Song Qiangzhu murmurou friamente: “Eu só falei. Quero ver o que você pode fazer comigo!”
Zhang Dashuan e Yao Dashan se entreolharam, e balançaram a cabeça internamente. Se ele realmente não tem medo, por que não disse isso na frente de Lei Tie?
Zhang Dashuan acenou com a mão: “Anda, anda, vamos logo.”
Qin Mian naturalmente não sabia o que tinha acontecido no encontro de seu “fujun117” barato, e continuou dormindo profundamente sob as cobertas. Algum tempo depois, alguém abriu a porta ferozmente, com um som de “peng”.
“Laoda jiade, ainda não levantou? Você dormiu tanto tempo com os porcos, que se tornou um?”
Qin Mian se sentou abruptamente, e olhou com frieza para Du Shi. Essa bruxa velha não tinha escrúpulos. Além de insultá-lo, ainda insultava o filho mais velho do seu marido.
“O quê? Você ainda não está obedecendo?” Du Shi não se importava nem um pouco com ele, e levantou a voz: “Pare de enrolar e levante!”
Qin Mian respirou fundo, e sorriu para ela: “Niang, eu já vou levantar. Para me desculpar com você, hoje eu vou preparar o café da manhã.”
O semblante de Du Shi suavizou um pouco: “Se apresse!”
Qin Mian se vestiu e saiu. O dia ainda não estava totalmente claro, parecia ser no máximo seis horas. Ele lavou rapidamente o rosto, e foi para a cozinha, olhando ao redor. No cesto de bambu haviam algumas batatas doces, algumas berinjelas de outono, alguns pimentões e três batatas. Além disso, haviam dois ovos.
Du Shi entrou atrás dele: “Salteie os vegetais da cesta para o café da manhã. Eu já separei o arroz integral. Enquanto ele estiver cozinhando, coloque os ovos por cima para que cozinhem no vapor.”
Depois de falar, ela não foi embora. Ficou observando da porta.
“Entendido.” Qin Mian sabia que ela tinha medo de cozinhar arroz demais. Como se ela não existisse, ele rapidamente acendeu o fogo, e primeiro cozinhou o arroz. A vida das famílias do campo era dura comparada às da cidade, e por isso eles não tomavam sopa ou alimentos líquidos doces no café da manhã. Ao invés disso, eles comiam as mesmas coisas que se comia no almoço ou jantar, caso contrário ficariam com fome.
Após ver que ele não pegava furtivamente mais arroz do pote para colocar na panela, Du Shi ficou aliviada e saiu.
Enquanto o arroz cozinhava, Qin Mian lavou e picou os legumes. Depois que o arroz cozinhou, ele pegou o arroz integral com batata doce e colocou em uma tigela, e colocou a tigela dentro da panela interna, de água quente, para mantê-lo aquecido, e então lavou a panela para saltear os vegetais.
Qian Shi provavelmente estava sem nada importante para fazer, então surpreendentemente veio ajudá-lo, colocando lenha no fogão.
Qin Mian encontrou exatamente o que estava procurando. Depois que a panela esquentou no fogo, ele pegou uma grande concha de óleo e jogou nela. O cheiro de óleo era apetitoso.
Qian Shi não teve tempo de impedí-lo: “Dasao, você colocou muito. Se popo souber, certamente vai brigar com você.”
Qin Mian disse calmamente: “Berinjela absorve óleo. Precisa de muito óleo para que os vegetais salteados fiquem gostosos.
Qian Shi ficou indiferente. Em todo caso, quem seria repreendido era ele, não ela. Ela sorriu e elogiou: “Está realmente cheiroso. Dasao, você tem coragem. Seria bom se você preparasse todas as refeições.”
Qin Mian deu um sorriso fraco, e não disse nada.
Assim, Qin Mian salteou dois pratos de berinjela, dois de batatas em tiras, e dois de pimentões.
Depois de terminar de cozinhar, ele saiu rapidamente.
Ele não tinha ido muito longe, quando ouviu a bronca de Du Shi, que entrou pela sua orelha esquerda e saiu pela direita. Ele caminhou lentamente pela estrada para fora da vila.
Ao longe, ele viu uma silhueta alta se aproximando sem pressa, e acenou prontamente. Este era realmente o amuleto de proteção dele!
Ao longe, Lei Tie viu aquela silhueta pequena, magra e fraca, e se sentiu estranho. Sem perceber, acelerou o passo. Era a primeira vez que alguém aguardava o seu retorno.
Ao se aproximar, ele disse, sem deixar transparecer nada incomum em seu tom de voz: “O que foi?”
“Nada. Eu só acabei de fazer a comida, mas niang acha que eu coloquei muito óleo.” Qin Mian falou com honestidade, sem negar que foi intencional.
Lei Tie assentiu: “Eu vou ganhar muito dinheiro, e deixar você usar quanto óleo quiser.”
O semblante de Qin Mian se aqueceu um pouco, e ele mudou de assunto: “Conseguiu vender a presa? Quanto dinheiro você conseguiu?”
Lei Tie respondeu: “Três taéis e dois diao118.”
Qin Mian disse “oh”. Ele sabia que aqui, 1 tael de ouro valia 10 taéis de prata, 1 tael de prata valia 10 diao, e 1 dial era o equivalente a 100 moedas de wen119. Mas ele não sabia quanto um wen valia, nem quanto poderia ser comprado. Então, ele não sabia se três taéis e dois diao era muito ou pouco.
Quando os dois chegaram em casa, a refeição tinha acabado de ser servida.
Du Shi olhou para Qin Mian, e estava prestes a brigar com ele, quando Lei Tie disse ‘niang’, e puxou Qin Mian fazendo-o passar por ela e se sentar à mesa.
Du Shi se lembrou que Lei Tie tinha ganhado dinheiro, e controlando a sua ira, por enquanto deixou Qin Mian em paz. Disse em tom gentil: “Laoda voltou. Como estavam os preços no mercado hoje?”
“O suficiente para comprar dois conjuntos de roupas para mim e para xiao Mian.”
Qin Mian não ligou para Du Shi. Ele ergueu sua tigela de arroz e usou seus kuaizi para colocar berinjelas e batatas nela. Mesmo que fossem apenas vegetais, como tinham óleo suficiente, comparados com os vegetais salteados feitos por Du Shi, eram muito mais gostosos.
Lei Xiangren, seus irmãos e Lei Daqiang comiam com gosto, suas bocas cheias de óleo. Ao ver que os pratos de vegetais ficavam cada vez mais vazios, Qin Mian se apressou e colocou alguns na tigela de Lei Tie.
Lei Tie olhou para ele, e Qin Mian retribuiu com um sorriso.
Du Shi não ficou satisfeita com a resposta de Lei Tie, e perguntou: “Você conseguiu entre dois e três taéis, certo?”
“Um tael e duzentos wen.” Lei Tie disse isso e mais nada, abaixando a cabeça para comer.
Ele não falou mais nada sobre esse assunto, e Du Shi voltou a se sentir desconfortável. Ela estava a ponto de abrir a boca, quando o som da voz de Lei Xiangren veio da cozinha: “Por que não tem mais arroz na panela, ah?”
Lei Xiangyi disse: “Você já não comeu duas tigelas?”
Du Shi voltou a si, e olhou para a mesa. Dos três pratos na mesa, só restava um pouquinho de caldo, e na tigela dela, só haviam alguns vegetais. Não é necessário dizer que foi Lei Chuntao que os pegou para ela.
Em uma fração de segundo, uma explosão de angústia e aperto no coração surgiu em seu peito, subindo diretamente para a cabeça. Ela pegou seus kuaizi e jogou com força no chão, gritando para Zhao Shi e Qian Shi: “Vocês acabaram de sair de uma jaula, para comer assim como feras120? Nem os cães limpam o prato mais rápido do que vocês!”
Sem dizer uma palavra, Qian Shi rapidamente esvaziou sua tigela.
Zhao Shi murmurou para si mesma, relutante: “Xiaogu121 também comeu…”
“Ersao122!” O rosto de Lei Chuntao ficou completamente vermelho, e ela olhou para Zhao Shi irritada.
A raiva de Du Shi a fez sentir vertigem.
“Chega! Nem comendo podemos ter paz!” Lei Daqiang deu um tapa na mesa. Sem se saber o motivo, seu rosto também estava um pouco vermelho.
Du Shi se sentou pesadamente, e seus olhos se voltaram para Qin Mian. Sua expressão fria e ressentida dava a entender que ela olhava para um inimigo pessoal.
Qin Mian se escondeu atrás de Lei Tie, e continuou a comer.
Du Shi olhou para Lei Tie, que obstruía a sua linha de visão: “Laoda, você vai para a cidade amanhã? Compre dois jin de óleo na volta.”
Lei Tie disse: “Não vou, estarei ocupado.”
Após a refeição, Qin Mian tomou a iniciativa de dizer: “Niang, eu vou cortar lenha.”
Du Shi respondeu imediatamente: “Não precisa! Você fica o dia inteiro cortando, e não consegue nem dois jin de lenha! Laoer jiade e laosan jiade vão cortar lenha. Laoda jiade vai lavar a louça e as roupas!”
Qin Mian comemorou internamente.
Mas, quando ele viu as roupas ao lado do poço, que estavam em uma pilha enorme, ele soube que tinha subestimado Du Shi. Du Shi tinha pêgo também as roupas limpas e colocado para fora?
“Xifu, venha comigo cortar palha.” Lei Tie veio para fora, pegou Qin Mian e saiu.
Qin Mian supôs que, como ele estava pensando em dividir a família, não precisava levar Du Shi em tamanha consideração.
☯
Notas sobre os nomes dos personagens
Yao Dashan (姚大山 Yáo dàshān) yao = bonito; da =grande; shan = montanha
Song Qiangzhu (宋强柱 Sòng qiáng zhù): -song = um sobrenome sem significado; qiang = forte, poderoso; zhu = pilar.
☯
Espaço da Graci:
AAAAAAAAA dormindo abraçadinho!!! Eu dei mil berros quando eu li isso.
E a atitude do Dashan e do Qiangzhu então? Totalmente “bi power”, os dois não estão nem aí com o fato do Qin Mian ser homem, se ele for ‘bom de abraçar’ tá qualificado como xifu. Coitado do Lei Tie que tinha acabado de descobrir se xifu é bom de abraçar e já foi logo bombardeado com uma pergunta pessoal como essa!
Meu coração fica quentinho com cada demonstração de ternura. Pobre Lei Tie, nunca teve ninguém esperando por ele. Agora tem alguém esperando por ele, alguém colocando comida na sua tigela pra ele não ficar sem, etc. “Vou ganhar muito dinheiro e deixar você usar quanto óleo quiser” não é a melhor declaração de amor que você vai ver hoje, especialmente vindo de alguém tão fechado como Lei Tie?
116 montanha Qingshan (青山 qīngshān): Qingshan é “Montanha Verde”, mas foi traduzido como montanha Qingshan, para diferenciar da Vila Qingshan. A montanha dá o nome à vila.↩
117 fujun (夫君 fūjūn): uma das formas como uma esposa se referia ao seu marido nos tempos antigos, demonstrando respeito e carinho. Jun é monarca, lorde, e fu é marido.↩
118 diao (吊 diào): um cordão com 100 moedas de cobre amarradas. As moedas são redondas com um furo quadrado no meio, e por isso elas podem ser amarradas em cordões, facilitando o transporte e o uso. ↩
119 wen (文 wén): é o valor de uma moeda de cobre↩
120 a palavra usada por Du Shi foi 狼狈 lángbèi. Lang é lobo, e bei é uma fera mítica parecida com lobo. Langbei é uma expressão com vários sentidos, um deles é fazer algo com pressa, um outro é agir em coluio, um outro tem conotação de algo constrangedor. Eu adaptei para feras, pois acredito que comer como feras passa bem todos esses sentidos.↩
121 xiaogu (小姑 xiǎogū): garotinha, menina solteira. Está se referindo a Lei Chuntao.↩
122 ersao (二嫂 èr sǎo): segunda cunhada, aquela casada com o segundo filho.
↩
Da Du Shi eu só consigo sentir desgosto, e satisfação quando ela se dá mal... Mas Lei Tie tá bem no topo dos melhores pares românticos de novel danmei, tá do ladinho dos maiores gados, ele e Hua Cheng de mãos dadas!
ResponderExcluir