sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

[Novel] Transmigração de Mian - Capítulo 012

 





Capítulo 12 - Divisão da família (4)



Qin Mian e Lei Tie saíram com a foice ao mesmo tempo em que os vizinhos do lado leste também saíam de seu pátio. Seus olhos se cruzaram acidentalmente. Qin Mian ficou muito constrangido, e admirou o bom temperamento daquela família. Du Shi o repreendia diariamente, metade dos moradores da vila podia ouvir. Os vizinhos da direita e da esquerda eram os que mais sofriam, então por que ninguém ouvia os protestos deles?


“Saindo, ah.” Quando abriu a boca para falar, o homem corpulento estava todo sorridente. Não havia o menor sinal de desprezo em seu olhar.


Qin Mian sorriu e assentiu: “ Dashu123, bom dia! Nós vamos cortar palha.”


O homem corpulento riu: “Quem é dashu? Eu me chamo Jiang daye124.”


“Jiang daye.” Qin Mian se corrigiu, supondo que esta pessoa tinha um status alto em sua família ou clã. Muitos camponeses eram parentes próximos, e era assim que a senioridade era determinada.


“Vão rápido.” Jiang daye colocou as mãos nas costas, e seguiu em outra direção.


Qin Mian seguiu Lei Tie até o sopé da montanha, e continuou a seguir em frente.


“Vamos entrar na montanha?” Qin Mian perguntou.


Lei Tie assentiu.


Os dois deram sete curvas e oito voltas125, subindo na direção do topo da montanha, e pararam após mais de dez minutos.


“Você fica aqui.”


Lei Tie se curvou para cortar a palha. Com a sua grande palma da mão, ele segurava um maço de palha, e com a mão direita, acertava com a foice perto da raíz enquanto puxava, cortando facilmente um grande punhado e colocando no chão, e em seguida cortando um segundo punhado.


Qin Mian descobriu que ele só tinha trazido uma foice. Ele queria ajudar, mas não tinha ferramentas. Ele pensou então em andar em volta, para ver se encontrava alguma erva ou mesmo uma fruta silvestre que pudesse colher.


“Não ande por aí a esmo, tem cobra.”


Qin Mian não teve escolha senão ficar parado obedientemente. Perto dali havia uma pedra, ele foi até lá, se sentou, e ficou olhando Lei Tie cortar um maço após o outro, e depois descobrir com facilidade um pequeno buraco na montanha, que estava bem escondido. Ele colocou naquele buraco vários fardos de palha.


Qin Mian não entendeu: “Por que está colocando aí?”


Lei Tie disse: “Para construir a casa.”


Qin Mian de repente entendeu. Lei Tie não estava cortando essa palha para uso da Família Lei, e sim para a construção da casa. Parecia que ele tinha mesmo começado a planejar a divisão da família e a saída de casa.


Qin Mian disse: “À tarde, eu vou cortar junto com você.”


Lei Tie não disse nada, e Qin Mian considerou que ele tinha concordado.


Ao voltarem para casa, Lei Tie trouxe apenas dois fardos de palha, e considerou como missão cumprida. Depois de seca ao sol, a palha também poderia ser usada para acender o fogo.


À tarde, Qin Mian pegou retalhos de tecido e subiu a montanha com Lei Tie. Ele usou os retalhos para envolver as mãos ao cortar a palha. Agora ele era jovem, tinha a pele fina, e a palha poderia cortar sua mão com muita facilidade. A medicina dos tempos antigos era pouco avançada, era mais seguro se machucar menos.


Os dois voltaram para casa quando o sol estava se pondo. No pátio, havia um jovem sentado, requintado e elegante. Ele vestia um changshan126 branco limpo e impecável, e estava com a cabeça abaixada enquanto lia um livro.


Qin Mian adivinhou imediatamente quem era esta pessoa: o filho mais novo da Família Lei, Lei Xiangzhi. Além de Lei Tie, Lei Xiangzhi era o único na família Lei que não parecia com um filho de fazendeiros, e também era o único que vestia roupas brancas.


Ao ouvir o som de passos, Lei Xiangzhi levantou a cabeça, ficou em pé, e sorrindo levemente para Qin Mian e Lei Tie, curvou-se, revelando completamente a elegância de um estudioso, e disse, refinado e cortês: “Dage, dasao.”


Lei Tie respondeu, com um tom de voz neutro: “Wudi.”


Qin Mian apenas sorriu e assentiu para Lei Xiangzhi, sem chamá-lo de “wudi”. Do fundo de seu coração, ele não admitia o status de daxifu127 da Família Lei. Além disso, seu eu atual era um ano mais novo que Lei Xiangzhi, chamá-lo de “wudi” não soaria bem.


Du Shi saiu do salão central com uma bacia e ao ver Qin Mian, inesperadamente não o insultou, apenas olhou de leve para ele, e seguiu rapidamente para a cozinha.


Podia se ver que Du Shi se importava com Lei Xiangzhi.


Como esperado, até o final do jantar, Du Shi não brigou com ninguém, e ainda demonstrou preocupação com Lei Xiangzhi, e perguntou se ele queria contar algo sobre o seu dia-a-dia. Também pediu especificamente a Zhao Shi que no dia seguinte ela fosse até o piscicultor da vila comprar um peixe para o café da manhã.


Nada disso tinha a ver com Qin Mian, e logo depois do jantar ele foi para a cama dormir. Eles teriam o dia seguinte inteiro para tocar no assunto da divisão da família.


No dia seguinte, todos terminaram o café da manhã. Zhao Shi e Qian Shi, apressadas por Du Shi, se levantaram para arrumar a mesa. Lei Daqiang também se preparava para sair e ir trabalhar.


Lei Tie começou a falar: “Die, sente-se. Tem um assunto que eu quero tratar.”


Lei Daqiang se sentou e perguntou: “O que é?”


Lei Tie disse sem rodeios: “Eu quero dividir a família e me mudar.”


Todos ficaram paralisados. Ninguém esperava que, de repente, Lei Tie fosse dizer esse tipo de coisa, pois não havia nenhum sinal. Os semblantes de Zhao Shi e Qian Shi, que seguravam as tigelas e kuaizi, mudaram simultaneamente. Ao mesmo tempo, elas colocaram tudo de volta na mesa, e voltaram a se sentar.


Zhao Shi franziu a testa internamente. Ela não esperava que Lei Tie quisesse ir embora. Se Lei Tie saísse, a casa teria menos mão-de-obra, e seu xianggong128 teria de trabalhar mais.


Qian Shi era favorável à separação de Lei Tie. Ter dois homens juntos era realmente desconfortável, ah. Além disso, como todo o dinheiro da família era controlado por Du Shi, se Lei Tie fosse embora, isso não a afetaria de forma substancial. Todo dia, Du Shi e Qin Mian faziam muito barulho. Nem que fosse para ter um pouco de paz, ela também desejava que Lei Tie e Qin Mian pudessem ir embora. De fato, ela também pensava em se separar da família e morar fora. Como não havia a divisão da família, o dinheiro que os irmãos da Família Lei ganhavam quando saíam para fazer trabalhos temporários, e o dinheiro que as mulheres ganhavam com a venda de bordados e nós luozi129, era todo dado a Du Shi, e por isso, ela tinha pouco dinheiro em mãos, e não podia comprar nada gostoso para Xinxin. Du Shi, esta laotaipo130, só tinha olhos para o seu filho mais novo, sua filha mais nova e os dois netos homens, e não prestava atenção em Xinxin. Mas ela também entendia que Lei Xiangyi não poderia se separar da família sozinho, apenas se laoyezi estivesse disposto a dividir a família.


Lei Xiangren, Lei Xiangyi, Lei Xiangli, Lei Xiangzhi e Lei Chuntao apresentavam, cada um deles, uma expressão diferente.


Lei Xiangren e Lei Xiangyi também queriam dividir a família. Como pais de família, quem não desejaria ter o controle de seu próprio dinheiro, ah? Lei Xiangyi não tinha filhos homens, e toda vez que via sua mãe colocando comidas deliciosas nas tigelas de Dabao e Xiaobao, e o olhar ansioso de Xinxin, se sentia sufocado. Se ele tivesse dinheiro, compraria para a sua filha o que ela quisesse comer!


Tanto Lei Xiangli quanto Lei Xiangzhi sabiam que seus pais dificilmente concordariam com a divisão da família, então eles ficaram apenas escutando em silêncio.


Do fundo de seu coração, Lei Chuntao apoiava a decisão de Lei Tie. Quando Lei Tie fugiu de casa, ela tinha cinco anos, e por isso ela não tinha, anteriormente, nenhuma memória profunda sobre ele. Mas desde que Lei Tie voltou, sempre foi bom com ela, e até deu de presente para ela um grampo de cabelo de pérola que custava pelo menos quatro taéis. Mas sua mãe sempre usou de todos os meios para abusar de dage, até mesmo fazendo ele morar numa casa de palha em frente ao chiqueiro, o que a fez simpatizar com ele e se sentir envergonhada, e se sentir uma cabeça mais baixa que as outras pessoas da vila, quando se encontrava com elas. Mas Du Shi ainda a amava, e ela era apenas uma guniang, e por isso não tinha o direito de opinar sobre os assuntos da família. Então, foi obrigada a controlar suas emoções, e aguardar a decisão de seus pais.


Sem esperar que Lei Daqiang falasse, Du Shi assumiu uma postura negativa, e disse friamente: “Laoda, o que você está dizendo não faz sentido! Eu e seu die ainda não morremos, né?






Notas sobre os nomes dos personagens:


Jiang Daye (江大爷 Jiāng dàyé): jiang = rio




☯ 




Espaço da Graci


Chuntao é uma boa menina!


E mais um homem da vila, Jiang daye, não dando a mínima para eles serem um casal de homens e tratando eles com decência.


Eu fico chateada quando a homofobia, assim como a conhecemos hoje (por exemplo, o uso de termos como ‘corta-mangas’ de forma pejorativo), aparece nas novels históricas danmei, porque ela representa preconceitos da sociedade atual, não da época retratada na novel. Ela reflete a homofobia que foi imposta como padrão à sociedade chinesa atual.





123 dashu (大叔 dàshū): “tio”. A palavra é usada para o mais velho entre os irmãos mais novos de seu pai, e também é usada para se referir a um homem aproximadamente da idade de seu pai.
124 daye (大爷 dàyé): “tio”. A palavra é usada para o irmão mais velho do pai (entre todos os irmãos). Também é usado para homens da mesma geração do seu pai, que sejam ou mais velhos ou de maior status social (ou mais arrogantes, para se considerarem superiores).
125 sete curvas e oito voltas (七拐八绕 qī guǎi bā rào): é uma expressão idiomática que significa virar em muitos lugares, mudando várias vezes de direção. Indica que foi seguido um caminho complexo.
126 changshan (长衫 chángshān): túnica longa e reta (sem cinto), de mangas estreitas e abotoada, geralmente usada por Acadêmicos e Oficiais na Dinastia Ming.
127 da xifu (大媳妇 dà xífù): esposa mais velha, ou seja, esposa do filho mais velho. Como tal, ele deveria tratar os irmãos de Lei Tie com os mesmos nomes (a mesma ordem de segundo irmão, terceiro irmão, etc.) que Lei Tie trata, independente de sua idade.
128 xianggong (相公 xiànggong): nos tempos antigos, era uma das formas da a esposa se referir ao seu marido
129 luozi (络子 luò zǐ): é um tipo de nó chinês muito popular nos tempos antigos. Pode ser usado como decoração na cintura, cabelo, leque, cortina etc. Alguns nós chineses são símbolos budistas, outros dão sorte, representam o amor, etc.
130 laotaipo (老太婆 lǎotàipó): velha senhora, muitas vezes com conotação pejorativa, algo como ‘bruxa velha’



anterioríndicepróximo



Um comentário:

  1. Pelo que eu já pesquisei, e não foi pouco, a Dinastia Han era caracterizada por ter imperadores bissexuais, e nunca houve uma repressão à relação entre homens por si. Havia a pressão por gerar um descendente e manter a linhagem, mas tirando isso, nada que desabonasse dois homens ficando juntos. A homofobia chegou na China bem mais tarde, após o contato com o ocidente, e parece ter ficado forte quando os calamitas (prostitutos masculinos, geralmente menores de idade) começaram a adquirir poder ao se tornarem os favoritos da classe de mercadores que estava ficando mais influente que a classe de nobres. Os poetas e escritores, que eram os favoritos dos nobres, viram que a coisa não estava boa para eles, estavam perdendo poder político, e começaram a surgir poesias, contos e histórias criticando a "sodomia", fortemente homofóbicos segundo os padrões do ocidente. A homofobia na china parece ter surgido como uma ferramenta de CONTROLE e manutenção do status quo, para evitar que pessoas mais pobres tivessem influência. Até hoje, ela é uma ferramenta de controle da população.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~