sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

[Novel] Transmigração de Mian - Capítulo 030

 







Capítulo 30 - O primeiro "confronto"






“Eu vou levar você.” Lei Tie comia com o semblante fechado.


“Não precisa, eu posso…”


“Vou levar você.” Lei Tie não recuou.


Qin Mian pensou um pouco. Da vila até a cidade, não era perto, e ainda estavam na estação agrícola. Não haveria muitas pessoas na estrada, e seria perigoso caso ele encontrasse um animal selvagem ou ladrão. “Certo. Ah, onde vai ficar a nossa horta? Logo vai esfriar, se não semear logo, vamos ficar sem hortaliças no inverno.”


Lei Tie pensou um pouco: “Podemos pegar meio mu de campo seco.”


Qin Mian disse: “Nós temos pouquíssimos campos, mas não é um problema pegar meio mu para plantar hortaliças. Se no futuro, tivermos dinheiro sobrando, podemos comprar mais alguns mu de campos.


“En.” Seu jovem xifu também era uma pessoa com visão, e Lei Tie não tinha objeções. Ele pensou um pouco, e disse: “Está cedo demais, ninguém vai comprar doce.”


Qin Mian de repente percebeu. Tinha acabado de amanhecer, quem compraria petiscos que eram normalmente consumidos entre as refeições? Ele realmente não tinha levado isso em consideração.


Depois que Lei Tie comeu, ele pegou a tigela para voltar para casa. Quando ele passou pelo campo de secagem de grãos ao sol, Xiaohu e o garotinho de ontem olharam para ele, impacientes. Incapaz de evitar de rir, ele acenou para ambos, para chamá-los.


Os dois pequenos demônios vieram correndo, animados.


“Qin shushu.”


“Eu só preciso de duas pessoas.” Qin Mian temia que Xiaohu chamasse todas as crianças da vila.


Os dois pequenos demônios eram grandes, e entenderam claramente o que ele quis dizer. Eles bateram em seus pequenos peitos e garantiram: “Não se preocupe, Qin shushu, se vierem muitas pessoas nós teremos que dividir e ficaremos com menos coisas.”


Qin Mian soube nesse momento que o pequeno demônio adicional se chamava Goudan, e era tangge231 de Xiaohu. Os dois eram parceiros de brincadeiras.


“Eu vou chamar vocês quando eu estiver saindo.”


Quando terminou de arar o campo, Lei Tie voltou para casa. Eram pouco mais de dez horas. Qin Mian trancou bem a porta, usou um pano limpo para cobrir o tabuleiro de tanghulu, e mandou Lei Tie ir na frente o carregando, para evitar Xiaohu e Goudan. Não é que ele fosse mesquinho, mas ele não queria dar tanghulu para eles. Ele ainda contava com o tanghulu para ganhar um pouco de dinheiro, e não seria bom se as crianças não conseguissem esconder, e espalhassem isso.


Depois de estimar que Lei Tie já havia saído da vila, Qin Mian foi ao campo de secagem de grãos ao sol para chamar Xiaohu e Goudan, pediu que eles virassem os grãos de arroz de tempos em tempos para que secassem, e saiu apressado.


Ambos os lados da estrada para fora da vila eram repletos de choupos brancos232 e huaishu. Ainda não havia chegado a época de queda de folhas, então camada após camada de folhas bloqueavam a visão. Qin Mian acelerou o passo, e viu Lei Tie olhando ao redor, cerca de 100 metros adiante.


"Onde dasao vai com tanta pressa, ah?” Zhao Shi carregava um jarro de água, e se aproximava a passos rápidos, seguindo o seu olhar. “Aquele não é dage? Vocês vão até a cidade? Ontem mesmo vocês compraram um búfalo grande, o que vão comprar na cidade hoje? Os dias de vocês estão ficando cada vez mais prósperos, ah.”


Qin Mian não prestou atenção a ela, e acelerou o passo.


No entanto, Zhao Shi correu para alcançá-lo. Seu tom de voz amigável causava arrepios. “Dasao, não que eu esteja tentando te convencer, mas se vocês encontraram uma forma de ganhar dinheiro, cuidem de die e niang, senão…”


Qin Mian a interrompeu: “Er dimei233, eu ainda tenho coisas a fazer. Estou indo.”


“Ai.” Ao vê-lo evitá-la tão rapidamente, Zhao Shi ficou mais convicta de sua suposição. Relutante, rangeu os dentes, bateu os pés no chão, torceu a cintura e se virou, retornando.


Qin Mian alcançou Lei Tie, e enxugou o suor.


Lei Tie olhou para ele, e disse sem demonstrar sentimentos: “Não precisa se preocupar com isso.”


Qin Mian acenou com a mão. No que dizia respeito às pessoas da velha casa, eles não tinham nada a ver com ele, e seriam simplesmente tratadas com frieza.


Quando chegaram à cidade, os dois foram diretamente para a rua mais movimentada. Dos dois lados da rua, haviam barracas vendendo todos os tipos de coisas: jianbing234, roupas, guarda-chuvas, pasta de rouge, hortaliças… Os gritos dos vendedores soavam de vez em quando, alguns em tom apático e sonolento, alguns em tom alto e constante, como se cantassem, provocando riso nas pessoas. Haviam pessoas comuns andando sem pressa, vendedores itinerantes apressados, e até mesmo encrenqueiros preguiçosos, em frente as barracas pegando e escolhendo, pegando e escolhendo. Era interessante de se ver.


Qin Mian procurou um lugar para se instalar, mas de repente, metade de seu entusiasmo desapareceu… quem iria gritar para atrair compradores?


Ele lançou um olhar perfurante sobre Lei Tie.


Lei Tie deu uma olhada muito rápida para ele, colocou o tabuleiro de tanghulu no chão, e muito solenemente, não disse nada.


Qin Mian se aproximou e parou ao lado dele. Intimamente, deu um tapinha em seu ombro, e olhou para ele todo sorridente: “Tiege, você vai gritar ‘tanghulu delicioso, dois wen o espeto’.”


Lei Tie ainda não disse nada.


Ser suave não adiantou, então Qin Mian teve de jogar duro: “Se você não gritar, não haverá almoço para você.”


Lei Tie abriu a boca, mas de repente pegou o tabuleiro e empurrou nas mãos de Qin Mian: “Eu vou perguntar ao açougueiro Zhang se ele está precisando de carne de caça.”


Depois de dizer isso, ele saiu correndo sem nem esperar a resposta de Qin Mian.


“Ei, você…” Qin Mian ficou sem palavras, e quando viu que ele realmente partiu sem nem olhar para trás, ficou com raiva, e sentiu um vazio em seu coração. Esta pequena cidade era completamente estranha para ele, mas quando ele veio antes, não sentiu nada de especial. Hoje, havia um sentimento indescritível de solidão, e uma inquietação no fundo de seu coração. Era como se ele fosse a única pessoa em um mundo tão grande.


Os transeuntes olhavam curiosos para o tanghulu vermelho, querendo vir dar uma olhada. Mas com um olhar apreensivo, ele apenas dava um sorriso vazio.


Seria possível que realmente ele teria de gritar para vender? Nesse momento, ele se arrependeu da ideia de vender tanghulu. Como é que ele não previu que tivesse esse tipo de problema?


“Pequeno xiongdi, o que é isso que você está vendendo?” Uma laotaitai235 de cabelos grisalhos perguntou sorrindo.


Qin Mian disse: “Este é o tanghulu, azedo e docinho, perfeito para o paladar das crianças. Daniang236 quer levar um para casa?”


“Tanghulu? É gostoso?” Os olhos da laotaitai demonstraram dúvida, e ela perguntou, incerta.


Qin Mian viu que as roupas dela eram muito simples e tinham vários remendos, e supôs que ela não era uma pessoa gastadeira. Mas qualquer um à porta era um cliente. Ele sorriu, pegou um espeto no tabuleiro, e entregou para ela: “Que tal você237 experimentar primeiro, e comprar se for gostoso?”


Algumas outras pessoas ao redor também mostraram algum interesse. Quem não gostaria de comida de graça?


Qin Mian simplesmente pegou mais três espetos e os entregou a várias crianças gananciosas.


“Todos, venham provar. As crianças certamente vão gostar. São dois wen o espeto!”


Aquela laotaitai deu uma mordida, e franziu as sobrancelhas por causa do azedo. Mas ainda muito amigável, sorriu e disse: “Esta laopo238 não pode comer, mas as crianças certamente vão gostar.”


Depois de falar, ela tirou algumas moedas do peito, e deu quatro wen para Qin Mian: “Me dê dois espetos.”


Finalmente, o negócio estava aberto. Qin Mian suspirou internamente, e rapidamente entregou os dois espetos para ela e pegou o dinheiro.


“Niang, é gostoso. Eu quero mais um.” Uma garotinha de aproximadamente seis anos puxou a manga de sua niang, enquanto seus olhos brilhantes não desgrudavam das frutas brilhantes e vermelhas no tabuleiro.


“É azedo até a morte, não dá pra comer.” A furen olhou furtivamente para Qin Mian, e puxou a garotinha um pouco envergonhada. Ela disse isso, mas o espeto de tanghulu que ela tinha mordido ainda estava em sua mão.


Qin Mian ficou frustrado, sentindo que hoje ele cometeu um erro de cálculo. Olhou na direção em que Lei Tie partiu, mas ainda não conseguia encontrá-lo, e ficou ainda mais zangado. Mas isso só despertou ainda mais seu espírito de luta, e ele gritou bem alto: “Venha ver, dê uma olhada, tanghulu doce e azedinho, dois wen o espeto. Venha ver, dê uma olhada…”


Ele andou por metade da rua, e gritou por metade da rua, mas só vendeu seis espetos.


Qin Mian entendeu o motivo: essa coisa era uma novidade, e poucas pessoas tinham coragem de experimentar. Mas ele ainda acreditava que, como um homem moderno de mente aberta, era capaz de vencer o conservadorismo das pessoas dos tempos antigos.


Ele não gritou novamente. Voltou para o local inicial, pegou dois espetos, e deu um para a furen cinquentona que vendia roupas à sua esquerda, e um ao jovem vendedor de hortaliças à sua direita.


“Se importariam de experimentar?”


As pessoas de negócios eram naturalmente boas em lidar com os outros, e os dois agradeceram genuinamente.


Qin Mian pegou um e mordeu, e então ergueu a voz e gritou: “Delicioso tanghulu, dois wen o espeto, delicioso tanghulu, dois wen o espeto…”


“Não me diga!” A furen deu uma pequena mordida, e sorriu: “Apesar de um pouco azedo, o azedo combina perfeitamente. É delicioso.”


O jovem rapaz também mordeu um espinheiro do espeto. “Eu não gostei muito, mas minha xifu gosta de comer petiscos doces e azedos. Pequeno xiongdi, me dê cinco espetos.”


Este método realmente mostrou resultados. Os transeuntes viram as três pessoas comendo, e falando sobre isso, e se aproximaram, interessadas. Valia a pena gastar dois wen para experimentar a novidade.


Em pouco tempo, Qin Mian vendeu mais de dez espetos. Da loja de arroz do outro lado da rua, uma garotinha de menos de dez anos veio correndo, e comprou cinco espetos.


Generosamente, Qin Mian deu um a mais para ela.


A garotinha, toda sorridente, olhou para ele, e animada correu de volta. Pouco tempo depois, ela voltou puxando uma garotinha aproximadamente da mesma idade, da loja de comida pronta ao lado, que também comprou cinco espetos.


Qin Mian também deu um a mais a ela.


Pouco mais de meio shichen depois, todos os tanghulu haviam sido vendidos.


Qin Mian sentiu que havia sido um sucesso. Olhou para o sol, e sozinho, encontrou um pequeno restaurante familiar. Pediu ovos mexidos com tomate239, carne com pimentões240 e uma tigela de arroz cozido, e cuidando de seus próprios assuntos, começou a comer.


Ele tinha acabado de dar duas mordidas, quando uma sombra surgiu sobre ele. Qin Mian levantou a cabeça para olhar. Lei Tie tinha surgido sabe-se lá de onde, e inconscientemente, se sentou ao lado dele.


O garçom do restaurante imediatamente veio servi-lo: “Os dois estão juntos? O que mais vão querer?”


Qin Mian continuou comendo e não disse nada.


Lei Tie também não falou.


O garçom olhou para Qin Mian, depois para Lei Tie, sem entender. As duas pessoas se mantiveram em silêncio. Sem ter o que fazer, ele se afastou.


Qin Mian ergueu uma sobrancelha, e olhou desafiadoramente para Lei Tie.


Como antes, o semblante de Lei Tie estava apático.


A refeição estava bem preparada, e sem prestar atenção a ele, Qin Mian continuou a comer.


“Xifu, estou com fome.”


Qin Mian ficou chocado, e imediatamente cobriu a boca dele: “Cale a boca!”


Após ter sua boca coberta, Lei Tie não se moveu, apenas piscou os olhos. Como a mão de Qin Mian obstruía seu rosto do nariz para baixo, seus olhos negros ficaram ainda mais profundos.


O coração de Qin Mian estremeceu, e ele se virou para olhar os outros clientes. Como ninguém tinha ouvido a frase de Lei Tie, ele deu um suspiro de alívio, e lançou um olhar feroz para Lei Tie.


Lei Tie recolheu a cabeça para afastar a mão dele, e disse: “Eu estou com fome, xi…”


“Garçom, outra tigela de arroz!” Qin Mian lançou um olhar perfurante para ele.


Com o grito dele, o garçom quase deixou cair o prato que carregava.





Notas sobre os nomes dos personagens:


Goudan (狗蛋 Gǒu dàn): gou = cachorro; dan = ovo; na China, ovos tem significado pejorativo, como tolo, idiota ou sem dinheiro. Os pobres e os camponeses, acostumados com as altas taxas de mortalidade infantil, davam nomes infantis pejorativos para os bebês, como por exemplo, Gou (狗, Gǒu, cachorro) para evitar que a criança chamasse a atenção de espíritos malignos nesse momento mais vulnerável de suas vidas. Após crescer, a criança passava a usar o nome de adulto.





Espaço da Graci:


Hahahahahahaha pobre Lei Tie, mal consegue falar, e o Qin Mian pede pra ele gritar pra vender tanghulhu. É o pesadelo dos introvertidos, eu também teria sumido!


E Qin Mian é do tipo que fica mudo quando tá bravo… como é que eles vão se acertar se ninguém fala?





231 tangge (堂哥 táng gē): primo, específico para um filho do irmão de seu pai que é mais velho do que você.
232 choupo branco (白杨树 bái yáng shù): Populus alba, também conhecida como álamo, possui a parte inferior da folha branca, daí o nome. Está distribuído no norte da África, noroeste da Ásia, Europa e noroeste da China, além de Shanxi, Hebei, Henan, Shandong, Liaoning e outros lugares.
233 dimei (弟妹 dìmèi): irmã mais nova ou esposa do irmão mais novo; por consequência, er dimei é esposa do segundo irmão.
234 jianbing (煎饼 jiānbing): é uma comida de rua tradicional chinesa semelhante aos crepes. É um tipo de bing (bolo de farinha achatado, panqueca) geralmente consumido no café da manhã e aclamado como “um dos cafés da manhã de rua mais populares da China”. Os principais ingredientes do jianbing são uma massa de farinha de trigo e grãos, ovos e molhos, cozidos rapidamente espalhando a massa em uma frigideira grande ou em uma placa de aquecimento plana especializada.
235 laotaitai (老太太 lǎo tàitài): uma forma respeitosa de dizer velha senhora
236 daniang (大娘 dàniáng): uma forma polida de dizer tia; esposa do irmão mais velho do seu pai.
237 você: é usada a forma respeitosa de você, 您 nín.
238 laopo (老婆 lǎopó): velha senhora, senhora, esposa.
239 ovos mexidos com tomate (西红柿炒蛋 xīhóngshì chǎo dàn): apesar de ser um prato comum na China, isso não é historicamente apurado. Ovos mexidos são consumidos na China há milhares de anos, mas cozinhá-los com tomates é resultado da mistura da culinária chinesa e ocidental. Os restaurantes ocidentais que usavam tomates em sua cozinha começaram a aparecer na China durante o final da dinastia Qing e o início da era republicana. Foi por volta da década de 1940 que surgiram registros do prato caseiro de ovos mexidos com tomate. Entretanto, nesse mundo fantasioso existem tomates, aceite.
240 carne com pimentões (青椒炒肉 qīngjiāo chǎo ròu): é um prato chinês frito que consiste em carne de porco fatiada cozida com pimentões fatiados, brotos de bambu e outros temperos, como molho de soja e gengibre, e geralmente engrossado com amido de milho. Cebolas fatiadas e brotos de feijão também são adições frequentes à receita.


anterioríndicepróximo

Um comentário:

  1. Quando eu termineir meu doutorado eu tava com problemas psicológicos sérios, fazendo terapia, e não aguentava mais, aí fui virar artesã. Tive de vender em feira de artesanato. O HORROR... eu sou muito solidária ao Lei Tie, nós introvertidos passamos maus bocados nessas horas.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~