sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

[Novel] Transmigração de Mian - Capítulo 015

 





Capítulo 15 - Se estabelecendo



A velha casa se erguia solitária atrás da vila. As casas da vila eram basicamente ligadas umas às outras, apenas essa era independente, separada por uma distância de aproximadamente dez metros. Além disso, em frente à casa havia uma lagoa155. Antigamente, a família Zhao criava peixes nessa lagoa, e por isso construiu a casa ao fundo da lagoa. A água da lagoa era verde-escura, e haviam algumas árvores na margem.


Ao ver que o telhado da casa era de telhas, Qin Mian imediatamente ficou empolgado, e acelerou o passo.


Lei Tie o seguiu com os olhos. Ele era tão fácil assim de agradar?


“Vem logo!”


Após apressá-lo com essa fala, Qin Mian correu até a entrada da casa. Um rato do mato se assustou, e rapidamente correu para longe, desaparecendo sem deixar nenhum traço.


A fechadura da porta, exposta à chuva e vento, estava enferrujada há muito tempo. Qin Mian demorou um pouco para conseguir abrir, e quando a porta foi aberta, uma nuvem de poeira voou para fora. Ele espirrou algumas vezes, e rapidamente recuou alguns passos.


“Cof, cof…”


A luz do sol entrou pela porta, e foi possível ver claramente a densa poeira flutuando pelo ar. Lá dentro, havia uma velha mesa com o tampo arranhado, e três cadeiras de encosto alto, cobertas com uma espessa camada de poeira. Uma densa teia de aranha se estendia do conjunto de mesa e cadeiras até a viga do teto, não deixando espaço nem para uma pessoa ficar de pé.


Entretanto, Qin Mian estava muito satisfeito. Esta casa era um pouco velha, mas uma vez limpa, seria possível viver ali. Era muitas vezes melhor do que aquela cabana de palha.


Ao lado da casa havia um pequeno bambuzal. As folhas verde-esmeralda farfalhavam com o vento. Ele teve uma ideia, e disse para Lei Tie: “Você volta e vai pegar as coisas, eu fico e limpo a casa.”


Lei Tie parou ao lado dele, deu uma boa olhada para dentro da casa, e perguntou, com a voz neutra: “Você consegue?”


“Tem alguma coisa que eu não consigo fazer? Vai logo, quanto mais rápido colocarmos tudo em ordem, mais rápido poderemos viver aqui.”


Havia uma faca de cozinha num canto, totalmente amarela de ferrugem. Qin Mian a pegou para cortar o bambu.


Lei Tie pegou a mesa e as cadeiras, as colocou do lado de fora da casa, se virou e saiu. Quando tinha dado apenas alguns passos, voltou, tirou a túnica externa, e a jogou para Qin Mian. Sem dizer uma só palavra, ele saiu.


A cabeça de Qin Mian foi inexplicavelmente coberta pelo objeto voador. Ele pegou a túnica, a pendurou sobre uma árvore baixa, e continuou a cortar bambu. Quando morava no campo com seus avós paternos, antes da celebração do ano novo, todos faziam uma grande faxina. Eles cortavam um pouco de bambu e amarravam em um cabo de madeira, usando para espanar as vigas do teto e os lugares altos da casa. Funcionava igual a um espanador de penas. Ele estava familiarizado com esse tipo de trabalho rural.


A faca de cozinha enferrujada não estava ajudando. Qin Mian tinha de golpear mais de vinte vezes antes de conseguir cortar um bambu. Ele cortou alguns ramos de bambu mais baixos para aliviar o peso, entrou na casa, e começou a varrer as teias de aranha e a poeira das vigas. Enquanto ele varria, a poeira caiu em seu rosto, o obrigando a cuspir algumas vezes. De repente, ele percebeu: aquele homem tinha sido muito atencioso.


Ele saiu, pegou a túnica de Lei Tie, enrolou em volta da cabeça e da boca, e continuou a limpar. Em um instante, havia poeira e folhas voando para todo lado dentro da casa, parecia que uma tempestade de areia tinha invadido a mesma. Os papéis das janelas estavam rasgados, não fazia diferença se as janelas estavam abertas ou fechadas.


A casa tinha três cômodos, e depois de limpar sabe-se lá por quanto tempo, Lei Tie retornou trazendo um grande baú. Atrás dele, vinham Lei Xiangli, Lei Xiangzhi e Lei Chuntao, todos os três carregando coisas nos braços. Lei Xiangli trazia um fardo de lenha, provavelmente subtraído em segredo de sua casa. Lei Xiangzhi trazia um baú de madeira um pouco menor.


Lei Chuntao largou a tina de banho que trazia, se aproximou, e disse um pouco tímida: “Dasao, eu vim te ajudar.”


Qin Mian não podia deixar a pequena guniang trabalhar, então disse rapidamente: “Não precisa, tem muita poeira. Vai sujar suas roupas.”


Lei Chuntao percebeu que não poderia carregar a vara de bambu, e não insistiu: “Quando você acabar de varrer a poeira, eu vou te ajudar a limpar a mesa e as cadeiras.”


Lei Tie e Lei Xiangli voltaram para pegar as coisas que faltavam, e Lei Xiangzhi pegou a faca enferrujada para cortar bambu e ajudar a varrer a poeira.


Da segunda vez que Lei Tie voltou da vila, ele trouxe uma escada de madeira emprestada.


Lei Xiangli, Lei Xiangzhi e Lei Chuntao estavam um pouco estranhos. Eles estavam com vergonha de falar qualquer coisa, e se limitaram a trabalhar em silêncio.


Qin Mian só estava pensando em se mudar para lá o mais rápido possível, e não estava no clima para puxar conversa.


Quando toda a poeira foi limpa, Lei Tie subiu no telhado, para arrumar algumas telhas que haviam sido movidas durante a limpeza, e garantir que a chuva não pudesse entrar.


Depois disso, as várias pessoas varreram o chão e limparam a mesa, as cadeiras, e as janelas, ficando ocupadas por muito tempo. Quando a casa ficou limpa, parecia muito confortável.


Lei Xiangzhi olhou para os papéis rasgados nas janelas, balançando ao vento: “Dage, eu tenho alguns papéis que não podem mais ser usados. Eu vou voltar e trazer eles para vocês selarem as janelas.


“Dage, eu e Chuntao também vamos voltar.” Lei Xiangli disse.


Lei Tie assentiu.


Qin Mian se sentiu um pouco frustrado. Ele tinha percebido anteriormente que o homem era muito perspicaz. Como é que agora ele não entendia os caminhos do mundo156? Sem escolha, ele mesmo disse: “Muito obrigado a todos. Hoje ficamos muito ocupados, e é tarde demais para fazer o almoço, mas hoje à noite, eu e o dage de vocês queremos os convidar para jantar… se for conveniente para vocês.” Conveniente ou não, ele temia que eles tivessem de pedir a Du Shi.


Lei Xiangzhi recusou prontamente: “No momento, as coisas para você e dage não estão fáceis, então não viremos comer.”


Lei Tie disse: “Iremos convidar vocês no futuro.”


Os três não tiveram escolha senão concordar.


Depois que eles foram embora, Qin Mian começou a fazer um inventário de seus pertences: uma cama de tábuas de madeira, uma mesa baixa, dois baús de madeira, um arco, uma panela wok, uma mesa quadrada, três cadeiras, e uma tina de madeira. Além disso, eles não tinham praticamente mais nada. A sorte era que no cômodo que servia de cozinha, ainda havia um fogão, e não seria necessário construir outro.


O sol estava muito forte, e a mesa e cadeira, que foram lavadas, secaram rapidamente. Os dois levaram as coisas para dentro uma a uma, e já as instalavam em seus devidos lugares. Dos três cômodos, o salão central foi transformado em sala de jantar e local para receber os convidados, o outro era simultaneamente cozinha e depósito, então ele e Lei Tie ainda tinham de dividir o quarto, e até mesmo a cama.


Depois de arrumar tudo, Qin Mian esquentou água na grande panela wok, lavou a cabeça, tomou banho, e colocou roupas limpas. Em seguida, Lei Tie também tomou banho. Ele lavou as roupas dos dois na lagoa próxima, e como não havia varal para secar as roupas, as pendurou para secar em uma árvore baixa em frente à casa. Dentro da casa, Lei Tie consertou uma cadeira quebrada.


“Lei Tie jiade.” Zhang Dashuan se aproximou carregando um feixe de lenha, com um largo sorriso no rosto.


“Zhangge, ocupado, ein? Qin Mian cumprimentou.


“Que ocupado, ah?” Zhang Dashuan encostou o fardo de lenha na parede: “Eu ouvi que vocês dividiram a família, e imaginei que vocês estão com coisas faltando. Como eu não posso ajudar com outras coisas, eu e a sua saozi estamos dando esse feixe de lenha para vocês.”







Espaço da Graci


Ahhh finalmente longe da megera, e o que é melhor: numa casa de tijolos e telhas! E tirando Xiangren, os irmãos mais novos são bem legais, vieram ajudar.


Vou aproveitar a ocasião para deixar alguns links que mostram como essas casas tradicionais chinesas de três cômodos são. O estilo arquitetônico e formato do telhado podem mudar, mas é basicamente um salão no meio e um cômodo de cada lado.


https://www.artstation.com/artwork/dOBVzx


https://news.ltn.com.tw/news/local/paper/902265


https://blog.xuite.net/apex.cheng/wretch/117812088


O link abaixo fala um pouco das casas simples, de três baias (cômodos) como a que eles alugaram, bem como casas maiores de 5 baias (com um cômodo a mais de cada lado) e casas de pátio (incluindo a casa de pátio quadrangular, igual ao existente dentro do Espaço Mágico):


https://depts.washington.edu/chinaciv/home/3intrhme.htm


Espero que esses links sejam úteis para uma melhor imersão à novel. Até a semana que vem, com mais 5 capítulos.





155 lagoa (池塘 chítáng): a definição chinesa de lagoa é que ela é menor que um lago e rasa, o suficiente para que a luz do sol chegue ao fundo. Essa palavra também inclui pequenos reservatórios construídos artificialmente, como as lagoas de jardins.
156 os caminhos do mundo: é usada uma expressão idiomática, 人情世故 rénqíngshìgù, que significa método, razão e experiência de lidar com o mundo, especificamente nas relações interpessoais, demonstrando sofisticação e educação.



anterioríndicepróximo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~