Capítulo 18 - Compras (Parte 2)
“É isso, feche a conta.”
O gerente fez as contas no ábaco: “Ao todo são… duzentos e setenta e dois wen. Mas como o pequeno xiongdi está ajudando o estabelecimento deste humilde171, haverá um desconto, cortando dois wen. São duzentos e setenta wen.”
Qin Mian sorriu e disse: “O gerente diz que nós estamos ajudando seu estabelecimento. Veja, nós compramos tanto de uma vez, seria melhor cobrar duzentos e cinquenta wen. Definitivamente iremos comprar aqui novamente quando nosso óleo, arroz, sal e farinha estiverem para acabar. Certo?"
O olhar de Lei Tie recaiu sobre Qin Mian. Este jovem o surpreendia cada vez mais.
O gerente ficou pasmo e, sem escolha, sorriu: “O pequeno xiongdi é inteligente e eloquente172. Mas o nosso comércio é pequeno, e se reduzirmos tanto o preço para você, ficará difícil para nós. Dessa forma, eu dou a vocês mais cinco wen de desconto. Mais do que isso, nós sofreremos perdas.”
“Como equilibrar as contas?” Qin Mian disse sem rodeios: “Você pode ver que os seus produtos aqui são muito variados e completos. As pessoas que souberem disso, certamente desejarão vir à sua loja para comprar, o que obviamente trará muita prosperidade para a sua loja. Depois que eu voltar para a vila, eu vou te ajudar fazendo propaganda da loja. Haverá dinheiro chegando por todos os lados. Cobrar algumas moedas a menos trará muitos clientes fiéis. É um bom negócio!”
Sem opção, o gerente sorriu, mas era possível ver o desamparo em seu olhar: “Certo, certo, apenas me dê os duzentos e cinquenta wen.”
“Muito obrigado, gerente.” Qin Mian estava satisfeito, e o cumprimentou com a saudação de punho e palma173 vigorosamente, indicando para Lei Tie pagar.
Nesta grande pilha de coisas, tigelas, pratos, jogo de chá e canecas de porcelana poderiam se quebrar com facilidade, e ele as colocou entre os pacotes de arroz e farinha, para que não colidam facilmente.
O gerente, ao lado, assentiu internamente. Este pequeno xiongdi era esperto.
Por sorte, a cesta de carregar nas costas era grande o suficiente, e praticamente tudo coube nela. Os gargalos do pote de óleo e do pote de sal foram amarrados com uma corda, e Lei Tie os carregou na mão.
Quando os dois saíram, o gerente os acompanhou por alguns passos.
Qin Mian estendeu a mão: “Eu levo o óleo e o sal.”
“Não precisa.” Lei Tie esquivou da mão dele. “No futuro, eu certamente vou ganhar muito dinheiro, e permitir que você compre tudo o que quiser.”
“Cof, cof!” Qin Mian fingiu que não ouviu: “Eu ainda quero comprar muitas coisas. Será que não é melhor contratar uma carroça? É caro contratar uma carroça?”
“Não sei.”
“Não importa. Se tiver de gastar, gaste. Dinheiro não se economiza, se ganha.” Qin Mian sabia exatamente para qual loja de tecidos ir. Como ele andou por aí antes de fazer compras, ele tinha memorizado.
Lei Tie caminhou por fora dele, para impedir que ele esbarrasse nas pessoas vindo de todas as direções enquanto olhava ao redor.
Na loja de roupas, depois de perguntar o preço de todos os tipos de tecidos, Qin Mian imediatamente escolheu um tipo de tecido de linho barato. Ao perguntar a Lei Tie que cor ele queria, recebeu um “você escolhe” como resposta, então escolheu para si mesmo azul e ciano, e para Lei Tie, índigo e preto. Mandou fazer um conjunto de roupas de cada cor, e voltaria daqui alguns dias para pegar. Depois disso, ele também pediu para cortar dois pedaços de tecido cinza para fazer cortinas. Quatro conjuntos de roupas, mais duas peças de tecido, mais a mão de obra para costurar as roupas, deu um total de duzentos e oitenta e cinco wen.
Qin Mian era alguém que sabia falar a língua humana quando encontra humanos, e a língua dos fantasmas quando encontra fantasmas174, chamou a proprietária de pouco mais de quarenta anos de jiejie175, e conseguiu facilmente um desconto de quinze wen, o que o deixou um pouco surpreso.
Mas Lei Tie não se surpreendeu. Este seu xifu de agora não era mais o jovem magro e de pele escura, que obedecia cegamente. Recentemente, ele havia se recuperado, e além de fazer exercícios físicos para melhorar a saúde, sua pele tinha se tornado mais clara, ele estava mais forte e, especialmente, seus olhos tinham se tornado brilhantes e expressivos. Ele estava cheio de vitalidade, e até com um pouco de lingqi176. Isso somado ao fato dele ter o dom das palavras, fazia ser muito difícil que as pessoas não gostassem dele.
A loja de roupas coincidentemente também vendia sapatos, e Qin Mian comprou dois pares de sapatos de tecido para cada um deles. Pediu à proprietária alguns retalhos de tecido, pois pretendia, ao voltar para casa, costurar ele mesmo alguns pares de meias para vestir. Pobres, ah.
Ao sair da loja, os dois foram rapidamente para o mercado de alimentos. Eles não precisavam comprar vegetais, pois a horta da Família Lei os tinha. Qin Mian queria principalmente comprar carne, primeiramente para receber as visitas, e em segundo lugar para saciar seu desejo.
O dono da barraca de carne tinha os olhos afiados. Ao ver o comportamento de Qin Mian e Lei Tie, já sabia que Qin Mian era quem dava ordens, e tomou a iniciativa de falar: “Pequeno xiongdi, todas essas carne de porco são frescas. O que vai querer?”
Os olhos de Qin Mian percorreram um a um os pedaços de fígado de porco, costela de porco, barriga de porco, ossos, carne magra e carne gorda: “Qual é o preço desses?”
“Ossos, dois wen o jin, fígado de porco três wen, carne magra dez wen, costelas doze, barriga de porco quatorze, carne gorda dezesseis.”
Qin Mian pensou um pouco em sua saúde. Sopa de ossos fazia bem para o corpo: “Dois jin de ossos, um jin de carne magra, dois jin de fígado de porco, um jin de costela de porco, um jin de carne gorda.”
Lei Tie disse: “Pode comprar um pouco mais de carne gorda.”
Qin Mian ficou espantado: “Você gosta de carne gorda?”
Lei Tie balançou a cabeça.
Qin Mian não entendeu, e só foi reagir um momento depois. Será que Lei Tie achava que quanto mais caro, mais gostoso? Ele sorriu e deu uma olhada para Lei Tie, e então disse para o proprietário: “Mais dois jin de carne gorda.”
“Sem problema!” O dono da barraca pegou a faca de açougueiro, e cortou a carne com habilidade, pesando em seguida.
“O pequeno xiongdi pode ver a balança, ah! Ossos, dois jin e um liang, faço por dois jin para você; carne magra, exatamente um jin; fígado de porco, dois jin e dois liang, também faço por dois jin; costela de porco, também, exatamente um jin; carne gorda, três jin e um liang, faço por três jin. São ao todo oitenta e dois, faço por oitenta.” O proprietário usou uma corda de palha para amarrar os ossos junto com a carne e entregou para Qin Mian.
“O chefe é uma boa pessoa.” Qin Mian elogiou, e então indicou para Lei Tie pagar.
Lei Tie ergueu as duas mãos para mostrar que segurava os potes, e apontou para o peito.
Sem palavras, Qin Mian ergueu uma sobrancelha e olhou para ele, estendendo a mão direita e pegando o pote de sal. Olhou para ele com um meio sorriso no rosto, e o imitando, não disse uma palavra. Como se nada tivesse acontecido, Lei Tie pegou a bolsa de dinheiro e entregou para ele.
Qin Mian contou oitenta moedas e entregou para o proprietário, e devolveu o pote de sal para Lei Tie.
Depois, os dois foram comprar duas peças grandes… um jarro para água e um cobertor. O cobertor custou cento e vinte wen, sem nenhum desconto. Mas esse cobertor pesava dez jin, era muito grosso, valia o dinheiro gasto nele.
Na entrada da cidade, havia um espaço aberto, onde estavam estacionados vários tipos de carroças: carros de boi, carroças puxadas por jumento e cavalo, e outras. Aqui era a área para contratar carroças. Quando os dois chegaram, já não era cedo. Qin Mian perguntou quanto ficava para ir até a Vila Qingshan, e o velho em um carro de boi disse que custava dois wen por pessoa, e caso a carga ocupasse o espaço de uma pessoa, ela custava o mesmo valor.
Desta vez, Qin Mian não pechinchou. Os dois subiram na carroça para voltar para casa.
Na estrada da Cidade Liushui até a Vila Qingshan, duas furen por volta dos trinta anos caminhavam com pressa lado a lado, enquanto conversavam. Uma delas era Zhou Cuihua, a outra era Fang Hongliu. Elas tinham ido juntas à cidade hoje para vender algumas palmilhas e luozi que elas mesmas fizeram. Elas encontraram um restaurante em inauguração e ficaram para assistir a Dança do Leão, e acabaram voltando tarde.
Ao ouvir o barulho de carroça atrás delas, as duas acenaram imediatamente.
“Cocheiro, nos leve junto!” Zhou Cuihua tinha acabado de falar, quando percebeu que as pessoas sentadas na carroça eram Qin Mian e Lei Tie. O aceno de sua mão desacelerou e parou.
Fang Hongliu não ligou, e acenou em seguida: “Pare, pare.”
O velho disse: “Estão voltando para a Vila Qingshan? Cada pessoa custa duas moedas.”
“Duas moedas?” Zhou Cuihua trazia uma vara de transporte no ombro. “O preço da cidade até a nossa vila é duas moedas. Aqui é a metade do caminho e ainda custa duas moedas?”
Fang Hongliu concordou: “Exato. Você é louco por dinheiro, certo?”
O velho brandiu o chicote para fazer o boi continuar a andar, e disse, indiferente: “Não estamos na metade do caminho. Querem vir ou não?”
Zhou Cuihua e Fang Hongliu não tiveram escolha.
“Vamos, vamos.”
Se não fosse pelos ovos que foram vendidos hoje e renderam algum dinheiro, e por terem ficado tempo demais vendo o movimento da cidade, as duas não aceitariam gastar dinheiro. O velho parou a carroça para elas subirem.
“Vamos partir.” O velho gritou, e o grande boi começou a andar sem pressa.
Zhou Cuihua cutucou o braço de Fang Hongliu, indicando que ela olhasse para trás e sussurrou: “Veja, eles compraram muitas coisas. Será que eles pretendem mesmo passar a vida juntos? Isso parece pouco provável, eu acho.”
Fang Hongliu se aproximou dela: “Fale mais baixo. Eu posso ver que esse Qin Mian está tramando algo. Quando ele veio para a Família Lei, não tinha dinheiro, e não tinha ninguém. Ele não teria morrido de fome se não fosse por Lei Tie?”
Por causa da Água da Nascente Espiritual, os cinco sentidos de Qin Mian eram muito aguçados. Apesar de estar olhando a paisagem, ele ouviu tudo. Na casa da Família Lei, ele evitava responder Du Shi para não criar problemas, e para não se aborrecer com as mulheres, mas agora, ele não queria ficar quieto. Caso contrário, as outras pessoas não o tratariam como um caqui macio177?
“Dashen178, será que é bom para você ficar cuidando dos assuntos de nossa família de dois homens? Nós conhecemos as normas de Cortesia, mas caso alguém que não entenda de Cortesia te ouça, vai achar que você tem segundas intenções.” Qin Mian usou um tom de voz de consolo e preocupação.
Fang Hongliu ficou chocada e em seguida, furiosa, virou a cabeça: “Garoto fedido, o que você disse?”
“Eu não sou fedido, mas estou sentindo o mau hálito no ar.” Qin Mian olhou para ela, como se estivesse apontando para a sua boca.
“Você!” Fang Hongliu virou o corpo e levantou a mão.
Uma faca de cozinha brilhante de repente se ergueu entre eles.
“Xifu, parece que esta faca de cozinha não está boa.” Lei Tie disse.
Qin Mian quase riu. Lei Tie tinha o salvado. “Bobagem. Como uma faca nova pode não estar boa? Ela definitivamente vai cortar os ossos como se estivesse cortando tofu.”
Fang Hongliu estremeceu, e abaixou a mão como se tivesse tomado um choque. Ela também se virou, e ficou com as costas rígidas.
Zhou Cuihua também ficou chocada, e olhou para Qin Mian. Ao vê-lo olhando para ela indiferente, se virou rapidamente, com o coração batendo acelerado.
‘Não vão morrer de susto.’ Qin Mian riu, e se recostou preguiçosamente na grande cesta atrás dele. Esta noite, ele poderia comer carne, e por isso estava de bom humor. Este pequeno incidente não o afetou nem um pouco.
O velho que conduzia a carroça parecia não ter ouvido nada. O carro de boi avançava sem pressa, deixando para trás os cumes verdejantes em ambos os lados da estrada.
Fang Hongliu e Zhou Cuihua não disseram mais nada. Quando o carro de boi chegou na entrada da vila, as duas saltaram apressadamente, deixando para trás quatro moedas de cobre, e correram para longe.
Qin Mian disse polidamente: “Laobo179, nós temos muitas coisas. Você180 poderia fazer o favor de nos levar até a porta de casa? Nossa casa não fica longe, é logo em frente.”
“Posso sim.”
O carro de boi fez uma curva, e foi diretamente até a porta da casa. Os dois tiraram as coisas, pagaram e agradeceram. Conduzindo a carruagem, o velho foi embora.
☯
Notas sobre os nomes dos personagens:
Zhou Cuihua (周翠花 Zhōu cuì huā): zhou = círculo, ciclo; cui = verde azulado (verde jade) = hua: flor
Fang Hongliu (方红柳 Fāng hóng liǔ): fang = honesto, justo; hong = vermelho; liu = salgueiro
☯
Espaço da Graci:
Nível de gado do Lei Tie evoluindo: “No futuro, eu certamente vou ganhar muito dinheiro, e permitir que você compre tudo o que quiser.” - Não é mais só óleo! MIL BERROS com essa cena da faca! Lembrando que as facas de cozinha chinesas são CUTELOS, grandes, largos e pesados. O quão intimidante isso não foi? As fofoqueiras nunca mais vão falar nada, certeza XD
171 este humilde (在下 zàixià): literalmente, “este que está abaixo de você”. Como dito anteriormente, os chineses muitas vezes evitam dizer “eu”, usando a terceira pessoa ao invés disso. Nesse caso, o gerente se coloca numa posição inferior ao cliente.↩
172 inteligente e eloquente: é usada uma expressão idiomática, 伶牙俐齿 língyálìchǐ, usada para descrever uma pessoa eloquente e de raciocínio rápido ao falar.↩
173 saudação de punho e palma (抱拳 bàoquán): diferente da saudação com as mãos juntas, que é uma saudação civil, a saudação de punho e palma é um cumprimento usado por praticantes de artes marciais. É realizado com o punho direito fechado e a mão esquerda aberta, com os quatro dedos juntos. A palma esquerda cobre os dedos da mão direita.↩
174 falar a língua humana quando encontra humanos, e a língua de fantasmas quando encontra fantasmas: é uma expressão idiomática, 见人说人话,见鬼说鬼话 jiàn rén shuō rén huà, jiànguǐ shuō guǐhuà, que significa alguém que é muito flexível e sabe exatamente o que falar de acordo com a pessoa que encontra.↩
175 jiejie (姐姐 jiějiě): irmã mais velha. Usado para uma mulher mais velha que você, mas ainda com idade para ser sua irmã.↩
176 lingqi (灵气 língqì): esta palavra pode ser traduzida como “esperteza” ou “engenhosidade”. Entretanto, dentro do conceito de medicina tradicional chinesa e das novels de cultivo, lingqi é o qi ou energia espiritual, energia do ambiente que flui para dentro do corpo e lá é armazenada. Faria sentido pensar nesse significado uma vez que ele tem bebido a Água da Nascente Espiritual, desde que Lei Tie fosse capaz de sentir o lingqi que flui dessa água para o corpo dele.↩
177 caqui macio (软柿子 ruǎn shìzi): é o nome em chinês do caqui mais mole, e no sentido figurado, significa pessoa fraca e fácil de intimidar e maltratar.↩
178 dashen (大婶 dàshěn): tia, usado para uma mulher casada mais jovem que a sua mãe. Também tem um significado que dependendo da entonação e do contexto pode ser depreciativo, pois os chineses tendem a associar a uma mulher rural de meia idade com roupas comuns ou até rústicas, corpo gordo e pele áspera, mesmo que ela esteja usando roupas finas e seja magra e elegante. Então, passa esse sentido de mulher pouco refinada ou educada.↩
179 laobo (老伯 lǎobó): tio, uma forma educada de se referir a um homem mais velho.↩
180 você: é usada a forma polida, 您 nín↩
Ôxe, e desde quando dá pra desistir de ser aroace? (hahahaha por acaso eu também sou)
ResponderExcluirAmei muito ler os dois indo as compras, mas amei mais ver o Lei Tie gado e o Qin Mian lacrando nas fofoqueiras kkkkkk, a lenda não aguenta calado não
ResponderExcluirHahahahahaha essa cena da faca é épica. Quem diria que o Lei Tie sabe dar indiretas? Lei Tie pode facilmente ganhar o troféu de Rei dos Gados dos danmei, boa sorte pra ele tentando arrancar da mão do Hua Cheng XD
Excluir