quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

[Novel] Transmigração de Mian - Capítulo 035

 






Capítulo 35 - Provocações






“Mesmo que houvesse dinheiro antes, ele gastou tudo. Como vamos viver daqui para a frente? Hoje, só temos em mãos cerca de um tael de prata. Como pagar o salário de quem vai construir a casa? E dar comida para eles? Essa quantia de dinheiro certamente não é suficiente. Por isso, eu estava pensando. Seria possível que niang, er dimei e san dimei nos emprestassem um pouco? Nós certamente vamos devolver o mais rápido possível.” Qin Mian olhou para Du Shi com uma expressão genuína e sincera, e ainda acrescentou: “Nós podemos escrever um recibo, para garantir a devolução!”


“O quê?”


As expressões de Du Shi e das demais mudaram ao mesmo tempo.


Zhao Shi se apressou em falar. Sua voz estava muito alta: “Dasao, você não está dificultando as coisas para mim e para san dimei? Em casa, é niang que administra as contas. Como nós poderíamos ter dinheiro em mãos?”


O semblante de Du Shi ficou sombrio, e ela sentiu um aperto no peito. Suas duas mãos agarravam as bordas do prato com tanta força que seus dedos estavam brancos, e sua vontade era jogar o prato no chão. Mas ela não queria perder os amendoins brilhantes. Antes ela achava que esse Qin Mian era fácil de afetar, ela não esperava que ele fosse difícil de lidar! Inesperadamente, além de não dar dinheiro, ele pediu dinheiro. Sem chance!


“É problema de vocês se vocês não têm dinheiro. Hoje eu vim para buscar o dinheiro.” Du Shi olhou para os amendoins, e então para Qin Mian, com o queixo erguido: “Tudo bem se você ainda não me pagar, mas a casa não vê óleo há vários dias. A partir de hoje, o xifu de laoda terá que cuidar da comida de nossa casa.”


Quando Zhao Shi e Qian Shi ouviram isso, sorriram em silêncio, expressando alegria na calamidade e deleite no desastre261 com relação a Qin Mian. Elas não pararam de mastigar os amendoins.


O olhar de Qin Mian estava cheio de cinismo. Como se estivesse em um impasse, ele implorou: “Niang, não é que nós não queremos dar o dinheiro, mas agora estamos passando por tempos difíceis, e realmente não temos dinheiro. Quando assinamos o documento, havia um acordo verbal que o dinheiro só precisaria ser dado em dois ou três meses…”


Du Shi deu um grande aceno de mão, e seu semblante ficou extremamente feio: “Falar isso é inútil. Se vocês querem voltar atrás na sua promessa, vocês terão de ir até o Lizheng.”


Zhao Shi estalou a língua várias vezes, e em seguida, colocou óleo no fogo262: “Dasao, cem wen não é nada. Vocês compraram um búfalo por pelo menos cinco taéis de prata. Cinco taéis de prata foram gastos, e agora vocês tem menos de cem wen? Eu acho melhor você pagar, caso contrário, temo que niang vai achar que você quer dar calote.”


Nem comendo cala a boca. Qin Mian olhou para ela com desprezo, fingindo estar envergonhado, e murmurou: “Tudo bem, eu vou dar a você263 os cem wen.”


Ele se aproximou do ouvido de Lei Tie, e sussurrou: “Tiege, depois de pagar o dinheiro, nós não vamos ter dinheiro suficiente. Que tal daqui dois dias irmos falar com die, perguntar se ele pode nos emprestar um pouco?”


Lei Tie deu uma olhada para ele com uma expressão muito estranha, e assentiu com a cabeça sem dizer nada.


Du Shi ouviu claramente, e em um segundo, sua expressão se tornou alerta. Ela decidiu que ao retornar, iria falar com Lei Daqiang, e pedir para que toda a família evitasse Qin Mian e Lei Tie depois disso.


Qin Mian se levantou e entrou no quarto, virou o corpo e riu na manga, esticou a mão e fechou a porta.


Depois de um tempo, ele saiu trazendo nas mãos as moedas, e as colocou na mesa. Usou o braço para esconder um sorriso, e disse baixinho: “Niang, não se preocupe. Eu vou primeiro contar, para evitar dar a menos.”


Du Shi murmurou em voz baixa: “Pobre e azedo.”


Qin Mian abaixou a cabeça, e contou as moedas de cobre uma a uma: “Um, dois, três… setenta e seis, setenta e seis, setenta e sete… cem.”


Du Shi ficou chocada, e olhou para ele zombeteiramente. Ele nem sabia contar, errou a contagem cinco vezes, e deu cinco wen a mais. Dava para comprar um peixe grande.


Os olhos de Du Shi brilharam, e ela estendeu a mão para pegar as moedas.


“Niang, eu acho que contei a menos. Eu vou contar de novo.” Qin Mian rapidamente bloqueou o caminho, com um sorriso no rosto.


Du Shi deu um tapinha na mão dele, franzindo a sobrancelha: “Acima de tudo, vocês são meu erzi264 e meu erxifu 265. Posso brigar com vocês por causa de três a quatro moedas a menos? Deixe assim, vou voltar para cozinhar.”


Sem esperar que Qin Mian pudesse responder, ela juntou as moedas e as guardou em seu peito, se levantou, e ergueu o prato: “Eu vou levar e dar para o die de vocês comer quando estiver bebendo.”


Após dizer isso, ela saiu a passos rápidos, como se alguém a estivesse perseguindo.


Zhao Shi e Qian Shi a seguiram rapidamente.


Ao ver que elas tinham se afastado, Qin Mian não conseguiu mais segurar o riso: “Hahaha…”


Lei Tie se aproximou, e esfregou a cabeça dele.


Qin Mian se virou para olhar para ele, ainda incapaz de parar de rir: “Dá para acreditar? É certeza que eles vão fugir da gente por um tempo.”


‘Você não está com fome?” Lei Tie perguntou, sem demonstrar emoções. Com relação às pessoas de lá, ele não sentia nada.


“Estou. Eu vou fritar o que falta.” Qin Mian esticou os braços, deu de ombros, e rapidamente foi para a cozinha terminar de cozinhar.


Sem as pessoas da velha casa vindo atormentar, a vida de Qin Mian e Lei Tie voltou a ficar tranquila.


Muito rápido, a maioria das pessoas da vila concluiu os trabalhos na lavoura. Qin Mian pediu para Lei Tie encontrar alguém para perguntar sobre datas auspiciosas, e assim que a data foi definida, avisar na casa de cada um dos vinte trabalhadores que eles haviam convidado.


Qin Mian havia pesquisado. O salário de uma pessoa comum trabalhando na construção de uma casa era de vinte e cinco moedas de cobre. Qin Mian planejava dar a eles um salário de vinte wen por dia, e na hora do almoço, servir uma refeição com quatro acompanhamentos, dois de vegetais e dois com carne. Ele pediu para que Lei Tie deixasse isso bem claro quando fosse convidá-los. Normalmente, todos esses trabalhadores eram da vila, e podiam comer todas as três refeições do dia em suas casas, não sendo necessário incluir uma refeição, bastando dar um salário um pouco maior. Mas se eles parassem na hora do almoço para uma refeição deliciosa, eles poderiam voltar do almoço mais motivados e com mais energia para trabalhar. Normalmente, eles não podiam ter uma refeição tão boa em casa.


Todas as pessoas convidadas ficaram muito felizes. Quando não havia trabalho no campo, esses fazendeiros tinham de ir até a cidade, ou até mesmo para o condado, tentar encontrar trabalho, e os salários não necessariamente eram de acordo com o esperado. Agora, havia um salário e boa comida no almoço na própria vila. Quem não gostaria de vir? Com relação às palavras espalhadas ao vento sobre Lei Tie e Qin Mian, quem se importava? Com dinheiro envolvido, quem iria se preocupar?





Espaço da Graci:


Hahahahahaha gente, eu morri de rir traduzindo esse capítulo. Queria ter metade da inteligência do Qin Mian, socorro!





261 ter alegria na calamidade e deleite no desastre: é uma expressão idiomática, 幸灾乐祸 xìngzāilèhuò, que significa, figurativamente, rir da desgraça alheia
262 colocar óleo no fogo: é uma expressão idiomática, 火上浇油 huǒ shàng jiāo yóu, que significa agravar uma situação, ou enfurecer as pessoas para tornar a situação pior. É equivalente ao nosso “colocar lenha na fogueira”
263 você: é usado o 您 nín, forma respeitosa e formal de você
264 erzi (儿子 érzi): filho
265 erxifu (儿媳妇 ér xífù): nora


anterioríndicepróximo

8 comentários:

  1. O Mian é muito esperto, esse povo que se cuide! Algo me diz que ele ainda vai abusar muito da sanidade dessa família 😂😂😂😂

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhh tem novos capítulos, nem acreditei quando vi! Obrigada por esse presentão de natal 🥺💕 a propósito, vc tem algum dia específico para atualizar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A princípio, os dias para atualizar são no final de semana, no sábado ou domingo (vai depender de eu conseguir editar o html para postar no blog), 5 capítulos por semana enquanto eu conseguir dar conta. Mas como eu estou de férias e temos natal e ano novo, estou puxando as atualizações para sexta temporariamente

      Excluir
  3. O Mian me fez rir alto nesse capítulo
    Kkkkkkkkkkkkk nada melhor do que pedir dinheiro para afastar os parentes kkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Queria eu ter toda a esperteza do Qin Mian.
    Obrigada pela tradução, não podia encerrar o ano sem ler essa novel maravilhosa, ri demais e tô amando o desenvolvimento desses dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas quem disse que o ano acabou? Ainda tem mais 5 capítulos para serem lançados hoje. Aí sim encerramos o ano com tudo!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~