sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

[Novel] Transmigração de Mian - Capítulo 061

 




Capítulo 61 - Yidian Bai

 

 

Depois de encher a barriga, o grupo carregou o javali e desceu a montanha.

 

Em silêncio, o pequeno lobo negro seguiu ao lado de Qin Mian.

 

Wu Di disse, atônito: “Ele não vai seguir saozi montanha abaixo, vai?”

 

Qin Mian também estava surpreso, mas muito feliz. Na casa, só havia ele e Lei Tie, que era um pouco frio, e ele já havia pensado em criar um animal de estimação. Seria ótimo se o pequeno lobo negro quisesse seguí-los.

 

“Se ele quiser seguir, eu vou deixar seguir.” Qin Mian ponderou: “Zhangge, sidi, Wu Di, é melhor vocês não falarem que ele é um lobo, para não causar pânico entre os aldeões.”

 

Os três concordaram.

 

Zhang Dashuan lembrou: “Mas você ainda vai precisar restringir ele, não se cria um frango a partir de um pato.” O pequeno lobo ainda era um filhote, ele não tinha medo que pudesse machucar as pessoas.

 

“Fique tranquilo.” Qin Mian garantiu, e deu uma olhada para Lei Tie: “Além disso, sobre a Pílula Qingli, eu gostaria que vocês também não falassem nada.” Depois de viver tanto tempo com Lei Tie, ele chegou à conclusão que Lei Tie não queria falar sobre o passado.

 

Os três concordaram, um após o outro.

 

Qin Mian não queria sujeira em seu pátio, então pediu para Lei Tie e Zhang Dashuan levarem o javali para a margem do rio, e limparem ele lá.

 

Wu Di tomou a iniciativa de dizer: “Eu vou chamar Liao dabo.” Liao dabo era experiente no abate de porcos, todo mundo na vila o chamava na hora de abater os porcos.

 

“Eu vou voltar para casa para buscar potes para colocar a carne.” Qin Mian disse.

 

Lei Tie deixou Lei Xiangli na margem do rio guardando a presa, e partiu junto com Qin Mian. Ele queria trazer lenha.

 

O pequeno lobo negro seguiu de perto os passos dos dois homens.

 

Ao chegarem em casa, o pequeno lobo negro observou em silêncio Qin Mian esfregar as solas dos sapatos no tapete de entrada para remover a lama, e o imitou. Qin Mian e Lei Tie ficaram surpresos.

 

Sem esperar que os dois dissessem qualquer coisa, o pequeno lobo negro entrou na casa. Sem pressa, ele explorou cada cômodo, e ao voltar, ficou sentado pacificamente ao lado do sofá.

 

Qin Mian pegou duas bacias e dois cestos de bambu, Lei Tie foi atrás da casa pegar um fardo de lenha. O pequeno lobo negro os seguiu novamente quando eles saíram.

 

Ao voltarem para a margem do rio, Lei Tie montou um fogão simples de pedras, e ferveu água para usar depois.

 

As pessoas da vila ouviram a notícia, e uma após a outra, vieram para assistir.

 

Fazia vários meses que Liao dabo não manejava a faca, mas não havia perdido a prática. Ele lidou habilmente com o javali até que estivesse completamente limpo.

 

Muitas famílias estavam acompanhando e, sorridentes, queriam comprar carne de javali ao preço de carne de porco. Qin Mian não concordou, pois a carne de javali era mais saborosa que a de porco, cada jin deveria custar oito wen. Se ele aceitasse vender pelo preço de carne de porco, mesmo que essas pessoas tirassem vantagem dele, falariam dele pelas costas e o chamariam de tolo. Não havia necessidade, né? A verdadeira amizade não se conquistava com dinheiro, e era melhor deixar isso bem claro.

 

No final, Qin Mian apenas deu a Lei Xiangli, Zhang Dashuan e Wu Di dez jin para cada, e a Liao dabo cinco jin, em agradecimento.

 

Todo sorridente, Liao dabo devolveu a carne, e ainda disse a Lei Tie para chamá-lo toda vez que quisesse matar um porco.

 

Qin Mian e Lei Tie levaram o restante da carne de volta para casa para marinar, e depois suspender na viga para secar.

 

Depois do trabalho, Qin Mian teve tempo de perguntar sobre a Pílula Qingli.

 

“O que você disse sobre a Pílula Qingli é verdade?”

 

Lei Tie assentiu.

 

Qin Mian ficou chocado e derrubou a xícara. O chá se espalhou por metade da mesinha de chá e escorreu pelo chão. “Esse tipo de coisa é muito preciosa. Mesmo que eu quisesse salvar o lobinho negro, eu poderia ter pensado em outra forma.”

 

Ao ver que o chá estava prestes a escorrer para os pés de Qin Mian, e Qin Mian não tinha percebido, Lei Tie balançou a cabeça levemente, e moveu os pés dele. Com dois dedos, ele pegou o pano sob a mesinha de chá e enxugou o líquido.

 

“Pare de pensar muito sobre isso. Um tesouro só é precioso quando tem uma utilidade. Quando não é útil, é o mesmo que lixo.”

 

Qin Mian ainda estava muito preocupado: “Aquele homem vestido de branco não parece uma pessoa comum. O que fazer se ele te procurar de novo depois de usar a Pílula Qingli?”

 

Lei Tie disse, confiante: “Eu tenho meus meios, não se preocupe.”

 

Qin Mian ficou um tempo sem saber o que dizer, olhando para ele embasbacado. Depois de um tempo, ele disse, lentamente e em tom abafado: “O que eu disse, que eu salvei ele e ele me salvou, é verdade.”

 

“Eu acredito.” Lei Tie olhou para ele, com os cantos da boca ligeiramente erguidos. Seu olhar profundo inesperadamente mostrava um sinal de zombaria.

 

Qin Mian entendeu o motivo assim que voltou a si. Ele havia dito que não se lembrava de nada, mas se lembrava do pequeno lobo negro. Isso não era contraditório? Na base de suas orelhas, surgiu um calor escaldante, que ele não sabia como disfarçar. Ele ficou sem jeito e deu um gritinho, desviou o olhar, e disse alto: “O lobinho negro provavelmente vai morar conosco. Que nome devemos dar?”

 

“Você decide.” Lei Tie pegou a chaleira e serviu mais uma xícara de chá a ele.

 

O pequeno lobo negro pareceia entender que estavam falando dele, ergueu a cabeça e olhou para eles.

 

Qin Mian olhou para o ponto branco sobre a cabeça dele, e disse sorrindo: “Que tal chamá-lo de ‘Yidian Bai477’?”

 

“É apropriado.” Lei Tie avaliou de forma concisa e clara.

 

“Bom, a partir de agora você se chama ‘Yidian Bai’.” Qin Mian se inclinou e acariciou a cabeça do pequeno lobo negro.

 

O pequeno lobo negro ficou imóvel, e deixou que ele o tocasse.

 

“A propósito, é melhor fazer um buraco no muro do pátio, para que ele possa entrar e sair.” Qin Mian disse a Lei Tie. “Eu acredito que ele não possa ficar todos os doze shichen do dia dentro de casa.”

 

Lei Tie se levantou: “Estou indo fazer isso.”

 

Depois que Lei Tie saiu, Qin Mian soltou um suspiro leve e se jogou no sofá, perdido em pensamentos. Lei Tie sabia que ele não tinha perdido a memória, mas também não questionou. O que isso significava? Ele realmente não se importava de ser enganado? No entanto, agora parecia que se ele tinha um segredo, Lei Tie também tinha. Segundo aquele homem de vestes brancas, a Pílula Qingli era muito preciosa. Como Lei Tie poderia tê-la? Sua ausência de dez anos certamente não foi simples.

 

Sem saber porquê, ao pensar em Lei Tie escondendo coisas dele, ele se sentiu muito inquieto.

 

Ao ouvir o ‘peng, peng’ no pátio, Qin Mian gritou: “Não derrube o muro inteiro.”

 

“Não vou.” A voz de Lei Tie era calma e estável.

 

Qin Mian se virou, levantou, e saiu. Yidian Bai o seguiu sem pressa. A despeito de ainda ser pequeno, ele já tinha a postura e o ar arrogante de um lobo.

 

Ao lado do portão do pátio, vários tijolos perto do chão haviam sido quebrados por Lei Tie, formando um buraco maior que um prato. Lei Tie usou o martelo para quebrar alguns cantos e arestas afiados, para impedir que Yidian Bai se arranhasse.

 

Qin Mian se agachou ao lado dele, apontou o buraco para Yidian Bai, e disse: “Yidian Bai, quando não houver ninguém em casa, você vai entrar e sair por aqui. Entendeu?”

 

Yidian Bai deu uma olhada para ele, abaixou o corpo, e com a barriga tocando o chão, rastejou pelo buraco e saiu. Depois de um tempo, ele entrou pelo buraco. Qin Mian disse, agradavelmente surpreso: “Eu sabia que você era muito inteligente.”

 

Yidian Bai não parecia ter se impressionado com seu elogio. Suas orelhas balançaram uma vez, e imperturbável, ele se sentou aos pés dele.

 

“Dage, dasao.”

 

Havia um sorriso no rosto bonito de Lei Chuntao, quando ela entrou pela porta. Wei Shi estava com ela.

 

“Vocês dois estão em casa, ya478.” Wei Shi disse sorridente.

 

Qin Mian falou de forma cortez: “Xiaoniang veio.” Depois de Wei Shi se casar, ela tentou se aproximar várias vezes, e ele evitou todas. Ele não tinha intenções de ficar íntimo com Du Shi, e também não tinha intenções de se aproximar de Wei Shi. Ele não queria que as ações de Wei Shi chamassem a atenção de Du Shi para ele e Lei Tie. Não era melhor se sentar na montanha e assistir a luta dos tigres479?

 

Havia uma tigela nas mãos de Wei Shi, e ela se apressou em dizer: “Eu vim agradecer a vocês pela carne de javali. Este é o guotie480 que eu fiz esta manhã. Sua xiaomei disse que eram muito saborosos, então eu trouxe alguns para vocês experimentarem.” Ela era nominalmente a xiaoniang de Lei Tie e Qin Mian, mas por causa da distinção entre homens e mulheres, poderia ser um escândalo se ela viesse sozinha. Por isso, ela chamou Lei Chuntao e veio junto com ela.

 

Qin Mian pegou a tigela: “Hoje sidi também contribuiu ativamente para a caça do javali, então nós demos um pouco de carne a ele. Xiaoniang não precisa ser tão formal.”

 

O sorriso de Wei Shi congelou, e ela não conseguiu evitar de reavaliar Qin Mian. A idade deste jovem não era alta, ela não esperava que ele fosse tão difícil de lidar.

 

Qin Mian entrou na casa, despejou os guotie em uma tijela sua, e devolveu a tigela para Wei Shi, dizendo com um significado pouco claro: “Muito obrigado, xiaoniang, por lembrar de mim e de Lei Tie. De fato, eu e Lei Tie não somos crianças, não precisa cuidar de nós. Se você481 cuidar de die e niang, nós podemos ficar tranquilos.”

 

Wei Shi recebeu a tigela, sorriu levemente, e ficou um tempo sem dizer nada.

 

Lei Chuntao viu Yidian Bai, e se aproximou alegre: “Ya, dasao, este é o cachorrinho preto que vocês pegaram? É tão fofo.”

 

“Ele se chama Yidian Bai.” Qin Mian alertou: “Tome cuidado, ele ainda não te conhece, tenho medo que ele seja muito bravo.”

 

Lei Chuntao olhou para os olhos profundos de Yidian Bai, e ficou um pouco assustada, não se atrevendo a se aproximar mais.

 

Wei Shi olhou para as três árvores de pimenta sichuan no pátio, e perguntou curiosa: “Que flor é essa?” Ela inconscientemente achava que era uma flor.

 

As pimentas sichuan já haviam sido colhidas por Qin Mian, para serem plantadas no começo da primavera.

 

“Eu plantei porque achei interessante.” Qin Mian desconversou.

 

Wei Shi não fez mais perguntas, e convidou: “À noite, eu pretendo usar a carne de porco para cozinhar. Pretendo fazer ganguo482 de carne de javali e javali braseado. Vocês também podem vir comer. Vocês homens crescidos podem beber um pouco.”

 

Qin Mian recusou com elegância: “Muito obrigado, xiaoniang, mas hoje estamos um pouco cansados, então não vamos.”

 

Tendo falhado, Wei Shi disse apenas: “Certo. Haverá outras chances de nos reunirmos. Chuntao, vamos voltar.”

 

Depois que elas já estavam longe, Qin Mian disse para Lei Tie: “Eu também posso fazer ganguo de carne de javali e javali braseado.”

 

Lei Tie levantou a cabeça para olhar para ele, e depois abaixou: “Vamos comer esses dois pratos hoje à noite?”

 

“Carne de porco braseada é muito gordurosa, não faz bem comer de noite.” Qin Mian disse: “Esta noite eu vou fazer ganguo de carne de javali, carne fenzheng483 e vegetais salteados. Vou até a horta. Yidian Bai, vamos.”

 

Lei Tie ficou olhando enquanto ele caminhava para longe, segurando a cesta e falando com Yidian Bai, e só então recolheu o olhar.

 

Todos os vegetais na horta haviam crescido, principalmente porque foram irrigados com a água da nascente espiritual. A maioria não tinha insetos, e estava crescendo muito bem.

 

Qin Mian colocou um pouco de espinafre na cesta, e olhou em volta. Como não havia ninguém, ele discretamente irrigou o campo com um pouco de água da nascente espiritual.

 

De volta em casa, as mesmas regras se aplicaram. Lei Tie lavou e cortou os vegetais.

 

Por causa de Yidian Bai, Qin Mian preparou um pouco mais de ganguo de carne de javali e de carne fenzheng. Ele colocou uma tigela no chão para Yidian Bai, e depois serviu a mesa.

 

“Quer beber comigo?” Qin Mian perguntou.

 

Lei Tie ficou surpreso, mas disse imediatamente: “Vou pegar o vinho.”

 

Os dois se sentaram lado a lado, e Lei Tie serviu dois copos de vinho.

 

Qin Mian ergueu o copo de vinho e bebeu, e sua língua ardeu tanto, que ele ficou atordoado por dois segundos. Puta merda, esse vinho é muito mais forte que os modernos.

 

 

 

 

 

 

Notas sobre os nomes dos personagens:

 

Liao dabo (廖大伯 Liào dàbó): liao = um sobrenome sem significado; dabo = tio, irmão mais velho do marido

 

Yidian Bai (一点白 yīdiǎn bái): Yidian = um pouco, um ponto; bai = branco

 

 

 

 

 

 

Espaço da Graci:

 

Yidian Bai. Que nome criativo, não? Hahahahaha acho que Qin Mian não é muito bom com nomes. E ele deu um olé na Wei Shi que ela nem conseguiu anotar a placa da pedra de debulhar arroz que passou por cima dela…

 



477 Yidian Bai (一点白 Yīdiǎn bái): literalmente, ponto branco ou um pouco de branco
478 ya (呀 ya): é uma interjeição de surpresa semelhante ao 啊 a, mas que se usa nesse caso pois vem depois de uma vogal, para que a interjeição não emende com a vogal da palavra anterior. A palavra que veio antes é casa, 家 jiā, e ‘jia a’ ficaria confuso, por isso ela disse ‘jia ya’.
479 sentar na montanha e assistir a luta dos tigres (坐山观虎斗 zuò shān guān hǔ dòu): osbservar de um lugar seguro os outros se degladiarem
480 guotie (锅贴 guōtiē): um tipo de bolinho frito com recheios salgados de carne ou legumes, semelhante ao jiaozi
481 você: é usada a forma cortez, nín 您
482 ganguo (干锅 gān guō): literalmente, panela seca, uma das formas de preparo da culinária de Sichuan, que consiste em cozinhar os alimentos em um molho, mas deixando pouco caldo na panela
483 carne fenzheng (粉蒸肉 fěnzhēngròu): carne de porco cozida no vapor com farinha, consiste em barriga de porco com pele marinada em temperos, passada na farinha de arroz e então cozida no vapor por uma hora

 

anterioríndicepróximo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~