Capítulo 73 - Escavação da lagoa (2)
Qin Mian também seguiu por este caminho. O perímetro da lagoa havia sido demarcado com galhos, e os trabalhadores haviam sido divididos em dois grupos, e cavavam da cintura estreita da ‘cabaça’, em direção aos dois lados. Caso um lado esteja com o progresso muito atrasado em relação ao outro, não seria bom para a face desse grupo. Muitos haviam tirado os casacos grossos, e usavam apenas o gua63 com as mangas arregaçadas. Cavavam o chão, trabalhando a toda velocidade.
Lei Tie estava parado não muito longe, e olhava para a multidão com seu semblante inexpressivo.
“Ideia sua?” Qin Mian caminhou até o lado dele, e perguntou baixinho.
Lei Tie assentiu: “O assunto de Fang daye já foi resolvido?”
“En.” De repente, Qin Mian viu Lei Xiangren com uma pá no ombro, se aproximando arrogantemente, e sentiu desgosto. “Por que ele veio aqui?”
Lei Tie estreitou os olhos: “Ninguém o chamou.”
Lei Xiangren se aproximou muito rápido, escolheu um lugar para se instalar, e abaixou a pá para cavar, parecendo muito entusiasmado.
Entretanto, enquanto ele cavava uma pá de terra, as outras pessoas já tinham cavado três.
Não muito longe dele, Deng erjiu percebeu e franziu a testa com desdém.
Qin Mian ergueu a cabeça para olhar para Lei Tie, e sussurrou: “Que desgosto.”
Lei Tie pressionou o seu ombro, e fez um gesto indicando que ele olhasse novamente.
Lei Xiangren cavava a terra muito devagar, a felicidade desabrochando em seu coração. Se ele se misturasse com essas pessoas por três dias, poderia ganhar mais de duzentos wen. Ele gostava muito disso.
Neste momento, ele sentiu uma onda de dor no joelho direito, e com um grito “Aiyo64”, caiu sentado no chão.
“O que foi?” Um aldeão ao lado dele perguntou gentilmente.
“Não foi nada, não foi nada.” Lei Xiangren massageou o joelho. Aparentemente, não havia nada de errado. Prontamente, se levantou do chão e percebeu que ainda não estava firme, seu joelho estava dormente e sem resposta. Ele novamente caiu de bunda no chão.
Lei Xiangyi, que sabia claramente o que se passava na mente de Lei Xiangren, disse entediado: “Erge, se você não está se sentindo bem, volte para casa para descansar.”
“Eu… vou. Outro dia eu volto para ajudar dage.” O coração de Lei Xiangren ainda estava relutante, mas ele tinha medo que realmente houvesse algo de errado oculto em sua perna. Sem opção, usou a pá como bengala e saiu lentamente.
Ao vê-lo partir, vários aldeões que estavam próximos respiraram aliviados internamente. Mesmo que não fossem eles que estivessem pagando os salários, se eles trabalhassem muito mais que Lei Xiangren e ganhassem o mesmo, naturalmente ficariam desconfortáveis.
“Você que fez isso?” Qin Mian se aproximou de Lei Tie, com os olhos brilhando como luas cheias.
Inabalável, Lei Tie levantou a mão e abaixou a cabeça dele.
Ao ver a silhueta de Lei Xiangren andando para longe, Qin Mian sentiu alegria na calamidade e deleite no desastre. Se você se atrever a vir mais uma vez tentar se aproveitar de minha família, eu vou soltar o Lei Tie!
Não querendo fazer os trabalhadores pensarem que ele e Lei Tie estavam aqui para monitorá-los, Qin Mian e Lei Tie se prepararam para partir.
“Todos os shubo, vamos deixar as coisas aqui com vocês. Trabalhem até o começo do wushi, e voltem a trabalhar novamente no final do wushi. Quando estiverem cansados, descansem um pouquinho. Não precisam ter muita pressa.”
Do começo ao final do wushi seria um shichen, suficiente para que voltassem para casa para comer e descansar. Todos os aldeões responderam com alegria. Qin Mian também deixou claro para as duas saozi que elas não deviam parar de servir o chá, e partiu com Lei Tie.
No entanto, mesmo que eles não estivessem lá, a maioria das pessoas não seria preguiçosa, pois Lei Xiangyi, Lei Xiangli e a família Deng estavam lá.
Qin Mian e Lei Tie pegaram o carro de boi e foram apressadamente para a cidade. Qin Mian escreveu uma lista de itens e pediu para que Lei Tie comprasse os dianxin que as crianças gostavam de comer e frutas, a fim de se prepararem para os pequenos visitantes que estavam prestes a chegar. Ele foi até o Restaurante Chi de Xiang.
Ainda não era hora de abrir a loja. As mesas não haviam sido colocadas do lado de fora, e a porta estava entreaberta.
Qin Mian entrou pela porta, e viu Yue Dong organizando Zheng Liu, Wang Shun e os demais para lavar os vegetais, fazer os espetos e os bolinhos. Nesses poucos meses, os funcionários tinham pêgo prática, e seus movimentos eram ágeis e rápidos, especialmente os de Chen Si e Shi Tou, que colocavam um pouco de carne na palma da mão, e pressionavam com o polegar e os outros dedos, deixando cair um bolinho de carne na cesta de bambu. Em um instante, eles podiam fazer oito ou nove, eram tão rápidos que pareciam estar sendo vistos em um vídeo acelerado.
Com um sorriso nos olhos, Qin Mian olhou para cada um deles, deixando-os ver sua satisfação: “Todos têm trabalhado duro o tempo todo. Yue Dong, hoje à noite, antes de saírem do trabalho, todos vão jantar na loja. Depois que terminarem o que estão fazendo, separem o que vão querer jantar antes de abrir a porta. À noite vocês vão comer huoguo, encham bem a barriga. É por conta deste laoban.”
Wang Shun, Chen Si, Shi Tou e Zheng Liu levantaram-se felizes, e agradeceram ao mesmo tempo: “Muito obrigado, xiaolaoban.”
Yue Dong também estava sorridente: “Pode ficar tranquilo, xiaolaoban.” Qin Mian havia dito: ‘É por conta deste laoban.’ Em outras palavras, ainda era importante registrar no livro de contas, para que pudesse ser verificado mais tarde.
Qin Mian ergueu a mão, indicando que eles continuassem a trabalhar, e deu uma volta no interior da loja. A cozinha e o salão estavam muito limpos, podia-se ver claramente que os funcionários não ficaram preguiçosos por ele e Lei Tie estarem vindo menos vezes à loja. Ele ficou mais satisfeito, e planejou dali um tempo dar um aumento de salário apropriado a eles.
Ele embrulhou alguns bolinhos recém-feitos em papel oleado, e também pediu para Yue Dong colocar na conta dele. Quando Lei Tie retornou após terminar de fazer as compras, os dois voltaram para casa.
Ao meio-dia, Qin Mian e Lei Tie receberam o grupo de Deng dajiu para comer em casa, além de Lei Xiangyi e Lei Xiangli, que também foram convidados a vir. Ele cozinhou um grande huoguo, além de cinco ou seis pratos salteados, consideravelmente suntuoso.
Deng Quan, Deng Zhong e Deng Xiao gostaram especialmente do huoguo, e incessantemente cozinhavam as fatias de ingredientes na sopa, mal levando os kuaizi aos pratos salteados.
Quando os bolinhos dentro da panela acabaram, Qin Mian colocou mais sessenta a setenta.
Depois de beber um gole de água, Deng Quan continuou a comer os bolinhos condimentados e picantes, e perguntou a Qin Mian: “Miange’er, você convidou Zhou Erhao e Zhao Sifa?”
“Eu não convidei.” Qin Mian usou os gongkuai65 para servir Deng dajiu e Deng erjiu: “Quando eu fui chamar as pessoas, os dois estavam junto. Os dois se voluntariaram, eu não recusei. Eles não são honestos?” Não havia surpresa em seu semblante.
Deng Zhong balançou a cabeça: “São mais do que desonestos. Eu acho que eles vieram especialmente para criar confusão.”
Deng dajiu assentiu lentamente: “Isso é algo que Miange’er não levou em consideração. Depois de viverem na vila por bastante tempo, você e Tiezi não conhecem qual a conduta de cada um? Você devia chamar as pessoas em particular.”
Lei Tie protegeu Qin Mian: “Fui eu que mandei xifu chamar as pessoas abertamente.”
Deng dajiu deu uma olhada para ele, e não disse mais nada.
Deng erjiu, entretanto, não achava que Qin Mian parecesse ser uma pessoa tão descuidada.
Furtivamente, Qin Mian deu tapinhas na perna de Lei Tie, enquanto ajudava Deng dajiu a pegar um pedaço de barriga de peixe: “Muito obrigado pela preocupação, Deng dajiu. De fato, hoje eu fiz o convite para cavar a lagoa na frente de muitas pessoas, mas foi intencional. Dajiu, você66 não acha que se eu convidasse as pessoas em particular, quem não foi convidado ficaria pensando mal de mim e Lei Tie? Convidando em público, mesmo que isso possa atrair um ou dois infiltrados preguiçosos ou desonestos, foram esses aldeões que se voluntariaram, não cabendo a mim e Lei Tie escolher. O desenvolvimento da nossa casa não vai parar nesse passo. No futuro, o número de vezes que precisaremos contratar pessoas para trabalharem em nossa casa será maior, e poderemos ver quem é ou não honesto no trabalho. Todos estarão vendo quem não é honesto. Da próxima vez que contratarmos pessoas para trabalhar, ninguém poderá falar nada se não contratarmos esses preguiçosos. Nossa casa não é o Shantang67. Não vamos deixar eles se aproveitarem de nós.”
O sorriso leve de Qin Mian demonstrava confiança e uma personalidade planejadora.
Deng erjiu assentiu levemente com a cabeça, e olhou profundamente para ele.
Deng dajiu deu uma gargalhada, e bateu com força no ombro de Qin Mian: “Eu sabia que você, este xiaozi, tinha uma mente perversa68!”
Deng Quan e Deng Zhong se entreolharam e sorriram. “Se você pode pensar tão longe, nós podemos ficar aliviados.”
Deng Xiao, cuja boca não tinha parado, concentrado em comer, falou apenas neste momento: "Eu falei que Miange’er e biaodi podiam se cuidar. Agora vocês acreditam?”
Lei Xiangyi e Lei Xiangli pareciam pensativos. Eles haviam aprendido vagamente algo sobre Qin Mian hoje.
À tarde, Deng dajiu e seu grupo continuaram a escavar a lagoa. Qin Mian e Lei Tie foram lá dar uma olhada no progresso, voltaram para casa, pegaram as enxadas e cestos, e foram trabalhar na horta.
Na horta, haviam alguns rabanetes e muitas acelgas. Enquanto um deles cavava, o outro colhia. Pegaram os vegetais e foram para casa. Quando o tempo estivesse mais quente, outras hortaliças seriam plantadas.
Os rabanetes seriam cortados em tiras e transformados em conserva, e com a acelga seria feito suancai69, dois pratos muito bons. Especialmente o suancai, que poderia ser usado para fazer jiaozi de carne de porco com suancai, peixe com suancai, carne de porco cozida com suancai, carne bovina cozida com suancai, e até mesmo arroz frito com ovos e suancai, todos de dar água na boca. Ao vê-lo lambendo os lábios, e sem saber em que tipo de comida deliciosa Qin Mian estava pensando, Lei Tie não foi capaz de evitar de segurar a cabeça dele e beijar seus lábios.
Qin Mian piscou, e pegou uma cesta para cobrir suas cabeças, e impedir que pessoas que estivessem por perto pudessem vê-los. Um traço de sorriso passou pelos olhos escuros e profundos de Lei Tie, e ele, que tinha planejado dar um beijo rápido e logo se separar, mudou de ideia e aprofundou o beijo. Quando o beijo terminou, os dois se entreolharam em silêncio, abaixaram a cabeça, e continuaram a trabalhar.
O grupo de Deng dajiu jantou na casa de Qin Mian, e foram levados para casa por Lei Tie no carro de boi.
Deng dajiu disse que no dia seguinte não precisava vir buscá-los, eles mesmos pegariam emprestadas duas carroças para trazer as crianças, dispensando Lei Tie de ir e vir.
No dia seguinte, após o café da manhã, Lei Tie foi olhar a lagoa. Qin Mian ficou arrumando a casa, tirou todo tipo de petiscos e frutas, uns sete a oito tipos de petiscos, e os arrumou sobre a mesa.
Duas carroças de burro pararam no portão do pátio, e várias crianças em roupas novas, parecendo jiaozi, saltaram das carroças. Os filhos de Deng Quan se chamavam Xiya e Kunzai, os filhos de Deng Zhong eram Manya e Yuanzai, e os filhos de Deng Xiao eram Xuanzai, Yuya e Lanya, um total de sete crianças. A maior era Xiya, de dez anos, e os menores eram Yuanzai e Lanya, com cinco anos. As crianças disseram juntas para Qin Mian: “Mian biaoshu!”
Deng dajiu e os demais não entraram na casa.
Deng erjiu disse: “Miange’er, as crianças foram entregues a vocês, nós vamos direto para lá.”
“Erjiu pode ficar tranquilo.” Qin Mian levou as crianças para dentro de casa. Ao entrarem em um lugar novo para elas, as crianças ficaram um pouco envergonhadas, e não disseram nada. Ao olharem para os dianxin e petiscos na mesa, elas se soltaram, e correram para comer os dianxin. Xiya tinha muito da postura de dajie70: falava pouco, mas seus olhos estavam atentos nos mais novos, Yuanzai e Lanya.
Qin Mian pegou Yuanzai e Lanya, os colocou sobre as cadeiras, e puxou os pratos de dianxin para perto deles. Disse sorrindo: “Comam o quanto quiserem.”
“Obrigado, Mian biaoshu!” Yuanzai parecia ter a aparência e a mentalidade de um tigre, e respondeu em voz alta.
☯
Notas sobre os nomes de personagens:
Os filhos de Deng Quan foram apresentados anteriormente (capítulo 69).
Filhos de Deng Zhong:
- Manya (蔓丫màn yā): man = nabo; ya = garota
- Yuanzai (远仔 yuǎn zǎi): yuan = distante; zai = criança
Filhos de Deng Xiao:
- Xuanzai (轩仔 xuān zǎi): xuan= alto; zai = criança
- Yuya (玉丫 yù yā): yu = jade; ya = garota
- Lanya (兰丫 lán yā): lan = orquídea; ya = garota
☯
Espaço da Graci:
Toma, Xiangren! Você e sua preguiça não são bem vindos aqui! Lei Tie foi muito brando paralisando só o seu joelho, ele podia fazer muito pior huahuahua…
E agora também já pode beijar em público, desde que não tenha ninguém olhando. Eu fico toda mole com cada novo passo!
63 gua (褂 guà): um casaco sem forro ao estilo chinês.↩
64 aiyo (哎哟 āiyō): interjeição de dor ou surpresa.↩
65 gongkuai (公筷 gōng kuài): pauzinhos de servir. São pauzinhos diferentes dos usados para comer, geralmente na cor branca, que devem ser usados especialmente para pegar os alimentos, nunca sendo levados à boca. É uma etiqueta de hospitalidade, onde o anfitrião usa pauzinhos especiais para servir os convidados, e também é importante para a higiene, pois se houver um entre os convidados com alguma doença, os outros não vão pegar por ele ter levado seus kuaizi de comer até a travessa onde está a comida.↩
66 você: é usada a forma educada, nín 您.↩
67 Shantang (善堂 shàn táng): uma organização privada de caridade que surgiu na Dinastia Song do Sul e floresceu nas Dinastias Ming e Qing. Seus escritórios e instituições de caridade eram chamados de "Shantang". Principalmente envolvidos em cuidados, alívio da fome, cuidado infantil, diagnóstico e tratamento, cuidado com os idosos, caixões, cemitérios e outras ações de caridade.↩
68 mente perversa (鬼心眼 guǐ xīnyǎn): diz respeito a uma pessoa perspicaz e que pode apresentar suas idéias de maneira indireta. Pode ser usado entre pares ou usado por alguém da geração mais velha para comentar sobre alguém da geração mais nova.↩
69 suancai (酸菜 suāncài): conserva de repolho ou acelga, semelhante ao chucrute alemão.↩
70 dajie (大姐 dàjiě): a irmã mais velha, entre todos os irmãos↩
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~