Capítulo 75: Yourantianju de Qin Mian e Lei Tie (2)82
Lei Daqiang deu uma tossidinha leve, e se aproximou.
Qin Mian e Lei Tie pararam de andar, e o cumprimentaram polidamente:
“Die.”
Lei Daqiang olhou para a silhueta dos pedreiros que trabalhavam ao longe, e olhou para Lei Tie afetuosamente: “Ainda precisam de mão de obra aqui? Seu die ainda tem muita força para trabalhar.”
Qin Mian estava prestes a falar, quando sua mão foi segurada e apertada por Lei Tie.
“Já temos mão de obra suficiente.”
Tal atitude deixou Lei Daqiang furioso, e o seu semblante se tornou frio. Ele se segurou, e mudou de assunto: “Você está sabendo que o seu didi vai participar do exame para Tongsheng? Você havia dito que ia dar dinheiro.”
Qin Mian entendeu. Ele havia vindo pedir dinheiro.
Lei Tie assentiu com a cabeça: “Eu me lembro. No documento de separação da família está escrito, não importa se for para os exames de wudi ou para os casamentos de sidi, wudi e xiaomei, para cada cinco partes de dinheiro que die der, nós daremos uma parte.”
Lei Daqiang ficou chocado: “Como a situação pode ser a mesma agora? Hoje vocês estão bem, e devem dar mais dinheiro. Isso também mostraria que você se preocupa com seus irmãos mais novos.”
Lei Tie olhou friamente para ele: “Nós vamos dar a nossa ‘uma parte’ em dinheiro, e também vamos dar algum dinheiro adicional a wudi, mas não vamos dar esse dinheiro em suas mãos.”
A fúria de Lei Daqiang não pôde mais ser contida. Com uma voz áspera, ele disse: “O que você está dizendo? Que eu, este die, poderia estar cobiçando o dinheiro de meu erzi!”
Lei Tie disse, indiferente: “Pergunte a si mesmo.”
“Você…” Lei Daqiang não pôde deixar de sentir a consciência pesada ao pensar nos vinte taéis de prata que Lei Tie tinha lhe dado.
Lei Tie olhou para ele como se estivesse olhando para um estranho, e então disse: “Eu posso vir a aumentar um pouco o dinheiro mensal dado a vocês no futuro, mas vai ser difícil se vocês continuarem a pedir mais dinheiro…”
Lei Daqiang ficou com medo do olhar dele. Ele queria muito ter coragem de dizer ‘Eu não quero seu dinheiro’, mas ele não conseguia desistir do dinheiro. Sem conseguir dizer nada, ele torceu os lábios por muito tempo, bufou, sacudiu a manga e partiu a passos largos. Sua silhueta era patética de se ver.
Qin Mian riu de repente.
Lei Tie olhou para ele, curioso.
Qin Mian disse: “De repente, pensei que não seria nada mal provocá-los de vez em quando.”
Lei Tie acariciou a cabeça dele: “Vá para casa.”
Cinco dias depois, os muros da Yourantianju estavam completamente construídos, e a casa de Qin Mian e Lei Tie se tornou uma pequena fazenda83 independente. Os dois começaram então a trabalhar em alguns detalhes.
Sem perceber, a última semana do segundo mês já havia chegado, e daqui dois dias, Lei Xiangzhi participaria do Xianshi84. A atmosfera geral da velha casa estava tensa. Alé Lei Dagang veio visitar, e deu quinhentos wen a Lei Xiangzhi, para que ele ficasse tranquilo ao prestar o exame. Ele era o único acadêmico dessa geração na velha casa Lei, eles não podiam deixar de dar importância a ele.
Como ele era o seu didi, Qin Mian e Lei Tie foram juntos à velha casa.
Os dois ainda não haviam nem se sentado, quando Du Shi disse, impaciente: “O wudi de vocês irá ficará no Condado três dias para participar do Xianshi. Eu e laoyezi demos a ele dez taéis de prata. Vocês também têm de dar dinheiro.”
Lei Xiangzhi suspirou discretamente: “Niang.”
Em silêncio, Qin Mian e Lei Tie se entreolharam. Precisava mesmo ter tanta pressa para pedir o dinheiro?
Qin Mian não tinha a intenção de discutir com Du Shi, e logo tirou um lingote de cinco taéis de prata da bolsa de dinheiro, e entregou para Lei Xiangzhi: “Wudi, aceite. O conhecimento que foi verdadeiramente dominado dificilmente será esquecido. Aquele que não foi dominado, não há mais tempo para aprender. Descanse bem esses dois dias. Apenas se mantendo em ótimas condições, você será capaz de se superar na sala de exame.”
Todos olharam espantados para Qin Mian. Ele não havia perdido todas as suas memórias? Como ele podia saber essas coisas, e falar de uma forma tão clara e lógica?
Lei Xiangren e Zhao Shi ficaram encarando o dinheiro, desejando que fosse deles.
“Muito obrigado, dage e dasao.” Lei Xiangzhi recebeu o dinheiro com ambas as mãos. Se ele se recusasse a receber, Du Shi e Lei Daqiang iriam fazer barulho, então era melhor aceitar de uma vez, e no futuro, retribuir a amizade de xiongsao85.
Os semblantes de Du Shi e Lei Daqiang ficaram um pouco melhores.
Lei Tie perguntou: “Você irá junto com outros estudantes86?
Lei Xiangzhi se sentiu um pouco lisonjeado por seu xiongzhang taciturno e que raramente falava se preocupar com ele, e endireitou um pouco mais as costas: “Exato. Os dois professores do colégio irão nos levar pessoalmente.”
Lei Tie assentiu, e assumiu novamente a aparência fechada.
Wei Shi propôs: “É tão difícil reunir todo mundo hoje em dia. Laoda e laoda xifu, fiquem para almoçar. Daqui dois dias, laowu irá prestar o exame, se reunir com seus xiongdi pode fortalecer o espírito dele. Laowu, o que você acha?”
Lei Xiangzhi não teve escolha senão assentir: “Eu não poderia desejar outra coisa87. Dage, dasao, comam conosco.”
Qin Mian sentiu que hoje o sorriso de Wei Shi estava muito relutante. Sua mão direita sempre deslizava discretamente para o abdômen, e havia um pouco de melancolia escondido em seu olhar.
Du Shi olhou triunfante para Wei Shi, e inesperadamente, sorriu de forma amigável para Qin Mian e Lei Tie. Sua voz também era gentil: “Fiquem para o almoço. Ao meio-dia, eu vou fazer gancai men rou88 para vocês.”
Qin Mian olhou assustado para ela, e por um tempo não disse nada. Esta realmente era Du Shi?
Lei Chuntao adivinhou o que ele estava pensando e rindo, disse: “Dasao, o gingcai men rou de niang é excelente, é uma pena perder, oh.”
Ninguém queria estragar a diversão no dia de hoje, e não seria Qin Mian que faria isso. Ele assentiu, e disse sorrindo: “Então nós vamos experimentar.” Mesmo que o clima entre Wei Shi e Du Shi estivesse muito estranho hoje, ele não ligava, desde que o fogo não se espalhasse para ele e Lei Tie.
Ele concordou, e Lei Tie não fez objeções.
Era raro Du Shi ser generosa. Ela fez uma grande wok de delicioso gancai men rou, servida em duas travessas grandes. O aroma era realmente bom, e Qin Mian comeu três tigelas com arroz. Lei Tie comeu quatro tigelas. Du Shi e Lei Daqiang não demonstraram insatisfação em relação a eles.
Esta foi a primeira vez que a refeição na velha casa foi prazerosa.
Na hora de sair, Lei Tie fez um sinal com o olhar, indicando a Lei Xiangzhi para acompanhá-los.
Ao sair pelo portão do pátio, ele disse monotonamente a Lei Xiangzhi: “Concentre-se apenas nos exames e nos estudos. Não precisa se preocupar com o dinheiro. Eu e seu dasao vamos te ajudar com os exames Fushi e Yuanshi89.”
Qin Mian sorriu e assentiu.
Lei Xiangzhi fez uma reverência profunda: “Muito obrigado, dage e dasao.”
Qin Mian pensou um pouco, e achou necessário dizer: “É melhor você não falar sobre isso para as outras pessoas, para não causar problemas.”
Lei Xiangzhi respondeu: “Eu compreendo.”
Os dias se passaram em um piscar de olhos.
Lei Xiangzhi voltou do condado trazendo boas notícias. Ele obteve o primeiro lugar no teste, e os membros da Família Lei estavam eufóricos. Mesmo que fosse apenas o Xianshi, obter o primeiro lugar era extremamente difícil. Podia se ver facilmente que Lei Xiangzhi era realmente um estudante muito promissor. Depois de descansar em casa por um dia, Lei Xiangzhi voltou para o colégio, para se preparar para o Fushi no quarto mês. Ao passar no Fushi ele se tornaria Tongsheng, e caso passasse também no Yuanshi, seria qualificado como Xiucai.
…
Sob os cuidados de Qin Mian e Lei Tie, a Yourantianju foi mudando dia após dia. Apenas no terceiro mês, os trabalhos dos dois acabaram, e a Yourantianju foi concluída.
Cactos90 foram plantados sobre o muro que cerca a fazenda, tanto para fins decorativos, quanto para proteger dos ladrões. Na entrada, havia um portão de laca vermelha, cuja largura permitia a passagem de duas carruagens lado a lado, e com oito chi91 de altura. A escrita em tijolos esverdeados em meio aos tijolos vermelhos formava os caracteres ‘youran’ do lado direito do portão, e os caracteres ‘tianju’ do lado esquerdo, elegantes e chamativos ao olhar, e tendo a altura de uma pessoa. Do lado esquerdo do portão havia uma guarita. A fazenda era muito grande, contratar um porteiro era inevitável, mas no momento, ela estava temporariamente vazia. À esquerda da guarita havia uma fileira de residências de empregados, alinhados do sul para o norte, todas no estilo de três cômodos. Ao todo, haviam quatro residências. Ao norte das residências de empregados estava o bosque de ameixeiras.
À direita do portão também havia uma fileira de construções. Entre elas, havia um armazém usado para estocar lenha, guardar as ferramentas agrícolas e o carro de boi. Os outros quatro eram um curral, um chiqueiro, um galinheiro e um estábulo. Em frente a essa fileira de construções, haviam dez pereiras.
Seguindo diretamente em frente ao portão, era possível ver a ponte de arco de madeira e a lagoa. Em ambas as extremidades da ponte havia um pessegueiro à direita e um à esquerda. Alevinos já haviam sido colocados na lagoa, e as raízes de lótus já haviam sido plantadas. Os pequenos lótus haviam acabado de revelar as extremidades pontudas das folhas ainda enroladas. Um caminho de pedras, largo o suficiente para que duas pessoas caminhassem lado a lado, circundava a lagoa, e próximo à lagoa, haviam alguns salgueiros aqui e ali. Sob um salgueiro próximo à extremidade norte da ponte havia um banco longo de madeira com encosto, e não muito longe, sob um outro salgueiro, havia uma mesa redonda com quatro bancos de pedra. Um canteiro de flores em forma de cabaça meticulosamente organizado era praticamente paralelo ao caminho, e nele haviam jasmins de inverno, magnólias, peônias arbóreas, peônias herbáceas, camélias, gardênias e outras. Algumas haviam sido escavadas na montanha, e outras haviam sido ‘contrabandeadas’ para fora do Espaço por Qin Mian. À leste e a oeste do canteiro de flores, havia um caminho para as pessoas caminharem.
Ao norte da lagoa ficava o pomar de pessegueiros. De oeste a noroeste do bosque ficava uma grande horta e as pimenteiras sichuan. Qin Mian achava o cheiro da pimenta sichuan desagradável, e além disso, de vez em quando a horta precisava ser adubada com esterco, por isso ele posicionou a horta e as pimenteiras sichuan num canto. A residência de Qin Mian e Lei Tie ficava a leste do bosque de pessegueiros. Em frente à residência haviam duas árvores, uma gingko de aproximadamente vinte anos, e um bordo de aproximadamente quarenta anos, ambas encontradas na montanha por Qin Mian e Lei Tie, especialmente escavadas e trazidas de volta. Foi necessário muito esforço para transportá-las. Gingko e bordo eram excelentes escolhas como plantas ornamentais.
Ao redor da casa, foram deixados intencionalmente alguns espaços abertos, para facilitar a expansão futura da casa.
Além do pomar de pessegueiros ao norte, havia um bosque, temporariamente ainda não remodelado. Ao norte e ao oeste do bosque foram plantadas vinte laranjeiras, seis cerejeiras, seis árvores de jujuba e duas romanzeiras.
Agora era o terceiro mês, e a fazenda estava em plena floração. As flores brancas de ameixa e pera eram como neve nos galhos no inverno. As delicadas e encantadoras flores de pêssego eram como nuvens rosadas disputando em beleza e fascínio com as flores de cerejeira rosadas... Havia também magnólia branca, jasmim amarelo de inverno, peônia rosa, camélia vermelha e assim por diante no canteiro de flores. Flores lindamente reunidas em cachos92, de belos púrpuras e vermelhos brilhantes93, atraíam borboletas para dançarem leve e graciosamente, e as abelhas zumbiam por um longo tempo, sem vontade de partir.
Qin Mian olhou para a fazenda que ele mesmo construiu, e com as mãos nas costas e a cabeça erguida, sorriu com satisfação e orgulho de si mesmo para Lei Tie.
“Que tal nossa nova casa?”
Lei Tie o abraçou, abaixou a cabeça, e beijou suavemente os lábios de Qin Mian, dizendo baixinho: “Lar é onde você estiver.”
O sorriso nos olhos de Qin Mian se tornou mais profundo, complacente e doce. “Vem, vamos nos sentar ali.”
Assim como Qin Mian, o corpo de Yidian Bai havia sido nutrido pela Água da Nascente Espiritual, e seu pêlo negro parecia ainda mais escuro e brilhante. Ele havia entrado no canteiro de flores, e agilmente se esquivava da fúria das abelhas. Ao ver os dois mestres caminhando para longe, os seguiu correndo.
☯
Espaço da Graci:
Ahhhh a casinha deles finalmente pronta! Que inveja, eu queria morar num lugar assim.
Então, como vocês perceberam pela nota inicial, esse capítulo originalmente não tem um título. Eu fui atrevida, cara de pau, sem vergonha, e repeti o título anterior, uma vez que ele é uma continuação direta do capítulo anterior. Desculpem a heresia desta humilde tradutora sem talento, que ousou alterar a obra dando um título para este capítulo.
82 Nota: Capítulo sem título na plataforma oficial de publicação↩
83 fazenda (庄园 zhuāngyuán): grandes extensões de terra ocupadas e operadas por uma família. A palavra também pode ser usada para mansão, mas quando se refere às propriedades rurais da china antiga, diz respeito a propriedades independentes contendo habitação, terras agrícolas e jardins, equivalente ao feudo europeu.↩
84 Xianshi (县试 xiàn shì): exame do condado, o primeiro teste para ingressar no serviço público na China Antiga. É o primeiro passo para se tornar um Tongsheng.↩
85 xiongsao (兄嫂 xiōng sǎo): nome dado ao casal formado de irmão mais velho + esposa.↩
86 estudante (士子 shì zi): uma forma antiga de se referir a estudantes e/ou estudiosos.↩
87 não poderia desejar outra coisa: é usada a expressão idiomática 求之不得 qiúzhībùdé, literalmente busco, mas não consigo↩
88 gancai men rou (干菜焖肉 gāncài mèn ròu): guisado de carne de porco com verduras secas, é um famoso prato tradicional feito de barriga de porco, uma mistura de verduras secas, açúcar, molho de soja, vinho de arroz e arroz vermelho fermentado.↩
89 Fushi (府试 fǔ shì): exame em nível de Prefeitura, o segundo de três exames. Ao passar nesse exame, o candidato se torna Tongsheng; Yuanshi (院试 yuàn shì): o terceiro e último exame (que acontece no próprio palácio, na Capital); ao passar nesse exame, o candidato se torna um Xiucai.↩
90 cacto (仙人掌 xiānrénzhǎng): no mundo real, cactos são nativos principalmente das américas, com algumas espécies na áfrica. Não há cactos nativos na China.Veja nota 239 no capítulo 30, vol 1, para o tomate. O aparecimento dessas plantas sugere que neste mundo houve alguma interferência ou contato com o ocidente, embora isso não seja mencionado.↩
91 Chi (尺 chǐ): pé chinês, equivalente a 33,33 cm. As medidas chinesas eram baseadas em 3,3, em múltiplos de 10: cun (寸): polegada chinesa, 3,33 cm; Chi (尺 chǐ): pé chinês,33,33 cm e zhang (丈 zhàng): equivalente a 3,33m.↩
92 flores lindamente reunidas em cachos: é usada a expressão idiomática 花团锦簇 huātuánjǐncù, que é usada para descrever uma cena muito brilhante e colorida↩
93 belos púrpuras e vermelhos brilhantes: é usada a expressão idiomática 姹紫嫣红 chàzǐyānhóng, que tem o significado de belas flores↩
⋘ anterior ☯ índice ☯ próximo ⋙
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~