sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

[Novel] Transmigração de Mian - Capítulo 076

 




Capítulo 76 - Comprando Pessoas

 

 

Qin Mian e Lei Tie pretendiam encher a fazenda com mão-de-obra. A corretora da cidade era muito pequena, e as pessoas vendidas ali eram de qualidade duvidosa, basicamente inadequadas. Então, os dois foram à Cidade do Condado94 de Zhaoyang dar uma olhada e passear.

 

A Cidade do Condado era diferente da cidade pequena. O grau de vivacidade era incomparável ao da Cidade Liushui. Nos portões da Cidade do Condado, as pessoas iam e vinham, e havia um fluxo interminável de cavalos e carruagens. Depois de parar o carro de boi na área destinada a cavalos e carruagens, os dois entraram na cidade à pé. Qin Mian olhou para as ruas largas, as roupas magníficas dos transeuntes, e fileiras após fileiras de lojas. Havia tantas coisas que os olhos não podiam ver todas.

 

“Vamos para a Rua Zhangmen95? Lá é bastante movimentado.” Lei Tie sugeriu ao seu xifu, solidário. Era a primeira vez que seu jovem xifu vinha à Cidade do Condado, então ele queria permitir que ele se divertisse.

 

Qin Mian disse: “Não precisa, só vamos andar por aí a esmo.” Como transmigrador, ele só havia visto as cidades no estilo dos tempos antigos na televisão e em filmes. Agora que ele estava pessoalmente no local, ele estava realmente um pouco interessado.

 

As coisas na Cidade do Condado eram mais requintadas, mais sofisticadas e mais diversificadas do que as da cidade pequena. Animado, Qin Mian visitou uma loja de tecidos, uma joalheria, uma cutelaria e ainda entrou em um grande jiulou. Depois de andar por dentro, e dar uma olhada na comida servida às mesas, eles saíram. O garçom, que havia apresentado a eles com entusiasmo todos os tipos de pratos, e falou até a boca secar, ​​revirou os olhos para a silhueta deles, desanimado.

 

Lei Tie caminhava em silêncio ao lado de Qin Mian, e enquanto Qin Mian olhava tudo com interesse, ele olhava para todos os tipos de expressões faciais que Qin Mian fazia.

 

Caso o garçom também tivesse transmigrado, ele poderia se sentir tentado a repreender os dois: Doença do espírito de cobra!96

 

Eles não se conheciam, e Qin Mian definitivamente não ligava para o que o garçom estava pensando. Ele novamente puxou Lei Tie para que os dois fossem visitar duas lojas de dianxin. Olhou com atenção, perguntou interessado, mas não comprou nada.

 

Lei Tie chegou à conclusão de que ele estava procurando uma maneira de ganhar dinheiro.

 

Depois de passear por quase um shichen, Qin Mian perguntou ao laoban de uma loja a localização da corretora de pessoas, e foi diretamente para lá com Lei Tie.

 

A corretora da Cidade do Condado era muito imponente se comparada à da cidade pequena, e também havia muito mais opções para escolher. Assim que o laoban da corretora ouviu que eles queriam comprar pessoas, chamou todas as pessoas disponíveis e as organizou em várias fileiras, dando liberdade para Qin Mian escolher.

 

Qin Mian ainda não tinha se acostumado a escolher pessoas como mercadorias, mas não tinha escolha senão fazer isso. Caso não fosse cuidadoso, poderia escolher pessoas com problemas de saúde ou de moralidade, o que seria muito problemático.

 

Ele primeiro escolheu um casal que ainda não havia chegado aos quarenta anos. As roupas deles estavam muito velhas e cheias de remendos, mas estavam muito limpas. Eles não eram pessoas desleixadas. O homem se chamava Fu shu, era saudável, e um agricultor profissional. A mulher era Fu shen, sabia plantar, cozinhar e também fazer e remendar roupas. Na Tianju, podia ajudar lavando as louças e roupas, alimentando as galinhas, e em outras atividades.

 

Qin Mian havia pensado sobre isso. Lei Tie era o seu homem, então ele tinha de ser bom com ele, não podia deixar ele lavando tigelas a vida toda.

 

Ele também escolheu um jovem que sabia conduzir carroças. Ele se chamava Gouwa97, e tinha vinte anos. Sua terra natal foi muito afetada pela seca, e ele foi o único que sobrou de sua família. Ele vagou até o Condado de Zhaoyang e decidiu, ele mesmo, se vender.

 

Qin Mian conversou bastante com Gouwa, e sentiu que ele era muito inteligente. Podia trabalhar na fazenda, e ainda sabia conduzir carroças. Então ele o comprou para ser condutor de carroças, e quando não estivesse conduzindo a carroça, poderia ajudar com o trabalho agrícola e outras tarefas.

 

As três pessoas custaram ao todo trinta e dois taéis de prata, e os três assinaram um título de propriedade irrevogável.

 

Na hora de voltar, foi Gouwa que conduziu o carro de boi, de forma bastante firme e estável.

 

“Gouwa, qual é o seu nome de adulto? Gouwa, ‘cachorro bebê’ é muito desagradável de ouvir.” Qin Mian perguntou.

 

Gouwa sorriu: “Respondendo ao xiaoshaoye, este humilde não tem um nome de adulto. Por favor, xiaoshaoye98, escolha um nome.”

 

Qin Mian ficou um pouco desconfortável: “Se o nome foi dado ou não, realmente Gouwa é um nome muito desagradável de ouvir. Eu vou dar a você o nome Xile99. O que acha?”

 

Gouwa disse, feliz: “Muito obrigado, xiaoshaoye. Este é um nome muito bom de se ouvir. De agora em diante, este humilde se chama Xile.”

 

Qin Mian disse: “Pare de falar ‘este humilde’ isso, ‘este humilde’ aquilo. Diga apenas ‘eu’. Eu e o dashaoye de vocês somos muito fáceis de conviver. Nós não precisamos de tantas formalidades. No futuro, se nada acontecer, vocês vão passar a vida toda na família Lei. Eu desejo que nós possamos nos dar bem. Se vocês fizerem bem a parte de vocês e não cometerem erros, não faremos nenhum mal a vocês.”

 

“Dashaoye e xiaoshaoye podem ficar tranquilos, eu certamente vou trabalhar direitinho!” Xile não se convenceu com a afirmação de que ‘dashaoye era fácil de se conviver’. Ele não se atrevia a olhar para dashaoye, mas sentiu que Qin Mian era um zhuren100 gentil.

 

Fu shu e Fu shen se entreolharam, ainda um pouco apreensivos com o seu futuro, mas suspiraram aliviados. Apesar deles não serem livres, também desejavam encontrar um lugar para se estabelecer.

 

Qin Mian pensou um pouco, e disse: “Daqui a pouco, quando chegarmos à cidade, vamos comprar algumas coisas para vocês, como tigelas, kuaizi, wok, vassoura, e outros. Enquanto Xile não se casar, vai se juntar a Fu shu e Fu shen para as refeições. Quanto ao futuro, falaremos sobre isso quando for a hora.”

 

Fu shen respondeu rapidamente: “Sim, xiaoshaoye.”

 

Ela e Fu shu pareciam ser pessoas que não falavam muito, o que estava de acordo com as intenções de Qin Mian.

 

“Tie, você tem algo a acrescentar?” Qin Mian perguntou a Lei Tie.

 

Lei Tie foi pêgo de surpresa: “Do que você me chamou?”

 

Qin Mian ergueu uma sobrancelha: “De Tie. Não posso?” Ele achou que chamá-lo pelo nome completo não soaria amigável o suficiente101.

 

“Se você gosta assim, pode usar.” Lei Tie abraçou a sua cintura, e pressionou os lábios em sua testa. “Não tenho nada a acrescentar.”

 

Qin Mian não o afastou, e prestou atenção às reações de Fu shu e Fu shen.

 

Fu shen aparentemente não pensou em nada; Fu shu ficou chocado, e rapidamente abaixou a cabeça.

 

Qin Mian sorriu, e relaxadamente se encostou sobre o corpo de Lei Tie, sem dizer nada. Ele não esperava que os três pudessem aceitar imediatamente o fato dele e Lei Tie estarem juntos, mas pelo menos eles não podiam rejeitar.

 

Quando o carro de boi finalmente chegou na cidade, Qin Mian comprou utensílios domésticos. Fu shu, Fu shen e Xile praticamente não tinham bagagem, então ele comprou para cada um deles três conjuntos de roupas de algodão, um pouco de tecido, e outros artigos de uso pessoal.

 

Qin Mian aproveitou para comprar um pouco de farinha de trigo e arroz branco. Ele e Lei Tie gostavam de comer arroz, e em casa o arroz era consumido rápido.

 

Quando o carro de boi entrou na Tianju, ao verem o belo cenário, Fu shu, Fu shen e Xile ficaram surpresos.

 

Aqui era o lugar onde eles iam morar? Eles viveriam no futuro em um lugar tão bonito?

 

Qin Mian riu: “Primeiro, sigam-me até suas casas. Depois que nós resolvermos as coisas, vocês poderão passear pela Tianju, e se familiarizar com o novo ambiente.”

 

Fu shu e os demais rapidamente voltaram a si:

 

“Sim, xiaoshaoye.”

 

Ao seguirem Qin Mian até as residências dos servos, os três mais uma vez ficaram pasmos. As casas haviam sido construídas recentemente, e não eram casas de palha ou madeira. Ao contrário, eram casas de tijolos vermelhos e telhas pretas, bem iluminadas e mobiliadas. Não faltavam mobílias, e sobre as camas, haviam colchões e cobertores de algodão novos. Isso era muito melhor do que costumava ser em suas próprias casas!

 

Qin Mian os alocou: “Fu shu, Fu shen, vocês vão morar na primeira casa. Xile, você vai morar na segunda casa. Se um novo servo102 chegar, você vai dividir a casa com ele. É claro, se você mais tarde se casar, também poderá ter sua própria casa separada, como Fu shu e Fu shen.”

 

Sem conseguir esconder a emoção, Xile disse: “Sim, xiaoshaoye. Muito obrigado, xiaoshaoye!”

 

Depois que Qin Mian deixou claro quais seriam as tarefas dos três, disse: “Aqui, vocês receberão comida e moradia. Por enquanto, o pagamento mensal será de cinquenta wen. No Ano Novo e outras festividades, bem como na temporada agrícola, vocês poderão ganhar mais, na forma de um bônus. Haverá três refeições por dia. O café da manhã e o almoço serão à base de massas103, e o jantar será à base de arroz. Comam até ficarem satisfeitos, mas sem desperdícios. Os vegetais são produzidos aqui mesmo, peguem o suficiente. Todo mês, vocês vão receber dez jin de carne. Vocês mesmos decidem se vão comer de uma vez ou guardar para comer ao longo do mês.”

 

Fu shu, Fu shen e Xile se entreolharam, pasmos. Todos estavam um pouco inseguros.

 

Xile foi o primeiro a falar: “Xiaoshaoye, esse tipo de arranjo é um pouco bom demais. Como servos, duas refeições por dia são suficientes.”

 

Qin Mian sorriu levemente: “Ao entrar em nossa casa, apenas siga as regras de nossa casa. Não precisam sentir vergonha, apenas trabalhem com mais afinco.”

 

Fu shu e os demais disseram “sim” em uníssono.

 

Lei Tie deu uma olhada para o carro de boi, e Xile rapidamente descarregou um saco de farinha e um de arroz.

 

Qin Mian disse: “Hoje, vocês não precisam fazer nada. Vão dar uma volta. Amanhã, vocês começam a trabalhar.”

 

“Muito obrigado dashaoye, muito obrigado xiaoshaoye.”

 

Depois de tudo explicado, Lei Tie puxou a corda do búfalo e se preparou para partir com Qin Mian.

 

Xile se aproximou a passos rápidos, e disse respeitosamente: “Dashaoye, eu faço isso. O curral é ali? Eu levo as coisas e depois volto com o carro de boi.”

 

Qin Mian olhou para ele com aprovação. Ele era realmente inteligente.

 

Como havia um muro externo, o muro do pátio da casa havia sido demolido alguns dias atrás. A linha de visão era mais ampla, e ao chegar finalmente à porta da casa de Qin Mian e Lei Tie, Xile rapidamente descarregou as coisas da carroça e transportou para dentro de casa.

 

Qin Mian pegou na cozinha um pedaço de cerca de 10 jin de carne seca, e deu para Xile levar de volta, então começou a preparar o almoço dele e de Lei Tie.

 

“Xifu, por que você comprou isso?” Lei Tie entrou trazendo três pequenos sinos.

 

Qin Mian deu uma olhada: “Oh, eu tinha esquecido disso. Aqui é muito longe das casas dos servos, inconveniente para chamá-los. Eu não comprei também três cordas de cores diferentes? Amarre os sinos nas pontas das cordas, e pendure nas casas dos três, e as pontas livres, pendure do nosso lado. Caso precisemos chamá-los, é só puxar a corda desse lado, e o pequeno sino irá tocar. A corda preta é para Fu shu, a corda vermelha é para Fu shen, e a corda cinza é para Xile.”

 

“Xifu é brilhante.” Lei Tie disse.

 

“É necessário.” Qin Mian virou a cabeça, orgulhoso de si mesmo, e foi beijado por Lei Tie. Antes que ele tivesse tempo de dizer qualquer coisa, Lei Tie pegou os pequenos sinos e cordas, e saiu tranquilamente.

 

Mensao104.” Qin Mian murmurou, e então cantarolou uma música enquanto picava as hortaliças.

 

Depois que Lei Tie retornou, ele amarrou as três cordas à treliça da janela da sala de estar.

 

Qin Mian mencionou mais uma coisa: “Você ainda se lembra que da última vez, quando escavamos a lagoa, dissemos que convidaríamos waipo e jiumu para virem ver as flores?”

 

“Eu me lembro.” Lei Tie perguntou: “Chegou a hora?”

 

Qin Mian assentiu: “Convide-os no dia, para não ficarem pensando sobre isso por muito tempo.”

 

Lei Tie disse: “Vou para a vila da Família Deng amanhã cedo.”

 

Depois que Qin Mian fez o zhajiangmian105, Lei Tie levou para a mesa.

 

Qin Mian sorriu, e foi atrás dele com dois pares de kuaizi.

 

Ele se sentou na cadeira, mental e fisicamente relaxado, pensando que o zhajiangmian de hoje estava especialmente saboroso. “A partir de hoje, as coisas da fazenda serão bem mais fáceis de lidar. Podemos relaxar por vários dias.”

 

Lei Tie disse: “Depois que o pessoal de Deng waipo vier, vou te levar para a montanha.”

 

“Sim, ah!” Qin Mian assentiu enquanto comia: “Estamos na primavera, a paisagem da montanha certamente é muito bonita. Leve o arco e as flechas, podemos caçar enquanto estivermos lá.”

 

Lei Tie assentiu, e de repente perguntou: “Você se lembra do dia de seu aniversário?”

 

“Vinte e oito do terceiro mês.” Qin Mian levantou a cabeça e sorriu para ele. “Por quê? Você quer dar um presente para mim?”

 

“En.” Lei Tie não negou.

 

"O seu…" Antes de terminar, ele de repente se lembrou que a mãe de Lei Tie morreu no parto, ou seja, seu aniversário era o aniversário da morte de Deng Shi.

 

Sem esperar que Lei Tie falasse, ele disse: “Daqui para a frente, vamos celebrar o seu aniversário no mesmo dia que o meu.”

 

“Bom.” Lei Tie levantou a mão, e com o polegar, limpou o molho de soja que havia no canto da boca dele.

 

Depois da refeição, Lei Tie lavou a louça.

 

Qin Mian pegou o caderno e o pincel, se debruçou sobre a mesa de chá, e começou a escrever.

 

Após lavar a louça, Lei Tie se sentou ao lado dele e abraçou sua cintura. “O que você está escrevendo?”

 

“A contabilidade.” Qin Mian disse: “Antes, quando éramos só nós dois, não era necessário manter os registros. Mas agora a casa tem três pessoas a mais, então é melhor manter um registro de nossas receitas e despesas, para ter confiança. Caso aconteça algum problema no futuro, teremos uma base.”

 

“Se eles cometerem erros, venda eles.” Lei Tie disse, indiferente.

 

Qin Mian assentiu: “Se eles cometerem um grande erro, certamente não vou tolerar.”

 


 


Notas sobre os nomes de personagens:

 

Fu shu (福叔 fú shū): fu = felicidade e sorte; shu = tio (irmão mais novo do pai; usado como termo de tratamento para um homem mais velho)

 

Fu shen (福婶 fú shěn): fu = felicidade e sorte; shen = tia (esposa do irmão mais novo do pai; termo de tratamento para mulher mais velha)

 

Xile (喜乐 xǐ lè): xile = felicidade

 


 

 

Espaço da Graci:

 

Esses três servos certamente tiraram a sorte grande! Eles terão uma vida melhor que muitas pessoas livres da vila, incluindo Lei Xiangli e Lei Xiangyi, que são obrigados a trabalhar pros pais, dar todo o dinheiro, aramente comem carne e vivem apertados em um quarto quando os servos têm casas de três cômodos…

 

É claro, isso só é possível porque Qin Mian é um homem moderno com aversão a escravizar pessoas, então ele trata os servos dele da melhor forma possível.

 

 



94 Cidade do Condado (县城 xiànchéng): é a sede ou capital de um Condado
95 Zhangmen (长门 zhǎng mén): literalmente, antigo portão.
96 Doença do espírito de cobra: Na linguagem online, “doença do espírito de cobra” 蛇精病 shé jīng bìng é um homófono (shé jīng bìng) de “neuropatia” (神经病 shén jīng bìng), literalmente chamar de louco, mas com um tom mais leve do que realmente acusar de ter uma doença mental. Os internautas leem como “doença espiritual da cobra” para expressar o significado original.
97 Gouwa (狗娃, gǒu wá): literalmente cachorro bebê. As pessoas humildes davam nomes humildes para os seus filhos porque era muito difícil o bebê sobreviver. Quanto mais humilde o nome, acreditavam que chamaria menos atenção de espíritos ruins, assim aumentando a chance de sobrevivência do bebê. Esse nome de bebê (乳名, rǔ míng) era normalmente trocado mais tarde por um nome pessoal (名 míng).
98 xiaoshaoye (小少爷 xiǎo shàoyé): nesse trecho, ao invés de estar escrito xiaoshaoye (sendo shaoye a forma como um servo se dirige ao seu mestre, veja nota 48 no capítulo 72), estava escrito xiaogongzi. Mas não faz sentido, e eu acredito se tratar de um erro, por isso mudei para xiaoshaoye.
99 Xile (喜乐 xǐ lè): a palavra xile significa felicidade
100 zhuren (主人 zhǔrén): mestre, proprietário, senhorio
101 A regra de nomes chineses diz que não é correto chamar alguém com um ideograma só do nome. Qin Mian evitou “Lei Tie” pelo significado que assustaria mais os servos recém comprados, mas provavelmente não soube que partícula usar para compor um nome com dois ideogramas. Algumas pessoas o chamam de Tiezi, mas o zi só é usado por pessoas mais velhas. Tiege é usado por Qin Mian apenas quando ele está entre familiares. Outras partículas mostrariam claramente intimidade demais e também poderiam assustar os servos.
102 servo (下人 xià rén): pessoas que prestam serviços domésticos para famílias ou pessoas poderosas em uma sociedade feudal. É formado pelas palavras 下 baixo e 人 pessoa, demonstrado o baixo status dos servos perante a sociedade.
103 massas (面食 miànshí): alimentos feitos à base de farinha de trigo, como macarrão, mantou, youtiao, shaobing, jiaozi, baozi, mahua, etc.
104 mensao (闷骚 mēn sāo): o termo descreve uma pessoa fria ou retraída por fora, mas profunda e apaixonada por dentro.
105 zhajiangmian (炸酱面 zhá jiàng miàn): é um prato de massa típico da culinária mandarim, por vezes chamado bolonhesa chinesa. É preparado com carne de porco moída, molho de soja, molho doce de feijão (tian mian jiang) e molho hoisin.

 

anterioríndicepróximo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~