sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

[Novel] Transmigração de Mian - Capítulo 069

 




Capítulo 69 - A família externa32

 

 

À tarde, Lei Xiangren veio com Lei Dabao e Lei Erbao, convidar Qin Mian e Lei Tie para jantarem na velha casa - as famílias de Lei Xiaoyun e Lei Xiaofeng tinham vindo, o almoço foi na casa de Lei Dagang, e o jantar seria na casa de Lei Daqiang.

 

Lei Tie declinou.

 

Lei Xiangren franziu os lábios, mas não disse nada. Ajudou Lei Dabao e Lei Erbao a encher os bolsos com xiaomahua e tangguozi, pegou dois sazi, e partiu apressado com as duas crianças.

 

No terceiro dia do zhengyue, Lei Daqiang e Lei Dagang foram à casa de Lei Xiaoyun prestar o bainian. Lei Tie foi com eles, mas depois da entrega dos presentes de ano novo, retornou sozinho para casa, não ficando para o almoço. Ao ver Qin Mian sentado à mesa, esperando por ele com os kuaizi e tigelas arrumados, e Yidian Bai erguendo a cabeça para olhar para a porta, Lei Tie se sentiu extremamente à vontade.

 

No quarto dia do zhengyue, a família Lei foi à casa de Lei Xiaofeng prestar o bainian. Lei Tie almoçou na casa de Lei Xiaofeng. Lei Xiaoyun ridicularizou. Lei Tie não disse uma palavra, então Lei Xiaoyun não pôde fazer nada.

 

No sexto dia do zhengyue, Lei Tie lembrou Qin Mian de adicionar a salmoura ao furu. Qin Mian colocou a salmoura nos potes e selou novamente, e solenemente colocou os dois potes em um canto na cozinha, para esperar um ano até abrir.

 

No sétimo dia do zhengyue, os parentes Lei fizeram uma visita à casa de Lei Tie. Lei Dagang, Lei Daqiang e Lei Xiaofeng vieram. A família de Lei Xiaoyun não veio, e também não enviou presentes de ano novo. Qin Mian e Lei Tie não se importaram.

 

Por volta do décimo dia do zhengyue, o costume formal de aguardar as visitas do zhengyue tinha praticamente terminado, e os aldeões começaram a convidar os amigos para jantar. Qin Mian e Lei Tie também percorreram a vila um dia, para convidar a família do Lizheng, a família de Zhao Wenzhong, que tinha originalmente alugado a casa para eles, a família de Zhang Dashuan, Jiang Daye e Wu Di, para virem jantar em sua casa. Zhao Wenzhong, Zhang Dashuan, Jiang Daye e Wu Di retribuíram a hospitalidade33 no dia seguinte. Esta troca de visitas tornou as relações entre eles um pouco mais íntimas. Não era à toa que se dizia que a amizade entre os homens era forjada à mesa de vinhos.

 

O tempo gradualmente ia esquentando, e embora ainda estivesse muito frio dentro de casa, ficar ao sol por um momento já aquecia o corpo.

 

No décimo segundo dia do Zhengyue, a neve já havia derretido completamente, o sol quente estava alto no céu, e o solo já estava oitenta por cento seco. Qin Mian e Lei Tie prepararam os presentes para visitar a vila da família Deng, o waigong e a waipo de Lei Tie.

 

Lei Tie conduzia a carroça, e Qin Mian, ao seu lado, mordiscava sementes de melão.

 

“Waigong, waipo e erjiu são muito bons, não precisa se preocupar.” Lei Tie disse de repente.

 

Ele não citou dajiu, dajiumu e erjiumu, e o motivo era claro. Qin Mian colocou uma semente de melão na boca dele: “Olhe para mim. Eu pareço preocupado?” Ele não tinha realmente apenas quinze anos.

 

Lei Tie segurou a mão dele, e deu uma mordidinha em seu dedo.

 

Ao ver que estavam perto, Qin Mian limpou a boca, pegou um tubo de bambu com água e enxaguou a boca, ajeitou suas roupas, e varreu as cascas de melão que tinham caído acidentalmente sobre as roupas de Lei Tie.

 

Na entrada da vila da família Deng, um casal de idosos de aproximadamente sessenta anos estava embaixo de uma árvore olhando em volta, parecendo esperançosos. O laoyezi tinha cabelos e barbas grisalhos, mas era forte e saudável. A laotaitai trazia a cabeça prateada, mas seu rosto era rosado, e ela estava acima do peso. Esses dois eram Deng laoyezi e Deng laotaitai.

 

Ao vê-los, Lei Tie disse a Qin Mian: “Aqueles são waigong e waipo.”

 

Qin Mian ficou profundamente tocado: “Eles certamente vêm todo dia aqui esperar você, não tem como saber que nós viríamos hoje.”

 

“Eles são pessoas muito boas.” Lei Tie disse.

 

O velho casal também os viu, e seus rostos cobertos de rugas exibiram sorrisos felizes. Laotaitai ainda estava acenando para eles, e seu rosto bondoso fez Qin Mian se lembrar de seu waigong e sua waipo.

 

Lei Tie saltou da carroça, e habilmente se ajoelhou e se prostrou diante deles.

 

Sem hesitar, Qin Mian se ajoelhou ao lado dele. “Desejo a waigong e waipo um feliz ano novo.”

 

“Certo, certo. Vamos, se levantem, não sujem suas roupas.” Deng laotaitai ajudou Qin Mian a se levantar. Ao ver esta criança limpa e arrumada e com o olhar límpido, gostou imediatamente dele. Inesperadamente, tirou um envelope vermelho da manga e entregou para Qin Mian, e disse toda sorridente: “Esta é uma pequena lembrança de waipo, por favor aceite.”

 

“Obrigado, waipo!” Qin Mian sabia como se relacionar bem com os mais velhos, e não recusou. Relaxado, ele guardou o envelope no peito, apoiou o braço da laotaitai, ergueu uma sobrancelha para Lei Tie, e disse sorrindo: “Eu tenho, você não tem. Rápido, mostre um sorriso. Talvez waipo também te dê um hongbao.”

 

Incapaz de sorrir, Lei Tie lançou-lhe um olhar desamparado e indulgente.

 

Laotaitai viu que Qin Mian estava provocando deliberadamente, e sorrindo, disse: “Sorrir não vai funcionar, ele já é grande.”

 

“Eu vou sorrir para waipo.” Ao dizer isso, Qin Mian deu à laotaitai um sorriso claro e brilhante.

 

A laotaitai ficou tão feliz que as rugas em seu rosto ficaram mais profundas: “Certo, waipo vai te dar mais um hongbao.”

 

Qin Mian o recebeu com um sorriso, e o passou para Lei Tie: “Pegue, não fique com raiva de mim.”

 

O sorriso no rosto da laotaitai se intensificou.

 

Com as mãos nas costas, o laoyezi olhava com um semblante frio. Ele não reagiu às palavras e ações de Qin Mian.

 

Qin Mian não se importou. Ninguém poderia fazer com que todos gostassem dele.

 

Neste momento, Yidian Bai saltou da carroça, e caminhou até o lado de Qin Mian. Esfregou-se em suas pernas, e correu para longe.

 

Qin Mian o chamou prontamente: “Yidian Bai, não pode correr por aí.”

 

Yidian Bai virou a cabeça para olhar para ele, e obedientemente correu de volta.

 

O laoyezi olhou com atenção para Yidian Bai, e seus olhos brilharam. Ele perguntou a Qin Mian, com a segurança de quem já sabe a resposta: “É um lobo?”

 

Qin Mian se surpreendeu, e respondeu rapidamente: “Não se preocupe, waigong, ele é inteligente, não vai machucar ninguém.”

 

O laoyezi assentiu, e sua expressão se suavizou um pouco, quando ele disse a Qin Mian: “Vamos para casa.”

 

Qin Mian ficou um pouco intrigado com a mudança de comportamento, mas era bom que laoyezi tivesse dado boa face a ele. Ele apoiou laotaitai e seguiu na frente. Lei Tie puxou o búfalo e seguiu com o laoyezi logo atrás.

 

A laotaitai perguntou a Qin Mian a sua idade, de que família ele era, e se ele sabia ler. Qin Mian respondeu todas as perguntas com sinceridade.

 

Eles foram primeiro à casa de Deng dajiu. Ele tinha três filhos. Laoda e o laoer eram mulheres, e já estavam casadas. O duzi também era casado, e tinha dois filhos, um homem e uma mulher, que juntos formavam o caractere para bom34. Seus nomes eram Kunzai e Xiya.

 

Ao desejarem feliz ano novo a dajiu e dajiumu, dajiumu parecia bastante cordial, e dajiu muito indiferente.

 

As duas crianças vieram e se prostraram diante de Qin Mian e Lei Tie. Qin Mian deu a Kunzai um envelope vermelho com dezesseis wen, e uma pequena espada de madeira, e deu a Xiya um envelope vermelho idêntico e uma fita para amarrar o cabelo. Lei Tie havia sido descuidado, e anteriormente, quando eles estavam fazendo compras para o ano novo, não mencionou a preparação de presentes para as crianças. Esta pequena espada de madeira, Qin Mian pediu para ele fazer. A fita vermelha para amarrar o cabelo, Qin Mian tinha encontrado no Espaço. Era o cadarço de um tênis que ele ainda não havia usado. Tinha fios azuis, violetas, vermelhos e amarelos misturados. Era algo novo e único, não disponível nessa época. O cadarço era muito comprido, e ele dividiu os dois cadarços em quatro. Em todo caso, exceto por ele, ninguém saberia que se tratavam de cadarços.

 

Xiya gostou muito da ‘fita para o cabelo’, e agradeceu feliz. Se apressou em pedir à mãe dela que a ajudasse a amarrar na cabeça e fazer um laço. Ficou muito bonito.

 

Depois de tirar os presentes da carroça, Qin Mian e Lei Tie foram para a casa do erjiu.

 

Deng erjiu era mais amigável que Deng dajiu. Erjiumu era muito formal, quase alienada, mas não dificultou as coisas para Qin Mian e Lei Tie. O casal tinha uma filha e dois filhos. A filha era casada. O filho mais velho, Deng Zhongsheng, tinha um filho e uma filha. O filho mais novo, Deng Xiao, tinha um filho e duas filhas. Qin Mian era imparcial e os presentes para as cinco crianças eram os mesmos de Kunzai e Xiya. As três meninas reagiram de forma semelhante a Xiya, sorrindo de orelha a orelha e amarrando a fita no cabelo.

 

Deng erjiu era uma pessoa perspicaz, e logo que viu que os envelopes vermelhos e presentes eram dados por Qin Mian, imaginou que na casa de Lei Tie, quem mandava era Qin Mian, e concluiu que os dois tinham um bom relacionamento. Com o semblante aliviado, ele deu um tapinha no ombro de Lei Tie, e sussurrou: “Não importa o que esteja acontecendo entre vocês dois, vivam bem daqui para a frente, e sua muqin também poderá descansar lá embaixo35.”

 

Lei Tie disse: “Ele é meu xifu.” O tom era neutro, mas firme e determinado.

 

Deng erjiu ficou surpreso, e suspirou em silêncio. Apertou o ombro dele com força: “Você é adulto, e sabe o que faz. Erjiu só deseja que as coisas sejam mais tranquilas para você no futuro.”

 

Qin Mian estava sentado na mesa, longe deles, e parecia estar apenas bebendo chá. Mas na verdade, estava escutando a conversa deles. Ao ver num canto uma vara de ombro, e uma pequena estante de madeira com bonequinhos de madeira, kits de costura, bolsinhas bordadas, e todo tipo de itens pequenos, ele disse: “Erjiu, estas coisas são…”

 

Erjiu sorriu abertamente e disse: “Tiege’er36 não te contou? Eu sou vendedor ambulante.”

 

Qin Mian ficou tocado. Deu uma olhada para Lei Tie, e então disse: “Erjiu experimentou os zhamaye, mahua e sazi que Lei Tie trouxe da outra vez?”

 

Deng erjiu assentiu: “Experimentei. Muito bons, as crianças gostaram muito.”

 

Qin Mian sorriu levemente, e disse a Lei Tie: “Vamos dar as receitas de mahua, sazi, zhamaye e tangguozi para erjiu.”

 

Deng erjiu se assustou e disse prontamente: “Não precisa!”

 

Lei Tie olhou profundamente para Qin Mian: “Vou ouvir você.”

 

Deng erjiu ainda tinha algo a dizer, mas Qin Mian acenou com a mão para interrompê-lo: “Erjiu, não recuse. Nós não planejamos ganhar dinheiro com mahua, sazi e tangguozi. No máximo, vamos fazer um pouco para nós mesmos comermos. Esses petiscos não são difíceis de fazer, são muito adequados para a venda de porta em porta nas vilas e casas rurais, e também são baratos de fazer. Mesmo que não possa render muito dinheiro para erjiu, a palavra ‘novidade’ pode ser usada para trazer dinheiro para a mão de erjiu.”

 

“Sobre isso…” Deng erjiu esfregou as mãos, ainda sentindo que aceitar seria vergonhoso. “Que tal, então… depois que eu ganhar dinheiro, vou dividir com vocês.”

 

Qin Mian sorriu: “Erjiu ajudou Lei Tie no passado. Eu e Lei Tie guardamos isso em nossos corações. Erjiu não vai dar a nós dois uma chance de retribuir?”

 

Lei Tie também falou: “Erjiu, não recuse novamente. Xifu sempre mantém a sua palavra, e eu o escuto.”

 

Deng erjiu caiu na gargalhada. Essas duas crianças. Qin Mian pagou o favor por Lei Tie, e Lei Tie exaltou Qin Mian na frente dele.

 

Ambos fizeram isso um pelo outro.

 

Ao pensar nisso, Deng erjiu percebeu que se recusasse novamente, estaria sendo formal demais. Então, ele assentiu e disse: “Já que é assim, erjiu vai engrossar a face e aceitar.”

 

Qin Mian ensinou com detalhes como fazer cada um dos petiscos, e Deng erjiu memorizou com atenção.

 

Qin Mian e Lei Tie ficaram sentados um pouco, e depois voltaram para a casa de Deng dajiu. O almoço seria na casa de Deng dajiu.

 

Ao saber que Qin Mian deu algumas receitas para erjiu, erjiumu teve uma impressão melhor sobre Qin Mian e Lei Tie.

 

A refeição foi muito tranquila, sem nenhum aborrecimento.

 

Depois do almoço, laotaitai conversou com Qin Mian e Lei Tie. Ela falou incessantemente e contou muitas coisas.

 

Originalmente, depois que a shengmu37 de Lei Tie faleceu, por dois anos, Deng laoyezi, Deng laotaitai, Deng dajiu e Deng erjiu estavam muito preocupados com Lei Tie, e iam vê-lo a cada dois meses, e dar a ele algumas coisas como roupas, sapatos e meias, e outros itens feitos por eles mesmos. Mas com o nascimento de Lei Xiangren e a incitação de Du Shi, o coração de Lei Daqiang tornou-se cada vez mais inclinado a Du Shi. Ao mesmo tempo, aconteceram algumas coisas na família Deng, e Deng dajiu e Deng erjiu separaram a família. Deng dajiu era o zhangzi, então laoyezi e laotaitai o seguiram. De um lado, haviam erzi e sunzi, e do outro lado, era apenas um waisun38. Dajiumu sempre achava que laotaitai não era imparcial, e fazia muitos comentários sarcásticos. Erjiumu não tinha um coração ruim, mas era uma pessoa muito mesquinha. Ela não suportava que erjiu pensasse em Lei Tie, e eles sempre brigavam em casa por causa de Lei Tie. Esses foram os três motivos pelos quais Lei Tie foi negligenciado na infância, e finalmente acabou fugindo de casa.

 

Depois de falar tanto, laotaitai disse que esperava que Qin Mian e Lei Tie não os odiassem.

 

Lei Tie balançou a cabeça para dizer que não os odiava.

 

Qin Mian também não pensava isso da família Deng. Os culpados por Lei Tie ser obrigado a fugir de casa muito jovem foram seu próprio qinsheng39 Lei Daqiang e Du Shi. A família Deng era a família externa, eles realmente não podiam ser responsabilizados.

 

Atualmente, Lei Tie era um adulto bem sucedido, e tinha até uma pequena família. Não era necessário se importar com as coisas pequenas do passado.

 

O jantar foi na casa de erjiu. Erjiumu estava muito cordial.

 

Qin Mian e Lei Tie sabiam que isso tinha a ver com as receitas.

 

Quando acabaram de comer, estava anoitecendo. Os dois voltaram para casa sob o brilho do pôr do sol.

 

Lei Tie tinha bebido um pouco demais, e segurava a mão de Qin Mian com força. Qin Mian tinha medo que se ele conduzisse a carroça, pudesse enfiar o carro de boi na vala de um campo, então ele mesmo estava conduzindo.

 

“Xifu,” - Lei Tie encostou no ombro de Qin Mian, e um hálito alcoólico soprou em seus ouvidos - “eu sempre me lembro do dia em que saí de casa…”

 

 

 

 

 

 

Notas sobre os nomes de personagens:

 

Família Deng (邓 Dèng): Deng é um sobrenome sem significado

 

Kunzai (坤仔 Kūn zǎi): kun = terra; zai = criança

 

Xiya (喜丫 Xǐ yā): xi = felicidade; ya = garota

 

Deng Zhong (邓忠 Dèng zhōng): zhong = leal, devotado

 

Deng Xiao (邓孝 Dèng xiào): xiao = filho filial

 

 

 

 

 

 

Espaço da Graci:

 

AAAAAAAAAAA mesmo com dajiu resistente a Lei Tie, a família Deng é muito muito muito melhor que os Lei! Dajiu não criou problemas, waipo é um amorzinho, waigong queria se fazer de malvado mas logo que viu Yidian Bai amoleceu, e esse erjiu que eu mal conheço e já considero muito? Primeira pessoa que, de fato, depois do susto inicial de perceber que o relacionamento entre Lei Tie e Qin Mian era algo verdadeiro (não estavam juntos apenas por terem sido forçados a se casar), pensou primeiro na felicidade do Lei Tie e disse pra ele “eu te apoio, seja feliz”. Isso é muito importante, especialmente para os LGBT+ que raramente encontram esse tipo de apoio na família.

 

Fiquei toda mole quando Qin Mian prontamente agradeceu Deng erjiu do jeito dele, dando as receitas de petiscos que podem ser feitos para serem vendidos.

 

 



32 família externa (外家 wài jiā): refere-se à família da mãe ou da esposa. Segundo a tradição, ao se casar, a mulher passa a fazer parte da família do marido. Sua família original passa a ser a família externa, e não responde mais por obrigações familiares.
33 retribuir a hospitalidade (回请 huí qǐng): convidar a outra parte depois de ter recebido um convite para um jantar ou outra situação de visita e entretenimento.
34 um homem e uma mulher, que juntos formavam o caractere para bom: a expressão usada para um filho homem e uma filha mulher é 一男一女 yīnán yī nǚ; os chineses valorizam muito ter um filho homem e uma mulher, pois juntos os radicais para filho homem (子 zi) e mulher (女 nǚ) formam o caractere para bom (好 hǎo), o que é considerado auspicioso.
35 lá embaixo (在下面 zài xiàmiàn): é um eufemismo para submundo (地狱 dìyù), o reino dos mortos segundo as crenças chinesas.
36 ge’er (哥儿 gē er): outra forma de dizer irmão mais velho, ao invés de usar apenas o ge. Também pode ser usado para garoto.
37 shengmu (生母 shēngmǔ): mãe biológica, mãe que deu a luz
38 waisun (外孙 wàisūn): neto, que é filho de sua filha
39 qinsheng (亲生 qīnshēng): pai biológico

 

anterioríndicepróximo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~