Capítulo 71 - Se você quiser ficar rico, plante árvores frutíferas
No bosque, haviam centenas de árvores. Haviam huaishu, choupos brancos, shanmu, salgueiros e também havia bambu. Se cortados, podiam ser vendidos para se conseguir algum dinheiro. Qin Mian comprou algumas cestas de ovos para dar aos aldeões. Não importa se fosse um velho de setenta ou oitenta anos, ou ainda uma criança pequena, para cada pessoa ele daria dois ovos, que deviam ser considerados a compra dessas árvores, para evitar desentendimentos futuros.
Os aldeões ficaram muito satisfeitos. Estas árvores estavam ali há muito tempo, e não foram plantadas por eles. Poder ganhar algo com elas foi uma surpresa. Os aldeões prestavam atenção ao ditado ‘quanto mais filhos, mais bênçãos’. Se a família tinha três pessoas, eles podiam ganhar seis ovos. Se a família tivesse mais pessoas, eles podiam ganhar até vinte ovos. Como cada um ganhava dois ovos, eles podiam comer ovos durante vários dias.
Depois que a escritura foi obtida, Qin Mian e Lei Tie prepararam chá e alguns dianxin, e colocaram pincel e papel sobre a mesa kang. Suas cabeças estavam próximas uma da outra, enquanto eles planejavam a nova fazenda.
"O que você acha?" Qin Mian perguntou casualmente. Lei Tie não tinha requisitos altos para muitas coisas e o que ele costumava dizer era “vou ouvir você” ou “você decide”.
Surpreendentemente, Lei Tie abriu a boca e apontou para um lugar no quadrado desenhado por Qin Mian: “Seria bom escavar uma lagoa aqui para criar peixes e plantar raiz de lótus. Também é conveniente para facilitar a irrigação das hortaliças, e ajudaria a irrigar as plantas.”
Os olhos de Qin Mian brilharam: “É uma ideia excelente. Pensando em ‘sentar ao norte voltado para o sul44’, quando o muro for construído nesse terreno, a entrada será aberta ao sul. Como não podemos plantar árvores na frente da casa até o portão para não obstruir a visão, aqui é o melhor lugar para escavar a lagoa.”
Lei Tie assentiu: “Uma vez, eu vi uma lagoa em forma de cabaça45 no sul. Nossa lagoa poderia imitar isso, com uma ponte na parte mais estreita.”
Qin Mian ergueu o polegar para ele. Depois de usar o pincel para desenhar o lago e a pequena ponte, apontou o pincel para um ponto perto do canto. “Mais tarde, quando estivermos plantando vegetais e árvores, nós dois vamos ficar muito ocupados. Vamos contratar pessoas? Vamos manter um pedaço de terra aqui perto do muro para construir a casa dos servos.”
Lei Tie olhou para a aparência animada dele, e seus olhar se tornou mais gentil. Quando voltou para casa, e foi forçado a se casar com um homem, ele se sentiu patético e um pouco humilhado, mas ainda havia sessenta por cento de boa vontade. Durante os doze anos na casa de sua família, ninguém se importou com ele. Nos dez anos em que esteve fora, também ninguém o colocou genuinamente em seu coração, e além disso, ninguém conseguiu entrar em seu coração. Além disso, ele havia visto todo tipo de escuridão. Por isso, ele ansiava por alguém que pertencesse completamente a ele e apenas a ele, e que ele pudesse amar de todo coração. Naquele momento, Qin Mian apareceu, e embora ele fosse moreno, magro, tímido e fraco, ele não tinha pai nem mãe, ninguém para cuidar dele. Depois de se casar, ele só podia contar com ele. Por isso, não importa o que acontecesse, ele não concordaria em se divorciar. Mesmo que Qin Mian fosse homem, depois de ser maltratado por Du Shi por muitos anos, Lei Tie definitivamente não gostava de mulheres. O fato de Qin Mian ser homem era bom, pois os homens entendiam melhor outros homens. No início, ele só queria manter e controlar Qin Mian; agora, ele amava Qin Mian.
“Estou falando com você, né?” Qin Mian bateu na testa de Lei Tie com o cabo do pincel.
Lei Tie segurou a mão esquerda dele, e com a voz baixa, repleta de magnetismo, disse: “Eu estou te ouvindo, pode continuar a falar.”
O pincel de Qin Mian continuou a deslizar pelo papel. “Nessa parte, vamos plantar hortaliças, nessa parte, flores, nessa parte, uvas, nessa parte, pêssegos… nessa parte, pimenta sichuan. Essa parte, podemos usar de forma flexível, e dependendo da época, plantar melancia, melão, e outros. Vamos manter o bosque por enquanto. Mais tarde, podemos transformá-lo em um pequeno jardim.”
“Você planejou muito bem.” Lei Tie disse.
Os dois saíram com um pacote de estacas finas, e dividiram o grande terreno em blocos. Depois de trabalhar por mais de um shichen, eles estavam completamente encharcados de suor.
Apenas quando o tempo estivesse mais quente, eles poderiam plantar as árvores frutíferas.
Depois do Festival das Lanternas46 no décimo quinto dia do zhengyue, as festividades de Ano Novo terminaram, e o clima estava mais quente. Algumas árvores já apresentavam pequenas gemas, que ainda não haviam se tornado brotos verdes.
Qin Mian e Lei Tie foram à loja. Depois de gerenciar os negócios, eles se concentraram no terreno recém-comprado.
Primeiro, os dois foram à vila contratar bons plantadores de árvores, depois foram ao pomar na vila vizinha comprar árvores frutíferas; não mudas, mas árvores adultas, ou seja, árvores que já tinham produzido frutas antes. Não era fácil que árvores adultas transplantadas sobrevivessem, mas Qin Mian tinha o Espaço em mãos, e estava muito confiante.
Ele comprou vinte pessegueiros doces, dez pessegueiros amarelos47, dez pereiras, seis cerejeiras, seis árvores de jujuba, dez ameixeiras, vinte laranjas doces e duas romãs. As pessoas comuns não estavam dispostas a gastar dinheiro para comprar frutas para comer. Além disso, as pessoas dessa época não conheciam bem as técnicas de cultivo de árvores frutíferas e, portanto, o sabor das frutas era muito comum. Por isso, não havia um grande mercado para frutas, e as árvores frutíferas também eram vendidas a preços baixos. Antes de voltar para a vila, ele passou na cidade, e trocou dez taéis de prata por moedas de cobre no banco, para facilitar o pagamento dos trabalhadores. Um total de dez carroças de jumento e boi carregaram as árvores para a vila. A procissão majestosa atraiu os aldeões e eles vieram assistir.
“Parece que Lei Tie é muito rico. Ele acabou de comprar mais de dez mu de terras e agora comprou muitas árvores frutíferas.” Um aldeão disse, trazendo inveja em seu semblante.
Outro aldeão disse, perplexo: “Fruta não dá dinheiro. Pra quê eles compraram tantas árvores frutíferas? É estranho.”
Um outro aldeão sorriu e disse: “No futuro, não poderemos comprar frutas um pouco mais baratas?”
Ainda um outro disse, agradavelmente surpreso: “Eu já cuidei de árvores frutíferas. Talvez eu possa conseguir trabalho no pomar de Lei Tie.”
…
Qin Mian e Lei Tie estavam muito ocupados para cuidar disso agora, e orientaram os condutores das carroças a transportar as árvores frutíferas até as áreas planejadas. No local, eles contrataram dez entre os aldeões que estavam assistindo para cavar lodo no lago. Esse lodo continha esterco de pato, de ganso e de gado, além de dejetos de peixes e camarões, e era relativamente fértil. Depois que as árvores frutíferas fossem plantadas, Qin Mian poderia usar Água da Nascente Espiritual para melhorar sua qualidade. Ele fez isso para esconder o efeito da Água da Nascente Espiritual. Os fazendeiros da Dinastia Da Xia não sabiam que o lodo podia fertilizar os campos. Ninguém jamais tinha usado lodo antes. Por isso, era vantajoso para Qin Mian.
Para plantar as árvores, Qin Mian contratou Zhang Dashuan, Wu Di, Lei Xiangyi, Lei Xiangli e os dois filhos do Lizheng, um total de seis pessoas. Depois de cavar o buraco para colocar a árvore, eles primeiro colocavam uma camada de lodo no fundo do buraco, e então plantavam a árvore. O pagamento estabelecido para o plantio das árvores era de dez wen por árvore. Este era um salário relativamente alto. Numa média, cada um dos seis poderia plantar quatorze árvores, e ganhar mais de cem wen.
Quando Lei Tie chamou Lei Xiangyi e Lei Xiangli, Lei Xiangren insistiu em seguí-los. Mas quando ele ouviu Qin Mian dizer que o pagamento seria de acordo com o número de árvores plantadas, encontrou um pretexto para escapar.
Qin Mian sentia muito por Lei Xiangyi, Lei Xiangli e Lei Xiangzhi. Se no futuro, eles não se separassem da família, teriam de continuar a sustentar Lei Xiangren, este ‘shaoye48’. Lei Xiangyi olhou para as costas de Lei Xiangren, e seu semblante escureceu. Então, ele olhou para o inexpressivo Lei Xiangli e internamente se decidiu: assim que Lei Xiangli se casasse, ele se separaria de Lei Daqiang. Lei Xiangli e Lei Chuntao ainda não haviam arranjado um casamento porque Lei Daqiang e Du Shi disseram que depois que Lei Xiangzhi passasse no exame e se tornasse um Xiucai, os valores de Lei Xiangli e Lei Chuntao também aumentariam, e eles poderiam arranjar um casamento melhor. Por sorte, não demoraria muito para Lei Xiangzhi participar do exame para se tornar Tongsheng. Lei Xiangyi podia esperar.
Qin Mian e Lei Tie não sujaram suas mãos, apenas serviram chá e água às pessoas que estavam plantando as árvores.
Enquanto cavava, Zhang Dashuan perguntou a Qin Mian, curioso: “Frutas são muito baratas. Vocês podem ganhar dinheiro plantando tantas árvores frutíferas?”
Qin Mian brincou: “Não tem problema se não pudermos ganhar dinheiro, as flores de tantas árvores frutíferas serão muito bonitas.”
Ao lado, Wu Di ouviu, e não conseguiu evitar de revirar os olhos: “Saozi, Zhangge está falando sério.”
“‘Se você quiser ficar rico, plante árvores frutíferas.’ Quando esteve fora, Lei Tie aprendeu a plantar árvores frutíferas, então nós vamos tentar plantar.” Qin Mian mentiu, mas seu semblante se manteve inabalado.
Ao lado de Qin Mian, Lei Tie ergueu a mão e acariciou a orelha dele, mas não disse nada.
Qin Mian estava todo sorridente. E daí se ele confiava na conivência de Lei Tie para com ele?
Zhang Dashuan e os demais riram da rima49 dele, mas não levaram esta frase a sério. Cultivar frutas precisava de dinheiro, e também de conhecimentos. Mesmo que eles estivessem dispostos a seguir o exemplo, não se atreveriam a correr o risco.
Zhang Dashuan e os outros eram agricultores robustos. Com sua grande força, o trabalho foi altamente eficiente. Antes de escurecer, eles terminaram de plantar todas as árvores. Toda árvore plantada tinha a marca de cada um deles, o que a tornou fácil de contar. Qin Mian e Lei Tie distribuíram seus salários na hora, e ainda deram a cada um um saco de tangguozi, para eles levarem para as crianças em casa.
Zhang Dashuan e os outros acharam que ele foi muito atencioso, e todos pensaram ao mesmo tempo que se mais tarde, a família de Lei Tie os contratasse, ainda gostariam de vir.
Alguns aldeões desocupados que estavam assistindo ao lado, ao verem cada um deles carregando um saco pesado de moedas de cobre e um saco de guloseimas, ficaram com muita inveja, e decidiram que no futuro, iriam estreitar relações com Qin Mian e Lei Tie.
Depois que todos se dispersaram, Qin Mian e Lei Tie estavam se preparando para voltarem para casa, quando um homem alto e forte, de rosto bronzeado, veio na direção deles: “Qin xiongdi, Tie xiongdi.”
A memória de Qin Mian era boa, e ele imediatamente se lembrou quem ele era, pois já o havia visto muitas vezes antes, e embora não tenham conversado, trocaram algumas palavras durante o zhengyue: “Você é o fuqin de Xiaohu, Fang dage, correto?”
Fang Wu sorriu e disse: “Correto, Qin Xiongdi tem uma boa memória.”
Qin Mian tinha uma boa impressão de Fang Wu. Quando ele pediu a Xiaohu para cuidar dos grãos de arroz, Fang Wu não proibiu Xiaohu. Ele claramente não tinha aversão ao fato dele e Lei Tie serem casados.
“O que houve?” Perguntou Lei Tie.
Fang Wu disse: “É o seguinte, eu gostaria de perguntar se vocês não precisam de alguém para cuidar do pomar. Meu die ajudou um proprietário de terras a cuidar das árvores frutíferas por vários anos, e tem um pouco de experiência. Agora que ele está velho, eu e meu dage queremos que ele viva com tranquilidade e conforto em casa. Mas ele não consegue ficar ocioso, e fica nos seguindo para cortar lenha. Então eu pensei: já que ele é bom em cuidar de árvores frutíferas, e é mais fácil do que plantar, eu queria pedir este trabalho para ele.”
Lei Tie segurou o ombro de Qin Mian: “Xifu, você decide.”
Qin Mian perguntou a Fang Wu: “Nós realmente precisamos de mão-de-obra, mas qual a idade de daye? Sua saúde está boa?”
Fang Wu disse tranquilamente: “Meu laoyezi tem sessenta e um anos este ano, mas Qin xiongdi pode ficar tranquilo, a saúde dele é perfeita.”
Ao terminar de falar, ele perguntou: “Que tal eu trazê-lo para um passeio amanhã?”
Qin Mian assentiu com um sorriso no rosto: “Tudo bem. De acordo com as palavras de Fang dage, Fang daye realmente atende as nossas necessidades, mas também depende do interesse do laorenjia.
☯
Notas sobre os nomes de personagens:
Fang Wu (方武 fāng wǔ): fang = honesto; wu =marcial, militar
☯
Espaço da Graci:
Aos poucos, a fazenda dos sonhos vai tomando forma. E Qin Mian já deixa Lei Tie acariciar a orelha dele em público sem ter um ataque e querer voltar para dentro do armário! E ainda abusa da gadice do marido, que faz tudo por ele, inclusive cobrir suas mentiras… Ah, amo tanto esses dois!
44 sentar ao norte voltado para o sul (坐北朝南 zuò běicháo nán): é um termo usado para descrever a orientação de uma casa, ou seja, a casa está localizada no lado norte, a parte de trás da casa está voltada para o norte e a porta abre para o lado sul. Já na sociedade primitiva, os ancestrais chineses construíram casas de aldeia voltadas para o sul, e a maioria das casas descobertas pela arqueologia tinha seus portões voltados para o sul. Hoje, quando falamos em sentar ao norte e olhar para o sul, basicamente queremos dizer que os principais cômodos funcionais da casa (como a sala de estar e o quarto principal) estão voltados para o sul, ou que a principal superfície de iluminação da casa fica no lado sul.↩
45 cabaça (葫芦 húlu): Lagenaria siceraria, conhecida como cabaça quando seca, ou abóbora-d’água. Essa espécie tem o formato de uma garrafa bojuda, com um estreitamento quase no meio, um pouco para cima. A casca seca é usada como garrafa, podendo se amarrar uma corda na ‘cintura’ estreita.↩
46 Festival das Lanternas (元宵节 yuánxiāo jié): O Festival das Lanternas é um dos festivais tradicionais da China, que acontece no 15º dia do primeiro mês lunar. O Festival das Lanternas inclui principalmente uma série de atividades folclóricas tradicionais, como ver lanternas, comer 汤圆 tāngyuán (bolinhos de arroz glutinoso), adivinhar enigmas de lanternas e soltar fogos de artifício. Além disso, muitos Festivais das Lanternas locais também adicionaram apresentações folclóricas tradicionais.↩
47 Pessegueiro doce (水蜜桃 shuǐ mì táo, Prunus persica) é o pessegueiro comum, e o pessegueiro amarelo (黄桃树 huáng táo shù) é uma variedade com polpa e casca bem amarela. Os dois têm sabores e usos culinários diferentes.↩
48 shaoye (少爷 shàoyé): é a forma como servos chamam o filho do chefe de uma casa ou um mestre ainda jovem. Assim como gongzi, também pode ser traduzido como ‘jovem mestre’, mas aqui o sentido é mais de ‘o jovem mestre da casa’, o ‘chefinho da casa’. Usar shaoye denota a condição de ‘servidão’ dos irmãos mais novos de Lei Xiangren em relação a ele.↩
49 rima: o termo usado, 顺口溜 shùnkǒuliū, descreve um jingle, uma modalidade de rima popular cantada, muito usada por vendedores para exaltar suas mercadorias. A frase cantarolada por Qin Mian foi ‘要想富,种果树 Yào xiǎng fù, zhǒng guǒshù’, rimado, fácil de decorar e de grudar no ouvido. ↩
⋘ anterior ☯ índice ☯ próximo ⋙
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~