sábado, 28 de janeiro de 2023

[Novel] Transmigração de Mian - Capítulo 056

 




Capítulo 56 - Entregando Jiaozi

 

 

“Agora de manhã, vamos comer qualquer coisa, mas ao meio dia, vamos fazer jiaozi442 para comer.” Qin Mian estava empolgado. Hoje seria a primeira vez que ele comeria jiaozi após transmigrar.

 

“Jiaozi?” Lei Tie olhou para ele, curioso.

 

Qin Mian ficou surpreso. Seria possível que nesse espaço-tempo não houvessem delícias como jiaozi?

 

“Você vai descobrir logo logo.”

 

“Certo.” Lei Tie assentiu, e abandonou os planos de ir para a montanha. O dongzhi era o primeiro festival dele e de xifu juntos, e deveria ser comemorado.

 

Qin Mian usou os ingredientes processados por Lei Tie para fazer uma panela de huimian443, e depois do café da manhã, pediu para Lei Tie sovar a massa, enquanto ele preparava o recheio do jiaozi. Ele se lembrou que sua waipo gostava de fazer o recheio de jiaozi de carne de porco frita por imersão e decai444. O decai era delicioso e macio, e a carne de porco saborosa. Quando misturados, tinham sabor e textura excelentes.

 

Atualmente, fazer jiaozi era muito complicado. Qin Mian misturou água e farinha até formar um líquido, adicionou oito ovos, e depois de misturar bem, colocou em uma frigideira funda para formar omeletes finos. Depois, picou bem os omeletes, até formar pedaços bem pequenos. Ele também cortou a carne de porco até formar pedaços muito pequenos. Não havia decai, e ele substituiu por qingcai, também cortado em pedaços pequenos. Ele juntou tudo na wok, fritou com cebolinha e gengibre até ficar meio cozido, e adicionou sal. Depois de misturar bem, o recheio aromático de jiaozi estava pronto.

 

Depois que a massa estava pronta, Qin Mian puxou uma porção, enrolou em um tubo, e usou uma faca para cortar em pequenas porções. Em seguida usou um rolo para abrir a massa bem fina, e fazer o invólucro do jiaozi.

 

Depois de aprender como fazer, Lei Tie ficou encarregado de abrir os invólucros de jiaozi. Qin Mian sentou ao lado do fogão para se aquecer enquanto embrulhava os jiaozi. Ele colocava o invólucro do jiaozi no oco da palma da mão esquerda, usava uma colher pequena para colocar o recheio no meio, dobrava o invólucro do jiaozi e apertava com força. Em alguns segundos, um jiaozi era embrulhado e colocado em uma peneira grande e limpa.

 

Depois que Lei Tie abria muito rapidamente mais de uma dúzia de invólucros de jiaozi, Qin Mian os recheava. Quando os invólucros acabavam, ele voltava a abrir… dessa forma, depois de meio shichen, perto de duzentos jiaozi brancos e gordos encheram a peneira inteira.

 

“Acenda o fogo para cozinhar os jiaozi.” Qin Mian instruiu.

 

Lei Tie acendeu o fogo, colocou água na wok e tampou.

 

“Quantos você come?” Qin Mian perguntou. Era impossível que duas pessoas comessem mais de uma centena de jiaozi em uma refeição.

 

Lei Tie olhou para os jiaozi, e disse sem hesitar: “Cinquenta.”

 

Qin Mian duvidou um pouco: “Você pode acabar com eles?”

 

Lei Tie abriu a boca: “Você fez eles pequenos.”

 

Qin Mian tinha olhos bons, e percebeu que as bases das orelhas dele estavam um pouco vermelhas. Não conseguiu evitar de abafar uma risada: “Por que você está envergonhado? Não vou odiar você por você comer demais. Eu posso te sustentar. Fique tranquilo, fique tranquilo.”

 

Lei Tie assentiu.

 

Ele estava tão sério, que Qin Mian se sentiu desconfortável. Quando a água ferveu, ele pegou os jiaozi para colocar na wok, e não conseguiu evitar de rir: “Cof. Primeiro eu vou cozinhar uma panela para nós dois comermos. Depois, eu vou cozinhar uma panela para levar para a velha casa e para a casa de Jiang daye. Quando separamos a família, Jiang daye nos deu ovos, e eu ainda não retribuí a gentileza. Hoje temos a oportunidade.”

 

Lei Tie balançou a cabeça em concordância.

 

Depois que os jiaozi saíram da panela, Qin Mian comeu trinta e cinco. Era delicioso, e se não estivesse com a barriga realmente cheia, ele ainda comeria mais alguns. Com muita facilidade, Lei Tie despachou cinquenta jiaozi, e ainda adicionou mais cinco.

 

Qin Mian tirou um a um os jiaozi da segunda panela, e os colocou em duas tigelas, guardando em uma caixa de comida.

 

“Você vai ou não vai?” Qin Mian perguntou.

 

“Vamos juntos.”

 

Lei Tie pegou o cachecol cinza prateado que estava no encosto da cadeira e enrolou no pescoço dele, saiu atrás dele, e trancou a porta.

 

Todas as casas por onde eles passavam estavam cercadas pelo aroma de carne, de yuxiang445 e óleo, que os acompanhou por todo o caminho. Quase não se viam pessoas na rua, e nenhuma das crianças que gostavam de correr por aí foi vista. Dentro das casas, havia comida deliciosa, então as crianças não queriam sair.

 

“Em que casa vamos primeiro?” Lei Tie perguntou quando estavam prestes a chegar.

 

Qin Mian deu um sorriso cheio de segundas intenções: “Como filhos exemplares que somos, é claro que vamos primeiro à casa dos nossos pais.”

 

Ao entrar pelo portão da velha casa, eles viram que todos estavam no salão principal, sentados em volta da mesa. Parecia que o almoço estava prestes a ser servido. Lei Xiangren e os demais não foram vender sopa hoje. Lei Xiangzhi tinha tirado uma folga, e também estava em casa. Uma grande família conversando e rindo, uma cena muito animada.

 

Qin Mian disse em voz alta: “Die, niang, nós viemos. Vocês estão prestes a comer?”

 

Lei Xiangyi, Lei Xiangli, Lei Xiangzhi e Lei Chuntao tomaram a iniciativa de levantar para cumprimentá-los.

 

“Dage, dasao.”

 

Hoje, as maneiras de Lei Daqiang estavam excepcionalmente boas, e ele assentiu, sorrindo: “Laoda e laoda xifu, vocês vieram.”

 

Com o rosto inexpressivo, Lei Tie abaixou a cabeça para saudá-los.

 

Du Shi olhou indiferente para ele e Qin Mian, e não se levantou: “Eu não sabia que vocês viriam, a comida não é suficiente.”

 

Qin Mian olhou deliberadamente para os pratos na mesa. “Com tantos pratos, adicionar dois pares de kuaizi não seria um problema.”

 

O semblante de Du Shi mudou.

 

Zhao Shi interrompeu: “O que dage está carregando?”

 

Com um sorriso no rosto, Qin Mian olhou para Du Shi: “Nós comemos antes de vir. Eu só estava brincando com niang. Nós trouxemos algo de comer. Por favor, ersao, vá buscar uma travessa ou prato vazio.”

 

“Ai!” Quando ouviu que havia comida, Zhao Shi agiu muito rápido, e foi buscar uma travessa.

 

Qin Mian tirou os jiaozi da caixa de comida e os despejou na travessa.

 

“Dasao, o que é isso?” Qian Shi perguntou, curiosa.

 

Qin Mian colocou a tigela vazia de volta na caixa de comida: “É um tipo de comida feito com farinha. É parecido com baozi de carne, tem carne moída no recheio.”

 

Zhao Shi observou atentamente a caixa de comida, e com um sorriso lisonjeiro, disse: “Vejo que parece que há mais uma tigela?”

 

Quando Du Shi ouviu, encarou Qin Mian, mostrando em seu olhar que era aconselhável que ele tirasse a outra tigela também.

 

Qin Mian ainda não tinha falado nada, mas Lei Xiangren não podia mais esperar: “É de carne moída? Dê primeiro para die experimentar.” Ao dizer isso, ele pegou a travessa de jiaozi e trouxe para a mesa dos homens, aproveitando para pegar um e levar até a boca, dar uma mordida e mastigar avidamente: “En, é muito bom.”

 

Qin Mian disse vagarosamente: “Esta outra tigela eu ainda vou dar para o seu vizinho Jiang daye. Quando nós separamos a família, Jiang daye nos deu uma cesta de ovos. Pode-se dizer que foi uma ajuda vinda em boa hora. Er dimei, você não acha que eu e seu dage temos que retribuir esse favor?”

 

“En, então é isso, ah.” Zhao Shi ficou desapontada.

 

Du Shi franziu as sobrancelhas e disse: “Você não convidou eles para o Aquecimento de sua casa? Estes bolinhos não precisam ser entregues, correto?”

 

Lei Daqiang a interrompeu e disse: “Laoda e laoda xifu estão fazendo a coisa certa.”

 

Qin Mian deu um sorriso gentil: “Die, há um tempo atrás, estivemos ocupados, e não demos ‘parabéns’ a você446.” Ele estava fazendo de propósito, para deixar Du Shi desconfortável.

 

O semblante de Du Shi imediatamente escureceu como carvão, e seu peito ondulou rapidamente.

 

Lei Daqiang sorriu, um pouco envergonhado, mas ao pensar em Wei guniang, seus olhos transbordaram de alegria. “Vocês querem comer um pouco conosco?”

 

Lei Xiangren e Lei Xiangyi comeram vários jiaozi um após o outro. Zhao Shi disse, em tom urgente: “Este prato tem muito. Niang, divida.”

 

Lei Xiangli e Lei Xiangzhi olharam para ela com um semblante sério.

 

Qin Mian riu na manga e se levantou: “Die, niang, bom apetite. Nós vamos ver Jiang daye.”

 

Eles foram até a porta ao lado e tocaram o sino do portão do pátio. Quem veio abrir foi um rapaz de dezessete ou dezoito anos, que inclinou a cabeça ao olhar para Qin Mian e Lei Tie.

 

“Quem vocês estão procurando?”

 

“Jiang daye está em casa?” Qin Mian ergueu a voz e perguntou.

 

“Quem é?” Jiang daye veio de dentro da casa, e sorriu ao ver Qin Mian: “São vocês, ah. Entrem e se sentem.”

 

Erzi e erxi447 de Jiang daye esticaram a cabeça para fora da casa para olhar, mas não saíram. Dava para ver claramente que eles não eram bem vindos.

 

Discretamente, Qin Mian não entrou, apenas tirou os jiaozi: “Jiang daye, nós ainda temos coisas a fazer, por isso não vamos entrar. Não tivemos a oportunidade de agradecer pelos ovos que você448 nos deu. Esta é a comida que nós mesmos fizemos, nosso pequeno gesto de apreço. Não é proporcional ao nosso respeito.”

 

“Somos todos da mesma vila, precisa mesmo ser tão formal?” Jiang daye estava um pouco surpreso, e sorriu imediatamente. Seu semblante se tornou mais amável: “Não é fácil para dois homens grandes viverem juntos. Fiquem com a comida para vocês.”

 

Qin Mian disse: “Jiang daye não precisa ser formal. Nós fizemos muitos, e estes foram feitos especialmente para dar a você. Se não aceitar, eles vão esfriar.”

 

“Então tudo bem.” Ao ver a insistência dele, ele não teve escolha senão pegar a tigela e levar para a cozinha. Após um momento, ele voltou com a tigela vazia, e duas acelgas gordas e robustas.

 

“Ontem eu passei pela horta de vocês, e vi que as hortaliças ainda não cresceram. Podem levar essas duas acelgas para comer. Não é nada, não recusem.”

 

“Obrigado, Jiang daye.” Qin Mian percebeu a boa vontade dele, e aceitou de bom grado.

 

Lei Tie também disse: “Muito obrigado.”

 

Após ficar observando por um tempo a silhueta dos dois indo embora, Jiang daye voltou para dentro de casa.

 

“Die, por que você está tão próximo deles?” Jiang Dayou, erzi de Jiang daye, perguntou baixinho, em tom reprovador.

 

A xifu dele parou ao lado, e mesmo sem dizer nada, também expressava reprovação em seu semblante.

 

Jiang daye se sentou na mesa de jantar, e deu uma olhada em sua laoban449, pescou alguns amendoins e os colocou na boca, mastigando lentamente: “Por que você não pergunta à sua niang?”

 

Jiang nainai450 deu uma risada gentil, e veio para o salão central com seu precioso sunzi no colo: “Dayou, eu te pergunto, Lei Tie e seu xifu mataram alguém ou causaram algum incêndio451?”

 

Jiang Dayou balançou a cabeça.

 

“Eles enganaram alguém?”

 

Jiang Dayou disse: “Também não.”

 

“Então, é isso.” Jiang nainai disse em tom gentil: “Quando eles separaram a família, seu die apenas deu a eles alguns ovos, e eles se lembram disso até hoje. Claramente são pessoas gratas. Naquela ocasião, eles saíram sem levar praticamente nada, e agora eles puderam abrir uma loja na cidade. Dizem que eles ganham muito dinheiro todos os dias. Além disso, a ideia dos irmãos vizinhos de vender sopa no rio Liuqu também foi dada a eles pelo xifu de Lei Tie. Podemos ver claramente que são pessoas capazes.”

 

Jiang Dayou ficou pensativo.

 

“Certo, vamos comer.” Jiang daye riu: “Você não gosta de se relacionar com a família deles, e a família deles não necessariamente gosta de se relacionar com você.”

 

Jiang Dayou ficou frustrado. Era mesmo necessário menosprezar seu próprio erzi?

 

Quando Qin Mian e Lei Tie entraram em sua rua, eles viram Zhang Dashuan parado na porta da casa deles, com um prato na mão. O prato cobria uma tigela.

 

Os dois aceleraram o passo.

 

“Zhangge.”

 

“Onde vocês dois estavam?” Zhang Dashuan sorriu e disse: “Estou esperando há algum tempo. Vocês já almoçaram? Não é feriado hoje? Sua saozi fez ensopado de carne com acelga, e pediu para eu trazer uma tigela para vocês. Ainda está quente.

 

Qin Mian abriu a porta e o convidou a entrar: “Nós já comemos. Tínhamos ido fazer uma visita à velha casa. Você e saozi são muito atenciosos.”

 

Zhang Dashuan disse: “Isso não é nada. Nós ainda não agradecemos por você me dar o trabalho de fazer as varetas de bambu. Esses dias eu ganhei muito dinheiro, o suficiente para celebrar bem o ano novo.”

 

“Zhangge nos ajuda com muito mais frequência.” Lei Tie disse.

 

Zhang Dashuan riu, e entregou o prato para Qin Mian: “Certo, certo. Eu não disse? Nossas famílias cuidam uma da outra. Pegue. Terá um sabor melhor se for reaquecido hoje à noite.”

 

Qin Mian recebeu o prato e foi para a cozinha, dizendo para Lei Tie: “Faça companhia a Zhangge.”

 

“Vocês foram lá.” O sorriso de Zhang Dashuan era um pouco vago, quando ele disse a Lei Tie: “Dentro de alguns dias, a segunda furen de Lei Dashu irá se juntar à família.”

 

“Este é um assunto dele.” A expressão de Lei Tie era de indiferença.

 

Zhang Dashuan não comentou. Lei Daqiang era o primeiro a tomar uma pingqi na vila Qingshan, talvez na cidade Liushui toda. Ele e sua xifu ainda se preocupavam sobre que presente dar.

 

Como ele ainda não havia almoçado, ele se sentou apenas por um momento antes de se despedir, voltando para casa com uma tigela de jiaozi crus.

 

 

 

 

 

 

 

 

Espaço da Graci:

 

Eu fiquei com muita vontade de comer os jiaozi de Qin Mian. E gente, olha isso… os vizinhos e amigos tratam eles melhor que a própria família. Como pode uma coisa dessas?

 

Jiang daye, Zhang Dashuan, ambos se preocupam com os dois. Jiang daye retribuiu os jiaozi, Zhang Dashuan veio trazer comida “de festival” para eles. Enquanto isso a própria família nem pra agradecer!

 

 

 



442 jiaozi (饺子 iiǎozi): bolinhos de massa recheados que podem ser cozidos ou fritos. Apesar da origem chinesa, são mais conhecidos no Brasil pelo seu nome japonês, guioza
443 huimian (烩面 huì miàn): literalmente, macarrão refogado, é uma sopa de macarrão largo com carne e legumes
444 decai (地菜 de cài): Capsella bursa - pastoris, conhecida na europa como bolsa-de-pastor, uma erva usada tradicionalmente como alimento na China, é vista como erva-daninha em outros lugares.
445 yuxiang (鱼香 yú xiāng): literalmente, fragrância de peixe, é um tempero ou molho base em muitos pratos da culinária chinesa, à base de pimenta vermelha, cebola, gengibre, alho, açúcar, sal, molho de soja e outros condimentos. Apesar do nome, não vai peixe nesse tempero.
446 você: é usada a forma cortês, nín 您
447 erxi (儿媳 érxí): nora; o mesmo que erxifu (nota 267, cap. 35)
448 você: nessa cena, as pessoas usam a forma cortês, nín 您 , para se dirigir a Jiang daye
449 laoban (老伴 lǎobàn): marido ou esposa em um casal de idosos, literalmente ‘velha companhia’. É um termo de gênero neutro, e se traduzido em linguagem neutra, a melhor escolha seria ‘velhe parceire’. Não confunda com 老板 lǎobǎn, que é chefe, proprietário de um negócio.
450 nainai (奶奶 nǎinai): a palavra significa vovó, mas também é usada como um título respeitoso para a dona de uma casa
451 matar alguém e causar incêndio: é uma expressão idiomática, 杀人放火 shārén fànghuǒ, que carrega o significado implícito de cometer estupro, por ser a forma que os soldados de exércitos vencedores agiam com o povo conquistado.

 

anterioríndicepróximo

 

2 comentários:

  1. Eu também tenho o mesmo pensamento que a xifu de Jiang Daye, já me questionaram por ter certas amizades, inclusive com pessoas lgbt, eu sempre digo "ele/ela nunca matou, feriu, ameaçou, foi desrespeitoso, enganou, roubou, ou foi mau comigo. Então porque eu ficaria incomodada com essas pessoas? Tem gente que fez coisas mil vezes piores comigo e nem por isso rejeito eles, apesar de achar desagradável, e aqueles que passaram dos limites do que considero tolerante eu prefiro me manter o mais longe possível". A maioria das pessoas ao meu redor são aquelas que me machucaram, depois de dizer isso eles geralmente mudam de assunto (risos).
    Qin Mian tem a paciência dos deuses, eu geralmente em relação aos parentes, exceto minha tia e sua família, o resto eu quero longe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero distância dos meus parentes. Pois é, as pessoas encontram desculpas para serem preconceituosos com LGBT+. Não que todo LGBT+ seja uma pessoa boa, mas a maioria já passou tanto perrengue que tem EMPATIA PELO OUTRO, coisa que pouco hetero branco cis aprende a ter.

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~