sábado, 7 de janeiro de 2023

[Novel] Transmigração de Mian - Capítulo 044

 




 

Capítulo 44 - Vindo à porta

 

 

Nos últimos dias, para que Lei Tie tivesse o que comer a qualquer hora que voltasse, todo dia ao cozinhar Qin Mian fazia um pouco de arroz a mais. À noite, o arroz que tinha sobrado era transformado em arroz frito. Ele bateu dois ovos até ficarem líquidos, pegou cenoura e qingcai329, cortou a cenoura em cubos e picou o qingcai, e fez um delicioso arroz frito. Ao mesmo tempo, no fogão à carvão, ele fez uma deliciosa sopa picante e azeda330.

 

Lei Tie terminou o banho, colocou roupas limpas, e foi para a cozinha. Ele viu que xifu estava colocando o arroz bem frito na mesa de jantar, se virando e levando a caçarola até o fogão, e então o seguiu.

 

“É o suficiente?” Qin Mian perguntou. A pilha alta de arroz na travessa era apetitosa. Como adorava culinária, Qin Mian tinha paixão por utensílios de cozinha, e tinha todo tipo de louça de jantar, de todos os tamanhos. A travessa onde ele tinha colocado o arroz frito era muito grande. 

 

“É.” Lei Tie foi até a cozinha e trouxe quatro tigelas, duas de arroz, duas de sopa: “Coma um pouco você também.”

 

Qin Mian realmente estava com um pouco de fome, e pegou uma tigela de arroz.

 

“É o suficiente?” Lei Tie se sentou ao lado dele e perguntou. Ao ver xifu assentir, ele trouxe a travessa de arroz para sua frente, e começou a comer em silêncio.

 

Dava para ver que ele estava realmente faminto. Mesmo que seus movimentos não perdessem a graça de outrora, eram um pouco apressados. Os lábios de Qin Mian se ergueram em um sorriso leve, e ele disse casualmente: “Você não está competindo com ninguém.” Ao dizer isso, ele pegou uma tigela de sopa, colocou sopa nela, e colocou na mão esquerda de Lei Tie.

 

“Faz um dia que eu não como nada.” Lei Tie disse brevemente, e após beber um gole de sopa, continuou a comer.

 

Qin Mian não disse mais nada. Também abaixou a cabeça e começou a comer. Depois de terminar a tigela de arroz, ele bebeu meia tigela de sopa e soltou os kuaizi. Ficou vendo Lei Tie comer.

 

Lei Tie bebeu o resto da sopa que ele tinha deixado. 

 

Qin Mian perguntou, incerto: “Você está satisfeito? Se não estiver, eu vou fazer algumas jianbing.”

 

“Estou satisfeito.” Lei Tie se levantou para recolher as tigelas.

 

Qin Mian o parou: “Lave amanhã.”

 

Lei Tie se surpreendeu. Ele sempre soube que seu jovem xifu amava limpeza, especialmente na cozinha, e quando usavam tigelas, absolutamente não permitia que fossem deixadas para lavar no dia seguinte. Esta foi a primeira vez.

 

Um brilho gentil passou por seus olhos negros, ele concordou, deixou as tigelas e kuaizi sobre o fogão e saiu.

 

Os dois lavaram a boca, e voltaram juntos para o quarto.

 

Qin Mian colocou a nota de prata no baú de dinheiro e trancou bem, guardou a chave e se arrastou para a cama.

 

Lei Tie apagou a lamparina, o abraçou e o puxou para junto de seu peito. Qin Mian não se sentiu estranho, ajustou confortavelmente a postura, tomando cuidado para evitar a ferida no corpo do homem, e aproveitou a temperatura corporal do outro, muito maior que a sua, confirmando mais uma vez que esse homem era o melhor aquecedor de inverno. 

 

“Como foram esses dias?” Mesmo na escuridão, Lei Tie ainda conseguia tocar o rosto de xifu e acariciá-lo.

 

Ao pensar em Lei Daqiang, Qin Mian hesitou um pouco antes de falar. Ele poderia arriscar dizer que no dia seguinte Lei Daqiang certamente viria à sua porta.

 

“Fiquei vários dias sem nenhuma notícia sua, e ainda estava chovendo. Eu corri até o sopé da montanha e xinguei você, seu die me repreendeu, e então eu respondi ele com um ‘cuide da porra da sua vida’.” Qin Mian falou muito calmamente, mas estava apreensivo, afinal, Lei Daqiang era die de Lei Tie. Ele emendou rapidamente: “Não havia outras pessoas por perto.”

 

“Não importa.” Lei Tie disse, indiferente: “Tolerá-lo superficialmente já é suficiente.”

 

Qin Mian não gostou da atmosfera solitária repentina, virou o corpo, e disse em voz alta: “Estou cansado. Durma, durma.”

 

Lei Tie afrouxou os braços, e depois o abraçou ainda mais forte, e também fechou os olhos.

 

No dia seguinte, finalmente o tempo estava firme, e a brisa fria soprava gentilmente o clima de outono claro e refrescante. Mesmo que os crisântemos no pátio tivessem sido atingidos pela chuva de outono, pareciam mais vigorosos com as gotas de água penduradas. Algumas flores novas recém desabrochadas eram maiores e tinham o aroma mais concentrado. O solo do pátio estava exposto e encharcado, e ao pisar nele se formava lama. Antes não havia dinheiro, e não puderam gastar no pátio. Agora Lei Tie havia conseguido quinhentos taéis, e ele estava mais confiante em gastar para arrumar o pátio.

 

“Lei Tie, onde você está?” Qin Mian viu o portão do pátio totalmente aberto, e gritou. Sabia que era improvável que ele tivesse ido longe. 

 

A voz de Lei Tie veio do lado de fora do muro: “Aqui.”

 

Qin Mian voltou para a cozinha, e viu que as tigelas e kuaizi da noite anterior tinham sido lavados, e o fogão também estava em ordem, muito limpo. 

 

Depois de preparar o café da manhã, haviam duas árvores de osmanthus novas no pátio, de floração exuberante e aroma intenso.

 

Qin Mian se aproximou, agradavelmente surpreso: “De onde você escavou isso?”

 

“Do sopé da montanha.” Lei Tie tinha visto os crisântemos no pátio e intuiu que ele não gostava do pátio vazio.

 

“Plante depois de comer.”

 

Lei Tie lavou as mãos, e se sentou à mesa. Sobre a mesa, estavam duas tigelas de chaomian331 e duas tigelas de sopa. Os dois comiam muito, e as tigelas de ambos eram muito grandes, mas a tigela de Lei Tie era maior que a de Qin Mian.

 

Lei Tie suspirava internamente por xifu ter uma ótima culinária. Do momento em que os dois foram morar juntos até agora, o café da manhã não se repetia em cinco dias. O chaomian de hoje tinha o tom dourado dos ovos que foram adicionados, o vermelho da pimenta em tiras e o verde-esmeralda das folhas de qingcai, muito apetitoso.

 

Apesar de estar muito pensativo, seu rosto ficou o tempo todo inexpressivo.

 

Mas Qin Mian ainda podia ver em seu olhar que ele estava gostando muito do café da manhã de hoje, e disse internamente: Seu puto332, agradeça aos seus ancestrais queimando pilhas de incenso, por ter se ‘casado’ com esse jovem senhor.

 

“A estrada está cheia de lama, é ruim ir para a cidade. Melhor esperar até que o chão seque. O que você acha de ir até a margem do rio pegar algumas pedras para pavimentar o pátio, pelo menos para fazer um caminho para a gente andar?” 

 

“En.”

 

“Plante as árvores de osmanthus perto dos crisântemos. Deixe algum espaço para plantar árvores frutíferas.” Qin Mian olhou para o pátio, ainda o achando um pouco pequeno. Na outra vida, enquanto ele viveu na cidade, também não gostava da falta de espaço. Certo, ele teria de esperar até ganhar muito dinheiro para poder expandi-lo.

 

“Arvores frutíferas. Depois eu vou até a montanha procurar. Coma logo.” Lei Tie bateu com os kuaizi na borda da tigela dele.

 

Os dois ainda estavam comendo, quando duas pessoas se aproximaram do lado de fora. Um homem e uma mulher, que ainda não haviam chegado aos trinta anos, ambos com sorrisos no rosto.

 

Qin Mian reconheceu a furen, era a mesma que tinha espiado pelo muro quando ele veio ver o terreno. Eles eram seus vizinhos, e o homem se chamava Zhou Erhao.

 

“Lei Tie, Lei Tie jiade, vocês estão comendo.” O sorriso da esposa de Erhao parecia forçado, com linhas profundas nos cantos de seus olhos. 

 

Qin Mian e Lei Tie se levantaram para convidar os dois para entrar e se sentar. O motivo da vinda deles não estava claro. 

 

“Hehe, desculpe o incômodo.” Zhou Erhao colocou as duas mãos dentro das mangas, e com o seu par de olhos triangulares, varreu todo o local. Sua visão recaiu sobre a mesa de jantar, e o chaomian brilhante. Secretamente, ele ficou com água na boca. Ele tinha ouvido falar que a família de Lei Tie era muito generosa com os convidados, mas quando Lei Tie estava construindo a casa, ele foi detido por assuntos da família de seu yuezhang333. No Aquecimento da casa de Lei Tie, ele também foi dragado por assuntos de seu dajiuzi334. Zhou Erhao lamentava muito por não ter comido a comida do jiade dele. Ontem à noite, ele ouviu o som que vinha da casa de seu vizinho, e sabia que a sua oportunidade tinha chegado. Hoje, sua xifu o apressou, e veio atrás dele. O café da manhã das pessoas da vila era basicamente mingau de arroz, wotou, e xiancai335, mas os dias na casa de Lei Tie são realmente prósperos. Este chaomian não apenas estava repleto de ovos, também tinha bastante óleo, o que o deixava com um aroma delicioso. 

 

Intuitivamente, Qin Mian não gostou desses dois. Ele fez um sinal para Lei Tie, e abaixou a cabeça para comer seu macarrão. Ele não podia sempre tomar a iniciativa de resolver todos os problemas. 

 

“Algum problema?” Lei Tie estava desconfiado.

 

A esposa de Erhao prontamente acenou com a mão: “Não é nada, não é nada. Ontem à meia noite, eu ouvi algo que parecia que vocês dois estavam discutindo. Eu e meu dangjiade336 viemos ver se vocês não estavam precisando de nossa ajuda. Afinal, nossas famílias são vizinhas, não façam cerimônia em pedir a nossa ajuda.”

 

“Muito obrigado.” Lei Tie assentiu, com um tom de voz monótono.

 

“Vejo que a mobília de vocês é muito imponente.” Zhou Erhao sentiu o sofá com a mão. Seus olhos cobiçosos pareciam olhar para uma mulher bonita. “Certamente não foi barato, né? Na nossa vila, só a família de vocês tem esse tipo de coisa.”

 

Lei Tie franziu as sobrancelhas, também se sentou e voltou a comer seu macarrão.

 

Por debaixo da mesa, Qin Mian chutou a perna de Lei Tie. “Muito obrigado pela preocupação, saozi, mas não há nada de errado entre mim e Lei Tie. Sentem onde quiserem. O tempo está frio, e a comida esfria muito rápido. Por favor esperem até terminarmos a refeição, para que sentemos com vocês.”

 

Ele e Lei Tie se entreolharam, e num entendimento tácito, desaceleraram, terminando de comer o chaomian sem pressa, e depois bebendo a sopa muito lentamente.

 

Zhou Erhao e sua xifu ficaram sentados por um tempo, entediados, e finalmente perceberam que não eram bem-vindos. Com um sorriso forçado no rosto eles se levantaram, disseram algumas palavras para se despedir, e foram embora.

 

Qin Mian cutucou Lei Tie com o cotovelo: “Esses dois não parecem ser boas pessoas. Tenha muito cuidado com eles.”

 

Lei Tie olhou para ele, mas o significado de seu olhar não ficou claro. Terminou de beber a tigela de sopa em um só gole, e ficou esperando pacientemente ele terminar de beber, só então tomando a iniciativa de recolher as tigelas.

 

“O almoço vai ser malatang, ou talvez huoguo?”

 

Ele ainda se lembrava. Qin Mian olhou de soslaio para ele. “Vai.”

 

Depois de esperar ele lavar a louça, os dois foram plantar as árvores de osmanthus, calçaram sapatos velhos, e foram para o leito do rio pegar pedras. 

 

O rio Baishui337 era uma das principais fontes de água da Vila Qingshan. Ficava a oeste da vila e fluía de norte para o sul. Esse rio era usado pelos aldeões para irrigar os campos de arroz e a lavoura, lavar as roupas, pescar por lazer e assim por diante, essencial para todos aqui. 

 

Ao lado da laje de calcário338 da margem do rio, duas furen lavavam roupa enquanto conversavam. Inesperadamente, as duas eram Zhou Cuihua e Fang Hongliu. Ao verem Qin Mian e Lei Tie se aproximando, elas sorriram gentilmente. 

 

Qin Mian ficou um pouco surpreso, e sorriu de volta. Não importava o motivo dessas duas terem mudado de atitude, isso era uma coisa boa. 

 

A margem do rio tinha muitas pedras de todos os tamanhos, erodidas ao longo dos anos pela água da chuva, relativamente arredondadas. Os seixos339 eram abundantes, e em pouco tempo os dois encheram metade da cesta. 

 

“Laoda, você está aqui.” Uma voz perversa surgiu atrás deles.

 

Qin Mian parou o que estava fazendo, e imediatamente recuou para trás de Lei Tie.

 

Lei Tie se endireitou: “Die.”

 

Lei Daqiang bufou friamente, e se aproximou a passos largos, gritando com a voz rouca: “Então você ainda sabe que eu sou o seu die! Você sabe como seu xifu me tratou?”

 

A expressão de Lei Tie não mudou. Ele levantou a mão direita, e o seixo em sua mão caiu com precisão dentro do cesto distante. 

 

 

 

 

 

Notas sobre os nomes dos personagens:


Zhou Erhao 周二好 Zhōu èr hǎo: zhou = circular; er = número 2; hao = bem, bom 

 

 

 

 

 

 

Espaço da Graci:


Como o diálogo é importante, não é? Mesmo tendo ficado emputecido, ao entender os motivos de Lei Tie, Qin Mian deixou totalmente para lá. E ainda bem que eram mesmo só arranhões superficiais e Lei Tie está bem! 

 

E esses vizinhos fofoqueiros e enxeridos, ein? Ninguém merece essa desgraça, não apareceram para ajudar, não deram presente no Aquecimento, e agora querem pagar de bons. Ainda bem que Qin Mian tem faro pra gente ruim. 

 

Agora as fofoqueiras tratam eles bem. Será que foi o resultado daquela ameaça velada com a faca, ou elas também mudaram de opinião após a construção da casa e o Aquecimento, ao verem que os dois são pessoas boas? 

 



329 qingcai (青菜 qīngcài): Brassica rapa var. chinensis, repolho chinês, também conhecido nos países de língua inglesa como bok choi ou pak choi
330 sopa picante e azeda (酸辣汤 suān là tāng): é uma sopa normalmente feita à base de carne, botões do lírio Hemerocallis, fungo orelha de pau preto, brotos de bambu e tofu, mas esses ingredientes podem mudar.O importante é que o caldo seja picante, com pimenta do reino, e azedo, com vinagre de arroz escuro.
331 chaomian (炒面 chǎomiàn): macarrão frito. Existem várias receitas com ingredientes diversos, dependendo da localidade, normalmente frito com carne de porco, legumes e ovos mexidos. Lembra um pouco o jeito de fazer yakisoba, mas o macarrão usado é próprio para a receita e não há um molho engrossado.
332 seu puto (你丫的 nǐ yā de): essa expressão é um palavrão na região de Pequim, mas assim como em certas regiões do Brasil, pode ser usada com amigos a que se tem apreço de uma forma agressivamente carinhosa.
333 yuezhang (岳丈 yuèzhàng): sogro, pai da esposa
334 dajiuzi (大舅子 dàjiùzi): irmão mais velho da esposa.
335 xiancai (咸菜 xiáncài): literalmente, verduras em conserva; esse tipo de conserva é normalmente feito com folhas de mostarda, repolho, rabanete, etc. Como não havia geladeira, e não havia tecnologia para produzir vegetais fora de época, era uma forma de comer folhas verdes no inverno.
336 dangjiade (當家的 dāngjiāde): chefe de família; uma das formas comuns de uma esposa se referir ao seu marido
337 rio Baishui (白水河 Báishuǐ hé): literalmente, rio de águas puras / brancas
338 calcário (青石 qīngshí): literalmente, pedra azulada, é um tipo relativamente comum de rocha, azul-acinzentado, e seu principal componente é o carbonato de cálcio. Pode ser processado em pedra britada e pode ser amplamente utilizado na construção. Também chamado de calcário dolomítico.
339 seixo (鹅暖石 é nuǎn shí): literalmente, pedra de ganso quente, nome dado aos chineses para as pedras arredondadas pela erosão das águas.

 
anterioríndicepróximo

2 comentários:

  1. Essas pessoas são que nem meus pais parentes, só vem pra atrapalhar, não ajuda em nada e ainda se acha no direito de ficar na casa. Dai-me paciência com esse povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que parentes, vizinhos fofoqueiros. Ninguém merece...

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~