Capítulo 46 - Lei Xiangzhi
Qin Mian sorriu e perguntou: “Como foram as coisas?”
Fang Hongliu sussurrou: “Está feito. Assim que voltamos para a vila, nós duas falamos o que você ensinou, deixando os outros ouvirem. Nesse momento, isso já se espalhou pela vila toda.”
Zhou Cuihua completou: “Todo mundo sabe que o que aconteceu hoje foi porque os dois velhos ‘não amam seu filho’, e mesmo depois da separação da família, ainda atormentam vocês. Agora, a vila toda está comentando, e a maioria está do lado de vocês.”
“Isso é bom.” Qin Mian tirou dois conjuntos de oitenta wen que ele já havia separado: “As duas saozi também viram o que aconteceu hoje. Eu e Tiege realmente fomos forçados a não fazer nada contra eles. Sem escolha, eu tive de apelar para esse método, para poder ter paz no futuro. Por isso, eu não gostaria que uma quarta pessoa soubesse que fui eu que pedi para fazerem isso. As duas saozi entendem isso?”
Sua expressão juvenil de repente se tornou penetrante, revelando vagamente uma pessoa forte e imponente. Zhou Cuihua e Fang Hongliu ficaram chocadas.
Fang Hongliu se apressou em dizer: “O jovem xiongdi não precisa se preocupar, nós garantimos que ninguém vai saber.
Zhou Cuihua também assentiu repetidamente.
Qin Mian deu um sorriso leve, e deu para elas as duas cordas de moedas de cobre353: “Muito obrigado às duas saozi.”
“De nada.”
Em posse do dinheiro, as duas furen se levantaram sorridentes, e se despediram.
“Nós não vamos mais atrapalhar o almoço de vocês.”
Qin Mian as acompanhou até a porta, colheu dois ramos de osmanthus e deu para elas: “Estas flores são muito cheirosas, as duas saozi provavelmente vão gostar. Deixem no quarto para sentirem o aroma revigorante ao acordar.”
Zhou Cuihua e Fang Hongliu ficaram emocionadas, agradeceram e partiram.
Quando elas não tinham ido muito longe, se encontraram com uma velha shenzi.
“Vocês estavam naquela casa?” Com um sorriso falso no rosto, a shenzi apontou para o muro do pátio da casa de Qin Mian.
Fang Hongliu sorriu e disse: “Sim, ah. Ouvimos dizer que eles tinham trazido duas árvores de osmanthus do sopé da montanha, e quisemos sentir o aroma. Nós duas tivemos a audácia de quebrar um galho. Shenzi sente o cheiro?”
…
Depois de almoçar, Qin Mian e Lei Tie foram à casa de Zhang Dashuan. Zhang Dashuan e a esposa tinham três filhos. O laoda era um menino de onze anos, chamado Zhang Baolu. Laoer e laosan eram ambas meninas, bonitas como duas pequenas Nuwa354. Laoer tinha nove anos, e se chamava Zhang Yimei. Laosan tinha seis anos, e se chamava Zhang Erli.
Quando Qin Mian soube dos nomes, até brincou com Zhang Dashuan, dizendo que ele sabia como escolher um nome.
Quando eles chegaram à frente da cerca da altura de meia pessoa, Qin Mian viu que a porta do salão principal estava aberta.
“Zhangge está em casa?”
Em um momento, um homem corpulento saiu pela porta, e disse com um sorriso no rosto: “Estou. Venham, entrem e se sentem.”
Qin Mian e Lei Tie limparam a lama de seus pés na porta, antes de entrar.
“Vocês dois tiveram tempo de vir e se sentar hoje?” Zhangsao serviu chá para eles, e perguntou sorrindo.
Zhang Baolu não estava na casa, Zhang Yimei e Zhang Erli, um pouco tímidas, se aconchegaram aos lados de Zhangsao.
Qin Mian pegou os dianxin e entregou para Zhangsao: “Estes são os petiscos que eu mesmo inventei em casa. Dê um pouco para as crianças experimentarem.”
Zhangsao e Zhang Dashuan se entreolharam, e deixaram escapar uma risada soprada. Aos olhos deles, o próprio Qin Mian ainda era uma criança, né? Essa fala dele soou particularmente engraçada.
O relacionamento entre as duas famílias era muito bom, e sem cerimônia, Zhangsao abriu o pacote. “Se você trouxer comida cada vez que vier aqui, é bem capaz de logo logo ter várias crianças correndo para a casa de vocês todo dia. Como você fez isso? Além de bonito, ainda cheira bem.”
Qin Mian não levou a sério, e disse: “É simples. Isso se chama tangguozi355. Ao sovar a massa, adicione açúcar, abra a massa e faça pequenos nós, passe nas sementes de gergelim e frite por imersão.”
Fritar por imersão gastava muito óleo, quem fritaria coisas para comer se não fosse no ano novo ou em um feriado? Zhangsao pensou bastante. Não apenas Qin Mian e Lei Tie se gostavam muito, como também quem gerenciava a casa era Qin Mian.
Ao ver que as duas crianças olhavam com atenção para o pacote de papel oleado, ela deu um para cada uma delas, mantendo o pacote consigo: “Vocês ainda não agradeceram Qin shushu356.”
“Obrigado, Qin shushu.” As duas crianças seguraram o guozi com ambas as mãos, e correram felizes para brincar.
“Vocês vieram hoje por causa de alguma coisa?” Zhang Dashuan perguntou. Ele sabia que Lei Tie não gostava de falar, então ao invés de olhar para ele, perguntou diretamente para Qin Mian.
Qin Mian contou para ele sobre os preparativos para o restaurante, e que precisaria contratar alguém para fazer os espetos de bambu.
Ao seu lado, Lei Tie bebia o chá, com uma postura que deixava claro que Qin Mian estava no comando de tudo.
Zhangsao ficou muito feliz. “Isso é muito bom, ah. Dangjiade esteve pensando por dois dias em ir para a cidade, e talvez para o condado, procurar trabalho, né? Veja, seus dois xiongdi estão pensando em você.”
Zhang Dashuan também estava feliz. Nesse momento, todos os fazendeiros estavam desocupados, e haviam muitas pessoas indo à cidade procurar trabalho, mas talvez não encontrassem. Além disso, alguns trabalhos eram cansativos e pagavam pouco.
“Fazer varetas de bambu é simples. Deixe comigo.”
Qin Mian ainda fez questão de deixar o pedido claro: “O pagamento vai ser feito de acordo com o número de varetas de bambu produzidas: dez wen para cada cento de varetas de bambu. Como são para alimento, as varetas de bambu não podem ter farpas. Como não sabemos como serão os negócios nos primeiros dias após abrir, faça quatrocentas varetas de bambu para o primeiro dia. Cem delas, eu quero que tenham a ponta pintada de vermelho. Depois, a quantidade de varetas com a ponta vermelha vai depender da necessidade real.”
Havia bambu em toda parte, e era de graça, não sendo necessário comprar. Zhang Dashuan e Zhangsao poderiam discordar? Eles assentiram ao mesmo tempo.
“Vocês me procuraram porque confiam em mim. Eu certamente vou deixar vocês satisfeitos.” Zhang Dashuan prometeu.
Ao sair da casa dos Zhang, Lei Tie foi procurar alguém para cavar o poço. Qin Mian não tinha nada para fazer, então ele foi junto, e gerenciou a negociação.
No dia seguinte, quatro homens vieram escavar o poço, e o pátio ficou muito movimentado. Qin Mian e Lei Tie não tinham como ajudar, então não vieram para não atrapalhar.
Qin Mian se lembrou da bomba manual de alavanca para poço que havia visto na área rural na sua vida passada, e desenhou os diagramas da estrutura. Inicialmente, ele planejou ir imediatamente no ferreiro para mandar forjar, mas mudou de ideia, e guardou os diagramas no Espaço, deixando isso para outro dia.
Inesperadamente, algum tempo depois do café da manhã, a casa recebeu um visitante raro.
“Dage, dasao.” o sorriso de Lei Xiangzhi era caloroso.
“Wudi está de volta. Entre e se sente.” Qin Mian o recepcionou cordialmente. Ele tinha ouvido as pessoas dizerem várias vezes que a educação de Lei Xiangzhi era muito boa, e no segundo mês do ano seguinte ele ia participar do exame para Tongsheng357, e era extremamente possível que ele se tornasse um Xiucai358. Como diz o ditado, “as coisas se tornam mais fáceis se você tiver alguém na Corte Imperial”, logo é necessário ter um bom relacionamento com esse tipo de pessoa talentosa.
Os três foram se sentar na sala de estar, e Lei Tie tomou a rara iniciativa de se preocupar com seu didi mais novo: “Você está de folga hoje?”
“Sim. Volto à escola amanhã cedo.” Lei Xiangzhi segurou a xícara de chá com as duas mãos, respondendo respeitosamente a pergunta de seu gege.
Lei Tie disse: “Minha casa tem um carro de boi. Amanhã eu vou levar você.”
“Certo. Muito obrigado, dage.” Lei Xiangzhi aceitou de bom grado.
Depois dos cumprimentos básicos, Lei Tie não disse mais nada.
Lei Xiangzhi viu as árvores de osmanthus no pátio: “A casa de Dage e Dasao mudou muito. Posso ver que vocês estão bem. Eu e os três ge podemos ficar aliviados.”
Qin Mian sorriu e disse: “A diferença é muito grande. Quando você e os três ge estiverem com tempo livre, podem vir nos visitar.”
Lei Xiangzhi assentiu, olhou para ele, e ficou em silêncio.
Qin Mian disse: “Wudi veio hoje por causa dos rumores na vila?”
Lei Xiangzhi ficou surpreso, e inconscientemente, evitou o olhar perfurante dele. Ele pensou um pouco, e depois de ver que não haviam más intenções, ele ergueu os olhos e o encarou. Com as sobrancelhas erguidas e um olhar desamparado, disse com sinceridade: “Exatamente por isso. Este xiaodi sabe muito bem que dage, die e niang não se dão bem há muito tempo. Não me atrevo a pedir que dage e dasao perdoem die e niang, mas não queria que isso interferisse na amizade entre xiongdi e xiongmei.”
Lei Tie permaneceu em silêncio.
“Naturalmente.” Qin Mian concordou com a cabeça, indicando para que Lei Xiangzhi bebesse o chá: “Wudi é educado e razoável, provavelmente entende que esses conflitos são difíceis de resolver, por isso não é bom deixar a natureza seguir seu curso. Seu dage não é uma pessoa que fala muito, mas vocês ainda são seus xiongdi e xiongmei. É isso, eu sou uma pessoa que fala demais, espero que wudi não tenha se ofendido.”
Lei Xiangdi ouviu o jeito de falar extraordinário e as palavras pertinentes, e soube que sua família tinha subestimado este jovem. Ele se levantou, e fez uma reverência359: “Zhangsao360 me ensinou, Xiangzhi não irá ignorar. O que dasao disse não me ofendeu.”
“Tão formal. Vamos, sente-se.” Qin Mian tinha uma impressão boa deste garoto, e não se importou de dizer mais algumas palavras: “Se estiver ao seu alcance, wudi deve tentar convencer die e niang. O ‘Clássico dos Ritos361’ diz: ‘cultivar a si mesmo, regular a família, governar o Estado’. A reputação da família e os exames para wudi se tornar um Oficial estão relacionados. Se não puder ‘regular a família’, o que as outras pessoas vão pensar de wudi? Tomando como base o que aconteceu hoje, mesmo que no futuro seus irmãos se separem da família, die e niang provavelmente vão ficar com você. O temperamento deles, afinal, é de quem não dispensa pequenos benefícios. Quanto mais cedo você lidar com eles, melhor. O motivo eu provavelmente não preciso explicar.”
Lei Xiangzhi concordou com a cabeça, e sorriu fracamente: “Muito obrigado pelo conselho, dasao. Eu entendi. Die e niang prestam mais atenção a mim. Em outras palavras, sou eu quem tem mais chance de refrear eles. Dasao pode ficar tranquilo. Assim que voltar, irei analisar cuidadosamente como controlar eles.”
“Foi exatamente isso que eu quis dizer.” Qin Mian assentiu em aprovação.
Depois dessa conversa, Lei Xiangzhi ficou muito mais aliviado. Ele se levantou e disse: “Dage e dasao estão ocupados. Eu não vou mais incomodar vocês.”
“Espere um pouco.” Qin Mian entrou no quarto, e saiu carregando dois pequenos lingotes de prata e dois sacos de papel. Estendeu a mão e deu para Lei Xiangzhi: “Há alguns dias, seu dage estava dizendo o quanto é importante ajudar nos estudos de didi. Fique com estes dois taéis de prata. Não é muito, mas seu dage está dando de coração. Leve também esses dianxin para experimentar na volta.”
Lei Xiangzhi se recusou a receber: “Não precisa, die e niang me dão dinheiro suficiente.”
Qin Mian deu um passo à frente e colocou as coisas na mão dele: “Pegue. Vamos logo e seja homem. Não aja como uma mulher hesitante362.
Mulher… Lei Xiangzhi não sabia se ria ou se chorava.
Lei Tie disse, sem dar margem para questionamentos: “Demos a você, então pegue.”
Lei Xiangzhi não teve escolha senão aceitar.
Qin Mian disse: “Não fale do dinheiro para os outros. Fique com ele.”
Lei Xiangzhi assentiu e disse: “Eu entendo.”
Ele pegou o dinheiro e colocou no bolso da manga, se despediu de dage e dasao, e partiu. No caminho, percorrido sem pressa, ele pensou em como convencer Du Shi. Antes de chegar à porta de casa, viu Du Shi e duas mulheres de idade semelhante trocando insultos, e um círculo de pessoas em volta apreciando a confusão: “Por que esta poniang363 está repreendendo esta laoniang364? Nem dar a luz a um filho ela deu! Meu filho será um Xiucai o ano que vem, e onde está o seu filho?” No início, aquela mulher havia sido muito arrogante, e ao ouvir isso, seu rosto vermelho se tornou instantaneamente pálido, e ela gritou com Du Shi: “Ah… Superior Du niang! O que mais você pode fazer com a boca além de xingar e falar merda? Esta laoniang vai rasgar a sua boca!”
☯
Notas sobre os nomes dos personagens:
Zhang Baolu (张宝路 Zhāngbǎolù): Zhang = significa abrir, espalhar; bao = tesouro, gema; lu = jornada
Zhang Yimei (张一美 Zhāngyīměi): yi = 1; mei = beleza
Zhang Erli (张二丽 Zhāng'èrlì): er = dois ; li = beleza
☯
Espaço da Graci:
A lição aprendida hoje foi: “não mexa com Qin Mian, ele é perigoso” XD
Lei Xiangzhi é tão neném, e Qin Mian, esse vilão, manipulou ele direitinho. Temos muita sorte que Qin Mian usa sua inteligência vilanesca para o bem, porque se ele quisesse, esse povo todo estaria ferrado.
Ah, a população da vila já começa a se revoltar contra a megera. Gostoso demais…
353 cordas de moedas de cobre (串铜钱 chuàn tóngqián): o fato das moedas de cobre chinesas terem um orifício no meio não é por acaso. Como o valor individual de cada moeda é baixo, e fica muito difícil de contar a todo momento, os chineses costumavam amarrar as moedas em cordas, normalmente com cem wen (cem moedas), para facilitar o uso.↩
354 Nuwa (女娃 Nǚ wá): é a deusa da mitologia chinesa que criou a humanidade. É muito poderosa, metade humana e metade serpente. Ela é associada à chuva, poças de água, lagoas, lagos e outros lugares onde as águas param e são povoadas por criaturas anfíbias e peixes.↩
355 tangguozi (糖果子 tángguǒ zi): é um doce de massa de farinha de trigo com fermento, frito. Há variações regionais com relação aos ingredientes que dão sabor à massa.↩
356 shushu (叔叔 shūshu): o mesmo que shu (cap 20): tio, que é irmão mais novo de seu pai.↩
357 Tongsheng (童生 tóngshēng): (童生 tóng shēng) é o estudante que passou no exame em nível de prefeitura e com isso conseguiu a graduação suficiente para competir no exame imperia, mas ainda não passou no exame imperial em nível de condado↩
358 Xiucai (秀才 xiùcái): o caminho do acadêmico na China Antiga era passar por uma série de exames em diversos níveis (de prefeitura, de condado, de província, e nacional). O Xiucai (literalmente talento cultivado) é o candidato que passou no Exame Imperial em nível de condado ou província (dependendo da época), e tem o direito de concorrer ao ingresso no serviço público. Apenas os melhores alunos de cada região conseguem atingir o nível de Xiucai, e todos são bastante promissores. O Xiucai pode desfrutar de privilégios sociais oficialmente sancionados, como isenção de certos impostos, acesso às instalações do governo local e imunidade limitada contra punições corporais. Os Xiucai de melhores notas eram geralmente contratados imediatamente para cargos menores, podendo posteriormente progredir na carreira.↩
359 fazer uma reverência (作揖 zuòyī): nome geral de diversos tipos de saudações com as mãos juntas em frente ao corpo, onde a pessoa curva um pouco o corpo ao reverenciar o outro.↩
360 zhangsao (长嫂 zhǎng sǎo): não confundir com Zhangsao, esposa de Zhang Dashuan. Aqui, o termo significa cunhada mais velha assim como dasao, mas vem de uma lenda que diz que a cunhada mais velha deve ser reverenciada e respeitada como se fosse sua própria mãe.↩
361 clássico dos ritos (礼记 Lǐ jì): O Clássico dos Ritos é um dos cinco clássicos chineses do cânon do confucionismo. Descreve as normas sociais, sistema de governo, e ritos cerimoniais da Dinastia Zhou. Foi originalmente reescrito e editado pelos discípulos de Confúcio e serve de base para as normas de conduta da sociedade chinesa.↩
362 hesitante (婆婆妈 pópo mā): vem da expressão idiomática 婆婆妈妈 pópomāmā, que tem muitos significados para descrever pessoas que hesitam demais, tem excesso de zelo, demoram para se mover, são sentimentais demais, ou parecem mimadas como uma garota.↩
363 poniang (婆娘 póniáng): além de ser uma forma como um homem se refere à sua própria esposa, também é um termo pejorativo para mulher, algo como mulher velha e acabada.
↩
364 laoniang (老娘 lǎoniáng): uma forma de uma mulher mais velha se referir a si mesma em terceira pessoa, evocando a sua autoridade em relação a quem ela se dirige.↩
⋘ anterior ☯ índice ☯ próximo ⋙
hahahahahaha eu adorei, super realista!
ResponderExcluir