sábado, 28 de janeiro de 2023

[Novel] Transmigração de Mian - Capítulo 057

 




Capítulo 57 - Xiaoniang se junta à família

 

 

 

Num piscar de olhos, o dia do casamento entre Lei Daqiang e Wei Wei chegou.

 

Qin Mian e Lei Tie tinham se encontrado previamente com Yue Dong, e não iriam à loja. Desde aquela noite, quando foi dada uma dura lição àquelas duas pessoas, ninguém mais causou problemas ao restaurante. Os dois passavam vários dias sem ir ao restaurante e não tinham do que se preocupar.

 

Depois do café da manhã, os dois vestiram roupas novas e foram juntos para a velha casa. A velha casa tinha mudado um pouco se comparada a alguns dias. Haviam duas lanternas vermelhas penduradas na cobertura do portão do pátio, e no portão do pátio, na porta do salão central e nas paredes externas haviam sido colados vários caracteres vermelhos “囍” xi, exaltando o dia auspicioso e festivo.

 

Enquanto se aproximava, Qin Mian observou a casa, e ficou curioso. Como esta grande família viveria depois que Wei guniang fizesse parte dela? Seria possível que toda vez que Lei Daqiang quisesse ficar com Wei Shi, enviasse Du Shi para o quarto de Lei Chuntao, ou ele usaria uma cortina para dividir a cama em duas partes?

 

Ao pensar na cena cômica, Qin Mian começou a rir em silêncio. Quanto mais pensava nisso, mais ele se divertia.

 

“Do que você está rindo?” Lei Tie deu um tapinha na cabeça dele.

 

Qin Mian disse prontamente: “Nada não, nada não.” Ainda havia um sorriso persistente em seu rosto.

 

Lei Tie não perguntou mais, e o puxou para dentro do pátio.

 

Como o horário auspicioso era próximo do pôr do sol, o pátio ainda estava calmo. Sendo o casamento de laozi452, Lei Xiangren e os demais de sua geração estavam envergonhados, e faziam as coisas em silêncio.

 

“Dage, dasao, vocês vieram.” Lei Xiangli veio até eles.

 

Lei Tie acenou com a mão: “Continue o seu trabalho, não quero atrapalhar.”

 

Lei Xiangli suspirou, e caminhou para fora do pátio: “Vou pedir mesas e cadeiras emprestado.”

 

Qin Mian e Lei Tie deram uma volta. Não havia necessidade de ajuda aqui, e eles também não queriam ver a cara de ‘todo mundo lhe deve quinhentos taéis’ de Du Shi. Então, eles se viraram e voltaram para casa.

 

Qin Mian sugeriu: “Vamos comprar tofu e peixe.” Mesmo que a vila Qingshan fosse relativamente longe da cidade, tinha uma oficina de vinhos, uma oficina de tofu e uma família que criava peixes. Era muito conveniente poder comprar vinho comum, tofu e peixe. Pensando nisso, ele sentiu que transmigrar na vila Qingshan não foi tão ruim.

 

Lei Tie indicou o beco à esquerda com o queixo, para que ele fosse por ali.

 

“Tiege e saozi estão dando um volta, né?” Wu Di deu de cara com eles, e brincou.

 

Lei Tie assentiu com a cabeça de leve.

 

Qin Mian assentiu polidamente com a cabeça para Wu Di e os três aldeões que estavam com ele.

 

“Nós vamos para o outro lado da vila comprar tofu, e vocês?”

 

Wu Di disse: “Ouvi dizer que o lao Zhao e sua xifu estão brigando. Nós vamos ‘tentar apaziguar’. Hahaha…”

 

Qin Mian disse: “Lao Zhao e sua xifu têm uma pequena briga todos os dias e uma grande briga a cada três dias. Nossa vila está há tanto tempo sem novidades?” Este casal era um par estranho em sua vila. Eles não passam um dia sem brigar, mas depois de cada briga, na manhã seguinte se levantam e saem de mãos dadas, se comportando de forma íntima, como as pessoas modernas. Estava claro para os aldeões que os dois se gostavam, e brigar parecia uma forma especial dos dois expressarem seus sentimentos um pelo outro.

 

“Dessa vez é diferente.” Um jovem ao lado de Wu Di disse, enquanto ria: “Ouvi dizer que dessa vez é por que lao Zhao não voltou para casa ontem à noite, e hoje cedo ele voltou com marcas de lábios vermelhos nas roupas! Hahaha…”

 

Outra pessoa apressou: “Vamos logo dar uma olhada!”

 

“Tiege, saozi, nós estamos indo!” Wu Di acenou com a mão e foi arrastado para longe.

 

Qin Mian balançou a cabeça. Este Wu Di realmente não parecia um homem casado.

 

Os dois caminharam sem pressa, e depois de comprar peixe e tofu, voltaram para casa.

 

Ao meio-dia, Qin Mian fez três acompanhamentos: tofu frito, peixe frito e carne de porco ensopada com acelga.

 

Como antes, depois que Qin Mian terminou de comer, Lei Tie acabou com o restante do arroz e dos acompanhamentos.

 

Por que ele não engorda? Qin Mian tinha inveja dele.

 

Depois do almoço, os dois deram uma volta para ajudar na digestão, e se deitaram na cama para tirar um cochilo. Ao ouvir ao longe o som festivo de suonas se aproximando, se arrumaram rapidamente, e foram para a velha casa.

 

Realmente, era a escolta da noiva retornando para casa. O som de fogos de artifício ecoou fora da vila por um bom tempo.

 

Estes fogos eram justamente para avisar as pessoas que a noiva logo chegaria, informando à família que deviam se preparar para receber a noiva, e também aos convidados da vila que eles podiam vir.

 

Na velha casa, Lei Xiangren, Lei Xiangyi e Lei Xiangli, junto com Zhao Shi e Qian Shi, estavam na porta para receber os convidados. Lei Xiangren e seus irmãos eram responsáveis por receber os homens, e Zhao Shi e Qian Shi, as mulheres. Lei Chuntao ficou responsável por receber as crianças. Eles estavam tão ocupados, que seus pés mal tocavam o chão. Lei Xiangzhi ainda estava na escola. Não se via Du Shi, que diziam estar doente.

 

Qin Mian e Lei Tie prontamente foram ajudar, recebendo os presentes e convidando os visitantes a entrarem no pátio.

 

A procissão de escolta da noiva estava cada vez mais próxima. Caminhando na frente, havia seis homens vestidos de vermelho. Alguns batiam em gongos, outros em tambores, outros, com as bochechas salientes, tocavam suonas. A cena era muito festiva. Atrás deles estava Lei Daqiang, usando uma grande flor vermelha, sorrindo de orelha a orelha, e parecendo dez anos mais jovem. Ao lado de Lei Daqiang, havia uma pequena liteira vermelha carregada por quatro homens. Naturalmente, a noiva estava sentada nessa liteira.

 

Atrás da pequena liteira, haviam de cinco a seis homens e mulheres, todos carregando grandes cestos novos com o caractere “囍”. Desnecessário dizer que dentro dos grandes cestos estava o dote da noiva. Havia arroz, farinha, tecidos, pequenas peças novas de mobília, e outros itens.

 

A procissão finalmente chegou na porta, e novamente houve uma leva de fogos. “Pow, pow.”

 

“A noiva chegou!” As crianças gritavam, empolgadas, brincando de bloquear a liteira para evitar que ela se aproximasse do portão do pátio.

 

Lei Daqiang já havia se preparado. Ele tirou um punhado de doces de uma cesta e os jogou longe.

 

As crianças gritaram e correram para pegar os doces, e a liteira pousou suavemente em frente ao portão.

 

A noiva desceu da liteira, e junto com Lei Daqiang, eles conduziram a fita vermelha da felicidade através da porta.

 

Todos os convidados se aglomeraram para assistir, lotando o pátio, fazendo barulho e ovacionando em voz alta.

 

Qin Mian também queria ficar na frente, mas não conseguiu um bom lugar. Nas pontas dos pés, ele viu a noiva cruzar o braseiro453, e em seguida, junto com Lei Daqiang, fazer a ‘primeira reverência para o céu e a terra, a segunda reverência para os pais, e a reverência entre marido e esposa’, completando a cerimônia de acordo com as normas. Depois, ela foi levada para a câmara nupcial.

 

De fato, a reverência para os pais foi direcionada às placas memoriais454 dos pais de Lei Daqiang.

 

Depois que a noiva foi levada para a câmara nupcial, o noivo Lei Daqiang foi puxado para fora pelos convidados para beber.

 

Du Shi não estava presente, e não importa se anfitrião ou convidado, em um entendimento tácito, ninguém mencionou ela.

 

Este era o momento mais agitado. Os cozinheiros contratados cozinhavam metodicamente. Qin Mian e Lei Tie, calmamente, levaram os convidados a se sentar, e ajudaram a servir.

 

De tempos em tempos, Qin Mian olhava para fora da porta. Ele sussurrou para Lei Tie: “Eles erraram o horário?”

 

“Não se preocupe, isso foi planejado.” Lei Tie disse calmamente.

 

Quase em seguida a ele terminar de falar, ouviu-se de fora o som de aproximação de ferraduras, e a voz de uma pessoa: “O restaurante Chi de Xiang oferece dez huoguo quentes e entorpecentes!”

 

O pátio de repente ficou silencioso, e olhares de surpresa, ou talvez de descrença, ou mesmo de inveja, recaíram ao mesmo tempo sobre Qin Mian e Lei Tie.

 

O semblante de Lei Tie estava inexpressivo, mas o de Qin Mian era sorridente, mantendo a etiqueta básica.

 

Logo depois, dez jovens cheios de energia entraram no pátio, um após o outro. Os dois primeiros traziam, cada um, cinco fogareiros a carvão apagados, os dois seguintes traziam juntos um saco de carvão, os próximos dois traziam cada um cinco caldeirões com duas alças, os próximos dois traziam quatro cestos de bambu, cada um com pratos diferentes: bolinhos de carne, fatias de peixe, pedaços de frango, ovos de codorna, cogumelos, qingcai, batata e tofu. Os últimos dois carregavam um barril que parecia um caldeirão. Os dez haviam sido contratados por Qin Mian.

 

Todos se entreolharam, abismados. Eles não conseguiam esconder a sua empolgação, e começaram a comentar em voz baixa.

 

“Daerzi e Daxifu da família Lei têm grandes perspectivas, ah? Esse foi realmente um enorme gasto de dinheiro!”

 

“Posso ver que só nessa comida foram gastos de setecentos a oitocentos wen!”

 

“Os dois são um casal generoso. Die e houniang os forçaram a se separar e ir embora, mas eles não esqueceram de retribuir.”

 

Ao ouvir essa frase, os lábios de Qin Mian se ergueram em um sorriso sutil.

 

Depois de descarregar as coisas, os dez assistentes colocaram um fogareiro em cada mesa, acenderam o carvão e colocaram um caldeirão, colocando a sopa grossa para ferver nele. Depois, dividiram habilmente a comida em dez partes, e distribuíram em cada mesa.

 

“Lao Lei teve um bom filho, ah!” Alguém exclamou em admiração.

 

Lei Daqiang escutou, e sentiu que tinha mais face. Corou, riu alto, e deu um tapinha no ombro de Lei Tie, dizendo a ele três palavras de elogio.

 

Mas ele não sabia que Du Shi, fingindo estar doente dentro da casa, olhava com os olhos vermelhos para as pessoas no pátio, sorridentes e cheias de alegria, e também para o sorriso no rosto de Qin Mian, e pensava que todas essas pessoas estavam zombando dela. Ela apertou os punhos firmemente, a dor subiu pelo seu peito, tão forte que ela quase cuspiu sangue. Entre seus dentes apertados, saíram algumas palavras: “Lei Daqiang…”

 

Xiao Shi, sua saozi pelo lado materno455, deu um tapinha no ombro dela, e a confortou: “Xiao guzi, com as coisa chegando nesse estado, não há o que fazer. Você precisa aceitar e seguir em frente. Eu vou sair para dar uma olhada.” Diziam que o huoguo era muito saboroso, e ela também queria experimentar. Se demorasse mais, ela perderia a oportunidade.

 

Sentada na câmara nupcial, Wei Wei também ouviu alguém do lado de fora dizendo “O restaurante Chi de Xiang oferece dez huoguo quentes e entorpecentes!” Seu belo rosto coberto pelo véu vermelho sorriu docemente.

 

Zhang Dashuan veio até o lado de Lei Tie e disse brincando: “Gastou muito hoje, ein?”

 

Qin Mian deu um leve sorriso, e deu uma olhada na casa, com um significado implícito: “O necessário.”

 

“Zhangge, venha se sentar aqui.” Lei Tie convidou Zhang Dashuan a se sentar na mesa deles.

 

Depois que os dez jovens serviram a comida, Qin Mian tirou uma corda de moedas com um qian do bolso da manga e deu para eles: “Obrigado pelo trabalho duro. Tomem uma bebida. Amanhã cedo, venham remover as coisas.”

 

“Muito obrigado, xiaolaoban.” Radiantes de alegria, os assistentes agradeceram e partiram.

 

Neste momento, os fogareiros à carvão estavam ardendo, e o aroma do huoguo se tornou forte e atraente. Aparentemente estimulada pela potente fragrância, a atmosfera do pátio também se tornou mais quente. Os aldeões brindavam incessantemente a Lei Qaqiang, desejando a ele um casamento feliz.

 

Lei Xiangren e seus irmãos também não escaparam da feroz ofensiva de brindes.

 

Qin Mian escapou, usando a desculpa de que não podia beber. Com o semblante sempre frio, ninguém ousou envolver Lei Tie. Assim, os dois puderam apreciar a comida tranquilamente. De vez em quando, chamavam Zhang Dashuan, Wu Di e os outros rapazes, para se sentarem na mesa deles e comer e beber.

 

“Zhangge” - um aldeão da mesma mesa que tinha bebido demais, e cujo rosto estava totalmente vermelho, bateu com força nas costas de Zhang Dashuan: “Ouvi dizer que os espetos de bambu do restaurante de huoguo de Lei Tie são todos feitos por você. Você pode ganhar muito dinheiro em um dia, não é?”

 

Qin Mian e Lei Tie se entreolharam, e abaixaram a cabeça para comer, como se não tivessem escutado.

 

Os kuaizi na mão de Zhang Dashuan pararam por um instante, antes de voltarem a pegar huoguo. Ele riu: “Esta é a forma de Lei xiongdi e seu xifu mostrarem respeito por mim. Coma, coma!”

 

 

 

 

 

 

 

Notas sobre os nomes dos personagens:

 

Xiao Shi (萧氏 Xiāo shì): Xiao = um sobrenome sem significado; shi = clã, indica sobrenome de solteira

 

 

 

 

 

 

Espaço da Graci:

 

E aí está. É muito difícil uma novel mostrar com tantos detalhes o casamento tradicional. A parte da chegada da noiva e as três saudações são bem representadas, bem como ela indo para a câmara nupcial enquanto o noivo aproveita a festa, mas o detalhe das crianças entrando na frente da liteira, e a noiva passando pelo braseiro, são as primeiras vezes que eu vejo. E são tradições importantes.

 

Ah, sempre tem um idiota pra acabar com o clima de festa né? Esse aldeão sem semancol aí? Triste, triste.

 

 



452 laozi (老子 lǎozi): homem velho, o velho, uma outra forma de dizer pai.
453 cruzar o braseiro (跨过火盆 kuàguò huǒpén): nos casamentos tradicionais chineses, após a noiva entrar pela porta do pátio, ela tem de pisar em um braseiro, o que é um ritual de proteção para que todo tipo de espírito maligno ou maldição que perseguiu a noiva desde o momento em que ela saiu da casa de seus pais, não entre em seu novo lar. Além disso, cruzar o braseiro também tem a função de oração por uma vida próspera após o casamento. O fogo do braseiro também faz a ligação entre passado e futuro, ligando-a à linhagem do noivo, e propiciando a vinda de descendentes.
454 placa memorial (牌位 páiwèi): são tabuletas que contém o nome de um ancestral (pai ou mãe) já falecido, e servem como objeto de adoração aos ancestrais. Elas geralmente ficam em um santuário na forma de armário, no salão central das casas das pessoas comuns.
455 saozi pelo lado materno (娘家嫂子 niángjiā sǎozi): ou seja, esposa do irmão mais velho de Du Shi

 

anterioríndicepróximo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~