sábado, 26 de novembro de 2022

[Novel] Transmigração de Mian - Capítulo 009

 





Capítulo 09 - Divisão da família (2)


Qin Mian virou a cabeça, e viu Lei Tie o observando atentamente, com os olhos fixos nele. Na mão direita, ele trazia uma tigela. A tigela estava cheia de painço com batata doce, e sobre ela, havia um par de kuaizi106. O chamado painço com batata doce era simplesmente painço e batata doce cozidos juntos. Recentemente, o prato principal era fundamentalmente painço com batata doce e mantou. Por cima, haviam vegetais salteados e, surpreendentemente, um ovo frito.


Era impossível que Du Shi lhe desse ovos para comer de boa vontade. Provavelmente, Lei Tie guardou seu ovo frito para dar para ele. Qin Mian queria muito refutar essa especulação.


Ele sacudiu o pulso, e explicou: “Onde eu iria, de mãos vazias e com fome? Eu fui me exercitar, me distraí e acabei correndo para longe.” Apesar de Lei Tie insistir em não aceitar o divórcio, ele lhe transmitiu uma boa impressão, e por isso o seu tom era muito gentil.


Lei Tie soltou a sua mão, e deu a tigela de comida para ele, o puxando até a velha árvore huaishu107 na beira da estrada. Debaixo da árvore, havia um bloco de pedra plano. As pessoas da vila costumavam vir aqui em seu tempo livre para conversar.


Qin Mian se sentou na pedra, mas só comeu o ovo. Ele realmente não conseguia comer o resto. Sem falar na batata doce com painço. Mesmo que estivesse acompanhada com todo tipo de carne108, ninguém aguentaria comer isso direto de dez dias a meio mês.


“Não aguento mais comer isso.” Qin Mian segurou a tigela com as duas mãos, olhou para o pôr do sol a oeste, e suspirou: “Eu quero comer um monte de arroz branco e brilhante, todo tipo de carne, churrasco, bife, quero beber cerveja…” Lei Tie ficou um bom tempo olhando para ele, pegou a tigela, e comeu tranquilamente.


Qin Mian ficou chocado: “Você não comeu?”


“En.” Lei Tie respondeu.


“Oh.” Qin Mian se encostou na árvore huaishu, e continuou a pensar na possibilidade de fazer Du Shi dividir a família. Ele não ligava para as outras pessoas, mas precisava encontrar um jeito de fazer com que Du Shi permitisse que ele e Lei Tie fossem embora.


Ele podia primeiro tentar descobrir a opinião de Lei Tie sobre a divisão da família.


“Tem uma coisa que eu quero te perguntar.”


Lei Tie deu uma olhada para ele, assentiu, e continuou a comer.


“Nós vamos continuar morando lá no futuro? É em frente ao chiqueiro…” Qin Mian perguntou de forma muito vaga.


Lei Tie fez uma pausa, e sem levantar a cabeça, disse: “Depois da colheita de outono, nós vamos embora.”


A felicidade inesperada fez Qin Mian se levantar, animado: “Você está falando sério?” Inicialmente, ele tinha duas ideias vagas: ou fazer Lei Tie fingir estar muito doente, para fazer Du Shi desistir da ideia de usá-lo como mão-de-obra, ou usar a superstição de Du Shi e seu cuidado com relação a Lei Xiangzhi, um acadêmico, para fazer com que Du Shi expulsasse ele e Lei Tie. Ele não esperava que Lei Tie não fosse tolo nem ingênuo, e já tivesse um plano em mente.


Tendo em mente a possibilidade de deixar a Família Lei, Qin Mian não conseguiu conter a felicidade, e sorrindo para Lei Tie, se sentou novamente, e disse animado: “Podemos ir um pouco antes? Eu sei que o motivo de você querer partir depois da colheita de outono é ajudar a família na época de colheita, mas mesmo que nós estejamos separados, ainda podemos ajudar no trabalho da fazenda. O que você me diz?”


Lei Tie olhou para ele e, de repente, disse uma frase, com a voz ainda abafada, mas um tom incomparavelmente firme: “Eu não vou me divorciar de você.”


Qin Mian ficou chocado. Esse cara era tão sensível assim? Ele desviou os olhos para evitar o olhar de Lei Tie, e disse: “Eu não estava falando do divórcio harmonioso, ah. Eu estava falando de dividir a família. As pessoas que ficam com raiva com frequência envelhecem rápido. Eu não gosto de provocar niang. Continuar a morar com ela e deixar ela nervosa não seria considerado não filial109?”


“Eu não vou lavar as roupas.”


Qin Mian respondeu prontamente: “Eu lavo!”


“Eu não vou cozinhar.”


“Eu cozinho!” Qin Mian temia não ser capaz de convencê-lo a dividir a família o mais rápido possível.


Lei Tie assentiu.


O vilãozinho na mente de Qin Mian saltou um zhang110 de altura devido ao entusiasmo, e ele disse em tom de urgência: “Coma rápido.”


Lei Tie ainda não estava com pressa, e Qin Mian assistiu ansioso, desejando poder ajudá-lo a comer.


Lei Tie tocou a cabeça dele: “Não tenha pressa.”


Qin Mian não teve tempo de protestar contra o gesto dele, e disse diretamente: “Tenho muita pressa.”


Só então Lei Tie acelerou um pouco. Quando ele terminou de comer, os dois foram juntos para casa.


O brilho do pôr-do-sol desapareceu gradualmente, deixando apenas uma tênue luz residual. Toda a vila foi envolvida pela escuridão, e poucas famílias haviam acendido as lanternas. As luzes balançavam ao vento, e as sombras nos muros dos pátios também balançavam seguindo seu movimento.


Ao ver Lei Tie entrar na cozinha carregando uma tigela e kuaizi, Zhao Shi ergueu as sobrancelhas com um sorriso, deu uma bela encarada em Qin Mian, e disse, em tom ácido: “Dasao é realmente invejável. Não me diga que dage levou uma refeição a dasao, esperou comer, e ainda veio ajudar dasao com a tigela vazia. Tenho tanta inveja, yo111 !"


De dentro da casa, Du Shi disse imediatamente depois dela: “Laoda jiade, não dá para lavar essa tigela mais rápido? O óleo da lamparina não custa dinheiro, ah?”


Qin Mian não sentiu nem dor nem coceira112, pois ia dividir a família o mais rápido possível, e não queria criar problemas adicionais. Ele entrou na cozinha, e foi obrigado a usar apenas a luz do luar para lavar a tigela. Não havia detergente nos tempos antigos, e para limpar a gordura de tigelas e pratos, era necessário usar água quente. Como o fogão da cozinha só tinha espaço para duas panelas, a panela externa era usada para cozinhar ao mesmo tempo que a interna era usada para ferver água. Qin Mian abriu a panela interna, e descobriu que não havia água quente. Ele não sabia quem a havia usado, então teve de ferver água novamente.


Lei Tie se sentou ao lado da abertura do fogão, e o ajudou a acender o fogo.


Quando os dois terminaram, já estava completamente escuro e silencioso dentro da casa.


Depois de se lavarem sob a luz do luar, os dois voltaram juntos para a casa de palha.





Espaço da Graci


Lei Tie não é um amorzinho dando a comida dele para o Qin Mian? Eu fico toda mole ao ver o quanto os dois já estão tão casadinhos, fazendo planos pra morarem juntos, sem nem se apaixonarem ainda (pelo menos não o Qin Mian, vai saber o que se passa na cabeça do Lei Tie!


Lembrando que quatorze anos já era uma idade onde muitas garotas estavam fazendo os arranjos de casamento e mesmo se casando! Culturalmente falando, não seria estranho que o Lei Tie, com 22 anos, se apaixonasse por alguém de 14.


Outra questão que eu quero deixar aqui é o conceito de pedofilia. Óbvio, não aconteceu nada, Lei Tie respeita muito o Qin Mian, mas será que se rolasse alguma coisa consensual, com ele tendo 14 anos, seria pedofilia?


Diferentes pessoas têm diferentes padrões morais com relação a isso, mas a resposta legal, perante a lei é: não seria!


Existe um conceito legal chamado de idade de consentimento. É a idade a partir da qual um adolescente teria maturidade suficiente para escolher ter relações sexuais consentidas, decidir o que fazer com seu próprio corpo.


Em boa parte do mundo, a idade de consentimento é de 16 anos, o que significa que qualquer relação sexual antes dessa idade seria abuso sexual, pois se considera que o jovem ainda não tem maturidade para consentir.


Mas essas leis são locais, e países como o Brasil e a China (onde essa novel foi escrita) consideram 14 anos a idade de consentimento, independente do gênero e da orientação sexual.


Outro ponto a se considerar é que, apesar de ter transmigrado para o corpo de um adolescente de 14 anos, Qin Mian era um homem adulto, capaz e com uma mente muito forte, e manteve seus conhecimentos, sua experiência de vida e sua maturidade nesse mundo. Se o Qin Mian disser “sim eu permito”, ele tem maturidade suficiente para tomar suas próprias decisões. Mas enfim, eu tô discutindo isso agora no comecinho da novel para que não fique uma sensação amarga com relação ao fato dos dois estarem casados, mas já adianto que haverá saltos no tempo, essa condição de “preso no corpo de um adolescente” é transitória.





106 kuaizi (筷子 kuàizi): pauzinhos chineses usados para comer. Os kuaizi são de bambu ou madeira, quadrados na parte de cima e redondos em baixo (por questões culturais), e são bem compridos, mais do que os hashi japoneses, para que as pessoas consigam alcançar os pratos que ficam no meio da mesa e se servirem.
107 huaishu (槐树 huái shù): literalmente, árvore gafanhoto. Sophora japonica ou Styphnolobium japonicum, de madeira muito dura, usada na construção de pagodes.
108 todo tipo de carne: os chineses usam a expressão 鸡鸭鱼肉 Jī yā yúròu, literalmente frango, pato, peixe e carne, para expressar “todo tipo de carne”
109 não-filial (不孝 bùxiào): se a piedade filial prega o respeito pelos pais e antepassados, ser não-filial é desrespeitá-los. Na China antiga, não honrar os pais era considerado um crime.
110 zhang (丈 zhàng): pé chinês, equivalente a 33,33 cm
111 yo (哟 Yō): interjeição de surpresa.
112 nem dor nem coceira: é uma expressão idiomática, 不痛不痒 bù tòng bù yǎng, significa que não foi atingido, nem se sentiu desconfortável.


anterioríndicepróximo

2 comentários:

  1. Amei esse capítulo, deixou meu coração quentinho, TieMian amo vcs ❤❤
    Obrigada pela tradução, além d ser uma boa história aprendi um pouco sobre a cultura chinesa antiga e entendi o significado de certas palavras q antes ñ faziam muito sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAA obrigada. Essa novel é o meu xodozinho, mas ela é meio difícil de traduzir pelo excesso de expressões idiomáticas e referências culturais. Estou tentando deixar o mais compreensível possível.

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~