sábado, 26 de novembro de 2022

[Novel] Transmigração de Mian - Capítulo 008

 





Capítulo 08 - Divisão da família (1)



Du Shi perseguia pela esquerda de Lei Tie, e Qin Mian se escondia à direita dele. Desde que começou a beber a Água Espiritual, ele já tinha recuperado uns oitenta por cento de sua saúde. Não apenas tinha se tornado mais forte, mas seus reflexos também haviam melhorado.


Lei Chuntao não chegou a sair. Ela ficou perto da janela olhando para fora. Desde quando Qin Mian veio para a Família Lei, sempre triste e pouco comunicativo, era a primeira vez que ela o via tão… ‘animado’, provocando niang deliberadamente. Vendo uma pessoa escapar tão facilmente, e a outra perseguir com a respiração ofegante, ela não ficou zangada. Ao contrário, achou um pouco engraçado, e se sentiu um pouco frustrada. É claro, niang também estava tornando as coisas difíceis para Qin Mian. Ela também se sentia muito desconfortável por ter um homem como dasao, mas Qin Mian já era parte da família, e por causa do que o adivinho disse, não poderia partir. Assim, seria apropriado ele perturbar a harmonia da família todos os dias?


“Você, pare!” Du Shi odiava Qin Mian, por ele não dar a ela nem um pouco de face96. Ela ficou com raiva, e avançou abruptamente, mas Qin Mian ainda conseguiu desviar.


Lei Tie viu Qin Mian correndo para cá e para lá agilmente e, por um instante apenas, um traço de sorriso surgiu em seus olhos. Ele parou na frente da pessoa para protegê-lo, e confrontou Du Shi: “Niang, é possível não vender a presa, se me der dois taéis97 de prata para comprar roupas.”


Tentar tirar dinheiro das mãos de Du Shi era o mesmo que tentar arrancar sua carne. Ela parou, respirou duas vezes, e disse, apática: “Falar é fácil, mas de onde eu tiraria o dinheiro? Seu sidi98 ainda tem de se casar, seria da reserva para o preço da noiva99? Sua xiaomei100 ainda não foi prometida em casamento, mas o dote dela foi preparado? E seu wudi 101 não precisa de dinheiro para estudar? Laoda, você deve ter consideração por niang.”


Lei Tie disse novamente: “A presa será vendida amanhã.”


O semblante de Du Shi estava tão sombrio, que ela poderia chorar: “O que faremos na época da colheita de outono se for vendido? Esqueça, se você quer vender então venda. Depois, todas as presas que você pegar devem ser dadas a mim para eu lidar com elas.”


Lei Tie disse: “Falamos sobre isso depois.”


O rosto de Du Shi estava rígido. Furiosa, ela entrou na casa.


Com o semblante desapontado, Lei Xiangren olhou desamparado para a carne de cervo. Pensou, pensou, e correu atrás de Du Shi, seguindo ela até dentro da casa, e fechando a porta em seguida.


“O que você está fazendo, se esgueirando assim?” Du Shi bateu no braço dele com força, e olhou fixamente para ele com raiva.


“Niang, se isso puder te acalmar, este filho irá permitir que você 102 bata nele muitas vezes.” Lei Xiangren sorriu, feliz, e estendeu o braço.


Du Shi imediatamente se divertiu com ele, e deu um tapinha suave: “O que você estava fazendo, me seguindo assim?” Este era o primeiro filho dela, que ela sempre amou profundamente, como ela poderia bater de verdade nele?


“Niang, beba o chá.” Lei Xiangren pegou o bule e lhe serviu uma xícara de chá. Ele se sentou ao lado dela, e disse em voz baixa, temendo que alguém escutasse: “Na verdade, já faz um tempo que eu queria te perguntar uma coisa. Já que você não gosta de dage, porque você simplesmente não divide a parte dele, manda ele embora, e para de se preocupar com isso? Fora da vista, longe da mente103” De fato, Du Shi estava tendo problemas com Qin Mian diariamente, e ele também se sentia perturbado. Desde que ele chegou a essa casa, quase não havia nenhum momento de paz.


“Você pensa que eu não quero? Du Shi disse, infeliz: “Mas a nossa família ainda tem pendências que precisam de muito dinheiro. Laoda pode fazer os trabalhos manuais, é habilidoso na caça, e se realmente dividirmos e ele for embora, você vai fazer o trabalho da família? Você vai arcar com as despesas dos seus dois didi104 e da sua meimei105?


Lei Xiangren prontamente balançou a cabeça: “Como este seu filho poderia ter tamanha habilidade, ah?”


“Não só isso, ah. Ele esteve fora de casa por dez anos, ele deve ter algumas economias.” O tom de voz de Du Shi era muito calmo, parecia não se importar, mas do fundo de seus olhos, ela deixava vazar seus reais pensamentos: ela estava determinada a vencer.


Lei Xiangren ficou satisfeito, mas depois se sentiu um pouco inseguro: “Quando ele voltou, ele não deu vinte taéis de prata a die?”


“Hum, eu não acredito que em vinte anos fora ele só conseguiu vinte taéis de prata. Como ele deu vinte taéis de prata, eu penso que…” Du Shi percebeu que os olhos de Lei Xiangren estavam girando, confusos, e se arrependeu de ter dito isso a ele. Acenou com a mão, e se levantou: “É apenas um palpite meu, mais nada. Chega de falar sobre isso. Vamos ver se o jantar já está pronto.”


Qin Mian não compareceu ao jantar. Du Shi disse que não permitiria que ele comesse, então ele não foi, caso contrário, haveriam mais distúrbios. Ele e aquela mulher brigavam muito, diariamente. Ele a desprezava, mas não sentia vontade de incomodá-la. Na pior das hipóteses, ele entraria escondido no Espaço para comer alguns petiscos.


Aproveitando que ninguém estava prestando atenção, ele saiu do pátio, e se distanciou sem rumo. O sol logo iria se pôr atrás das montanhas, o céu a oeste trazia uma faixa de luz crepuscular quente e amarelada. As pessoas do campo já haviam todas voltado para casa, e a vila inteira estava tranquila, o que era apropriado para ele pensar: o que ele poderia fazer para que Lei Daqiang e Du Shi tomassem a iniciativa de dividir a família e mandar eles embora?


Não havia ninguém no caminho, então Qin Mian correu despreocupadamente pela beira da estrada. Correu para longe e depois voltou correndo. Depois de pensar um pouco, ele aproveitou para se exercitar no caminho. Uma rotina diária de corrida por meia hora e exercícios por meia hora fortaleceria o seu corpo. No começo, ele pensou que este corpo tinha no máximo doze anos, mas depois soube que ele tinha quatorze anos. Quatorze anos, com apenas um metro e trinta de altura, estava claramente mal desenvolvido. Por sorte ele ainda era novo, havia tempo suficiente para compensar isso.


Qin Mian analisou calmamente. Mesmo sendo o dajiazhang, este Lei Daqiang só lidava com o trabalho fora de casa. Todas as outras coisas eram responsabilidade de Du Shi. Portanto, Du Shi era a chave para a divisão da família. Du Shi não tinha nenhum sentimento por Lei Tie, não havia nenhuma dúvida. Qin Mian podia até se atrever a acreditar que Du Shi desejava, do fundo de seu coração, se separar de Lei Tie. Deveriam haver outras razões pela qual ela não fazia isso, além do medo de ser ostracizada pelos aldeões.


Exceto por Lei Xiangzhi, que Qin Mian ainda não conhecia, dentre os quatro irmãos da Família Lei, Lei Tie era o mais alto e mais forte. Para os agricultores, que dependem da força física para ter o que comer, esta era uma força de trabalho poderosa.


Além disso, ainda havia dinheiro. Qin Mian analisou esse ponto a partir da fala de Du Shi - ‘Depois, todas as presas que você pegar devem ser dadas a mim para eu lidar com elas.’ Qin Mian viu o cervo selvagem. A flecha atingiu seu pescoço, matando com um único acerto. Isso mostrava claramente que Lei Tie era muito bom com o arco, e que de agora até a colheita de outono, era improvável que faltassem presas. Não importa se nos tempos modernos ou antigos, a carne não era barata, e vendê-la certamente traria muito dinheiro. Du Shi queria manter tudo isso em suas mãos, e se não fosse por dinheiro, por que mais seria? Além disso, a Família Lei tinha três filhos que ainda não tinham se casado. Especialmente nos tempos antigos, o preço da noiva e os dotes sempre foram muito valorizados no casamento. Sem o preço da noiva, que família aceitaria casar sua guniang? Se o dote fosse insuficiente, a família do noivo certamente ficaria insatisfeita, e poderia desprezá-la. Portanto, segundo a análise de Qin Mian, Du Shi queria usar Lei Tie o máximo possível para cobrir as despesas de Lei Xiangli, Lei Xiangzhi e Lei Chuntao. Quanto mais Lei Tie desse, menos ela precisaria dar. Era um bom plano.


Caso ele quisesse, haviam várias maneiras de fazer Du Shi tomar a iniciativa de dividir a família…


A mente de Qin Mian estava girando rapidamente, quando seu pulso foi firmemente segurado por alguém, e uma voz profunda soou em seus ouvidos:


“Onde você está indo?”






Espaço da Graci


Hoje não tem liçãozinha de cultura da China, apenas uns desabafos. Que mulher desprezível, e que filho desprezível ela tem. Sorte que ele é burro!


Ah, que eles consigam dividir a família logo. Parece que o Lei Tie gosta muito dele, e principalmente, respeita ele. Nesse ponto já ficou claro que desde que voltou para esta casa, Lei Tie obedeceu a megera sem nem reclamar, mas a partir do momento que Qin Mian acordou nesse mundo com uma atitude diferente da do Qin Mian com quem ele se casou, isso despertou o lado rebelde do Lei Tie. Goxto.


Será que a desculpa de falta de memória colou?




96 dar face (给面子 gěimiànzi): Historicamente, haviam três palavras para definir Face: 脸, liǎn, 面(子), miàn(zi) e 颜, yán. Lian e Mian tem o sentido de honra, enquanto Yan tem mais a conotação de prestígio. Mianzi é "face; reputação; respeito próprio; prestígio, honra; posição social". “Dar Face (Mianzi)” é um conceito social de reciprocidade. Para os chineses, a manutenção das aparências é muito importante, assim, cumprir a etiqueta social é fundamental. Amizades podem terminar quando você não “dá face” a um amigo, e relacionamentos profissionais podem ser comprometidos ao ponto de você não conseguir mais aumentar seu Mianzi se não der Mianzi aos seus superiores.
97 tael (两 liǎng): é uma medida de massa, equivalente a 50 gramas. Dois taéis de prata é muito dinheiro! Na Dinastia Qing, um metro de tecido de algodão custava o equivalente a pouco mais de 6 gramas de prata, enquanto um quilo de carne custava por volta de 2 gramas de prata. Um trabalhador rural costumava receber no máximo 0,04 liang (1,25g) por dia de trabalho contratado no campo. São 40 dias de trabalho ininterrupto para juntar 1 tael de prata
98 sidi (四弟 sì dì): quarto irmão, mais novo em relação a quem está sendo referido
99 preço da noiva (聘礼 pìnlǐ): na China Antiga, os pais do noivo deviam compensar a família da noiva com dinheiro e presentes, a fim de pagar o preço da noiva. Elas se tornam um tipo de propriedade de seu marido. Toda a força que elas têm e tudo que elas ganharem se tornam propriedade de seus maridos também. Para a família do noivo, eles precisam mostrar sua gratidão dando o preço da noiva. Para a família da noiva, também é essencial receber algo para sustentar a família. Como o preço da noiva na China custa muito caro, é um fardo enorme para algumas famílias pobres
100 xiaomei (小妹 xiǎo mèi): irmãzinha
101 wudi (五弟 wǔ dì) quinto irmão, mais novo em relação a quem está sendo referido
102 Lei Xiangren se refere a Du Shi usando o tempo todo a forma respeitosa de você, 您 nín
103 fora da vista, longe da mente (眼不见, 心不烦 yǎn bùjiàn, xīn bù fán): é uma expressão idiomática chinesa que significa que quando você não vir alguém, não irá se preocupar com essa pessoa. É equivalente ao nosso “o que os olhos não veem, o coração não sente”.
104 dois didi: isso não é um erro. Nunca se coloca em plural palavras mantidas no original em chinês!
105 meimei (妹妹 mèimei): irmã mais nova


anterioríndicepróximo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~