Capítulo 51 - O Objetivo
“Por que você renunciou a ser o Grande Chanyu?” Chen Xing perguntou.
“Não queria mais ser um”, Xiang Shu respondeu friamente. “O quê? Não posso nem tomar minhas próprias decisões?" Em seguida, ajoelhou-se diante da mesa, olhou para a xícara de chá. Chen Xing já havia bebido dela, mas ele não se importou. Pegou-a e bebeu.
Feng Qianjun sorriu ao dizer: “Parabéns, Xiang-xiong.”
“Parabéns para você também”, Xiang Shu respondeu com indiferença.
Chen Xing não entendeu pelo que Feng Qianjun estava parabenizando Xiang Shu, e teve dificuldade ainda maior para entender a razão por trás dos “parabéns” de Xiang Shu. Apenas Xiang Shu e Feng Qianjun sabiam o que o outro queria dizer. Feng Qianjun estava parabenizando Xiang Shu por ter se livrado de seu próprio fardo e finalmente poder se concentrar em seus próprios assuntos. Xiang Shu estava “parabenizando” Feng Qianjun por finalmente estar se casando, para que pudesse parar de procurar Chen Xing e agir de maneira ambígua com ele o tempo todo.
“Você descobriu algo em sua investigação?” Xiang Shu perguntou, raramente tomando a iniciativa.
Enquanto Feng Qianjun estava prestes a relatar, Chen Xing perguntou: “O que faremos se Shi Mokun concordar em dar a Concessão de Ouro do Pergaminho Púrpura?”
Feng Qianjun respondeu: “Acho que ele não fará isso por enquanto.”
Xiang Shu disse: “Isso não é problema meu. Ele é o novo Grande Chanyu, não meu servo.”
Chen Xing murmurou: “Fu Jian está prestes a mobilizar suas tropas para cruzar o Rio Yangtze.”
Xiang Shu respondeu impaciente: “O que isso tem a ver com você?”
Chen Xing franziu profundamente a testa: “Isso… como pode não ter a ver comigo?”
Xiang Shu gritou: “É você que está sendo infinitamente prolixo! Quer que eu volte a ser o Grande Chanyu? Agora que renunciei, você ainda não está satisfeito?!”
Feng Qianjun disse: “Ay, por que vocês dois nunca mudam, sempre discutindo?”
No fundo, Chen Xing queria mesmo que Xiang Shu renunciasse ao posto de Grande Chanyu, mas com Fu Jian sem controle no Norte, a situação ficaria cada vez mais perigosa.
Para poder seguir para o sul com Chen Xing, Xiang Shu renunciou sem hesitação ao cargo. Ele pensou que Chen Xing ficaria comovido, mas a reação do outro foi totalmente inesperada, o que o deixou furioso. Ele disse com sarcasmo: “Ah, esqueci, se Guwang renunciar, seu povo será novamente intimidado pelos Hus. Isso não seria bom, certo? Isso é realmente muito irritante.”
Chen Xing percebeu o sarcasmo nas palavras de Xiang Shu, mas não discutiu. Apenas disse: “Quando um Hu morre, não conta como mais uma vida perdida? Se eles realmente lutarem, sabe-se lá quantas pessoas vão morrer. Esse ressentimento…”
Xiang Shu finalmente não aguentou mais e gritou: “Então vou agora mesmo para Chang’an e mato Fu Jian, satisfeito?!”
Quando Xiang Shu explodiu, tanto Chen Xing quanto Feng Qianjun se assustaram. Chen Xing só pôde fechar a boca e parar de falar.
“Fale”, Xiang Shu ordenou a Feng Qianjun. “Minha identidade atual é a de Deus Marcial Protetor do Departamento de Exorcismo. Quais foram os resultados da investigação?”
Feng Qianjun de repente sorriu. Afinal, sob essa perspectiva, não estava errado — se ele se considerasse um exorcista, então tecnicamente, Xiang Shu e Chen Xing seriam seus superiores.
“A situação também não parece boa.” Feng Qianjun pensou por um momento e sinalizou com os olhos para Chen Xing se sentar e parar de discutir. Chen Xing sentou-se com o humor complicado e começou a ouvir o relato de Feng Qianjun. Mal ouviu o início, porém, subitamente percebeu algo estranho e pensou: O que é isso? Eu estou no comando do Departamento de Exorcismo! Como você já está dando ordens?!
Tudo bem, vou aguentar… Acerto as contas com você depois que o Feng Qianjun for embora.
“Depois de me despedir de vocês dois, segui para leste, deixei o Passo Hangu e esbarrei em Murong Chong que estava a caminho de Luoyang”, disse Feng Qianjun.
◈ ◈ ◈
Naquela noite, Feng Qianjun havia partido discretamente. Ele planejava voltar para Jiangnan, mas no caminho encontrou Murong Chong. Fu Jian havia emitido um decreto notificando todas as pessoas do reino, fazendo do Clã Feng o bode expiatório para esse caso intrigante.
Na verdade, Murong Chong já sabia há muito tempo quem era o verdadeiro culpado, e era impossível que ele não soubesse da tentativa de vingança de sua irmã. Após o funeral, Fu Jian, tentando demonstrar alguma compaixão, o transferiu de Pingyang para a capital oriental, Luoyang, com planos de conceder-lhe um novo feudo posteriormente — talvez até pretendesse nomeá-lo Rei de Henan. Apenas por causa da turbulência na corte, ele teve que desistir temporariamente da ideia.
Enquanto Murong Chong liderava suas tropas em marcha, Feng Qianjun seguiu-o discretamente e descobriu várias informações. Ele soube antecipadamente que o corpo da Princesa Qinghe foi roubado durante a noite.
Chen Xing: “...”
A expressão de Xiang Shu subitamente se tornou bastante complicada. Feng Qianjun assentiu, dizendo: “Talvez tenha sido levado para ser transformado em… aquela coisa.”
Em vida, Feng Qianjun jamais conseguiu esquecer a Princesa Qinghe — havia se apaixonado à primeira vista. Mas após tudo o que aconteceu, seu único desejo agora era que ela pudesse descansar em paz após a morte.
Em segundo lugar, após chegar a Luoyang, Feng Qianjun localizou a tumba de Sima Liang, o Príncipe de Runan, nos arredores distantes da cidade. Como esperado, o caixão havia sido violado e estava vazio — o que coincidia com as informações que Chen Xing obteve de Sima Wei. Seis dos oito príncipes já haviam sido ressuscitados, restando apenas dois cujas identidades ainda eram desconhecidas.
Os oito príncipes eram: Sima Liang, Príncipe de Runan; Sima Wei, Príncipe de Chu; Sima Lun, Príncipe de Zhao; Sima Jiong, Príncipe de Qi; Sima Ai, Príncipe de Changsha; Sima Ying, Príncipe de Chengdu e Sima Yong, Príncipe de Hejian.
Xiang Shu ficou tonto ao ouvir tudo isso; ele não conseguia diferenciar quem era quem nessa gigantesca família Sima. É claro que para Chen Xing não era um problema. Afinal, todos eram nomes Han — comparados aos oito príncipes da família Sima, Chi Le Chuan, Shi Mokun, Barkol, Che Luofeng e Carosha eram os que lhe davam dor de cabeça.
“O Príncipe de Zhao, Sima Lun, foi libertado por vocês em Chang’an”, disse Feng Qianjun. “E o Príncipe de Donghai, Sima Yue, foi cortado em pedacinhos por um irmãozinho que ainda não conheci.”
“Foi transformado em pasta de carne”, corrigiu Chen Xing com sinceridade.
“Sima Wei está tentando escapar do controle de Shi Hai”, refletiu Feng Qianjun. “Mais cedo ou mais tarde nos encontraremos com ele. Podemos dizer que, dos seis príncipes revividos, três já foram eliminados. Os três restantes ainda estão à espreita nas sombras.”
“Hmm”, Chen Xing franziu a testa. “Então, isso quer dizer que a Formação de Defesa dos Reis Demônios da Seca de Shi Hai já está desfeita. Se ele conseguirá usar a Formação dos Dez Mil Espíritos ou outra coisa para ressuscitar Chiyou, é difícil dizer.”
A raiva de Xiang Shu também havia diminuído agora. Ele franziu a testa: “Os outros dois reis devem ser encontrados o mais rápido possível e eliminados antecipadamente. No entanto, não sabemos onde estão enterrados.”
“Hehe”, Feng Qianjun riu, exibindo seus dentes brancos e alinhados com orgulho. “Esta é precisamente a área de especialidade de Yuxiong.”
Chen Xing surpreso: “Você já os encontrou?”
Feng Qianjun: “Vocês já pararam para pensar porque Shi Hai não conseguiu ressuscitar justamente esses dois príncipes? A razão é simples: para ele, talvez eles estejam muito distantes.”
“Espere…” Chen Xing parecia estar começando a entender o que Feng Qianjun insinuava. Ele sentia que a identidade de Shi Hai, envolta em névoa espessa, finalmente revelava um vislumbre — e essa seria uma pista crucial.
“Estão no sul”, Xiang Shu compreendeu imediatamente.
Feng Qianjun assentiu significativamente enquanto dizia: “Estão enterrados no mausoléu imperial ao norte do Monte Zhong.”
◈ ◈ ◈
No passado, a Guerra dos Oito Príncipes trouxe calamidade a corte da Grande Dinastia Jin. Cada um dos oito príncipes da família Sima era um especialista em artes marciais e um profissional em liderar um exército. No entanto, sob a provocação da astuta imperatriz Jia Nanfeng¹ e de seus próprios interesses, envolveram-se em um conflito frenético e sangrento de fratricídio pelo título de “Imperador”. Ao longo de décadas, mataram-se uns aos outros, e milhões de soldados da corte Jin foram dizimados nesse esgotamento interno, deixando a defesa do norte vulnerável, o que foi usado por um Xiongnu, Liu Yan, para comandar um exército para atravessar a passagem. O vencedor final, Sima Yue, liderou a corte de Chang'an e a maioria dos militares e civis em uma fuga apressada, apenas para ser interceptado e massacrado por Liu Yuan. Os Jins estavam fazendo uma migração em grande escala para o sul², e o evento foi nomeado “o Desastre de Yongjia³”.
O Desastre de Yongjia também marcou o início de vários levantes Hu que duraram quase cem anos. Ainda assim, quando as tribos do norte disputavam Guanzhong, Luoyang e outros lugares, os herdeiros da família Sima, que haviam reorganizado bandeiras e tambores⁴ em Jiankang, não ficaram ociosos. Durante o tempo de guerra, eles exibiram sua formidável habilidade de usar a estratégia da “aliança vertical e horizontal⁵”, que o fez não apenas conseguir incitar desarmonia entre as tribos, fazendo-as lutar umas contra as outras, mas também o fez ter sucesso em recuperar o selo de jade imperial do país, bem como os caixões do Príncipe Hejian e do Príncipe Qi*, enterrando-os no mausoléu imperial do Monte Zhong.
(n/t: *Príncipe de Hejian - Sima Yong e Príncipe Qi - Sima Jiong)
“Ótimo”, disse Chen Xing. “Isso é realmente ótimo! Espera… hmm, com base no que vimos nas Montanhas Longzhong, para ressuscitar um cadáver antigo e transformá-lo em um Rei Demônio da Seca, são necessários quarenta e nove dias. O processo deve ser extremamente complicado. Na verdade, não precisamos nos apressar para destruí-lo. Hmm… Acho que…”
“Inteligente!” Feng Qianjun riu. “Já enviei espiões para vigiar o mausoléu imperial dia e noite. Se houver qualquer sinal de atividade, seremos notificados imediatamente. No início, eu ainda estava indeciso — se Shi Hai quisesse ressuscitar esses dois príncipes, inevitavelmente enviaria seus subordinados ou até viria pessoalmente. Seria mais direto destruir os corpos dos príncipes antecipadamente? Mas, ouvindo as palavras de Sima Wei que você acabou de repetir, talvez ainda possamos guardar o tronco para esperar pelos coelhos⁶…”
Chen Xing murmurou “hum”, e uma ousada ideia surgiu em sua mente. Dentro das Montanhas Longzhong, quando aquele homem de máscara sinistra ressuscitou Sima Wei, a presença da Lâmpada do Coração parecia ter causado uma variável inesperada. Seria possível, então, usar essa variável a seu favor — fazer os dois príncipes restantes se rebelarem e pegar Shi Hai de surpresa?
“Pelo menos até agora”, observou Feng Qianjun, “Shi Hai ainda não chegou a Zhongshan para tentar ressuscitar os dois príncipes. Isso é bastante significativo.”
Xiang Shu também murmurou “hum”. Chen Xing sentiu-se um tanto confuso e perguntou: “Significativo como?”
Xiang Shu cruzou os braços, permanecendo em silêncio por um momento. Então, com um leve tom de impaciência, respondeu: “Eu acabei de elogiá-lo por ser esperto, como você ficou estúpido de novo? A razão pela qual Shi Hai deixa os dois príncipes em paz, não é óbvia?”
Feng Qianjun apenas sorriu. Xiang Shu olhou para Chen Xing, que ainda estava pensando, e simplesmente explicou: “Porque o sul do Rio Yangtze não é o domínio de Shi Hai!”
Esta breve frase despertou a pessoa dentro do sonho em um instante —— as causas e efeitos todos se conectaram em uma fração de segundo. A Montanha Longzhong estava sem dúvida perto de Xiangyang, e assim, o homem mascarado misterioso invadiu a Montanha Longzhong quando o Exército Qin estava sitiando a cidade. Isso significava que o raio de ação de Shi Hai havia se limitado ao norte do Rio Yangtze.
Ele não consegue passar?! E o que isso significa? Shi Hai é aliado de Fu Jian! Lembrando do caos dos demônios da seca em Chang’an e o Espelho de Yin-Yang que, por um acaso do destino, voltou para as mãos de Feng Qianyi… A resposta começou a se tornar gradualmente clara.
“Shi Hai está atualmente escondido próximo a Fu Jian”, disse Chen Xing. “Quem poderia ser?!”
Esta também era a verdade que Feng Qianjun queria descobrir a todo custo até agora: a identidade de Shi Hai. Ou seja, a pessoa que atraiu seu irmão mais velho e o transformou em um demônio —— este era seu alvo de vingança mais importante.
Chen Xing não pôde deixar de suspirar: De fato, uma pessoa ainda precisa da ajuda de outras. Olhando para esta conspiração, ele não conseguia entender nada, mas inesperadamente, com a dedução de três pessoas, ela lentamente veio à tona e se tornou clara!
“Naquela noite, além de Fu Jian, quem mais entrou nos aposentos privados?” Feng Qianjun perguntou. “Alguém do Clã Murong? Tuoba Yan?”
“Não é Tuoba Yan”, Xiang Shu rejeitou imediatamente. “Embora eu não goste dele, não pode ser. Era uma noite escura, e nada podia ser visto com clareza. Eu só consegui ver Fu Jian e vários guarda-costas pessoais. Sempre existe a possibilidade de ser o próprio Fu Jian.”
Feng Qianjun disse: “Essa possibilidade não deve ser descartada.”
Chen Xing refletiu por um momento e argumentou: “Deixando de lado se Fu Jian teria ou não tal intenção, mas um imperador — que ainda precisa correr de um lado para o outro — teria tempo para encenar essa grande peça?"
“Oh, isso é verdade”, Feng Qianjun expressou sua aprovação.
“Wang Ziye?” Xiang Shu sugeriu outro candidato. “Fu Jian consulta ele sobre tudo.”
“Você o viu naquela noite?” Feng Qianjun perguntou.
Xiang Shu relembrou aquela noite, mas não conseguiu lembrar se Wang Ziye estava entre aqueles que acompanhavam Fu Jian. Os três discutiram por um tempo, até que Xiang Shu finalmente concluiu: “Então, com base no que acontecer a seguir, talvez possamos identificar claramente quem é essa pessoa.”
O pensamento de Chen Xing já estava ligeiramente atrás do de Xiang Shu, então ele teve que perguntar humildemente: “Por quê? Você pode explicar mais claramente? Protetor, acho você muito esperto, ah.”
Xiang Shu: “Não me atrevo. Comparado ao Exorcista que falou em círculos durante uma conversa intelectual leve e lutou com suas palavras com um grupo de estudiosos, este Protetor é apenas um pouco esperto. Como eu poderia entrar nos olhos de outras pessoas?”
Chen Xing já tinha uma admiração por Xiang Shu. Ele também realmente não tinha entendido o que acabara de ser dito. Inesperadamente, Xiang Shu o alfinetou novamente, então ele respondeu de forma educada: “Uma pessoa sábia pensando mil vezes pode errar; um idiota pensando mil vezes pode acertar⁷. Não devemos ter vergonha de fazer perguntas de vez em quando.”
Xiang Shu: “...”
Feng Qianjun viu que os dois haviam começado a discordar e temeu que isso se transformasse em uma briga novamente. Ele disse apressadamente: “Peço um conselho ao Xiang-xiong.”
“Para ressuscitar os dois príncipes restantes”, explicou Xiang Shu, “é necessário uma grande quantidade de ressentimento liberado pelos mortos, precisamente como a guerra em Xiangyang. Para haver pessoas mortas, é preciso uma grande guerra. Se Fu Jian marchar para o sul em um futuro próximo para atacar Jiangkang, isso prova que há alguém ao seu lado que está incitando isso. A identidade de Shi Hai deve ser a de um conselheiro de alto escalão.”
“Ah!” Feng Qianjun não havia considerado esse ponto e assentiu com compreensão.
Chen Xing pensou que Xiang Shu era de fato muito esperto. Hoje, eles se reuniram com Feng Qianjun, mas a coisa mais feliz não foi o encontro repentino com um velho amigo, mas sim a mudança de seu comportamento passivo para o oposto. O esconderijo de Shi Hai, uma vez confirmado, faria com que eles tivessem um objetivo claro. Seria mais fácil formular um plano com isso.
A coisa mais assustadora era não saber a localização do inimigo e ainda mais, não saber o que o inimigo era. Eles percorreram um longo caminho e tiveram que pagar muito por isso, mas seus sofrimentos finalmente valeram a pena. Isso permitiu que Chen Xing, por enquanto, respirasse aliviado.
◈ ◈ ◈
Feng Qianjun ainda franziu a testa. Quando Chen Xing estava prestes a pedir mais informações, Feng Qianjun disse: “Às vezes, não é necessário iniciar uma guerra se você quiser pessoas mortas. Jiangnan⁸ pode parecer pacífico, mas na verdade, há uma corrente viciosa surgindo por baixo. Vocês dois voltaram para Jiangnan agora. Podemos dizer que a Vontade do Céu funciona de maneira misteriosa.”
A expressão de Xiang Shu mudou subitamente. Chen Xing, que estava prestes a se levantar para se mover, ouviu o que ele havia dito e respondeu: “O quê? Qual é o problema?”
Feng Qianjun hesitou por um momento, então decidiu falar francamente: “Não sei se isso é realmente como suspeito… mas, já que todos nós estamos envolvidos, não há problema em dizer. Lembram-se do corpo do soldado que encontramos nas Montanhas Longzhong um ano atrás?”
Chen Xing: “!!!”
Chen Xing imediatamente lembrou-se da época em que ele, Xiang Shu e Feng Qianjun se conheceram. Xiang Shu havia chutado um cadáver do penhasco para avisá-los para não avançarem mais. No entanto, naquela noite, Chen Xing e Feng Qianjun amarraram o cadáver no lombo do cavalo, fazendo o cavalo carregá-lo de volta a Maicheng.
“O cadáver se transformou?” A voz de Xiang Shu ficou séria.
Feng Qianjun assentiu lentamente e disse: “Felizmente, a situação não é tão ruim.”
Aquele cadáver de soldado morto, em menos de 24 horas após ter sido entregue a Maicheng, transformou-se em um cadáver vivo. O experiente magistrado de Maicheng associou-o ao folclore sobre a rebelião dos jiangshis⁹ do livro antigo, e imediatamente trancou o cadáver em uma grande gaiola. No entanto, o legista que havia inspecionado o cadáver, junto com vários soldados, foram arranhados e feridos no local.
O cadáver vivo foi assim trancado e enviado para Jiankang. Foi secretamente apresentado ao Imperador Jin, Sima Yao, para não alarmar as massas. Mas muito rapidamente, em menos de dez dias após o legista ter voltado para casa, ele ficou infectado, adoeceu e mordeu sua esposa e filho. Seguindo isso, muitas pessoas foram transformadas em cadáveres vivos.
Chen Xing: “…………”
Feng Qianjun disse: “Naquela época, ainda não sabíamos que o exército do demônio da seca era tão formidável. Não devemos nos culpar.”
Xiang Shu ficou pálido e disse: “O que aconteceu depois?”
Feng Qianjun disse: “Muitas pessoas em Maicheng foram infectadas pelo veneno de cadáver. Felizmente, mais tarde… er, não foi algo muito honroso, mas foi resolvido.”
Uma observação tão casual continha tanta informação. Chen Xing suspirou, e Xiang Shu disse: “Realmente foi resolvido?”
“Superficialmente, sim”, disse Feng Qianjun. “No ano passado, no final do outono, isto é, quando vocês estavam em Chi Le Chuan, vários surtos de praga em pequena escala ocorreram em Jiankang, Moling, Kuaiji, Wujun e outros lugares. Eles ainda estão se espalhando até hoje.”
Chen Xing franziu a testa e não disse nada. Feng Qianjun descreveu os sintomas da praga: a doença surgiu de forma inexplicável e sem aviso prévio. Alguns diziam que havia sido trazida pelos soldados Jin enviados em missão para Maicheng; outros acreditavam ser uma praga comum. O estranho, porém, era que a praga não causava mortes — a maioria dos infectados preservou suas vidas, mas exibia sintomas de letargia extrema e permanecia acamada.
“Alguém se recuperou?” Chen Xing perguntou.
Feng Qianjun, que na época estava investigando os mausoléus imperiais em Luoyang, Pingyang e Youzhou, não testemunhou pessoalmente. Ele respondeu: “Ouvi dizer que alguns se recuperaram naturalmente. Dizem que as pessoas podem melhorar lentamente tomando sol.”
Xiang Shu pensou por um momento e disse: “Provavelmente, tudo bem se eles puderem melhorar.”
Feng Qianjun também visitou especificamente aqueles que haviam se recuperado completamente. Ele descobriu que as ações deles ainda eram as mesmas de antes, e não havia nenhuma indicação de que se transformariam em um cadáver vivo, então ele decidiu apenas esperar para ver por enquanto. No entanto, com o tempo, essa praga era semelhante à tuberculose; eles não melhoravam, mas também não morriam. Além disso, ainda estava se espalhando lentamente para muitas cidades ao sul do Rio Yangtze.
Chen Xing disse: “Então, não está tudo bem afinal. Precisamos dar uma olhada nos pacientes o mais rápido possível.” Mesmo que ele tenha dito isso, não sabia o que fazer depois.
Feng Qianjun disse: “Isso leva a outro problema.”
“Ainda tem mais?!” Chen Xing disse a contragosto. “Você não pode simplesmente dizer tudo de uma vez?!”
Feng Qianjun se apressou para dar uma pista. “Este assunto não tem nada a ver com Shi Hai, Chiyou, ou exorcistas. É Xie-daren, Xie Anshi…”
◈ ◈ ◈
Nesse momento, o mordomo da casa ao lado gritou de repente: “Mestre! Mestre! Alguém, venha rápido!”
Isso os alarmou muito. Os três estavam justamente falando sobre a praga, e agora, ouviram um som de alguém caindo ao lado. Xiang Shu se levantou e correu como uma rajada de vento. Chen Xing invocou a Lâmpada do Coração e o seguiu.
Xie An mancava, apoiando-se para descer do sofá, e disse: “Está tudo bem. Sentei-me em meditação por muito tempo e minhas pernas adormeceram.”
Todos: “...”
“Lorde Xie”, Feng Qianjun cumprimentou com etiqueta perfeita, fazendo uma reverência, “não seria hora de devolver o dinheiro?”
“Sobre o que vocês estavam falando”, disse Xie An, puxando a barra de seu manto e cambaleando para fora do sofá em busca de seus sapatos, “eu ouvi a maior parte. Quanto ao dinheiro, Jovem Mestre Feng, peço que me conceda mais alguns dias. Veja, já estou velho, não aguento sustos…”
Chen Xing estava confuso. Olhou para Feng Qianjun, depois para Xie An, e perguntou: “O quê? Não é ao contrário? Shixiong, você deve dinheiro a Feng-dage? Quanto?”
“Ele é seu shixiong?” Feng Qianjun perguntou, perplexo. “Seu shixiong não é Wang Meng? Como mudou para Xie An?”
Xie An explicou: “É o seguinte…” Ele primeiro dispensou o mordomo e então disse a Feng Qianjun: “Já que você e meu shidi são familiares, todos estamos do mesmo lado. Que tal… esquecermos essa dívida por enquanto?”
“‘Do mesmo lado’, minha bunda!” Feng Qianjun rebateu. “Combinamos claramente: setecentas mil taéis de prata para apoiar o Exército Beifu¹⁰. O documento legal foi emitido; todas as dívidas seriam pagas no início desta primavera. Estou até abrindo mão de cem mil taéis de juros! Lorde Xie, tenha piedade do nosso patético Banco Xifeng — nossos negócios em Chang'an foram completamente arruinados e ainda temos tantas despesas aqui em Jiankang. O que espera que eu faça?”
“Acalmem-se, acalmem-se”, Chen Xing interveio rapidamente. "Por favor, olhem pra mim, não briguem. O dinheiro sempre aparece de alguma forma.”
“Exato”, Xiang Shu concordou com um aceno sarcástico. “Daqui a pouco, Chen Xing vai ficar na estrada lá fora — e o dinheiro naturalmente virá até ele.”
────────────────────────
Notas:
1 Jia Nanfeng (257–300), apelidada de Shi (時), foi uma imperatriz consorte chinesa. Era filha de Jia Chong e primeira esposa do Imperador Hui da dinastia Jin, além de neta de Jia Kui. Ela é comumente vista como uma figura vilã na história chinesa, como a pessoa que provocou a Guerra dos Oito Príncipes, que levou às rebeliões dos Cinco Bárbaros e à perda do norte e centro da China pela dinastia Jin.
2 Travessia dos Yiguans para o Sul (衣冠南渡) no original. Já foi mencionado antes, mas vou repeti-lo, pois já faz um tempo. Este evento refere-se à primeira migração em larga escala para o sul da civilização das Planícies Centrais, da Bacia do Rio Amarelo para a Bacia do Rio Yangtze, durante a Dinastia Jin. 衣冠 significa literalmente "roupas e coroas" e simboliza os intelectuais. Como as famílias comuns não tinham recursos para migrar, a maioria dos que migraram eram de famílias importantes ou funcionários do governo, daí o nome.
3 永嘉之乱 refere-se aos eventos da história chinesa ocorridos em 311 d.C., quando as forças de Han Zhao, compostas principalmente por Xiongnu e outros grupos étnicos, capturaram e saquearam Luoyang, a capital da Dinastia Jin. Após essa vitória, o exército de Han Zhao cometeu um massacre ao entrar na cidade, matando o príncipe herdeiro, uma série de ministros e mais de 30.000 civis. Eles também incendiaram os palácios e desenterraram os mausoléus de Jin. Este foi visto como o evento que levou à queda da unificada Dinastia Jin Ocidental e seu restabelecimento como Dinastia Jin Oriental, bem como à perda do norte da China para os Dezesseis Reinos.
4 Reorganizar bandeiras e tambores = tentar um retorno.
5 Uma estratégia de oposição elaborada pela Escola de Diplomacia durante o Período dos Estados Combatentes (425-221 a.C.).
6 守株待兔 (esperar embaixo da árvore por uma lebre tola), confiar na sorte em vez de tomar iniciativa.
7 Uma pessoa sábia que reflete mil vezes terá prejuízo = expressão idiomática que significa “ninguém, não importa quão habilidoso, é perfeito”.
8 Para quem não sabe, Jiangnan se refere a toda a área diretamente ao sul do Rio Yangtze. Lembre-se de que Fu Jian governa a parte norte do Rio Yangtze e até a Grande Muralha. Além disso, é chamada de Saiwai, “a terra além da passagem”, que de fato era governada pelo Grande Chanyu, e os Hans governam o sul.
9 O termo jiangshi pode ser traduzido como “cadáver rígido”. É uma criatura lendária da mitologia chinesa, um tipo de morto-vivo com pele pálida e rígida que se move saltando. Eles geralmente são retratados como reanimados por feitiços ou por serem desenterrados de túmulos.
10 北府兵 (Běifǔ bīng), o Exército Beifu foi um exército fundado por Xie Xuan durante a Dinastia Jin Oriental. Inicialmente, pertencia quase exclusivamente aos Xie. Posteriormente, mudou de mãos diversas vezes e tornou-se uma força principal durante as Dinastias do Sul.
────────────────────────
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~