Capítulo 52 - Banco
“Não tem nada a ver com você!” Chen Xing disse. “Não cause problemas!”
Xie An havia apenas convidado Feng Qianjun para tomar chá, mas ele insistia em recuperar seus 700 mil taéis de prata a qualquer custo.
E a razão para isso era a seguinte: Xifeng e Dongzhe eram os dois maiores bancos do país. No ano anterior, porque Feng Qianyi foi possuído e causou tantos problemas em Chang’an, o armazém do Xifeng foi confiscado por Fu Jian. Milhões de taéis de prata encheram os cofres do Grande Qin, e tanto os funcionários civis quanto militares começaram a contar suas riquezas com alegria. Após obter essa enorme quantia, Fu Jian obteve fundos militares suficientes e, assim, começou a se agitar novamente.
Por outro lado, a família Feng foi gravemente afetada por isso. Eles retornaram ao Rio Yangtze, prontos para fazer um balanço do que restava e recomeçar seus negócios.
Como resultado, Feng Qianjun descobriu que Xie An havia emprestado 700 mil taéis de prata do Banco Xifeng um ano antes para financiar suas Forças Beifu¹. As Forças Beifu foram estabelecidas com o propósito de resistir ao exército Qin de Fu Jian e eram administradas por Xie An. No entanto, o tesouro estatal do Grande Jin estava em déficit há muitos anos, e eles não ousavam aumentar impostos com medo de revoltas da nobreza. Sima Yao, então, honestamente disse a Xie An que não podiam mais bancar os custos e que o exército deveria ser dissolvido.
Como seria possível desmobilizar o exército? Após muita deliberação, Xie An não teve outra alternativa a não ser pedir um empréstimo — em nome da família imperial — a Feng Qianyi, dono do Banco Xifeng, que mantinha relações amistosas com a família Xie. O empréstimo foi de 700 mil taéis de prata, com juros altos, e um acordo por escrito foi firmado para devolver o valor em um ano, acrescido de mais 100 mil taéis.
No fim das contas, muitas das operações da família Feng em Chang'an dependiam do apoio de Jiangnan. De uma forma ou de outra, no final não seria ele quem pagaria a conta. Se viessem cobrar, ele simplesmente usaria a justificativa do interesse nacional para pressioná-los. Afinal, todos eram pessoas de prestígio — a família Feng dificilmente enviaria alguém para fazer escândalo e espernear diante do Beco Wuyi todos os dias, não é mesmo?
Mas Xie An nunca poderia ter previsto que Feng Qianyi acabaria seguindo um caminho tortuoso, e simplesmente desapareceu. Com a queda dos negócios da família Feng em Chang'an, a tentativa de se reestabelecer em Jiangnan tornou-se extremamente difícil, especialmente com o Banco Dongzhe — que tinha boas relações com a família Wang — espreitando como um tigre à espreita. Era verdadeiramente uma questão de vida ou morte. Além disso, ao longo dos últimos meses, Feng Qianjun havia liberado fundos sem juros para auxiliar no combate a uma epidemia e aliviar o sofrimento do povo.
Agora, as reservas de prata do Banco Xifeng em todo o país somavam menos de 100 mil taéis. Para salvar o negócio da família, Feng Qianjun precisava recuperar esse empréstimo a qualquer custo. Uma rede de informações tão vasta, centenas de membros do clã e rotas comerciais espalhadas por todos os lugares, guarda-costas — todos dependiam disso para sobreviver. Caso contrário, o que mais ele poderia fazer?
“Vamos beber um chá primeiro, o chá é bom, você deve estar com sede…”
“Não estou com sede, Lorde Xie, eu quero o dinheiro”, explicou Feng Qianjun pacientemente.
“Pequeno Shidi, por favor, ajude-me a acalmar o Jovem Mestre Feng primeiro.”
Feng Qianjun: “Lorde Xie, vamos simplesmente decidir uma data para eu mandar meu pessoal vir recolher os bens, então…”
Chen Xing: “Feng-dage, palavras bastam, acalme-se.”
Xie An: “Shidi, você tem algum artefato mágico com você? Pode oferecê-lo ao Jovem Mestre Feng como penhor por enquanto, por favor?”
“Eu não tenho nenhum!” Chen Xing disse, “Xie-shixiong, estou aqui intercedendo por você, e ainda assim você tem ideias sobre usar meus artefatos mágicos?”
“Para que eu precisaria de artefatos mágicos?” Feng Qianjun disse, “Não posso simplesmente pedir emprestado ao próprio Chen Xing? Nós dois somos ainda mais próximos que você! Chega de conversa, Lorde Xie, você deve devolver o dinheiro desta vez.”
“Ah! Pequeno Shidi, por acaso você conhece a lendária técnica de ‘transformar pedras em ouro’?”
“Não conheço!” Chen Xing respondeu, quase enlouquecendo. “Não existe esse tipo de feitiço!”
“Vou buscar agora mesmo”, Xie An disse imediatamente. “Por favor, espere mais um pouco, sente-se um pouco mais. Anshi cumpre o que promete.”
Feng Qianjun já havia bebido bastante chá na casa de Xie An hoje. Ao ouvir isso, ficou de pé do lado de fora do salão e disse: “Certo, esperarei por você.”
◈ ◈ ◈
A propriedade de Xie An, junto com suas pinturas e caligrafias colecionadas, provavelmente valia uma quantia considerável. No entanto, setecentos mil taéis de prata realmente pareciam uma quantia enorme. Xie An não morava com outros membros da família Xie, então era difícil dizer se seus bens seriam suficientes para cobrir a dívida.
Feng Qianjun se virou e perguntou: “Onde está Xiang Shu?”
Xiang Shu, ouvindo a discussão entre os dois, sentiu-se irritado e foi embora.
Chen Xing observou Feng Qianjun por um momento e de repente sorriu, dizendo: “Feng-dage, depois de tanto tempo, você parece ter mudado um pouco.”
Feng Qianjun ficou um tanto surpreso, olhou para si mesmo e perguntou: “Eu mudei?”
Após observar Feng Qianjun por tanto tempo, Chen Xing sempre teve uma sensação persistente de que ele havia mudado de alguma forma, mas não conseguia expressar em palavras. Era como se ele tivesse uma leve sensação de malícia e que tivesse se tornado um pouco dissimulado. Seria por ter usado o Sabre Senluo que havia sido refinado com ressentimento?
“Você usou o Sabre Senluo depois daquela vez?” Chen Xing perguntou.
“Usei duas vezes”, respondeu Feng Qianjun. “Foi perto de um cemitério quando estava tentando despistar dos batedores de Murong Chong, mas pode ficar tranquilo, não matei ninguém.”
Chen Xing ponderou por um momento e disse: “Isto pode ser um pouco presunçoso, mas posso examiná-lo rapidamente?”
Feng Qianjun abriu os braços, indicando que Chen Xing poderia proceder como desejasse. Chen Xing então invocou a Lâmpada do Coração e se aproximou de Feng Qianjun.
“Não precisa tirar a roupa… pode amarrar o cinto de volta…” Chen Xing pressionou uma mão contra o peito de Feng Qianjun, que parou de desatar as roupas ao ouvir isso.
Chen Xing infundiu a Lâmpada do Coração nos meridianos de Feng Qianjun e descobriu que, dentro dele, ainda havia uma luz da mesma origem cintilando, protegendo sua essência — o que provavelmente não era um grande problema. No entanto, o fluxo da magia da Lâmpada do Coração tornou-se mais lento, como se houvesse outra força dentro do corpo de Feng Qianjun resistindo à Lâmpada.
“Não há grandes problemas”, disse Chen Xing. “Mas tente usar o mínimo possível. O ressentimento não é como o qi espiritual — o uso excessivo acaba prejudicando o corpo e, com o tempo, pode fazer com que a pessoa fique cada vez mais imersa em uma aura maligna…”
Nesse momento, Xiang Shu retornou, como se tivesse apenas ido ao quarto buscar algo, e parou na porta, observando Chen Xing e Feng Qianjun.
Chen Xing: “...”
Feng Qianjun rapidamente amarrou o cinto e vestiu o manto exterior. Xiang Shu observou os dois, e Chen Xing explicou: “Eu só estava examinando o ressentimento no corpo dele!”
Xiang Shu disse: “Eu não disse nada. Xie An fugiu. Vocês ainda pretendem esperar por ele aqui?”
“O quê?” O sangue de Feng Qianjun gelou.
Xiang Shu apontou casualmente em direção ao palácio. Feng Qianjun imediatamente saiu rapidamente e viu que Xie An havia se refugiado no palácio para escapar das dívidas. Agora, Feng Qianjun não tinha mais o que fazer.
Chen Xing tentou consolá-lo: “Quem sabe ele foi pedir dinheiro a Sua Majestade?”
Feng Qianjun segurou a testa com uma mão, dizendo impotente: “Aquele maldito imperador mal tem o suficiente para se sustentar. Ele está tão ansioso que todo o seu cabelo caiu. Ele me pagar? Só quando o sol nascer no oeste.”
“Ei… Feng-dage”, Chen Xing acompanhou Feng Qianjun até fora da residência de Xie. “Sugiro que você não os pressione demais, caso contrário, se essa dupla de governante-ministro for encurralada, quem sabe o que podem fazer…”
“Eu mesmo estou prestes a ser encurralado”, disse Feng Qianjun. “Não importa mais se o dinheiro emprestado pode ou não ser recuperado — se as coisas continuarem assim, o Banco Xifeng fechará as portas em três meses. Não, Chen Xing, você precisa me ajudar a pensar em uma solução.”
“Ei!” Chen Xing respondeu imediatamente. “Por que agora está tudo nas minhas costas? Eu estava apenas te acompanhando em nome de Xie-shixiong.”
Embora os três estivessem compartilhando memórias calorosas momentos antes, por causa do dinheiro, Feng Qianjun agora mudou completamente de atitude. Ele disse com seriedade: “Se o Banco Xifeng falir, não haverá mais ninguém para vigiar o mausoléu imperial para vocês. As informações do Norte também não chegarão mais. Você e Xiang-xiong terão que ficar plantados do lado de fora do mausoléu todos os dias, vigiando pessoalmente. Isso não seria muito problemático?”
Chen Xing: “Mas eu também não tenho dinheiro! Nós dois estamos literalmente dependendo da hospitalidade alheia. Se eu tivesse 700 mil taéis de prata, precisaria me abrigar na casa de Xie An? Aliás, ainda devo 3 mil taéis de prata a Xie An. Se não fosse por que ele sustentou a mim e ao meu Shifu no passado, como eu poderia reconhecer esse ‘shixiong’ barato…”
“Xiang-xiong”, disse Feng Qianjun, percebendo que seu plano não estava funcionando, então se virou para Xiang Shu com seriedade. “Este humilde xiaodi* lembra que você, afinal de contas, já foi o Grande Chanyu que governou vastas terras férteis no norte?”
(n/t: *小弟, xiaodi: lit significa irmão mais novo)
Chen Xing, com uma expressão impassível, respondeu: “Feng-dage, olhe para o Xiang Shu — ele parece rico para você? Já fui à casa dele, e se todos os pertences daquela tenda fossem vendidos, ainda não seriam suficientes nem para pagar os 3 mil taéis de prata que devo a Xie An!”
Ao ouvir isso, Xiang Shu cooperou batendo em seu próprio corpo, depois estendeu ambas as palmas vazias para mostrar como era impotente para ajudar mesmo se desejasse.
“Vá para a beira da estrada por um tempo?” Xiang Shu disse. “Talvez Tuoba Yan apareça novamente.”
Chen Xing pensou: você ainda está nessa?
Feng Qianjun não fazia ideia do que aquilo significava e olhou para Chen Xing cheio de confusão. Chen Xing se decidiu antes de dizer: “Tá bom, vou tentar. Iuppiter, Iuppiter, pode me dar algum dinheiro?”
◈ ◈ ◈
Então os três ficaram parados à beira da estrada. Xiang Shu baixou levemente a cabeça para olhar Chen Xing, sem dizer uma palavra.
Algumas andorinhas voaram sobre o Beco Wuyi, e tudo permaneceu quieto.
“Não há muitas pessoas aqui”, disse Xiang Shu. “Vamos sair?”
Chen Xing: “…”
Chen Xing caminhou alguns passos até a estrada principal fora do Beco Wuyi. A Rua Leste de Jiankang estava movimentada com pessoas. Com um mercado cheio de gente, estava excepcionalmente animado.
“O dinheiro simplesmente vai cair do céu?” Feng Qianjun se sentiu confuso. “Temos que encontrar um lugar com menos gente? Senão, vão roubar de nós.”
“Vamos continuar andando?” Xiang Shu gesticulou para que Chen Xing continuasse a avançar um pouco.
Chen Xing: “O que você vai fazer desta vez?”
Chen Xing deu mais alguns passos, apenas para avistar uma loja de três andares e resplandecente a leste do mercado. Jade branco pendia na porta com os caracteres “Banco Dongzhe”. Eles haviam na verdade caminhado até onde estava o arqui-inimigo de Feng Qianjun.
“Este não é seu rival? E quanto ao banco da sua família? Onde fica?” Chen Xing perguntou.
Feng Qianjun apontou para o oeste do mercado. Havia um enorme banco lá também com pilares de ébano - era o Banco Xifeng.
“Deixa pra lá”, disse Feng Qianjun. “Venham para minha casa jantar, vamos beber à noite, e apresentarei sua cunhada para vocês.”
No entanto, Xiang Shu olhou para cima para examinar a placa do Banco Dongzhe, parecendo estar imerso em pensamentos.
“Não me diga que você vai roubar um banco de novo”, disse Chen Xing.
"Você deve três mil taéis de prata a Xie An", disse Xiang Shu. “Se você disser que sim, eu pago para você, mas você tem que me prometer uma coisa.”
Chen Xing estava prestes a dizer que aqui não era como Maicheng — se ele realmente roubasse um banco, certamente seria preso! Mas de repente se lembrou do dia em que Xiang Shu pediu que ele salvasse Che Luofeng; na época, eles também haviam concordado com aquilo. Imediatamente, ele respondeu: “Claro, não me importo. Mas além de me ajudar a pagar a dívida com Xie An, você também precisa ajudar o Feng-dage a superar essa dificuldade.”
“Ai.” Feng Qianjun sorriu ao ouvir isso. Inicialmente, ele pensou em pedir que os dois não discutissem, mas subitamente mudou de ideia e partiu para táticas de provocação. “Irmão Chen, agradeço a intenção, mas você não precisa forçá-lo a fazer o que não pode.”
Xiang Shu, como esperado, disse impacientemente: “Certo, está bem.”
“Pois bem, vá em frente, mas você não pode roubar o banco”, disse Chen Xing, um pouco relutante, com a mente focada em ver Xiang Shu passar por um momento embaraçoso. Quero ver como você vai conseguir o dinheiro, é absolutamente impossível. Senão, por que você teria que roubar um banco em Maicheng? Além disso, você acha que Feng Qianjun precisa de 3 mil taéis? Ele precisa de 700 mil! Mesmo que você vá roubar, você não será capaz de roubar tanto, sabe.
No entanto, Xiang Shu já havia entrado no banco.
◈ ◈ ◈
Naquela época, tanto a Dongzhe quanto a Xifeng tinham como principal atividade receber depósitos e emprestar dinheiro a juros altos. Nos últimos seis meses, Jiangnan havia sido afetada por uma epidemia, e quase todas as famílias tinham doentes. O resultado de uma força de trabalho no auge da vida adoecendo era a incapacidade de cultivar a terra, além de terem que gastar dinheiro com tratamento médico. Assim, foram forçados a deixar outras questões de lado e pedir empréstimos para superar aquele período difícil.
O Banco Xifeng tinha a melhor reputação e, em menos de seis meses, seu dinheiro havia sido totalmente emprestado. Já a Dongzhe foi extremamente paciente, esperando até que a família Feng estivesse sem recursos para começar a liberar empréstimos, com juros elevados para 10% ao ano. O povo reclamava amargamente, mas para sobreviver, não tinha alternativa a não ser pedir emprestado.
Chen Xing, ao ver a longa fila na porta, percebeu que a situação da epidemia era muito mais grave do que Feng Qianjun havia descrito, e não pôde evitar se preocupar. Xiang Shu, por outro lado, apenas deu uma olhada rápida na fila e parou firmemente no salão principal.
“Para empréstimos, é na fila ali”, disse o atendente atrás do balcão.
Xiang Shu encostou-se lateralmente no balcão, bateu os dedos na madeira e disse: “Quero sacar dinheiro. Chame o gerente-chefe aqui.”
“Me mostre seu contrato de empréstimo”, disse o atendente. “O gerente-chefe está ocupado…”
Antes que o atendente pudesse terminar de falar, Xiang Shu já o agarrou pelo colarinho e o levantado por cima do balcão. O homem ficou instantaneamente aterrorizado, seu rosto inundado de medo e vergonha. Ao ver aquele homem bonito se tornar violento de repente, as outras pessoas ficaram chocadas e começaram a clamar enquanto se afastavam rapidamente.
Chen Xing, vendo que a situação estava ficando séria, correu para intervir, mas Xiang Shu colocou o atendente suavemente no chão, tirou o pó de suas mangas e repetiu com calma: “Saque. Chame o gerente-chefe aqui.”
O atendente, furioso e envergonhado, sabia que alguém que ele não podia ofender tinha chegado, então rapidamente subiu ao segundo andar.
Chen Xing respirou fundo e encarou Xiang Shu, que parecia completamente indiferente. Pouco depois, um guarda-costas desceu rapidamente do andar de cima, deu uma olhada em Feng Qianjun atrás de Chen Xing e Xiang Shu, e imediatamente mostrou compreensão, dizendo: “Jovem Mestre Feng do Banco Xifeng, que vento o trouxe aqui hoje²?”
Feng Qianjun zombou: “Vim dar uma olhada com meus amigos, não tenho nada a ver com isso.”
O guarda-costas riu friamente e disse: “O gerente-chefe convida para entrar.”
◈ ◈ ◈
No terceiro andar do Banco Dongzhe, um grupo de artistas marciais cercou o gerente-chefe, prontos para se defender da família Feng que supostamente veio para atacá-los. Chen Xing cutucou Xiang Shu, dizendo: “Ei, Protetor, é o suficiente, não cause mais confusão. Eu só estava brincando. Vamos embora.”
Xiang Shu olhou para Chen Xing, então lançou um olhar para o gerente-chefe, apenas para ver três pessoas sentadas diante de uma mesa no salão. O gerente-chefe pensou que Feng Qianjun estava apenas procurando uma brecha sob algum pretexto, mas ele viu o Jovem Mestre da família Feng e este jovem sentando-se descontraidamente em lados opostos, com um jovem estudioso no meio. Portanto, ele o considerou como o encarregado e perguntou: “Xiongdi*, posso perguntar… quanto dinheiro você depositou em nosso banco?”
(n/t: 小兄弟, xiao xiong di, irmão mais novo)
“Hm.” Chen Xing olhou para Xiang Shu, pensando: Que dinheiro? Não tenho um tostão.
“Não tem nada a ver com eles.” Xiang Shu também não bebeu o chá oferecido pela Dongzhe e disse casualmente: “Gerente-chefe, você é han? Qual seu sobrenome?”
O gerente-chefe olhou para Xiang Shu com desconfiança e respondeu: “Wang.”
Xiang Shu acenou com a cabeça e disse: “Há um ano, em Maicheng, identifiquei-me em sua filial e pedi para sacar um pouco de dinheiro para despesas de viagem, com minha impressão digital como prova. A resposta de seu respeitável banco foi que, durante tempos de guerra, o Banco Dongzhe só aceitava depósitos, não saques — mesmo que fosse o próprio imperador, não conseguiria sacar um centavo. Isso é verdade?”
Chen Xing de repente lembrou do assalto em Maicheng que aconteceu pouco depois de conhecer Xiang Shu. Afinal, naquela época ele queria sacar dinheiro? Ele tinha depositado dinheiro na Dongzhe? Quanto ele tinha guardado?
Feng Qianjun também se lembrou, e os dois viraram a cabeça ao mesmo tempo, olhando para Xiang Shu com expressões complicadas.
O gerente Wang, por um momento, não soube como responder — nem concordar nem negar era apropriado. Um banco impedir que seus clientes sacassem dinheiro era uma questão realmente séria, e usar calamidades como desculpa era ainda pior. Além disso, em tempos turbulentos, muitas pessoas precisam urgentemente de dinheiro; ao ignorar aqueles que precisavam de ajuda seria equivalente a manchar a própria reputação, não?
“Isso absolutamente não aconteceu”, o gerente Wang, forçado a mentir descaradamente, negou veementemente. “Isso absolutamente não aconteceu. Nosso banco nunca teve tal regra. Deve ter sido a filial de Maicheng agindo por conta própria. Se nós o ofendemos de alguma forma, este humilde se desculpa. Por favor, nos perdoe.”
Dessa forma, os presentes tinham ainda mais motivos para pensar que Feng Qianjun estava ali para causar problemas. Mas deve-se sempre usar a diplomacia antes de recorrer à violência; somente depois de garantir que a dignidade deles estava intacta seria mais fácil lidar com outros problemas.
"Prezado cliente, desde que você apresente seu contrato de empréstimo”, um guarda-costas atrás do gerente tomou a iniciativa de dizer, “Não importa para que canto do mundo você vá, desde que esteja em um Banco Dongzhe e solicite, nós definitivamente permitiremos que você saque seu dinheiro. Embora a riqueza seja cobiçável para um cavalheiro, ele a obtém por meios éticos. Dongzhe está aberto há centenas de anos, e não importa o que aconteça, a ‘razão’ está acima de tudo.”
Feng Qianjun zombou.
O gerente-chefe simplesmente ignorou ele e fez um gesto para Chen Xing, claramente tratando-o como o Jovem Mestre entre os três, como se dissesse: Quanto você gostaria de sacar?
No entanto, Xiang Shu disse: “Já que você disse isso, eu só tenho uma pergunta a fazer. Seu respeitável banco se lembra da família Shulü? Meu nome é Shulü Kong.”
“Oh”, disse o gerente. “Então você é um Tiele, né, família Shulü… Shulü Kong… Shulü Kong?!”
De repente, o gerente geral percebeu que algo estava errado. O nome “Shulü Kong” não era exatamente o nome do Grande Chanyu da Antiga Aliança Chi Le? Mas Xiang Shu não parecia nem um pouco com um Hu. Na mente dos han, a imagem de um Grande Chanyu era sempre a de um homem barbudo e robusto na casa dos quarenta, como Huhanye ou Fu Jian. Como poderia ser alguém assim? Não batia.
“Antes de meu pai falecer, lembro-me de que ele guardou uma quantia de dinheiro no Banco Dongzhe”, relatou Xiang Shu com indiferença. “Já deve ter se passado uns trinta anos desde então. O Banco Dongzhe ainda tem o contrato de empréstimo para isso?”
O gerente ficou surpreso, então disse: “Onde foi depositado?”
“Youzhou, Zhuojun.” Xiang Shu respondeu: “Naquela época, Dongzhe abriu uma filial em Zhoujun. Para fazer negócios, eles se tornaram amigos dos Hu além da Grande Muralha. Eles vieram encontrar meu pai, Shulü Wen, e propuseram guardar uma soma de dinheiro para a família Shulü e até prometeram emprestar dinheiro a comerciantes em seu nome. Ambas as partes mantiveram seus respectivos contratos de empréstimo. Depois que o Clã Murong de Xianbei assumiu o controle de Youzhou, lembro-me de que os negócios do Banco Dongzhe em Zhuojun estavam indo muito bem.”
A expressão do gerente-chefe tornou-se solene. “Se foi um depósito, todos os contratos escritos pelo Banco Dongzhe teriam sido enviados para a sede principal, e todas as outras agências teriam uma versão em cópia de pedra para referência futura… Vou pedir para alguém procurar agora mesmo.”
“Quanto seu pai guardou?” Chen Xing perguntou a Xiang Shu, pensando que ele poderia realmente ter 3 mil taéis, ou mais.
“Não sei”, disse Xiang Shu simplesmente. “Não contamos.”
Feng Qianjun também começou a achar a situação interessante, e como espectador, ele não via problema em aumentar o drama. Com uma expressão de regozijo em seu rosto, ele encarou o gerente-chefe, curioso para ver como ele sairia dessa.
O gerente-chefe lançou um olhar para o subgerente ao seu lado, que desceu rapidamente.
“Parece que temos”, disse o gerente-chefe. “Quando eu era criança, ouvi o antigo gerente mencionar isso. Agradecemos muito o apoio do falecido Grande Chanyu ao nosso banco… mas eu só estava me perguntando por que o Grande Chanyu veio de tão longe, até Jiangnan, para sacar o dinheiro?”
Enquanto conversavam, alguém já havia se adiantado e limpado seu chá, então trocou para chá torrado semelhante ao da casa de Xie An, acompanhado de alguns petiscos.
Xiang Shu evitou responder diretamente e disse casualmente: “Por que tantas perguntas? Você consegue encontrar o contrato ou não? Se não conseguir, também não tem problema…”
Chen Xing: “……………………”
Chen Xing pensou que Xiang Shu iria dizer: se não encontrar, não tem problema, vou indo então. Afinal, depois de dizer tudo aquilo, era só para assustá-lo. Para sua surpresa, Xiang Shu tirou dois rolos de couro de carneiro de dentro de suas vestes e disse: “Se não encontrar, que tal dar uma olhada no meu contrato?”
Aqueles eram os rolos de couro de carneiro que ele tinha visto no navio que Xiang Shu guardava em uma caixa!
Feng Qianjun também ficou pasmo. A família Shulü realmente guardou algo de trinta anos atrás? E ainda carregava consigo?
“Isso é o contrato?” Chen Xing perguntou, incrédulo, estendendo a mão para ver. Xiang Shu não o impediu, e o gerente-chefe esticou o pescoço para olhar a mesa. Assim que Chen Xing desamarrou a corda, alguém subiu apressadamente, carregando uma caixa de madeira idêntica à que Xiang Shu trazia. Alguém ao lado abriu a caixa, revelando dois rolos de couro de carneiro iguais.
O gerente-chefe lançou um olhar perplexo para Xiang Shu e baixou os olhos para o próprio rolo de couro.
Xiang Shu: “Um dos contratos foi emitido há trinta anos, é o contrato de depósito que a Dongzhe fez com meu pai. O outro foi emitido há oito anos, quando meu pai estava gravemente doente e sabia que não tinha muito tempo restante. Ele chamou o gerente do banco de Youzhou para vir até Chi Le Chuan e transferiu essa parte dos bens da família Shulü para mim. As impressões digitais de ambas as partes podem ser vistas neles…”
Assim que Chen Xing desenrolou o couro de carneiro, viu uma fileira de impressões digitais na parte inferior.
O gerente-chefe tinha lido apenas o começo do contrato quando enrolou o couro de carneiro de volta e o engoliu inteiro.
“Ei! O que você está fazendo? Rápido, alguém! O gerente-chefe enlouqueceu!” Feng Qianjun gritou imediatamente, e todos ao lado ficaram chocados, avançando para intervir.
Chen Xing levantou a cabeça com uma expressão perplexa, sem entender o que estava acontecendo. Ao ver o gerente com uma expressão dolorosa, forçando o próprio rolo de couro goela abaixo, Chen Xing disse rapidamente: “Isso não é papel! Você vai morrer sufocado!”
O local caiu em caos. Xiang Shu avançou e agarrou o queixo do gerente. Feng Qianjun fez um grande esforço para puxar o rolo de couro para fora. Os guardas-costas tentaram agarrá-lo, mas como poderiam ser oponentes para Xiang Shu? Em um instante, todos foram derrubados no chão.
O gerente levou um bom tempo para recuperar o fôlego, olhando para o teto e ofegante. Então, virou-se e tentou arrombar a janela. Feng Qianjun foi o primeiro a reagir, gritando: “Não deixem ele pular! Rápido!”
◈ ◈ ◈
Meio shichen* depois, a sala de recepção foi transferida para o segundo andar do Banco Dongzhe.
(n/t: um shichen = 2 horas; metade dele = 1 hora)
“Senhora.”
O Banco Dongzhe suspendeu suas operações temporariamente, e a encarregada finalmente havia chegado. Um bando de guardas-costas acompanhava uma jovem mulher enquanto subiam para o segundo andar. Antes da jovem mulher chegar, uma fragrância floral invadiu o ambiente, como se a primavera tivesse chegado de repente.
O gerente-chefe estava se contorcendo em um canto no momento. A jovem mulher olhou para ele, então disse: “Levem-no para baixo e acalmem-no, ele ficará bem depois de beber uma tigela de chá medicinal. Permitam que me apresente, Grande Chanyu, meu sobrenome é Wen.”
“Senhora Wen”, Feng Qianjun cumprimentou com um sorriso. “Faz tanto tempo que não a vejo.”
A jovem mulher de sobrenome Wen era a proprietária do Banco Dongzhe, chamada Wen Zhe. O Banco Dongzhe também foi fundado por seus ancestrais. Wen Zhe, com maquiagem leve e vestindo um brocado vermelho brilhante, parecia uma noiva recém-casada, calma e serena, e seu perfume agredia as narinas dos que a rodeavam. Ela olhou para Feng Qianjun e disse: “Ouvi sobre o incidente em Chang'an em relação ao principal gerente Feng, minhas condolências. Cuide de sua saúde e não sofra demais.”
Feng Qianjun acenou com a cabeça. Os Bancos Dongzhe e Xifeng sempre foram inimigos jurados que nunca poderiam viver sob o mesmo céu. No entanto, uma vez que os respectivos líderes se encontraram face a face, eram surpreendentemente educados um com o outro. Neste mundo, as pessoas apenas lutam e matam umas às outras por lucro para o bem de seus meios de subsistência, afinal de contas.
“Posso dar uma olhada no contrato de empréstimo do Jovem Mestre Shulü?” Wen Zhe perguntou educadamente.
Xiang Shu colocou o contrato de empréstimo em uma bandeja, e alguém o entregou a Wen Zhe. Os quatro documentos foram colocados lado a lado para verificação de autenticidade. No silêncio do salão, Wen Zhe disse suavemente: “O Banco Dongzhe, nunca ofereceu juros sobre depósitos, mas trinta anos atrás, para estabelecer operações em Youzhou, fizemos um acordo com o falecido Grande Chanyu. Nosso banco administraria os fundos da família Shulü como parte de seu patrimônio. Além de guardar o dinheiro, também o emprestamos aos Murong, Tuoba, Zhang Mao³ e outros… Hmm… Os empréstimos da Dongzhe para a família imperial sempre renderam 10% de juros, enquanto a família Shulü desfrutaria de 5% como lucro.”
“Quanto tem?” Chen Xing mal havia olhado o couro de carneiro com atenção antes de entregá-lo.
────────────────────────
Notas:
1 Xie Xuan recrutou soldados de elite, e entre os que se juntaram a ele estava Liu Laozhi (劉牢之), que em campanhas posteriores serviu como seu assistente e comandante avançado. Eventualmente, Xie Xuan formou um exército que era a elite das forças Jin, conhecido como as Forças Beifu (北府兵).
2 今天什么风将您吹来了, um provérbio para ‘o que te traz aqui hoje?’
3 张茂, Zhang Mao, governante regional da Liang Ocidental durante os Dezesseis Reinos.
────────────────────────
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~