sábado, 13 de dezembro de 2025

[Novel] Dinghai Fusheng Lu - Capítulo 086

 


Capítulo 86 - Aniversário




A atmosfera dentro da sede do governo de Shouyang estava tensa. Xie Xuan abriu o mapa. Todos haviam feito preparativos de antemão; não havia como Shouyang resistir à cavalaria de Fu Jian. Inevitavelmente, assim como Xiangyang, há três anos, a cidade seria rompida e outro massacre estava prestes a acontecer. Portanto, assim que o Exército Beifu estabeleceu o seu acampamento em Shouyang, Xie An emitiu firmemente a sua medida mais sábia: evacuar noventa por cento dos cidadãos para Moling*, deixando para trás apenas trabalhadores recrutados e um pequeno número de artesãos.


(n/t: *antigo nome de Nanjing)


Ao mesmo tempo em que Zhu Xu veio persuadi-los a se render, esta ordem militar foi emitida: os poucos civis que restavam na cidade deveriam ser todos evacuados.


Quando Xiang Shu voltou, viu que nove em cada dez casas na cidade estavam vazias ao longo do caminho.


“No terceiro período da vigilia noturna* desta noite”, disse Xie An, “O restante do Exército Beifu também recuará para Luojian, a 70 li de distância de Shouyang, em busca de uma oportunidade de combatê-los corpo a corpo e esgotando o número em sua vanguarda. Excelente! Deus marcial, com certeza, você voltou!”


(n/t: *das 23:00 p.m - 1:00 a.m)


Em seguida, todos se reuniram para a refeição, conversando e comendo no salão principal. Todos os tipos de deliciosas iguarias de Shouyang foram preparadas; elas eram tão sofisticadas quanto as refeições duantou¹.


“No caminho de volta, encontrei o general Liu Laozhi”, disse Xiang Shu. “Ele está se preparando para uma emboscada em Luojian. Quantos homens ele trouxe?”


Xie Xuan respondeu: “Cinco mil homens. Espero que Laozhi se mova rapidamente.” Em seguida, ele se virou para Xie An e continuou: “Esta batalha tem o maior número de pessoas participando desde os tempos antigos.”


Chen Xing: “...”


Todos relembraram os registros históricos, e de repente descobriram que esta era de fato a maior batalha em escala da história… Nos últimos cem anos, apenas Chibi² merecia ser mencionado ao mesmo tempo que esta guerra, mas mesmo na Batalha de Chibi, Cao Cao só tinha 500 mil homens ao seu lado.


Xie An respondeu: “Parece que sim, uh-huh.”


Chen Xing comentou: “Todos vocês falam como se fosse a guerra de outra pessoa.”


Xie An respondeu: “Pequeno Shidi, não olhe para Shixiong como se fosse apenas um observador. Na verdade, todo mundo aqui está com o coração na mão.”


Então, todos caíram na gargalhada. Chen Xing ficou exasperado. Wang Xizhi perguntou: “O Deus Marcial nos seguirá na batalha?”


“Tenho coisas mais importantes para fazer”, disse Xiang Shu. “Vocês estão por conta própria.”


Xie An então disse a Chen Xing: “Já que o Deus Marcial retornou, Shixiong pode ter que pedir uma licença de sua ausência… É razoável dizer que Shixiong não pode ignorar o problema do Pequeno Shidi em relação a Qianjun e Xiao Shan, mas diante do desastre nacional, se você tiver que realizar um exorcismo, Shixiong realmente não pode ajudar…”


Chen Xing ficou louco. “Vá cuidar da sua guerra! Por que você ainda está pensando em exorcismos neste momento?!”


Houve outra explosão de gargalhadas. Xiang Shu logo terminou sua refeição rapidamente.  Depois de uma breve pausa, as conversas na mesa parou e todos olharam para ele, esperando que ele dissesse alguma coisa ou trouxesse notícias que poderiam mudar o rumo da guerra.


No entanto, Xiang Shu apenas disse: “Estou indo tomar banho. Chen Xing, continue conversando com eles.”


E, com isso, ele se levantou e saiu.


Chen Xing queria perguntar algo a ele, mas como o homem já havia voltado, ele teria todo o tempo para perguntar mais tarde. E assim, ele continuou conversando com Xie An, Wang Xizhi e os outros. Xie An, vendo que o céu estava completamente escuro, disse: “Tudo bem, pessoal, por favor, descansem agora. Ainda precisamos nos retirar quando o terceiro período noturno começar. Shidi, seu Shixiong vai levá-lo de volta ao seu quarto.”


Chen Xing sabia que tinha algo a dizer, ou talvez quisesse ver Xiang Shu, mas viu que Wang Xizhi também se levantou sorrindo e seguiu atrás de Xie An. Pouco depois, Xie Xuan também foi junto com eles. Huan Yi, que esteve com eles em sua missão em Luoyang, retornou ao salão depois de terminar seu trabalho militar. Ele bebeu um pouco de chá e, em seguida, os seguiu.


Chen Xing: “???”


Assim, Chen Xing acabou com um grande grupo seguindo atrás dele. Xie An apenas conversava casualmente com Huan Yi, enquanto Wang Xizhi, suspirou de tristeza — ele lamentou sobre como Shouyang tinha um cenário tão bonito, mas infelizmente tudo seria arruinado pelos Hus. Chen Xing pensou em seu coração: Vocês estão apenas procurando por Xiang Shu, mas me seguindo de uma maneira tão arrogante, todos parecem que estão prestes a começar uma briga.


◈ ◈ ◈


No pátio do lado de fora do quarto de Chen Xing havia um brilho intenso cobrindo todo o lugar. Xie Daoyun deu a Xiang Shu uma lanterna, que ele pendurou no topo de uma árvore.


“Uau!” Chen Xing viu que lanternas estavam penduradas por todo o pátio enquanto brilhavam; eles eram ainda mais brilhantes do que aqueles durante o Festival das Lanternas. Havia também vários sofás dispostos no pátio, com uma mesinha de chá cheia de frutas frescas e bebidas.


“Você chegou”, disse Xie Daoyun com um sorriso.


Parado debaixo de uma árvore, Xiang Shu olhou para Chen Xing.


Chen Xing: “O que vocês estão fazendo?! Comemorando um festival?” Ele pensou: Já que vocês vão abandonar a cidade e se retirar, então estão trazendo todas as coisas boas para o último banquete.”


“Estamos te desejando um feliz aniversário”, respondeu Xie Daoyun, sorrindo docemente. “Depois de esperar três meses, o Deus Marcial da sua família finalmente retornou.”


Xiang Shu já havia tomado banho e se arrumado especialmente para a ocasião, vestindo robe marcial oficial azul marinho. Seus olhos brilhavam enquanto olhava para Chen Xing e disse: “É hoje, não é? Eu não errei a data?”


“Mesmo que não seja hoje, vamos comemorar hoje”, disse Wang Xizhi com um sorriso.


“É hoje”, respondeu Chen Xing, com os olhos cheios de lágrimas; ele não esperava que, neste momento de caos e guerra, ainda pudesse existir um pequeno refúgio como aquele, repleto de tanta ternura.


“Hoje, seus camaradas estão todos aqui”, disse Xiang Shu, sentando-se no sofá. Ele olhou de soslaio para Chen Xing ao seu lado e continuou: “Você também não está mais sozinho.”


Chen Xing ficou muito emocionado, mas nenhuma palavra saiu de sua boca. Ele então respondeu: "Eu realmente nunca estive.”


Xie An, Xie Daoyun, Xie Xuan, Wang Xizhi, Huan Yi e os outros encontraram um lugar para se sentar. Era só que os mais próximos dele, Feng Qianjun e Xiao Shan, não estavam aqui, enquanto Tuoba Yan já havia falecido. Chen Xing não pôde deixar de se sentir um pouco triste ao pensar sobre isso, mas sabendo que não podia estragar o clima neste momento, ele sorriu e disse: “Obrigado a todos vocês.”


“Tianchi faz dezenove anos hoje”, disse Xie An com um sorriso.


“Sim”, respondeu Chen Xing. “Dezenove.”


Xie Daoyun entrou na conversa: “No ano que vem você fará vinte anos, e poderá passar pela cerimônia de maioridade³.”


Chen Xing murmurou “Mn” e disse: “Vou convidar todos para virem à minha cerimônia de maioridade então.”


Todos concordaram.


Wang Xizhi disse: “Esqueci completamente o que fazíamos quando tínhamos dezenove anos.”


Huan Yi disse: “Provavelmente carregamos uma espada em nossa cintura enquanto procurávamos por imortais em todos os lugares sob o céu, sendo de pele grossa e sem vergonha implorando para sermos aceitos como discípulos e aprender suas artes.”


Todos não puderam deixar de rir. Xie An brincou: “Eu não esperava que, depois de procurar por toda a vida, não apenas encontrasse um Grande Exorcista nessa idade, como também o acompanhasse para comemorar seu aniversário. As coisas do destino realmente são imprevisíveis.”


No dia seguinte, Fu Jian lideraria um exército de milhões para arrasar Shouyang, mas neste momento, esses assuntos pareciam ter sido deixados de lado. Xiang Shu interrompeu: “Vamos tomar uma bebida, proponho um brinde a todos vocês. Agradeço por terem cuidado de Chen Xing durante estes três meses, e ainda terei que incomodar a todos no futuro.”


Xie An parecia ter percebido algo, mas optou por não revelar nada, enquanto Chen Xing parecia não ter entendido. Ele apenas viu Xiang Shu levantar o jarro, servir o vinho e distribuir pessoalmente as taças a todos eles.


Todos levantaram suas taças em um brinde. Enquanto bebiam, um leve brilho de lágrimas parecia cintilar nos olhos de Xie Daoyun.


“Daoyun?” Chen Xing perguntou.


Xie Daoyun enxugou os olhos rapidamente, sorriu, balançou a cabeça e disse: “Neste momento, Qing’er já deve ter reencarnado."


“Pessoas que reencarnaram…” disse Wang Xizhi de repente, “ainda seremos capazes de encontrá-las?”


Chen Xing ponderou um pouco antes de responder: “Não sei.”


As Veias Divinas estendiam-se pelos céus, enquanto as Veias da Terra fluíam incessantes há dezenas de milhares de anos. Fora de Shouyang estava o exército de milhões de homens de Fu Jian, mas dentro da cidade havia lanternas brilhantes e coloridas que lembravam o coração da Terra Divina, iluminando o mundo inteiro engolfado nesta noite escura e sombria⁴.


“Porém”, Chen Xing pensou por um momento e continuou, “já que o próprio Céu permitiu que as pessoas reencarnassem, no final das contas, deve haver uma razão para uma pessoa não se lembrar de quem era na vida anterior, por mais que se apegasse a isso antes, e também para não sermos capazes de encontrá-la na próxima vida. Contanto que você saiba que em algum lugar, algum dia, ela ainda está por aí e vivendo feliz, isso não é bom o suficiente?”


Xie Daoyun assentiu. Xie An disse: “Pequeno Shidi, por favor, explique-nos.”


Chen Xing olhou para as lanternas coloridas espalhadas por todo o pátio, parecendo fascinado. Ao ouvir as palavras, ele perguntou: “Explicar o quê?”


“Sobre o céu acima de nossas cabeças”, disse Xie An, cheio de emoções, “e esta terra sob nossos pés. Já se passou muito, muito tempo desde que todos tiveram tempo de falar sobre a profunda teoria do Dao⁵.”


Wang Xizhi disse: “Quando eu era criança, sempre pensei que seria capaz de descobrir o Dao, mas enquanto crescia, gradualmente senti que também não seria capaz de descobrir o Dao, até agora, ainda tenho um pingo de esperança de que talvez consiga entender o chamado ‘Dao’ à medida que envelheço, só que ainda não sou capaz de identificá-lo claramente.”


“É isso que Kong Qiu* quis dizer com: ‘aos 50 anos, eu sabia qual era o Mandato do Céu⁶’?” Chen Xing brincou. Em seguida, pensou sobre isso e continuou: “Durante meu aprendizado, não aprendi muito sobre o ‘Dao’. Na maior parte, minhas aulas eram sobre ‘técnicas’ ou ‘artefatos’. O que chamamos de ‘Dao’ é, eu acho, a ‘forma verdadeira’ deste mundo, o lugar nesta terra onde as pessoas comuns vivem, bem como todos os sentimentos que sentimos durante a nossa estadia lá? Esta ‘forma verdadeira’ inclui o Mandato do Céu, mas não está reservado apenas a ele. De modo geral, trata-se apenas de onde você vem, o que você é, o que você quer fazer e para onde está indo. Essas coisas… se vocês não se importarem com a minha divagação, é bom conversarmos sobre elas, já que não sabemos como será o dia de amanhã.”


(n/t: *Este é o nome de nascimento de Confúcio.)


“Conte, conte, conte”, disse Xie An imediatamente.


“Gostaria de ouvir mais sobre isso”, respondeu Wang Xizhi.


Huan Yi queria se levantar e sair para tratar assuntos militares, mas ao ouvir isso, ele também não pôde deixar de continuar a ouvir.


Incontáveis lanternas brilhantes foram refletidas nos olhos claros de Chen Xing. Ele virou levemente a cabeça para olhar para Xiang Shu, sorrindo, e então começou a explicar a todos o que havia estudado durante seu tempo com seu mestre.


“Diz a lenda que quando Pangu separou o céu e a terra”, começou Chen Xing lentamente. “Toda a existência surgiu. Ambos os olhos de Pangu se transformaram no sol e na lua, e o primeiro ‘Um’ entre o Céu e a Terra se transformou no Deus Dragão. Quando abriu os olhos, o dia amanheceu, e quando os fechou, a noite caiu. Ele impulsionou o ciclo das Veias do Céu e da Terra, e assim surgiu o tempo…”


Naquela noite, Chen Xing começou a narrar lentamente a história, desde a criação do mundo por Pangu até o colapso do Monte Buzhou⁷, passando pelos Três Soberanos e dos Cinco Imperadores⁸, e sobre a grande guerra que encerrou a Era das Montanhas e dos Mares há milhares de anos, quando os deuses se retiraram. Ele chegou então à Batalha de Muye⁹, quando a Terra Divina foi entregue aos mortais. Era como se todos tivessem sido removidos da era atual e estivessem no fluxo do tempo enquanto observavam a ascensão e queda, os altos e baixos da Terra Divina.


Algum tempo depois, ele começou a falar sobre a estranha conexão entre as Veias do Céu e da Terra com a convergência e divergência dos hun e po do mundo, sobre a miríade de estrelas, os neidan* de yaos e as técnicas secretas dos humanos, bem como o qi espiritual do Céu e da Terra que havia desaparecido há muito tempo.


(n/t: *neidan - núcleo interno)


Por fim, o pátio ficou em completo silêncio. Chen Xing disse calmamente: “Então, qual é a ‘forma verdadeira’ deste mundo? Acho que todo mundo tem uma opinião diferente sobre isso, não é? Embora se tenha ouvido tanto, ninguém é capaz de dar uma resposta definitiva. Na verdade, acho que a chamada 'forma verdadeira' é na verdade ‘sem forma’. Flores são flores e árvores são árvores, essas coisas são certas. Mas, se estamos falando sobre a ‘forma verdadeira’, sua natureza inata é o fato de que ela é incerta e também permanecerá incerta. Dentro de nossos corações, as pequenas coisas que amamos, toda a Terra Divina, e até mesmo as Veias do Céu e da Terra, tudo tem uma ‘forma’, mas elas só existem dentro do nosso conhecimento espiritual. Por isso, é aí que reside o ‘Dao’.”


“E aquela Lâmpada do Coração?” Xie Daoyun perguntou.


Chen Xing sorriu e disse: “A Lâmpada do Coração é a ‘forma’ dela. E eu acho que todos têm sua própria Lâmpada do Coração, não apenas eu. Afinal, por que todos vocês estariam sentados aqui hoje?”


O significado de Chen Xing era muito claro: os Hans, até mesmo Sima Yao, que estava longe, em Jiankang, ainda tinham orgulho de seu país e, mesmo sabendo que iriam morrer, ainda dariam tudo de si nesta batalha. Assim como uma lâmpada em uma noite escura e tempestuosa da chegada de Fu Jian ao Sul, ela iluminaria esse período cheio de miséria e brilharia em quatro direções.


E Chen Xing sempre sentiu que não apenas Zhu Xu, mas também Xie An, Xie Xuan, Wang Xizhi, Xiang Shu, Feng Qianjun, Xiao Shan e muitos outros tinham coisas às quais se apegavam profundamente em seus corações.


Assim como os três hun e sete po que sempre foram atraídos por aquela partícula de luz brilhante. Uma vez que esse brilho emergisse, a Lâmpada do Coração seria acesa para guiá-los ao longo de suas vidas.


“Que tal eu tocar o qin para todos?” Chen Xing de repente pensou nisso. Ele se levantou e voltou com o qin, e depois de dedilhar algumas vezes, o som melodioso e suave do qin ressoou — era aquela música, a “Melodia Fusheng”. Todos ficaram sentados, ouvindo em silêncio, com exceção de Xiang Shu, que se levantou e entrou no quarto. Ele saiu um momento depois com o flauta Qiang na mão e ficou de pé, atrás de Chen Xing.


A melodia da flauta Qiang se uniu à melodia do guqin. O som simples e limpo do qin e o som sempre mutável da flauta Qiang se misturavam e se entrelaçavam. Esta “Melodia Fusheng” era diferente do que eles haviam tocado antes; era como se estivessem dentro de um rio turbulento, experimentando ventos e chuvas do mundo¹⁰ e testemunhando mares azuis se transformando em campos de amoreiras¹¹.


Quando a música terminou, todos soltaram suavemente um suspiro cheio de emoção.


“Muito bem”, disse Huan Yi, “é hora desses velhos irem também. Deixe-os algum tempo sozinhos.”


Os outros se levantaram um após o outro. Xie An disse: “Vamos nos reunir na porta dos fundos em dois shichen*.”


(n/t: *4 horas)


Xiang Shu acenou com a cabeça e as pessoas se dispersaram, deixando Chen Xing e Xiang Shu sentados lado a lado no sofá do pátio, de frente para as lanternas brilhantes. Desde que Xiang Shu havia retornado, eles não tinham tido uma conversa decente.


“Ei”, disse Chen Xing com um sorriso, “por que você está tão distraído? No que está pensando, Protetor?”


“Esta noite, podemos não falar sobre exorcismo?” Xiang Shu disse. “Eu prometo a você, com certeza vou trazê-los de volta.”


Chen Xing perguntou: “Você encontrou o esconderijo de Wang Ziye?"


Xiang Shu virou a cabeça e olhou seriamente para Chen Xing. Chen Xing entendeu, e disse: “Tudo bem, não vou perguntar.”


“No entanto, meu corpo está muito melhor,” disse Chen Xing. “Acho que amanhã, quando sairmos de Shouyang, não há necessidade de segui-los para o sul. Que tal…”


Xiang Shu franziu a testa profundamente. “O que eu acabei de dizer?”


Chen Xing disse apressadamente: “Tá bom, tá bom.” Ele não queria brigar com Xiang Shu logo após seu retorno. Vendo Xiang Shu hoje, não importava o que ele fizesse, Chen Xing absolutamente não ficaria com raiva.


Houve um momento de silêncio entre os dois.


“Eu senti muito a sua falta”, disse Chen Xing de repente, sorrindo. “Quando acordei e descobri que você não estava ao meu lado, fiquei muito assustado.”


“Nestes três meses”, disse Xiang Shu, “fui a vários lugares. Eu deveria ter ficado para cuidar de você, então pelo menos você não teria dormido por tanto tempo, mas depois de pesar os prós e contras, eu ainda fui.”


Chen Xing: “Foi para… Esquece, deixa pra lá.”


Chen Xing pensou em perguntar se era para encontrar o esconderijo de Chiyou, mas sabia que, se perguntasse, a conversa mudaria de rumo novamente, então ele teve que se conter.


“Também fiz uma viagem ao Monte Hua”, disse Xiang Shu. “Eu fui ao lugar onde você e seu Shifu viveram.”


Chen Xing perguntou surpreso. “Você realmente sabe onde fica?”


“Xie Anshi me contou a localização”, respondeu Xiang Shu. “Fui dar uma olhada no lugar onde você cresceu. Seu Shifu ficava doente e acamado com frequência?”


Chen Xing não sabia se ria ou chorava e disse: “Sim. Quando deixei o Monte Hua, o lugar estava uma bagunça, eu não tive tempo de limpar. Você estava procurando por alguns textos antigos transmitidos por exorcistas?”


Xiang Shu murmurou para si mesmo: “Crescer naquele lugar e ao mesmo tempo ter que cuidar de seu shifu, deve ter sido muito solitário.”


Chen Xing inicialmente queria rir e brincar um pouco, dizendo: “está tudo bem”, mas depois de pensar bem, sempre foi assim durante sua curta vida. Contar a verdade de vez em quando também não faria mal, né?


“Sim”, Chen Xing finalmente admitiu. “Foi muito solitário.”


Xiang Shu falou: “Quando vi Zhu Xu hoje, lembrei do dia em que você deixou o Monte Hua, veio para Xiangyang e me encontrou”. Depois de dizer isso, Xiang Shu se levantou e caminhou até as lanternas e olhando para cima, fitando-as com um olhar inexplicável refletido em seus olhos.


Chen Xing, por ter encontrado Zhu Xu novamente, também se lembrou daquele dia, e um sorriso gentil surgiu em seus lábios.


“Você me encontrou e me tirou daquela cela”, disse Xiang Shu, de costas para Chen Xing, fracamente. “Você realmente não queria que eu agisse apenas como seu Protetor, certo? Desde o início, você me considerou a pessoa que iria acompanhá-lo por toda a sua vida, não importa quão breve ou longa fosse.”


“Finalmente você entendeu”, respondeu Chen Xing sorrindo com uma pitada de tristeza. “Por isso, naquele dia, quando você disse que não queria mais ser o Protetor, fiquei muito triste. Mas a culpa foi minha no início, porque eu não considerei seus sentimentos…”


Xiang Shu estava parado no pátio. Ele virou levemente a cabeça e olhou atentamente para Chen Xing. A luz das lanternas iluminava seu rosto, e Chen Xing o fitou, atordoado.


Sob a luz das estrelas, o perfil lateral de Xiang Shu era incomparavelmente bonito, mais bonito do que qualquer pessoa que Chen Xing já conheceu. No entanto, suas sobrancelhas geralmente franzidas já haviam desaparecido há muito tempo, e em seu lugar havia agora uma emoção firme e terna.


“Xing’er”, disse Xiang Shu de repente.


No momento em que Xiang Shu pronunciou “Xing’er”, o rosto de Chen Xing ficou vermelho.


“Você…” Chen Xing ficou um pouco perdido, sem saber o que fazer.


“Eu não vou deixar você morrer”, disse Xiang Shu sinceramente. “Não vou. Você não vai morrer.”


“Por que você está falando disso de repente?” Chen Xing perguntou, sem saber se ria ou chorava.


No entanto, Xiang Shu apenas continuou: “Porque, no seu coração, você realmente não quer morrer. Além disso, eu voltei desta vez para lhe dizer que você não está sozinho. Você entende agora?”


Quando Chen Xing ouviu essas palavras, um sentimento caloroso brotou em seu coração. Neste longo e sombrio período de miséria cheio de escuridão abrangente e do silêncio de toda magia, era como ver um raio de luz que rompia os céus —  eles disseram que ele era uma lâmpada, mas, neste exato momento, Chen Xing sentiu que Xiang Shu era aquele raio de luz que o iluminava nesta noite escura e cheia de desespero.


“Sim”, Chen Xing finalmente admitiu. “Se houver alguma esperança, desejo continuar vivendo. Eu quero fazer muitas coisas… com você. Mas se esse futuro não puder ser evitado, só espero que minha partida possa permitir que você, Xiao Shan, Feng-dage, Xie-shixiong… e muitas outras pessoas, vivam bem.”


Dizendo isso, Chen Xing se aproximou e abraçou Xiang Shu gentilmente, encostando a cabeça em seu ombro. A respiração de Xiang Shu tornou-se difícil de repente, mas nem um momento depois, Chen Xing o soltou.


Chen Xing sussurrou suavemente: “Mas, Shulü Kong, eu menti para você e todos os outros.”


Xiang Shu “...”


Chen Xing levantou a cabeça e olhou para ele, dizendo:. “Só me resta um ano de vida.”


Xiang Shu não respondeu, nem pareceu nem um pouco surpreso. Apenas olhou para Chen Xing em silêncio.


“Por causa de luppiter”, continuou Chen Xing, "Toda vez que ele desce ao mundo, ele só permanece entre os humanos por vinte anos. Embora eu nunca tenha confirmado isso pessoalmente, os textos antigos registram isso. Shifu me disse isso no ano em que completei dezesseis anos… Eu costumava ter esperança, mas com o caos dos Demônios da Seca, sinto cada vez mais que…”


Xiang Shu respondeu: “Você finalmente está disposto a falar.”


Chen Xing ficou surpreso e perguntou em voz baixa: “Você já sabia? Como soube?”


“Pu Yang descobriu a verdade para mim”, respondeu Xiang Shu. “Para confirmar, eu fiz uma viagem especial à casa do seu professor uma vez para procurar os registros que você deixou para trás. Se os registros forem verdadeiros, você não sobreviverá ao seu próximo aniversário. A partir de agora, é o último ano de sua vida.”


"Certo", respondeu Chen Xing, sentindo-se aliviado. “Não é que eu nunca tenha pensado em lutar contra o meu próprio destino, e também não quero viver como se não fosse dono de mim mesmo. Mas é muito difícil, e também não é que eu tenha medo, no Rio Yi, ainda perdemos. Não é que eu não queira lutar contra isso, é só que ainda tenho coisas mais importantes para fazer. Comparado com as dezenas de milhares de pessoas da Terra Divina, minha própria vida ou morte importa? É por isso, Xiang Shu.”


Chen Xing pensou: eu gosto muito, muito de você, mas apenas sussurrou: “Acho que o dia em que meu desejo for realizado, também será o dia em que encontrarei meu fim, e depois que acabar, eu não teria mais como prometer nada a você. Não posso te prometer esta vida, e talvez nem na próxima, mas ah…”


Chen Xing olhou para Xiang Shu sorrindo e disse: “Depois de muito, muito tempo, tudo isso gradualmente desaparecerá das memórias. Assim como a aparência dos meus pais há muito se tornou turva e confusa em minha mente, você também irá lentamente esquecer como eu sou.”


Xiang Shu olhou para Chen Xing em silêncio.


Chen Xing continuou sorrindo: “Mas, o que deixo para você será este mundo lindo e maravilhoso. Se eu puder fazer isso acontecer, então será a única coisa que poderei lhe dar, não é? Você costuma pensar que, por causa da Terra Divina, eu não me importo com os seus sentimentos? Esse não é o caso. A razão pela qual desejo que toda a magia se recupere e que tudo neste mundo prospere e floresça, é tudo porque neste mundo… você existe.”


“Este é o mundo que tem você, tem Feng-dage, Xiao Shan e também Xie-shixiong. Por esse motivo e somente por esse motivo, minha partida vale a pena…”


As sobrancelhas franzidas de Xiang Shu finalmente relaxaram e ele respondeu: “Eu entendo.”


Chen Xing disse com seriedade: “Então, a partir de amanhã, não tenha mais medo de que eu morra, ok? Fique comigo e vamos terminar esta jornada, e eu me lembrarei para sempre....”


“... de que neste mundo, há alguém que se preocupa tanto comigo que chamaria todos os seus amigos e espalharia toda a fortuna de sua família”, disse Chen Xing gentilmente, “só para que eu continuasse vivendo, para ficar ao meu lado.”


A mão de Xiang Shu se fechou involuntariamente em um punho, e ele virou a cabeça, evitando olhar para Chen Xing.


“Eu também vou lembrar”, disse Xiang Shu.


Chen Xing ergueu as sobrancelhas enquanto olhava para o perfil lateral de Xiang Shu.


“Também lembrarei de que, neste mundo houve alguém”, continuou Xiang Shu, “que estava disposto a queimar todas as suas almas mortais e imortais¹², apenas para se tornar uma lâmpada ardente que brilha gloriosamente sobre este mundo.”


Depois de dizer isso, os olhos de Xiang Shu ficaram vermelhos. Ele se virou como uma rajada de vento e passou por Chen Xing.


“Xiang Shu”, chamou Chen Xing apressadamente, “Xiang Shu!”


Quando ele viu que Xiang Shu estava chorando, seus passos congelaram e ele ficou parado, atordoado.


“Xing’er, Xiang Shu”, Chen Xing sussurrou. “Xiang Shu, Xing’er…”


“Eu realmente gosto muito de você”, disse Chen Xing para si mesmo.


Ele estava sozinho quando veio a este mundo e também deveria partir da mesma maneira. Chen Xing tinha tantas coisas para dizer, mas sabia que, se o fizesse, seria exatamente como naquele dia às margens do Lago Hong: haveria alguém que o levaria para longe deste mundo mundano repleto de responsabilidades, que o levaria...


Chen Xing empurrou a porta do quarto e parou de repente.


Ele viu, sobre o travesseiro da cama, uma pulseira de concha lunar.


Durante o Festival da Divindade de Outono, há um ano, eles compraram um par como aquele em uma feira em Jiankang. Chen Xing já havia esquecido o assunto depois de tanto correr de um lado para o outro, seguido por um longo período de coma. A dele já havia sido perdida ou jogada fora, e ele nem sabia onde.


No entanto, aquele que Xiang Shu comprou ainda estava guardado. O cordão vermelho já havia desbotado e a concha lunar havia perdido gradualmente o brilho com o passar do tempo.


Chen Xing pegou a pulseira e ficou em silêncio por um longo tempo. Então, ele se virou e saiu apressadamente.


◈ ◈ ◈


Os oficiais militares já haviam preparado as carruagens, e Xie An estava fazendo uma inspeção final. Chen Xing correu para o pátio e perguntou: “Onde está Xiang Shu? Xie-shixiong, onde fica o quarto dele?”


Xie An respondeu inexpressivamente: “Ele não divide um quarto com você? Não há outro quarto preparado para ele.”


Três meses atrás, depois que Xiang Shu levou Chen Xing para Shouyang, ele ficou ao seu lado por vários dias e, com isso, significava residir no quarto de Chen Xing. Quando ele voltou naquela noite, eles estavam se preparando para uma retirada em breve e, portanto, não havia ninguém que pudesse providenciar acomodações para ele. Chen Xing perguntou: “Então… Onde estão as coisas dele? E as coisas que ele tem com ele?”


Xiang Shu já havia partido. Chen Xing disse imediatamente: “Preparem um cavalo.”


“Espera! Espera!” Xie An disse. “Pequeno Shidi, você tem que vir conosco. Agora só há um caminho para sair da cidade. Enviarei um batedor imediatamente para procurar o Deus Marcial…”


Chen Xing: “Não precisa se preocupar comigo!”


“Não pode!” Xie An gritou. “O Deus Marcial ordenou especificamente—”


Chen Xing saiu correndo e estava prestes a montar em seu cavalo quando Xie Xuan chegou apressadamente, dizendo: “Rápido! Preparem-se para deixar a cidade, o exército de Fu Jian já estão aqui!”


Xie An imediatamente amaldiçoou: “Aquele filho da puta do Zhu Xu, ele nos enganou?! Aquele mentiroso!”


Quando Zhu Xu os convenceu a se renderem, ele disse que “eles sitiariam a cidade amanhã”. Mas assim que o segundo período noturno* terminou, Fu Rong** começou a atacar a cidade com seu exército de duzentos mil soldados.


(n/t: *segunda vigília noturna: entre 21hrs - 23hrs p.m

**Irmão mais novo de Fu Jian.)


“Nada é muito enganoso durante uma guerra, tudo é justo e imparcial”, disse Xie Xuan. “Pessoal, vamos embora! Chen-daren, eu vi o Protetor de sua família! Ele acabou de sair da cidade e seguiu para o norte e quer que você volte conosco para Jiankang primeiro! Ele disse que voltaria para te encontrar depois de resolver seus assuntos!”


Chen Xing respondeu: “Não! Ele acabou de voltar, então para onde ele está indo de novo? Aquele bastardo! Aquele bastardo estúpido! Eu tenho tantas coisas para dizer a ele—!!”


Xie An viu que Chen Xing estava prestes a chorar. “Você também não pode ir em outra direção. Neste momento, apenas a estrada sul é segura…”


Chen Xing: “Tenho luppiter! Estarei seguro em qualquer lugar que eu for!”


“O Exército Qin chegou!” alguém gritou.


“ESTÃO ATACANDO A CIDADE!” outro soldado gritou de um lugar distante. No alto da colina dentro de Shouyang, os sinos começaram a tocar “DONG— DONG—”, repetidamente, deixando toda a cidade imediatamente tensa.


Potes cheios de óleo inflamável riscavam o horizonte. Eles voaram sobre a cortina da noite — a cidade começou a queimar.


Xie An foi pego por uma inspiração repentina: “Não deixe Chen-daren ir! A vida de todos depende dele!”


Chen Xing “???”


Wang Xizhi também se lembrou e disse: “Sim! Ele é luppiter!”


Chen Xing “...”


Xie An: “Daoyun! Onde está Daoyun?!”


Xie Daoyun chegou com uma carruagem e gritou: “Vamos! Todos entrem na carruagem!”


E assim, todos prenderam e empurraram Chen Xing para dentro, entrando na carruagem um após o outro enquanto saíam correndo de Shouyang com todas as suas forças. Em um instante, aquela cena da noite da queda de Xiangyangcheng pareceu se repetir. Chen Xing foi colocado no centro da carruagem, cercado por um grupo de oficiais civis, cada um deles segurando uma ponta de suas roupas. Xie Daoyun conduzia a carruagem, Huan Yi enviou homens para escoltá-los, e foi assim que eles deixaram Shouyang.


◈ ◈ ◈


A evacuação de pessoas estava quase completa. Fu Rong não encontrou quase nenhuma resistência durante seu avanço sobre Shouyang. Nenhuma lâmpada nem fogo foram acesos, e foi o seu lado que sofreu muitas perdas com a estratégia traçada por Xie Xuan. Depois que o grupo saiu da cidade, houve uma explosão repentina vinda de um lugar distante: toda a residência do governador de Shouyang foi incendiada. Muito provavelmente, depois de atrair as tropas inimigas para dentro da cidade, eles as incendiaram para que as tropas morressem queimadas.


Eles não tinham certeza se era por causa da presença de Chen Xing ou por causa da habilidade excepcional de Xie Daoyun ao conduzir a carruagem, mas a fuga noturna ocorreu de forma surpreendentemente tranquila. A carruagem não tombou, nem ficou presa em uma vala, muito menos encontrou uma emboscada das tropas Qin. Em pouco tempo, eles haviam percorrido quase dez li. A chuva de outono tinha acabado de parar, deixando a estrada lamacenta. Depois que os defensores de Shouyang se retiraram e chegaram a uma área segura, os oficiais desceram da carruagem um por um e, com roupas brancas, ajoelharam-se na lama, fazendo três reverências para prestar respeito na direção de Shouyang.


“A quem vocês estão prestando homenagem?” Chen Xing perguntou intrigado.


“Os três oficiais que atearam fogo e levaram as tropas Qin com eles”, respondeu Xie Daoyun.


Chen Xing e Xie Daoyun também desceram da carruagem para prestar suas homenagens. Huan Yi e Xie Xuan disseram: “Então, pessoal, é aqui que nos separamos. Já tomamos uma bebida ontem à noite durante o banquete de Chen-xiansheng, então não há necessidade de nos despedirmos novamente.”


De um lado, Xie An, Wang Xizhi, bem como um grupo de funcionários civis sentados na carruagem, prestavam homenagens a Huan Yi e Xie Xuan. Xie An disse: “Deixe os assuntos da corte conosco.”


Xie An e os outros ainda tinham uma tarefa importante: retornar a Jiankang para proteger o imperador e mobilizar toda a nação para enfrentar a próxima grande guerra que muito provavelmente atingirá a capital Jiankang. Chen Xing sentou-se na beirada da carruagem e, assim que viu os soldados saindo um após o outro, ele também saltou da carruagem.


“Chen Xing!”


“Tianchi!”


Chen Xing montou no cavalo e sentou-se atrás de Huan Yi, dizendo: “Vamos!”


Então, ele se virou, a Lâmpada do Coração em sua mão brilhou intensamente. Huan Yi assentiu; ele incitou seu cavalo e, junto com Chen Xing, seguiram em direção a Luojian. Naquele momento, o Exército Beifu, o Exército Shouyang e as tropas civis recrutadas temporariamente estavam todos correndo para o Rio Fei, vindos de todas as quatro direções.


◈ ◈ ◈


Com o avanço do exército de um milhão de soldados de Fu Jian para o Sul, na margem norte do Rio Fei, a maior batalha da história em termos de número de participantes estava prestes a começar.


Durante estes últimos meses, enquanto o Sul tinha 10 mil li de rios e montanhas, nesta terra de todo o povo Han, todos os agricultores pararam de cultivar, os trabalhadores pararam de trabalhar, os comerciantes fecharam as suas lojas, os artesãos encerraram a produção, os estudiosos abandonaram seus livros e os artistas marciais deixaram o Jianghu; cada pessoa com forças de sobra, ou pegava uma espada e corriam para a região do Lago Chao, ou usariam toda a sua riqueza para prestar assistência às linhas de frente.


Isto porque esta guerra não era apenas entre dois países competindo pela supremacia sobre outro. Se Jiankang fosse capturado, o povo Han estaria basicamente acabado.


Os rastros de sangue do Desastre de Yongjia ainda estava viva na mente de todos; esse assunto era uma questão de vida ou morte.


Uma vez que Jiankang caísse, o povo Han realmente enfrentaria—


— Destruição total e aniquilação completa.


────────────────────────


Notas:


1 断头 (Duàn tóu), a última refeição dos condenados à morte, que é sempre extravagante. Duantou significa literalmente “cortar a cabeça”.


2 赤壁 (Chìbì) famosa batalha dos Três Reinos, na qual Shu e Wu uniram forças para repelir a tentativa de Wei de conquistar as terras ao sul do rio Yangtze. Esta batalha é considerada a maior batalha naval da história em termos de número de participantes.


3 及冠 (jíguàn), Refere-se à Cerimônia de Coroação (ou da Maioridade) (加冠), uma antiga cerimônia de passagem para a idade adulta (geralmente realizada quando o homem completa 20 anos). Durante a cerimônia, o pai ou o irmão mais velho é geralmente quem realiza a “coroação” da pessoa.


4 Também uma figura de linguagem para um longo período de miséria.


5 Basicamente, falar sobre as teorias de Laozi e Zhuangzi, os fundadores do taoísmo.


6 五十知天命 (Wǔ shí zhī Tiān Mìng), O Mestre disse: “Aos 15 anos, dediquei-me ao aprendizado. Aos 30, tinha os pés bem firmes no chão. Aos 40, já não sofria com complexidades. Aos 50, sabia quais eram os desígnios do céu. Aos 60, ouvia-as com ouvidos dóceis. Aos 70, podia seguir os ditames do meu próprio coração, pois o que eu desejava não ultrapassava mais os limites do que era certo.” — Analectos de Confúcio, Livro II, Capítulo 4.


7 不周山 (Bù Zhōu Shān), A montanha que, segundo se diz, sustentava os céus e contra a qual o Deus da Água, Gonggong, bateu com a cabeça num acesso de raiva, obrigando Nüwa a reparar o Céu.


8 三皇五帝 (Sān Huáng Wǔ Dì), Os Três Soberanos, por vezes conhecidos como os Três Augustos, eram considerados reis-deuses, semideuses ou imperadores-deuses que usavam as suas habilidades para melhorar a vida do seu povo e transmitir-lhes competências e conhecimentos essenciais. Os Cinco Imperadores são retratados como sábios exemplares que possuíam um grande caráter moral, viveram até uma idade avançada e governaram durante um período de grande paz.


9 牧野一战 (Mù Yě Yī Zhàn), Batalha famosa que marcou o fim da Dinastia Shang.


10 passar por muitas dificuldades.


11 沧海桑田 (Cāng Hǎi Sāng Tián), testemunhar como o mundo mudou.


12  Xiang Shu literalmente disse aqui 三魂七魄 (Sān Hún Qī Pò), três hun e sete po.


────────────────────────


Flor: CHEN XING! Por que você não disse em voz alta?!


Xiang Shu! Faz alguma coisa homem! 😭 


Eu vou morrer se vocês dois continuarem desse jeito aaaah


amo quando o Chen Xing é pró-ativo em ser o primeiro a abraçar ❤️


Até o fim dessa guerra eu vou estar morta!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~