sábado, 22 de julho de 2023

[Novel] Tianbao Fuyao Lu - Capítulo 028

  


-
Tradução e Revisão: Miss Sw
_

✦✦✦✦✦

Capítulo 28 - Casos Frequentes de Assassinatos



Na tarde do mesmo dia, Huang Yong, o Vice-Chefe do Departamento Judiciário, foi pessoalmente fazer uma visita.
“Chefe Li!” Huang Yong trouxera consigo aquele oficial civil chamado Lian Hao, juntamente com um carregador portando uma caixa de laca, que foi deixada no pátio do Departamento de Exorcismo. No momento, Li Jinglong estava de ressaca, seu cabelo desgrenhado e a testa franzida enquanto saía para cumprimentar as visitas.
Após o caso do exame imperial, o Departamento Judiciário não ousava mais rolar os olhos para Li Jinglong - ele tinha desempenhado um ato de serviço ao seu país, e também estava nas graças do imperador, então Huang Yong o cumprimentou com um rosto cheio de sorrisos e uma atitude amigável ao dizer, “Você não tinha acordado ainda? Foi presunção da minha parte ter vindo tão cedo. É claro que seu Departamento de Exorcismo deve estar de pé à noite para capturar yaos...”
“Entre, por favor.” Li Jinglong tinha acabado de trazer Hongjun quando o sol se erguera na altura de três varas de bambu [1]. Seu corpo quase tinha desabado quando Hongjun se esparramou em seu peito, e ele mal conseguia manter os olhos abertos. Exausto, ele disse, “Não, eu que fui presunçoso, permita-me trocar de roupa...”
“Vá dormir!” Huang Yong logo falou. “Estes são os casos que o Departamento Judiciário está transferindo para você, e vamos deixá-los aqui.”
Aquilo despertou Li Jinglong completamente, e ele encarou a caixa por um longo tempo antes de voltar a si. Enquanto permanecia parado ali, Huang Yong disse, “Por favor, informe Lian Hao se precisar de algo.”
Lian Hao logo concordou, e com Huang Yong a tiracolo, eles trataram de partir rapidamente.
Li Jinglong tinha uma expressão consternada ao abrir a caixa. Dentro dela, havia um monte de registros de casos, empilhados até a borda de forma desordenada. Eram pelo menos 200 pergaminhos.
Naquele dia, quando todos acordaram, eles estavam cansados, porém felizes. Quando Hongjun saiu para se lavar, ele ainda estava cantando “Na primavera, o rio sobe até a altura do mar...” Todos estavam satisfeitos com o prazer de terem visitado o bordel para se entreterem na noite anterior.
“Vamos para lá nos divertir de novo hoje à noite, hehehe,” Qiu Yongsi falou.
A-Tai respondeu, “Não tenho muito dinheiro sobrando; ainda não me restituíram aqueles 3200 taéis que emprestei da última vez.”
“Eu tenho um pouco, eu tenho,” Hongjun disse. “Vamos comprar aquele lugar que vende biluo de cereja.”
Mo Rigen comentou, “Boa idéia! Aquela loja...”
“Temos trabalho,” Li Jinglong disse com uma expressão de absoluta miséria. “Ainda estão brincando? Poderíamos muito bem dissolver o departamento então.”
Após o almoço, Hongjun olhou para a pilha de registros sobre a mesa. Todos estavam encarando perplexos.
“Nós só localizamos um gato,” Mo Rigen falou. “Precisa mesmo de tudo disso em resposta?”
Li Jinglong foi o único a pegar e abrir um pergaminho, e então disse, “Esses são os casos difíceis que o Departamento Judiciário nos enviou. Venham e leiam, vamos nos dividir para investigar amanhã.”
“Todos esses casos têm alguma conexão com yaoguai?” Hongjun indagou.
“Como pode haver tantos yaoguais?” Qiu Yongsi respondeu. “Imagino que isso é por termos recebido o favor tanto de Sua Majestade quando da concubina favorita dele, então, eles tiveram uma inspiração repentina e, para evitar ofender alguém, os casos que eles não conseguem resolver foram jogados para nós.”
Li Jinglong respondeu, “Os que não tiverem relação com yaoguai, vamos escrever ‘Revisado, não relacionado a yaos’, e enviar de volta ao Departamento Judiciário. Eles não são da nossa alçada.”
Hongjun olhou para o pergaminho em sua mão e perguntou, “Um mascate chamado Qin foi morto violentamente em sua casa durante a noite; não vamos ligar pra isso também?”
Li Jinglong pegou o registro, e após lançar um único olhar o jogou de lado, dizendo, “Ele foi assassinado, não foi um yaoguai.”
A-Tai disse, “No segundo dia do décimo primeiro mês, quatro moedas da sorte [2] desapareceram como se tivessem criado asas...”
Qiu Yongsi sorriu com aquilo, e acrescentou, “Provavelmente as crianças da família as roubaram para gastar.”
“Meu filho mais novo continua gritando que vê fantasmas à noite...” Mo Rigen pegou outro registro e o leu. “Isso deveria ser enviado para alguém que realiza rituais de cura [3], porque veio para o Departamento de Exorcismo?”
“Após sair da cidade, minha mula se assustou e fugiu, acho que foi por causa de algum yaoguai... ah, foda-se...” Li Jinglong só queria ir com seus subordinados detonar o Departamento Judiciário.
Hongjun pegou novamente aquele pergaminho sobre o homem morto e falou, “O que acontece se não investigarmos?”
“Esse é o trabalho do judiciário,” Li Jinglong respondeu. “Se mandarmos de volta, eles têm que investigar.”
Hongjun disse, “Então, pelo que vocês disseram, se o Departamento Judiciário não ousa ofender o assassino, esse caso não vai ser resolvido?”
“E assim, ele vai apenas parar no arquivo morto,” Qiu Yongsi replicou.
Hongjun então pegou o caso sobre a pessoa morta, colocando-o de lado. Li Jinglong soltou um suspiro e disso, “Tudo bem, de qualquer forma você vai acabar ficando entediado, então se quiser investigar, vá em frente.”
Hongjun agarrou o pergaminho e foi para a porta.
Mo Rigen queria acompanhá-lo, mas Hongjun gesticulou que não era necessário. Ele trocou a roupa pelo uniformo oficial e saiu.
“Eu vou ficar de olho nele.” Li Jinglong não pôde ficar parado, então se levantou.
Todos concordaram rapidamente. “Sim, sim, chefe, você tem que ficar de olho nele. Você precisa ir.”
Li Jinglong, “...”
Ele então cruzou as pernas ao se sentar novamente, cruzando os braços sobre o peito ao falar seriamente, “Sinto que há algo que preciso discutir profundamente com vocês três. Vocês têm algum mal-entendido sobre eu proteger Hongjun?” 
----
Hongjun atravessou inúmeras seções da cidade antes de chegar à rua Guiyi. Essa área era o subúrbio de Chang’an; os muros dos quintais eram quebrados e dilapidados, as casas eram construídas bem do lado umas das outras, e havia até mesmo poças de esgoto nos becos. Uma casa solitária com sua entrada privada tinha um quintal apinhado de artigos aleatórios de segunda mão, e seu interior estava calmo e silencioso. Hongjun pegou do chão um chocalho em formato de tambor [4], girando-o e produzindo sons com a batidas, antes que a voz de uma pessoa jovem viesse lá de dentro, “Se você gostou, então leve, e jogue algum dinheiro no jarro.”
Hongjun abriu a porta e entrou. O que ele viu foi a residência de uma família pobre em Chang’an – tinha papel colado nas janelas [5], e havia um conjunto de armadura jogado em frente à soleira. Era uma armadura muito familiar; exatamente do tipo que Li Jinglong usava antes, quando estava no Exército Longwu.
Um rapaz que não parecia muito mais velho do que Hongjun estava sentado na cama, limpando a espada em suas mãos. Quando ouviu o som da porta se abrindo, ele ergueu a cabeça e olhou para Hongjun, seus olhos transmitindo uma breve confusão.
“Sou do Departamento de Exorcismo, estou aqui a serviço.” Hongjun puxou o distintivo em sua cintura e perguntou, “Sobre o mascate que faleceu, o que ele era seu?”
Essa era a primeira vez que Hongjun estava investigando um caso. Ele descobriu que aquele rapaz se chamava Qin Wu, tinha dezenove anos e fora colega de Li Jinglong.
Qin Wu colocou a espada de lado, franzindo a testa. “O Departamento de Exorcismo? Não é o departamento do capitão Li? O que faz aqui?”
Confuso, Hongjun indagou, “Não houve um mascate de sobrenome Qin que foi violentamente... violentamente... que teve um incidente durante a noite?”
“Meu pai foi assassinado,” Qin Wu se levantou e encarou Hongjun enquanto falava. “Isso não tem nada a ver com vocês, então pode ir.”
Mas Hongjun, ao invés disso, sentou-se na cama, dizendo hesitantemente, “Vou me sentar aqui com você por um momento.”
Qin Wu falou, “Não há nada nessa casa que eu possa usar para tratá-lo como um convidado. O capitão Li está indo bem?”
Hongjun contou que ele estava se saindo muito bem, e os dois ficaram frente a frente por uma fração de segundo. Qin Wu soltou um longo suspiro, e Hongjun questionou, “Quem o matou?”
“Alguém da família Yang,” Qin Wu respondeu. “O segundo aprovisionador oficial da mansão de Yang Guozhong conspirou com a minha madrasta para matá-lo estrangulado durante a noite. Não posso fazer nada, minha família é muito pobre.”
Hongjun pensou consigo mesmo que isso não se distanciava do que Qiu Yongsi tinha presumido. O assassino era alguém a quem o Departamento Judiciário não ousava ofender, por isso eles empurraram o caso para os exorcistas, então, ao que parece, ele tinha feito essa viagem em vão.
“Qual é o nome dele?” Hongjun não conseguiu se segurar e perguntou. “Vamos novamente ao Departamento Judiciário.”
Qin Wu não respondeu, nivelando o olhar com Hongjun ao dizer, “Naquele dia, eu vi você no campo de treino externo do Exército Longwu. O capitão Li te trata bem?”
Hongjun não tinha a menor ideia de por que ele tinha trocado de assunto para algo totalmente não relacionado. Ele pensou sobre aquilo por um momento antes de responder, “O chefe é uma pessoa muito boa.”
“Hn,” Qin Wu replicou. “Valorize bem o tempo que tiverem juntos, e diga a ele que não precisa se preocupar comigo.”
Hongjun, “???”
Hongjun queria fazer mais perguntas, mas Qin Wu se levantou para acompanhá-lo até a saída, então ele pôde apenas retornar. Qin Wu estava muito calmo sobre aquilo; Se fosse com Hongjun, definitivamente não conseguiria estar assim.
Não muito depois que Hongjun saiu, a porta de Qin Wu foi aberta novamente. Ele estava a ponto de pegar sua espada, mas quando se virou e viu que era Li Jinglong, ele se levantou subitamente. Os dois se encararam em silêncio no cômodo escuro, e por fim, Qin Wu disse, “Li... Capitão Li...”
“Quando Hongjun escolheu esse caso, imaginei que fosse a sua família,” Li Jinglong suspirou e se sentou. Ele perguntou, “Onde está sua madrasta?”
“De luto,” Qin Wu respondeu. “49 dias, e assim que passarem as sete semanas ela vai se casar. Por enquanto, eles alugaram uma casa para morarem fora da cidade.”
Li Jinglong suspirou e disso, “Nos últimos anos, a família Yang acumulou muito poder; você vai precisar engolir a raiva por enquanto.”
Qin Wu não disse nada. Finalmente, Li Jinglong falou, “Como um colega, vou te dar um conselho: eu vou manter esse caso em mente, mas não é o momento certo para lidar com ele.”
“A família Yang só precisa erguer uma mão para cobrir o céu, como um cachorro ameaçando as pessoas sob a proteção de seu dono,” Qin Wu comentou. “Eles tiranizam os colegas oficiais, apreendem terras férteis sob coerção, e espancam mulheres e crianças inocentes. Eles desviam as verbas dos Seis Exércitos e das tropas fronteiriças, então até quanto eu vou ter que me segurar?”
Li Jinglong disse, “As pessoas sempre experimentam muitas coisas injustas na vida, mas sempre haverá um dia em que esses nós serão desatados, então não se fixe tanto nisso. Não vou me esquecer desse caso, então deixe as coisas como estão e não faça nada.”
E após dizer isso, Li Jinglong se levantou para partir. Qin Wu apenas observou em silêncio a sua silhueta, mas assim que Li Jinglong passou pela porta, ele falou de repente. “Capitão Li, você ainda é o mesmo de antes.”
“Eu não sou mais o mesmo,” Li Jinglong virou a cabeça e falou, antes de continuar seu caminho para fora da casa Qin.
---
No dia seguinte, novos casos chegaram.
“Por que há tantos?” Hongjun sequer tinha terminado de ler os de ontem. Todos ficaram sem saber o que dizer.
Li Jinglong falou, “Lian Hao! Pare bem aí!”
“Houve casos de assassinatos hoje!”
Lian Hao soltou outra grande pilha de pergaminho antes de desaparecer feito fumaça. Os exorcistas se sentiam cada vez mais entediados olhando para os registros, então começaram a dividir. De manhã, A-Tai, Mo Rigen e Qiu Yongsi examinariam os resumos dos casos, e à tarde Li Jinglong, Hongjun e o yao carpa os substituiriam enquanto eles saíssem para investigar mais a fundo. Todos os casos sem relação com yaoguai eram devolvidos ao Departamento Judiciário.
“Qin Wu perguntou por você,” Hongjun disse naquele dia, enquanto examinava os registros.
“O que ele falou de mim?” Li Jinglong perguntou distraidamente, lançando um olhar para Hongjun sobre o pergaminho.
Hongjun indagou curioso, “Vocês eram amigos antes?”
Li Jinglong respondeu, “Acho que podemos dizer que sim.”
Hongjun o olhou nos olhos, e Li Jinglong não resistiu a adicionar, “Quando o pequeno Wu entrou o Exército Longwu, ele tinha por volta da mesma idade que você.”
Naquela época, Li Jinglong tinha acabado de ganhar sua posição de capitão, e suas habilidades marciais eram algo que seus subordinados admiravam muito. Nas no ano seguinte à entrada dele no exército, houve um acontecimento específico, algo relacionado a Qin Wu.
“Você foi traído, não foi?” o yao carpa disse enquanto enterrava a cabeça nos pergaminhos.
Li Jinglong soltou um “Hm” e disse, “Depois, houve uma chance de promoção dentro do Exército Longwu, e como a família de Qin Wu era muito pobre, ele queria agarrar aquela oportunidade. E justamente por eu ser próximo dos meus subordinados, Qin Wu usou essa chance para contar algumas coisas aos seus colegas, o que fez com que a minha reputação... foi prejudicada.”
“Alguém de quase 20 anos que continua solteiro,” o yao carpa falou, “e que ainda passava o dia todo flertando com aqueles rapazes. Seria difícil as pessoas não terem uma ideia errada, não é?”
“Seu...!” Li Jinglong quase teve um ataque cardíaco diante daquelas palavras, e Hongjun correu para esfregar as costas dele, perguntando, “Como sua reputação foi ‘prejudicada’? Qual foi o prejuízo? Por que eu não consigo entender isso também?”
Li Jinglong ficou novamente emudecido, mas o yao carpa não parou de lançar um olhar julgador para o chefe enquanto questionava, “Então é verdade?”
“Como poderia ser verdade?” Li Jinglong falou. “Eu sou puro e inocente, e não tinha qualquer intenção grosseira em relação a ele!”
Todos no exército eram jovens bonitos, e não havia escassez de rapazes delicadamente belos nos Seis Exércitos, então naturalmente aqueles que ainda não tinham se casado eram próximos uns dos outros. Mas as pessoas que se juntavam ao exército eram principalmente focadas em praticar suas habilidades marciais. Ser um soldado ainda era uma responsabilidade, e diante do perigo, eles pegariam suas armas e morreriam por seu país.
Nos dias normais, o Exército Longwu estava sob o olhar atento do imperador, então eles definitivamente não ousavam fazer bagunça. A participação de todos em eventos, fossem grandes como acompanhar o imperador em uma caçada, ou pequenos como os exercícios que cada esquadrão executava no primeiro e no décimo quinto dia de cada mês, era designada com base na sua classificação nas atividades de treino, competição e luta. Se eles fossem levemente incapazes de se manterem, viravam alvo de abuso e risos e seriam forçados a ficar de pé sob o sol usando a armadura completa durante os exercícios por oito horas.
Com esse grau de dificuldade, quando retornavam aos quarteis todos os dias, obviamente eles desabavam e dormiam, então como teriam energia para fazer outras coisas? Se alguém acabasse lentificando o esquadrão inteiro, seria emboscado à noite, teria a cabeça envolta em um pano e seria espancado pelos companheiros. Se houvesse um boato de que alguém era corta-manga, ele definitivamente seria um fardo para o time e se tornaria alvo de risadas de todo o exército.
Li Jinglong tinha instruído Qin Wu rigorosamente sobre esse assunto antes, então ele já estava um tanto preocupado, e somando isso ao seu desejo de ser promovido e arrancar Li Jinglong de sua vaga, ele causou um baita escândalo. Também foi o ano em que Li Jinglong completou 18 anos, então tudo, desde qualquer tipo de irmandade até ofertas de casamento, desapareceu de uma vez.
“Como ele era ressentido com você!” Nesse ponto, Hongjun finalmente percebeu: as palavras que Qin Wu foram motivadas pela culpa que ele sentia. De acordo com Li Jinglong, Qin Wu acabou recebendo a promoção, e após ouvir os rumores, Hu Sheng o transferiu para outro esquadrão. Nos dias que se seguiram, os soldados sob o comando de Li Jinglong o trataram como se ele não fosse seu superior.
Li Jinglong respondeu, “Tudo bem, foi tolice minha esperar sinceridade de uma amizade superficial, então a culpa foi só minha.”
“Hm?” O yao carpa pareceu ouvir algo estranho em seu tom, e todo o seu corpo ficou em alerta ao encarar Li Jinglong.
Ao dizer aquelas palavras, Li Jinglong não resistiu a olhar novamente para Hongjun, que ainda estava se perguntando como aquilo tinha acontecido. Mas baseado no que Hongjun sabia e ouvia, ele não pensaria profundamente sobre isso.
“Então você gostava de Qin Wu?” Hongjun continuou.
“Eu não gostava dele,” Li Jinglong disse secamente. "É só porque ele era jovem, e... e... e...”
Li Jinglong abaixou a cabeça e murmurou para si mesmo, “E a família dele estava indo mal, então cuidei especialmente dele por um tempo. Você não precisa ficar chateado por mim, eu já deixei isso pra lá há muito tempo, agora que vim para o Departamento de Exorcismo. Todos ficaram como um peixe devolvido à água [7], então naturalmente eu não ficaria remoendo isso.”
Hongjun pensou um pouco sobre aquilo, e seu comentário final foi, “Oh.”
Li Jinglong ficou em silêncio por um momento. Quando ele ergueu o olhar para Hongjun novamente, Hongjun tinha virado para o yao carpa e disse, “E eu aqui pensando que só machos e fêmeas podiam fazer 'aquilo’, mas machos também podem fazer entre si.”
O yao carpa, “...”
Li Jinglong, “...”
O yao carpa, “Mas machos que fazem 'aquilo' entre si não produzem filhos, e eu jamais faria com outro peixe macho.”
“Então como vocês, peixes, fazem ‘aquilo’?” Hongjun estava muito curioso.
A conversa ficava mais constrangedora enquanto continuava, e Li Jinglong só queria mudar de assunto quando o yao carpa falou, “Você não precisa saber disso, por que quer tanto saber? Mas voltando ao assunto, se você realmente gosta de alguém, não há como evitar; algumas pessoas gostam de fazer ‘isso’, outras gostam de fazer ‘aquilo’. O reino humano sempre foi bem inclusivo assim, então e daí se o chefe Li gosta de homens? Ele não precisa de observadores para comerem rabanete salgado [8] e se preocuparem com ele. Falando nisso, Hongjun, você não gostou daquele raposinho de antes?”
“Eu não gosto dele!” Hongjun disse. “Só fiquei com dó.”
Li Jinglong imediatamente pegou um pergaminho e o jogou para Hongjun a fim de encerrar aquela linha de conversa, dizendo, “Dê uma olhada.”
Décimo segundo ano da Era Tianbao, quinto dia do décimo primeiro mês.
Caso do Departamento de Exorcismo: uma caravana se deparou com obstáculo (caso de assassinato).
Dificuldade: Nível Espinha de Peixe
Área: Pinghe Liang
Envolvidos no caso: 22ª Caravana de Kucha [9] das Regiões Ocidentais
Detalhes do caso: Na tarde do quinto dia do décimo primeiro mês, uma caravana de Kucha foi emboscada quando estava passando pelo trecho de Pinghe Liang nas montanhas Qinling. Doze membros do grupo foram brutalmente massacrados, não se sabe quem é o assassino, e existe a suspeita de que um yao tenha causado esse distúrbio. A responsabilidade de lidar com este caso foi transferida para o Departamento de Exorcismo da Grande Tang.
Remuneração: Imensa gratidão, com agradecimentos pessoais, dos mercadores de Kucha e do representante comercial que reside em Chang’an, Han Guolan.
“Vamos averiguar.”
“Está tarde, iremos amanhã,” Li Jinglong disse.
----
O crepúsculo se aprofundava, e a noite de outono era gélida. Mo Rigen e seu grupo tinham acabado de retornar, e todos se sentaram para jantar enquanto começavam a discutir suas descobertas.
“Onde vocês foram se divertir mesmo?” Li Jinglong notou que eles não conseguiam comer, então perguntou em tom leve.
“Descobrimos um caso envolvendo o assassinato de uma esposa,” Mo Rigen franziu a testa enquanto erguia o copo para beber um pouco de água, e então falou, “Um ferreiro estava brigando com a esposa, e então usou um cinzel e um martelo de metal para bater nela até a morte. O cérebro estava espalhado... na parede, na cama...”
“Não diga mais nada!” Qiu Yongsi e A-Tai interromperam imediatamente para impedir que Mo Rigen reconstituísse a cena novamente; foi preciso muito esforço para esquecer aquilo.
No momento, Hongjun estava bebendo uma tigela de sopa de vísceras de caranguejo [10], completamente imperturbável. A-Tai então continuou, “E teve outro caso em que um paciente teve um resfriado e foi procurar um médico, que tinha apenas o treino médico básico e quando realizou a sangria acabou matando a pessoa acidentalmente. O médico fugiu, e a família carregou o caixão para protestar em frente ao Pavilhão Chunlin.”
“Hm,” Li Jinglong ainda estava pensando sobre a caravana que foi emboscada, e perguntou, “Alguma outra novidade?”
“Do início do mês até agora, todos os casos de assassinato que aconteceram são os registrados nesses pergaminhos,” A-Tai disse.
“Houve muitos homicídios neste mês?!” Li Jinglong enquanto abaixava os pauzinhos.
Mo Rigen respondeu, “Eu não sei se, historicamente, homicídios são frequentes em Chang’an. Isso é considerado fora do comum?”
Qiu Yongsi falou, “Sendo mais preciso, todos essas mortes aconteceram ontem e hoje.”
“Nos últimos dois ou três dias, se contarmos com a caravana de comerciantes, catorze pessoas morreram,” Li Jinglong franziu a testa. “Isso é sério?”
A-Tai, “Não esqueçam que o rei yao ainda está escondido em algum lugar.”
Hongjun, “Será que ele está tentando nos provocar?”
Li Jinglong soltou um suspiro profundo, e sua testa se enrugou de novo. Ele não respondeu. Dessa forma, todos foram dormir, de modo que pudessem sair cedo na manhã seguinte para investigar.
Tarde da noite, Hongjun se agachou na borda do poço para enxaguar a boca. O yao carpa colocou a cabeça para fora do lago, dizendo, “Hongjun.”
Hongjun se virou, erguendo uma sobrancelha, indicando que o outro poderia falar se tivesse algo a dizer.
O yao carpa, “Alguma vez, você já conheceu alguém com quem desejasse passar o resto da sua vida?”
“O que quer dizer?” Hongjun terminou de enxaguar a boca e se sentou ao lado do lago.
“É quando você quer estar com ela [11] a vida inteira, e nunca mais pensa em saltar o Portal do Dragão, só deseja ficar com ela até que os dois estejam velhinhos, e no dia que ela morrer, seu desejo é poder partir com ela,” a boca do yao carpa fechava e abria enquanto ele narrava em transe.
“Já, sim,” Hongjun sorriu.
“Quem?” o yao carpa perguntou.
Hongjun, “Papai, Qing Xiong.”
O yao carpa disse, “Não é isso que quero dizer, ah, deixa pra lá.”
Ele queria voltar e dormir, mas Hongjun o puxou pela cauda, trazendo-o para fora, e perguntou, “Qual é o problema? Me diga.”
O yao carpa falou, “Quando você está com ela... quando está ao lado dela, você se sente incrivelmente confortável, e não precisa pensar em mais nada...”
Hongjun respondeu, “É o chefe Li, então.”
O yao carpa: “Aff!”
Hongjun replicou, “O chefe é muito confiável, e é uma boa pessoa, então só preciso deixar tudo com ele, não é verdade? Zhao Zilong, o que há de errado? Você passou o dia todo estranho.”
O yao carpa disso, “Me apaixonei por uma koi.”
“Hein?” Hongjun indagou. “O que quer dizer?”
“Quero começar uma família com ela,” o yao carpa prosseguiu. “E não me separar nunca dela.”
“E você não queria saltar o Portal do Dragão?” Hongjun questionou. “Não vai mais saltar?”
O yao carpa encostou um braço na margem, apoiando a cabeça nele, e soprou algumas bolhas enquanto dizia, “Aquelas eram palavras para conformar a mim mesmo. Nós vivemos em uma sociedade, então todos temos sonhos, não é? Mesmo que seja algo que nunca possa ser alcançado?”
Hongjun coçou a cabeça e perguntou, “O que significa amar?”
“Aff, você não entende,” o yao carpa afundou. Sob a água, ele ergueu os olhos para observar Hongjun, sem falar mais nada.
Hongjun estava prestes a puxá-lo para fora a fim de continuar o questionamento, mas uma série de batidas desesperadas veio de fora. Quando ele abriu a porta, uma pessoa coberta de sangue correu para dentro, sua voz trêmula enquanto falava, “Me salve... me salve... Capitão... Eu sinto muito... me salve...”
“Qin Wu?!” Hongjun falou sobressaltado.

✦✦✦
Notas de tradução
[1] quando o sol se erguera na altura de três varas de bambu: expressão idiomática para dizer que o sol está alto no céu, ressaltando um horário avançado da manhã.
[2] moedas da sorte: Amuleto do Feng Shui feito com moedas amarradas com fio ou fita vermelha, ficando geralmente pendurado na porta para atrair sorte e proteção. Em alguns lugares, as moedas também fazem parte da decoração de Ano Novo. 
[3] rituais de cura: Servem para acalmar crianças assustadas e expulsar espíritos malignos que as perturbam.
[4] chocalho em formato de tambor: chamado de “chocalho de tambor” ou “tambor-chocalho”, é basicamente um brinquedo para crianças pequenas. 
[5] papel colado nas janelas: Usava-se o papel como uma alternativa muito mais barata do que o vidro ou outros materiais.
[6] 49 dias/ sete semanas: O tempo mínimo que uma viúva supostamente deve manter o luto pelo marido falecido.
[7] como um peixe devolvido à água: Também pode aparecer “como um  peixe/pato na água”, significa que a pessoa está no local/situação que mais lhe convém e combina consigo.
[8] comer rabanete salgado: basicamente, ser intrometido/tomar partido de alguém sem ser solicitado.
[9] Kucha (ou Kuqa): Antigo reino budista ao longo da Rota da Seda, no norte da Bacia de Tarim.
[10] sopa de vísceras de caranguejo: Possivelmente algo como a imagem abaixo, que não pareceria tão mal senão fosse o contexto da cena~ XD 
[11] ela: Os pronomes “ele” e “ela” têm exatamente a mesma pronúncia no chinês (ta1), o que deixa a frase sem gênero quando é apenas falada e não tem nada mais que complemente. Na descrição do texto, o yao carpa disse especificamente “ela”, mas como um ouvinte, Hongjun fica livre pra interpretar.

✦✦✦✦✦

Anterior Lista de capítulos | Próximo (disponível quando o cap for publicado) 











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~