quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Tianbao Fuyao Lu - Guia Informativo


Olá, pessoal! Antes de iniciaremos a postagem dos capítulos da novel Tianbao Fuyao Lu, aqui está um rápido guia informativo.


ATENÇÃO: Esta postagem será atualizada com mais personagens e informações à medida que a tradução da novel for avançando.


 PERSONAGENS
                 Principais:
Kong Hongjun: Protagonista da história. Um belo jovem meio humano, meio yao, filho biológico do Rei Pavão. Tem a inocência de alguém que cresceu nas montanhas, isolado do resto do mundo, mas é inteligente, curioso e habilidoso. Tem 16 anos no início da história (com exceção da introdução, onde aparece com 4 anos). Artefatos mágicas: Facas de Arremesso Zhanxian e Luz Sagrada Pentacromática.
(Imagem oficial do manhua)

Li Jinglong: “Líder principal” (par do protagonista). Tem vinte anos no começo da história. Inicialmente, faz parte do Exército Longwu (cargo conseguido por intermédio do primo), mas todos o subestimam, apesar de seus talentos. Artefatos mágicos: Espada da Sabedoria e Lâmpada de Coração.
(Imagem oficial do manhua)

     Demais exorcistas:
A-Tai: Jovem extrovertido que se apresenta como um tocariano chamado “Tailopotamia Homihok Hammurabi” (A-Tai é seu apelido) e que toca com maestria um alaúde barbat. Artefatos mágico: Leque Jufeng Shen, Quatro Anéis Elementares e o alaúde.

Mo Rigen: Jovem Shiwei (Hu) que herdou os poderes do Deus Lobo, tendo a capacidade de se transformar no Lobo Cinzento. Artefato mágico: Sete Flechas Cabeça-de-Prego.
(Imagem oficial do manhua)

Qiu Yongsi: Jovem erudito de Xihu, em Jiangnan, que foi enviado pelo avô para integrar o Departamento de Exorcismo.
(Imagem oficial do manhua)

Zhao Zilong: Carpa que se cultivou em um yao, adquirindo braços e pernas humanas peludas. Acaba sendo salvo e criado por Hongjun, seguindo-o por toda parte.
(Imagem oficial do manhua)

Lu Xu: Jovem um tanto desorientado que é encontrado por Mo Rigen após sua vila ter sido atacada; se junta ao Depto. de Exorcismo posteriormente.
(Imagem oficial da versão impressa dos livros)

Ashina Qiong: Melhor amigo de A-Tai, especialista em atirar facas; se junta ao Depto. de Exorcismo posteriormente.
(Imagem oficial da versão impressa dos livros)

     Secundários e personalidades históricas mencionadas:
Chen Feng: Descendente da família Chen, verdadeiro herdeiro da Lâmpada de Coração.

Cheng Xiao: No passado, foi treinado por Jinglong; atualmente, é um detetive do Departamento Judiciário.

Chong Ming: Fênix e o ex rei Yao. Pai adotivo de Hongjun, costuma agir com frieza, dificilmente falando o que pensa/sente de verdade.
(Imagem oficial do manhua)
 
Di Renjie: Humano amigo de Kong Xuan; fundador do atual Departamento de Exorcismo de Chang'an. Também conhecido pelo nome de cortesia “Huaiying” e pelo título “duque Wenhui de Liang”, foi um oficial das dinastias Tang e Zhou, servindo duas vezes como chanceler durante o reinado de Wu Zetian sendo um dos oficiais mais célebres desse reinado.

Du Hanqing: Jovem yao raposa que se afeiçoa a Hongjun.
 
Fei Ao: Forma humana do yao do tipo peixe ao (peixe mitológico com cabeça de dragão), que ao ser perseguido por Hongjun, foge e se esconde dentro de Chang’an.
 
Feng Changqing: Primo (materno mais velho) de Li Jingling que o acolhe após a morte de seu pai e usa de seu prestígio para lhe conseguir uma vaga no exército.
 
Gao Lishi: Eunuco que detém grande poder na era do Tianbao.
 
Hu Sheng: Comandante do Exército Longwu, superior imediato de Li Jinglong quando fazia parte da guarda.

Jia Yuze: Humana, mãe biológica de Hongjun. Morreu antes de início da história.

Jin Yun: Prostituta de alto nível do bordel Yishilan e amante de Hu Sheng.
 
Kong Xuan: Rei Pavão, pai biológico de Hongjun, e o mais novo dos Três Sábios do Palácio Yaojin. Morreu antes de início da história.

Li Bai: Famoso poeta de quem Hongjun é um grande fã.

Li Guinian: Músico da corte imperial.
 
Li Longji: Também chamado de Xuangzong, é o sétimo imperador da dinastia Tang. Seu reinado foi o período em que a dinastia prosperou e floresceu.

Qin Wu: Ex-subordinado de Jinglong, de quem recebia um cuidaia atenção especial nos treinos.

Qing Xiong: Roc Negro de Asas Douradas (Peng), e um dos Três Sábios do Palácio Yaojin. É ele quem leva Hongjun para Chong Ming, após a morte dos pais do garoto, e mantém uma relação muito próxima com ele.
(Imagem oficial do manhua)
 
Rei Fantasma: Líder do exército de cadáveres ambulantes. Apesar de ser chamado assim, ele não é realmente um fantasma, e sim um cadáver vivo.
 
Senhora Guoguo: Terceira “irmã” (prima) de Yang Guifei.
 
Senhora Qingguo: Oitava “irmã” (prima) de Yang Guifei; Dona de Qing-er, gato desaparecido cujo caso se torna a primeira missão do atual Departamento de Exorcismo.
 
Yang Guifei: Também chamada de Yang Yuhuan, é a concubina preferida do imperador Li Longji. É a nona “filha” de sua família (na verdade, é filha única, mas foi criada por seu tio após a morte de seu pai, então ela é incluída na contagem de suas primas).

Yang Guozhong: Chanceler/primeiro-ministro do reinado de Li Longji; primo/irmão mais velho de Yang Guifei.

Yaoji: Uma deusa primária da literatura taoísta; ela comanda as tempestades e os dragões, e é a irmã mais nova do Imperador de Jade. Duas de suas reencarnações são mencionadas na novel.

Yuan Kun: Também chamado de Rei Kun de Xuandu; Kun é uma lendária baleia alada. Foi o guardião da Lâmpada de Coração quando o artefato não pôde ser adequadamente transferido para um descendente da família Chen.

 
 
ARTEFATOS E ARTIGOS MÁGICOS
Espada da Sabedoria: Usada por Jinglong. Também chamada de Lâmina de Acala, era a arma utilizada por Di Renjie para exorcizar/eliminar yaos e mos.

(Imagens oficiais do donghua)

Espelho revelador de yaos: Espelho capaz de refletir a verdadeira forma de um yao.

Facas de Arremesso Zhanxian: Usadas por Hongjun. São um conjunto de 4 lâminas de “cortar imortais”, cada uma regida por um elemento e que têm capacidade de se unir para formar um sabre longo. Nomes das unidades(serão adicionadas abaixo à medida que aparecerem na tradução):
    - Faca do Trovão Celestial;
(Imagem oficial do donghua - As 4 facas separadas)

(Imagem oficial do donghua - Forma de sabre longo)

Lâmpada de Coração: Usada por Jinglong. Permite ao seu usuário emitir uma luz capaz de exorcizar yaos e mos. É usada especialmente junto com a Espada da Sabedoria. No início da história, aparece dentro do pingente chamado “Lâmpada Ardente”.
(Imagem oficial do donghua)

Leque Jufeng Shen: Usado por A-Tai. Tem a capacidade de provocar furações com um aceno.
(Imagem oficial do donghua)

Luz Sagrada Pentacromática: Item essencialmente defensivo criado a partir das “Penas de Cinco Almas” de Kong Ming (Kong Xuan).
                - Luz Sagrada Protetora: Uma das luzes específicas Luz Sagrada Pentacromática.
(Imagem oficial do donghua)

Pincel Shanhe: Usado por Qiu Yongsi. Tem a capacidade de transformar um cenário real em pinturas, permitindo ao usuário controlar quem estiver dentro delas.
(Imagem oficial do donghua)

Três Chamas Sagradas de Samadhi: Usadas pelo rei Fênix. São: a chama superior ou chama divina (também conhecida como “fogo do coração”, e é associada com regras); a chama intermediária ou chama essencial ou ainda “chama do rim” (associada com conselhos); e a chama inferior, que habita em seu mar de cultivação, também chamada de “chama do povo”.

Pólen de Lihun: Tipo de pólen que provoca amnésia temporária em quem inala.

Quatro Anéis Elementais: Usados por A-Tai, permitem manipulação de elementos (Terra, Água, Fogo e Trovão).
(Imagem oficial do donghua)

Sete Flechas Cabeça-de-Prego: Usadas por Mo Rigen. Após terem atingido seu alvo, elas podem retornar ao usuário por meio de um encantamento.
(Imagem oficial do donghua)

 
 
SERES MÍTICOS:

Demônio da seca: Nome alternativo para cadáveres ambulantes; segundo as lendas, quando cadáveres reanimados aparecem em uma região, o lugar passa por uma desastrosa seca, por isso passaram a ser conhecidos por esse nome.

Jiao: Criatura mítica ora descrita como uma cobra, ora como um “falso dragão”, que controla pequenos rios ou lagos (visto que os dragões reais ocupam os corpos d’água maiores). É tido como inferior aos dragões reais.

Mara: Uma tradução literal do seu nome seria o “demônio divino”; no budismo, é o demônio que tentou atrair o príncipe sidarta (Gautama buda), tentando seduzi-lo com a visão de belas mulheres que, em várias lendas, são muitas vezes ditas como filhas de Mara. Na cosmologia budista, Mara é associado com a morte, renascimento e o desejo.

Peixe ao: Lendário yao com corpo de peixe e cabeça de dragão surgido a partir de uma carpa dourada ou prateada que saltou a queda d’água para se tornar um dragão, mas acabou se tornando um ao após roubar pérolas do dragão no oceano.

Roc Negro de Asas Douradas: Também chamado de Peng ou Dapeng, é uma ave de rapina mitológica. As lendas mostram como uma criatura ora ave, ora peixe (ou baleia voadora), mas no contexto de Tianbao, essas são duas criaturas/personagens diferentes.
(Imagem oficial do donghua)

Yao raposa: yaos que têm habilidades sagazes e experimentam as mesmas emoções que os humanos.

 

 
TERMINOLOGIA GERAL:

Chi: Unidade de medida de comprimento chinesa equivalente a 0,33m.
 
Dao (ou Tao): significa "caminho", mas dentro do contexto da filosofia tradicional e religião chinesa, é "o intuito da vida", que não pode ser aprendido totalmente, mas pode ser conhecido pela vivência diária.

Er: Sufixo usado para pessoas jovens, significa literalmente “criança/filho”. Apelido carinhoso; como chamar alguém no diminutivo em português.

Exército Longwu: Unidade da Guarda Imperial que só aceitava descendentes de pioneiros do Império Tang.

Exército Shenwu: Outra unidade da Guarda Imperial.

Exército Yulin: Guarda Imperial dedicada à proteção do imperador.

Ge (ou gege): Significa “irmão mais velho”, podendo ser usado tanto com irmãos de sangue como também para se referir a rapazes/homens mais velhos.

Grande Tang: Forma como as pessoas se referiam à dinastia Tang.

Jin: uma medida de peso chinesa equivalente a 500g.

Laoye: Honorífico usado para se referir ao dono/mestre de uma casa.
 
Li: Medida de comprimento equivalente a 500 metros.

Mana: comumente interpretado como a "substância da qual a magia é feita", além de ser a substância que forma a alma. Essa força existiria não só nas pessoas, mas nos animais e objetos inanimados, instigando no observador um sentimento de respeito ou de admiração.

Qi: o mesmo que “energia”.
 
Qinglou: Bordel, casa de prazer/entretenimento.

Tianbao: Período da dinastia Tang ocorrido entre 724-756.

Três Sábios do Palácio Yaojin: Isso também pode ser traduzido/interpretado como “Três Santos” ou “Três Reis” do Palácio Yaojin.
 
Xiong: significa literalmente irmão. É um sufixo usado para um amigo mais velho do sexo masculino.
 
Xiongdi: Também pode ser traduzido como “irmão mais novo/irmãozinho”, utilizado para se dirigir a rapazes mais jovens de maneira educada/cordial.

Yao Mo Gui Guai: Classificação generalizada para várias espécies de seres míticos, muitas vezes abreviada como “yaoguai” ou grosseiramente como “yao”, mas cada sílaba se refere a um nicho.
                - Yao: Abrange basicamente monstros cultivados a partir de animais;
                - Mo: Abrange demônios (é dito que são cultivados a partir do acúmulo de ressentimento);
                - Gui: Basicamente são os fantasmas.
                - Guai: Criaturas cultivadas a partir de plantas.

Zhang: uma medida de comprimento chinesa equivalente a 3,33 m.

 

 
LOCAIS
Bihua Tang: Literalmente “Salão da Flor de Jade”; é um dos bordéis de Pingkang Li, localizado bem na saída do Mercado Leste.
 
Departamento de Exorcismo: Com sede em Chang’an, esteve abandonado por muito tempo após a morte de Di Renjie.
 
Departamento Judiciário: Localizado em Chang’an, seu nome pode ser traduzido como “Templo Dali”, o que leva as pessoas que apenas ouviram falar dele a erroneamente acreditarem que se trata de um templo.
 
Guanzhong: Também chamada de Planícies Qinchuan, é a área localizada dentro da Grande Muralha, entre as montanhas do Norte, o morro Qin no Sul (que divide Norte e Sul da China), a cidade de Baoji ao Leste (antigamente chamada de Chen Cang), e a passagem Tong ao Oeste.
 
Liuying Chunxiao: Pode ser traduzido literalmente como "Rouxinol/Papa-figo do Riacho na Aurora da Primavera", mas também poderia ser "Prostituta na Aurora da Primavera". É o bordel para onde Hongjun leva Jinglong na noite em que se conhecem.
 
Montanhas Taihang: Cordilheira que fica na borda oriental do Planalto de Loess nas províncias de Shanxi, Henan e Hebei.
 
Pagode Dayan: O pagode (torre) mais alto de Chang’an.
 
Palácio Daming: Um dos palácios reais de Chang’an.
 
Palácio Xingqing: Um dos três palácios reais de Chang’an. Durante a era do Tianbao, esse era o principal núcleo político, além de ser também onde o imperador vivia com sua amada concubina Yang Guifei
 
Palácio Yaojin: Palácio onde moravam os Três Sábios/Reis Yaos, e também onde Hongjun foi criado após a morte de seus pais biológicos. Localizado no topo das Montanhas Taihang.
 
Pingkang Li: Distrito da luz vermelha.

Planícies Centrais: Também conhecida como Zhongtu, Chungtu ou Zhongzhou, Chungchou; é a área no curso inferior do rio Amarelo que formou o berço da civilização chinesa. Faz parte da planície do norte da China.
 
Protetorado de Anxi: Área militar mais ocidental durante a dinastia Tang, criada para “pacificar o oeste” (área ao redor da bacia do rio Tarim).
 
Regiões Ocidentais: Regiões além da passagem de Yumen.
 
Saiwai: Território fora da Grande Muralha, onde as tribos nômades viviam.
 
Terra Divina (Shenzhou): É um nome antigo da China.
 
Yishi Lan: Um dos bordeis de mais alto nível no Pingkang Li, muito favorecido por acadêmicos/eruditos.

 

Para informações sobre a novel, acesse AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Ele será analisado e logo aparecerá. Por favor, evite fazer spam e ficar cobrando atualização ou mencionando outros sites que façam trabalhos paralelos ao nosso. Respeito em primeiro lugar~